+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Conexao PPPoE ou Estatica

    Bom dia meus amigos,

    Estou novamente precisando do auxilio de vocês.
    Atualmente estou no processo de mudança, estou trocando minha rede bridge por uma rede roteada. Esta mudança esta demorando mais do que o previsto, pois temos em nosso rede mais de 100 torres. Mais estou passando por algumas dificuldades e gostaria de compartilha-las com voces:

    Antes na minha rede bridge toda a conexão com a internet era através de um hostpot do myauth, estou aposentando o hostpot, por achar que o cliente deve ligar seu computador e ja sair para a internet, sem precisar informar usuário e senha. Inicialmente a opção que me veio a mente e usar o PPPoE, entao assim que roteava uma determinada região, passava todos os cliente para PPPoE, mais ai os problemas começaram, pois tenho muitos cliente de telefonia e o voip se desconectava do servidor constantemente, resolvi passando todos os cliente para Estático.

    Mais com uma conecto estática, tenho muitas dificuldades, pois controlo o acesso do cliente via IP + MAC e a banda do cliente por Queues em cada torre, e como sao mais de 100 esta começando a ficar inviável.

    Então, passei mais ou menos meu cenário, alguém poderia me ajudar a organizar essa bagunca? Pois hoje não consigo dizer com certeza de todos os cliente estão com controle de banda, tenho cliente apenas com o serviço de telefonia e estão saindo para a internet, o controle por MAC + IP na ARP de cada torre e quase inviável. Então como devo me organizar para resolver isso?

    Att
    Dioni Alves

  2. #2

    Padrão Re: Conexao PPPoE ou Estatica

    Com certeza tem que rotear (ospf) e usar ppoe, ir isolando torre por torre, ponha Rb por estação compativel com o numero de clientes conectado nela, tem que ser feito um projeto antes de começar a mexer para não ter probelamas 100 estaçoes é bastante serviço.... não vejo outra maneira

  3. #3

    Padrão Re: Conexao PPPoE ou Estatica

    Boa Noite,

    Sim estou roteando com ospf, e inicialmente coloquei os clientes em PPPoE, mais como disse, tive problemas com o PPPoE, os meus clientes de telefonia ficam se desconectando do servidor asterisk.

  4. #4

    Padrão Re: Conexao PPPoE ou Estatica

    Eu particularmente vejo a autenticação por PPPOE mais indicada, pela segurança e direcionamento dos pacotes na rede.
    Acredito que se sua rede não está segurando a conexão por PPPOE quando exige tráfego, você não irá resolver esse problema simplesmente trocando o tipo de autenticação. Pois, é muito provável que sua torre não está suportando o tráfego, talvez pelo sinal wireless do cliente estar prejudicando ou a torre está operando acima do limite para um bom desempenho.

  5. #5

    Padrão Re: Conexao PPPoE ou Estatica

    Bom, se o PPPoE é mais indicado, e realmente vejo isso, como poderia trabalhar com ele da melhor forma?

  6. #6

    Padrão Re: Conexao PPPoE ou Estatica

    Olá Dioni, tudo bem?

    Como o @jonessdg muito bem sugeriu, a melhor forma de trabalhar com PPPoE é colocando ele junto com OSPF, distribuindo tudo pelas torres.

    Sem o OSPF, com rotas estáticas, fica muito bom também, mas dá mais trabalho conforme a rede vai aumentando.

    Com o OSPF você terá um servidor controlando as pools (no caso um servidor radius), deixando toda a questão de roteamento por conta dos Mikrotiks já configurados na sua rede.

    Outra coisa é o número de clientes por RB. A minha sugestão é: para até 70 clientes simultâneos uma RB750GL. Até 150 RB450G. Acima disso coloca outra RB450G e assim por diante.

    Tenha em mente que uma maior quantidade de túneis que a RB suporta causará lentidão. Basta ver a CPU da RB para tirar a prova.

    Outro ponto importante é que a conexão PPPoE é mais "exigente", não dá para ter um cliente no 5.8 com menos de 91% de CCQ, vai ficar uma droga.

    Uma conexão com muita perda de pacotes até funciona sem o PPPoE. Funciona mal mas funciona.

    Agora, com o PPPoE ela fica insuportável. Daí o termo "exigente".

    O que acontece muitas vezes é o provedor achar que o PPPoE é ruim, pois quando foi tentar colocar ninguém navegou, justamente porque ele literalmente "mostra o problema".

    A solução, no meu ponto de vista, não é deixar o PPPoE de lado, mas sim resolver o mais rápido os problemas da rede para que ele possa funcionar bem!

    Resumindo: PPPoE com OSPF, atenção na CPU dos autenticadores e CCQ da rede (toda a rede) acima de 95%!

    Espero ter ajudado!
    Abraços
    Fabricio
    www.radius.net.br - Sistema de Gerenciamento de Provedores
    www.vianatel.com.br - Licenças Anatel