Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor DNS para pequena rede

    Pessoal tem muitos tópicos como o mesmo assunto mas não é a minha duvida que irei postar aqui.
    A Dúvida é a seguinte;

    Estou com uma CPU pra montar um servidor DNS, ainda estou com dúvidas a respeito se compensa realmente gastar energia com esse servidor, hj o DNS que uso é o da operadora que fornece o link e o do google 8.8.4.4, só que em minha rede já tenho um servidor de cache sempre nos clientes da um ping de 30 a 40 as vezes 80ms, se colocar um servidor DNS, vai abrir as paginas mas rápido? esse ping irá melhorar nos clientes? a rede ficara melhor? Hj tenho em media 30 clientes e aumentando.

    Quem poder ajudar agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    Mas da uma melhorada na rede? agiliza mas as paginas.?

  3. #3

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    Mas da uma melhorada na rede? agiliza mas as paginas.?
    Com certeza se quando algum cliente seu precisa consultar um website com o dns do 8.8.8.8 que esta hospedado nos eua atualmente vai ter cerca de 150ms a 230ms dependendo da sua conexão. Com o Dns dentro da sua rede o tempo para consulta vai ser de aproximadamente 1ms.
    Então em questão de latência para consultas de sites e navegação vai mudar muito afinal 1ms para 200ms é uma diferença grande.

  4. #4

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    Boa tarde, isso mesmo que o @vagnerss disse meu chará rsrs.

  5. #5

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    se não quiser gastar energia, compra um edgerouter light e contrata o @Arthur Bernardes que ele configurapra vc, é isso que eu vou fazer.

  6. #6

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    Em redes pequenas, até um raspberry pi/banana pi/odroid/beaglebone/cubieboard responde DNS de forma satisfatória.

  7. #7

    Padrão

    Boa noite. Tenho interesse no servidor dns. Fiquei interessado nesse edgerouter light, gostaria de saber o modelo que devo comprar e quanto custa a instalação

  8. #8

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    no mercado livre tem por 240,00, entra em contato com o @Arthur Bernardes que ele te passa o orçamento. bernardes.arthur1 (skype)

  9. #9

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    Boa noite. Até agora não conseguir entrar em contato com o Arthur. Se alguém conhece outro parceiro que faz a configuração do edgerouter fico agradecido.

  10. #10

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    Servidor DNS e para resolucao de nome, vai agilizar nesse aspecto, sendo que o delay alto que vc esta tendo de 80m/s nao e do DNS e sim do link, provavelmente a sua demora pode ser devido ao seu UPLOAD ... se nao tem como fazer requisicao ao servidor como ele vai lhe enviar resposta, existe varios fatores a serem observados...

  11. #11

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    Citação Postado originalmente por vagnerss Ver Post
    Com certeza se quando algum cliente seu precisa consultar um website com o dns do 8.8.8.8 que esta hospedado nos eua atualmente vai ter cerca de 150ms a 230ms dependendo da sua conexão. Com o Dns dentro da sua rede o tempo para consulta vai ser de aproximadamente 1ms.
    Então em questão de latência para consultas de sites e navegação vai mudar muito afinal 1ms para 200ms é uma diferença grande.

    Amigo, aproveitando o assunto, vc pode me dizer o que é melhor usar para servidor dns ?
    Rede 200 clientes.

  12. #12

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    edgerouter light com unbound é a solução, eu tenho aquie melhorou muito a navegação, o @Arthur Bernardes é o campeão para fazer esse serviço, recomendo ele

  13. #13

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    Eu tenho uma rede pequena. Ja usei por muito tempo o bind no linux como relay e cache, ja usei por bastante tempo só o do próprio RouterOS usando os DNS do google como primário. Atualmente estou rodando um PCzinho de baixo consumo com XenServer, no qual tenho algumas maquinas virtuais. Uma delas é um Debian com Unbound, fazendo cache e pesquisa nos root-servers.

    Digo, sinceramente, não percebi diferença em NENHUM deles. Todos dão o mesmo desempenho no DNS aqui pra mim.

    A única vantagem que vejo agora, para mim, é que como eu JA TENHO esse XenServer, deixar uma VM rodando nele ou não, não me faz mta diferença pois DNS não requer mtos recursos. Porém, os poucos recursos que o DNS requer, já é um pouco que eu posso tirar da carga do RouterOS. Assim, é um serviço a menos pro RouterOS se preocupar, deixando ele mais livre pro roteamento.

    Mas a minha conclusão é essa, não tive vantagem nenhuma em desempenho de navegação me nenhum deles. Todos dão o mesmo resultado.

  14. #14

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Eu tenho uma rede pequena. Ja usei por muito tempo o bind no linux como relay e cache, ja usei por bastante tempo só o do próprio RouterOS usando os DNS do google como primário. Atualmente estou rodando um PCzinho de baixo consumo com XenServer, no qual tenho algumas maquinas virtuais. Uma delas é um Debian com Unbound, fazendo cache e pesquisa nos root-servers.

    Digo, sinceramente, não percebi diferença em NENHUM deles. Todos dão o mesmo desempenho no DNS aqui pra mim.

    A única vantagem que vejo agora, para mim, é que como eu JA TENHO esse XenServer, deixar uma VM rodando nele ou não, não me faz mta diferença pois DNS não requer mtos recursos. Porém, os poucos recursos que o DNS requer, já é um pouco que eu posso tirar da carga do RouterOS. Assim, é um serviço a menos pro RouterOS se preocupar, deixando ele mais livre pro roteamento.

    Mas a minha conclusão é essa, não tive vantagem nenhuma em desempenho de navegação me nenhum deles. Todos dão o mesmo resultado.
    Pelo pouco que li a vantagem de ja ter um server DNS rodando é o fato de poder mexer com o autoritativo, recursivo e Reverso...ja o simples do RouterOs só faz o cache puro mesmo.
    Outra vantagem é aliviar a memória pois esse recurso é bem consumido..mas energeticament$$$$ falando não sei se compensa porque pc gasta muito mais que RB...o dia que conseguirem afinar bem esse lance do DNS no Edgerouter litle vai fica bom

  15. #15

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dns.jpg
Visualizações:	654
Tamanho: 	221,5 KB
ID:      	60019aqui, dns na edgerouter configurado pelo arthur, ta filé, os clientes tão até estranhando a velocidade nas mudanças de páginas. recomendo

  16. #16

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    @Arthur Bernardes, te mandei uma mensagem particular. Estou interessado em criar um servidor DNS, você poderia me ajudar?

  17. #17

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    pow todo mundo falando dos serviços do artur e ele sumiu?

  18. #18

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    Se for o Arthur Bernardes, aqui estou com novo usuário! Rsrsrsrs.

    Quem me conhece tem meus contatos. :-)

  19. #19

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Se for o Arthur Bernardes, aqui estou com novo usuário! Rsrsrsrs.

    Quem me conhece tem meus contatos. :-)
    quem és tu, filhote?

  20. #20

    Padrão Re: Servidor DNS para pequena rede

    Essa edgerouter suporta quantos usuários?