+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão linkcalc intelbras

    Pessoal esses sites dão aproximadamente ou exata o cálculo de link?

    Estou com um cliente a 1km da torre fiz o calculo por aqui deu uma visada boaClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Link.jpg
Visualizações:	504
Tamanho: 	427,1 KB
ID:      	58973
    Devo confiar nesse calculo?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    Pessoal esses sites dão aproximadamente ou exata o cálculo de link?

    Estou com um cliente a 1km da torre fiz o calculo por aqui deu uma visada boaClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Link.jpg
Visualizações:	504
Tamanho: 	427,1 KB
ID:      	58973
    Devo confiar nesse calculo?
    Para pouca distância, são bem confiáveis. Agora, para enlaces longos, de 10Km para mais, é bom verificar em mais de uma ferramenta.

    Já percebi alguns erros no Google Earth e no LinkCalc da Ligowave (é mais atualizado que o da Intelbras), onde a altitude informada na verdade está a uns 200 metros à esquerda, por exemplo.

    Como LinkCalc e outras calculadoras de zona de Fresnel funcionam com base nos dados fornecidos pelo Google Maps/Earth, os resultados podem sair incondizentes com a realidade. Tem algumas outras (LinkCalc da Intelbras por exemplo, se não me engano) que usam mapas do MapQuest, mas não sei da precisão dos dados de altitude dele.

  3. #3

    Padrão Re: linkcalc intelbras

    Também tenho esse problema de mapas com altitudes erradas, nunca consegui mapa confiável pro Radio Mobile então não quero mais saber daquela porcaria.
    (E tem 3 ou 4 fazendas onde todo mapa de relevo que achei mostra sede uns 20 a 30m abaixo da altitude medida com GPS com precisão de 2m no local, seja GPS de mão ou automotivo)

    Mas em 1Km dá pra VER com os olhos se tem visada.

    No caso do mapa, tem aquela ponta quer fica onde estaria a distancia 0,9, aquele ponto está apenas 1m abaixo do limite da zona de fresnel, SE a realidade for que hoje há um poste, rede elétrica ou arvore obstruíndo parte da zona de fresnel, você não terá só 121dBm de perda de sinal nessa distancia, um obstaculo tão próximo (100m) mesmo que deixe 60% da zona de fresnel livre, derruba o sinal em quase 10dBm!

    Se você preencheu potencia EIRP de 30dBm (Provavelmente 10dBm de potencia no radio + 20DBi de ganho de antena), e descontando as perdas de 121dBm, dá 30 - 121 = -91dBm no ar, com antena de 20dBi no outro ponto o sinal sobe pra -71dBm. Mas... que antena de 20dBi é essa? Desconheço.

    Alias, essa queda de sinal de 121dBm em 1Km não é real, em 1Km de ar o sinal cai só 108dBm em 5,8GHz, o sistema calculou queda maior porque 100% da zona de fresnel está a apenas 1m de algo (Talvez chão, talvez prédio, esses mapas de relevo em area urbana levam em conta hora solo, hora vegetação, hora construções, afinal são medidos via satelite, não tem como o satelite ver o que é pedra/terra e o que é concreto de prédio). Então se você subir essas antenas mais uns 2m já deve limpar uns 150% da zona de fresnel.

    Enfim, exceto erros de altitude, esses calculos são confiáveis sim, só tem que saber interpretas, e tem que saber que em area urbana NADA substitui os olhos, afinal é impossível um mapa de rele mostrar postes, e rede eletrica na zona de fresnel atrapalha pra caramba.

    Se 100% da zona de fresnel estiver limpa e longe de obstaculos, é bem fácil prever que banda passaria com cada equipamento, a conta só não bate quando a zona de fresnel não está totalmente limpa porque algum ceguinho não viu uma rede eletrica ou uma arvore logo abaixo da linha de visada.

  4. #4

    Padrão Re: linkcalc intelbras

    Eu até uso programas para verificar a viabilidade juntamente com Google Earth e mesmo dando positivo para algum teste sempre faço os teste visual mesmo, compramos um bom binóculo para este fim.


    Os programas as vezes ajuda e as vezes pode atrapalhar por isso não confio 100%.

  5. #5

    Padrão Re: linkcalc intelbras

    Fiz a instalação hj sinal -69 dando 1M nos testes mas ping meio altos na casa dos 80ms

  6. #6

    Padrão Re: linkcalc intelbras

    Então a zona de fresnel está mesmo parcial demais.

    Se está usando AP UBNT, com a opção "Auto adjust to EIRP limit", ele vai operar em 27 ou 36dBm EIRP (27 abaixo de 5,7GHz, e 36 acima de 5,7GHz).
    A perda prevista em 1Km em 5,8GHz é de 108dBm, isso se tiver 100% da zona de fresnel livre.
    Ficaria assim:

    27 - 108 = -81dBm
    36 - 108 = -72dBm
    Qual a CPE usada? No calculo você colocou que tem antena de 20dBi, que nunca ví. Se é 20dBi mesmo, é só acrescentar esse ganho:
    -81 + 20 = -61dBm medido no radio
    -72 + 20 = -52dBm medido no radio

    Como você mediu -69dBm é porque a zona de fresnel está longe de estar limpa (Ou porque a torre não transmite com NEM 20dBm EIRP, se está usando setorial Airmax 90° 20dBi (Antena 20dBi que conheço é ela) pode estar fora do angulo de maior ganho dela (Fora dos 90° na horizontal).

    Sobre o que fazer com -69dBm, SE isso fosse sinal de conexão com 100% da zona de fresnel isso seria suficiente pra 100% de CCQ em MCS12 (Ou MCS4 se usar antena de polarização simples), esse seria o TX Rate torre>cliente, se a torre transmite fixa em MCS15 ou MCS7 não terá qualidade com sinal tão baixo, MCS15 ou MCS7 em 1Km precisam pelo menos algo na casa dos -63dBm (Eu diria -60dBm por precaução).

    Mas informa qual o equipamento usado, qual a potencia em ambos os lados, quais os datarates, porque tem algo muito errado nisso, 1Km é alí do lado, SE tivesse zona de fresnel totalmente limpa teria MAIS de -69dBm mesmo se usasse um NS Loco M5 no cliente! (Com torre emitindo no valor informado no print do calculo, 30dBm EIRP).

  7. #7

    Padrão Re: linkcalc intelbras

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Então a zona de fresnel está mesmo parcial demais.

    Se está usando AP UBNT, com a opção "Auto adjust to EIRP limit", ele vai operar em 27 ou 36dBm EIRP (27 abaixo de 5,7GHz, e 36 acima de 5,7GHz).
    A perda prevista em 1Km em 5,8GHz é de 108dBm, isso se tiver 100% da zona de fresnel livre.
    Ficaria assim:

    27 - 108 = -81dBm
    36 - 108 = -72dBm
    Qual a CPE usada? No calculo você colocou que tem antena de 20dBi, que nunca ví. Se é 20dBi mesmo, é só acrescentar esse ganho:
    -81 + 20 = -61dBm medido no radio
    -72 + 20 = -52dBm medido no radio

    Como você mediu -69dBm é porque a zona de fresnel está longe de estar limpa (Ou porque a torre não transmite com NEM 20dBm EIRP, se está usando setorial Airmax 90° 20dBi (Antena 20dBi que conheço é ela) pode estar fora do angulo de maior ganho dela (Fora dos 90° na horizontal).

    Sobre o que fazer com -69dBm, SE isso fosse sinal de conexão com 100% da zona de fresnel isso seria suficiente pra 100% de CCQ em MCS12 (Ou MCS4 se usar antena de polarização simples), esse seria o TX Rate torre>cliente, se a torre transmite fixa em MCS15 ou MCS7 não terá qualidade com sinal tão baixo, MCS15 ou MCS7 em 1Km precisam pelo menos algo na casa dos -63dBm (Eu diria -60dBm por precaução).

    Mas informa qual o equipamento usado, qual a potencia em ambos os lados, quais os datarates, porque tem algo muito errado nisso, 1Km é alí do lado, SE tivesse zona de fresnel totalmente limpa teria MAIS de -69dBm mesmo se usasse um NS Loco M5 no cliente! (Com torre emitindo no valor informado no print do calculo, 30dBm EIRP).
    Torre bullet2 com potencia de 15dbm, cliente cpe aquário 2420

  8. #8

    Padrão Re: linkcalc intelbras

    Certo, é 2,4GHz.

    Sendo Bullet 2 você está usando B ou G?
    Se for B, -69dBm é suficiente pra CCQ bom.
    Se for G, teria que ser o datarate (Max TX Rate) de 18M.

    Se é antena omni de 15dBi, seja Aquario ou L-com (Antiga Hyperlink), o angulo vertical é de 8°, e 8° dá centenas de metros de abertura em 1Km, o cliente está apenas 15m abaixo da omni, ele está dentro do angulo correto, não é esse o problema.

    E sendo 2,4GHz o sinal cai só 100dBm em 1Km. Se tem 30dBm EIRP teria 30 - 100 = -70dBm no ar a 1Km, mais 20dBi de ganho do cliente e o sinal devia pular pra -50dBm!
    A zona de fresnel está tão obstruída que você tem 19dBm a menos de sinal que devia!

    Certeza que não tem poste ou arvore por perto logo abaixo da linha de visada?

    Se usa B, com zona de fresnel obstruída é normal cair throughput, B permite em condições ótimas (Zona de fresnel total) uns 3,5Mbps, se você mediu 1Mbps até que não está tão ruim, o normal em B sem zona de fresnel limpa é ter banda passante ainda pior.

    Se usa G, aí teria que ver qual datarate usa, se deixar no automatico é capaz do hardware ser burro o bastante pra usar 48M ou 54M mesmo com sinal tão baixo! Se usar G acho o datarate de 18M uma boa relação de banda versus sensibilidade, ele permitiria conexão razoavel com sinal baixo tipo -69dBm.

    Acho que precisaria erguer essa antena no cliente, qualquer 2 ou 3m a mais, esse sinal 19dBm abaixo do correto indica muita coisa física atrapalhando o sinal. E testar apontar a CPE 2420 uns 1 ou 2° ACIMA do angulo vertical correto. Ou seja, ao invez de apontar uns 2° pra cima da linha do horizonte aponte quase 5°, isso livra um pouco dos sinais que chegam por reflexo no solo.

    Ah, e coloque o ack-timeout nessa CPE 2420 em algo grande tipo 90us. Não lembro se dá pra fixar o datarate nela se usar G (Se der, coloque em 12M, independente do datarate usado na torre), mas ack-timeout dá pra configurar.

    Sendo 2,4GHz, de polarização simples, com zona de fresnel tão obstruída (19dBm a menos de sinal que devia) não sei se dá pra conseguir mais que 1-2Mbps mesmo, outro gargalo deve ser a omni na base, omni sofre muito com cliente de conexão ruim, se tem outros clientes sem visada ou sem 100% da zona de fresnel livre essa omni pode estar oferecendo conexão ruim até mesmo pra quem tem visada perfeita.

  9. #9

    Padrão Re: linkcalc intelbras

    Estou usando ele em b/g mixed

  10. #10

    Padrão Re: linkcalc intelbras

    Mas veja como estava o datarate usado no cliente, se coloca B/G auto também é obrigado a usar datarate automatico, e o hardware é burro o suficiente pra usar 54M onde não tem sinal suficiente pra isso.

    Se fosse MK você poderia setar apenas 11M e 12M como datarates, um pra B e um pra G, uso assim e tenho 100% de CCQ.
    Mas sendo bullet você teria que setar só 1 datarate, te aconselho a testar 18M em somente G, ou 12M em somente G, eles conjugam boa sensibilidade com banda suficiente (Usando 18M em G assisto filmes 720p pela rede wifi, sem gargalos. Em 11M em B só roda 480p).

  11. #11

    Padrão Re: linkcalc intelbras

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas veja como estava o datarate usado no cliente, se coloca B/G auto também é obrigado a usar datarate automatico, e o hardware é burro o suficiente pra usar 54M onde não tem sinal suficiente pra isso.

    Se fosse MK você poderia setar apenas 11M e 12M como datarates, um pra B e um pra G, uso assim e tenho 100% de CCQ.
    Mas sendo bullet você teria que setar só 1 datarate, te aconselho a testar 18M em somente G, ou 12M em somente G, eles conjugam boa sensibilidade com banda suficiente (Usando 18M em G assisto filmes 720p pela rede wifi, sem gargalos. Em 11M em B só roda 480p).
    Só mas uma dúvida nos clientes tenho que colocar só G também ou posso deixar os 2?

  12. #12

    Padrão Re: linkcalc intelbras

    Os datarates nos 2 lados podem ser diferentes, mas o modo deve ser o mesmo.

    Se tiver como colocar datarate fixo no roteador do cliente (Alguns lixinhos não tem opção pelo visto) coloca 12M.

    No caso do Bullet ou de equipto UBNT, se deixar B/G auto, mas fixar o datarate em 18M ele vai usar apenas G (Afinal os datarate de B são 1, 5.5 e 11M) pra TX, mas vai aceitar B pra RX.

    TESTA. Mais importante do que receita mágica é TESTE. Eu evitaria TX em G e RX em B, mas se o roteador não tem controle de datarate eu usaria B mesmo (Senão em G alguns hardwares burros pulam direto pra 54M, que exige sinal na casa dos -52dBm).

  13. #13

    Padrão Re: linkcalc intelbras

    Estou usando os APNG 2431 da OIW

  14. #14

    Padrão Re: linkcalc intelbras

    Mas onde? Era Bullet 2 na torre, e CPE 2420 no cliente. Agora o APNG 2431 está onde? (E com que antena)

    Esse APNG 2431 é um AP comum, potencia horrível como todos os AP's de mesa comuns, na fica técnica tem:
    http://www.oiw.com.br/Produto/42/OIW-2431APGN.html

    Potência por Hardware
    11b: 17-19dBm
    11g: 13-15dBm
    11n: 13-15dBm

    Sensibilidade de Recepção
    135M: -65dBm@10% PER
    54M: -68dBm@10% PER
    11M: -85dBm@8% PER
    6M: -88dBm@10% PER

    Ele não tem nada de melhor que a CPE 2420 da Aquario, mesmo que use uma antena de grade de 25dBi devido a essa potencia baixa você vai ter potencia EIRP limitada, e o jeito de vencer zona de fresnel parcial não é com antena grande mas sim com antena mais alta.

    Acho que única coisa que teria mais estabilidade com zona de fresnel ruim é hardware UBNT ou MK, algo tipo Airgrid M2, ou uma RB411R numa antena de grade, elas sim dariam CCQ de 100% mesmo com uns 60% da zona de fresnel obstruída. Mas isso fica caro demais, mais barato erguer a antena do cliente pra limpar uns 200% da zona de fresnel.

    Se tivesse AP e clientes em N tambem não faria tanta diferença, mesmo se usasse digamos MCS1 com AP de mesa o CCQ não fica alto se a zona de fresnel está ruim, só em distancia pequena tipo menos de 500m, trocar de equipto não resolve problemas de zona de fresnel parcial, sinal de -70dBm com zona de fresnel perfeita daria pra 100% de CCQ em G a 24M, ou em N a 26M, mas como ele é fruto de uma obstrução na zona de fresnel (Senão ele seria -50dBm, e não quase -70) não tem como estimar que CCQ daria, como deu 1Mbps de throughput em teste em B/G, em N não passaria disso, N só permite mais banda sob condições ideais, quando a zona de fresnel está péssima você tem limite de banda independente de canal ou modo usado.

  15. #15

    Padrão Re: linkcalc intelbras

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas onde? Era Bullet 2 na torre, e CPE 2420 no cliente. Agora o APNG 2431 está onde? (E com que antena)

    Esse APNG 2431 é um AP comum, potencia horrível como todos os AP's de mesa comuns, na fica técnica tem:
    http://www.oiw.com.br/Produto/42/OIW-2431APGN.html

    Potência por Hardware
    11b: 17-19dBm
    11g: 13-15dBm
    11n: 13-15dBm

    Sensibilidade de Recepção
    135M: -65dBm@10% PER
    54M: -68dBm@10% PER
    11M: -85dBm@8% PER
    6M: -88dBm@10% PER

    Ele não tem nada de melhor que a CPE 2420 da Aquario, mesmo que use uma antena de grade de 25dBi devido a essa potencia baixa você vai ter potencia EIRP limitada, e o jeito de vencer zona de fresnel parcial não é com antena grande mas sim com antena mais alta.

    Acho que única coisa que teria mais estabilidade com zona de fresnel ruim é hardware UBNT ou MK, algo tipo Airgrid M2, ou uma RB411R numa antena de grade, elas sim dariam CCQ de 100% mesmo com uns 60% da zona de fresnel obstruída. Mas isso fica caro demais, mais barato erguer a antena do cliente pra limpar uns 200% da zona de fresnel.

    Se tivesse AP e clientes em N tambem não faria tanta diferença, mesmo se usasse digamos MCS1 com AP de mesa o CCQ não fica alto se a zona de fresnel está ruim, só em distancia pequena tipo menos de 500m, trocar de equipto não resolve problemas de zona de fresnel parcial, sinal de -70dBm com zona de fresnel perfeita daria pra 100% de CCQ em G a 24M, ou em N a 26M, mas como ele é fruto de uma obstrução na zona de fresnel (Senão ele seria -50dBm, e não quase -70) não tem como estimar que CCQ daria, como deu 1Mbps de throughput em teste em B/G, em N não passaria disso, N só permite mais banda sob condições ideais, quando a zona de fresnel está péssima você tem limite de banda independente de canal ou modo usado.
    Não nesse cliente que coloquei que usa aquário tá usando aquário mesmo, até agora não tive reclamações... Uso o AP da OIW em alguns clientes perto da torre. tipo 500m.
    Ma se tiver alguma reclamação nesse cliente vou subir mas a antena como vc disse...