+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rocket M5 tx da wlan diferente do rx da lan

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rocket pele.png
Visualizações:	335
Tamanho: 	238,0 KB
ID:      	58975 pessoal boa noite,


    gostaria de uma opnião e ajuda dos colegas, tenho um rocket m5 onde analisando o monitor de througput, verifico que o tx da wlan nao é igual ao rx da lan e nem o tx da lan é igual ao rx da wlan, acessei outras rockets e vi que as velocidades são sempre iguais, estou usando switch vlan de 8 portas da intelbras no station, por isso descarto o loop da rede visto que quando conecto somente meu notebook acontece o mesmo erro.

    gostaria de sugestões para a resolução do meu problema ou o q é a causa disso.


    desde já agradeço a todos.


    att,


    jorge

  2. #2

    Padrão Re: Rocket M5 tx da wlan diferente do rx da lan

    RX e TX de wireless exibem não apenas os pacotes legítimos que chegaram/saíram pela interface, ele exibe tudo que chegou ou saiu, tudo, com ou sem erro, com ou sem checksum. Se a interface wireless está perdendo pacotes ela exibirá mais trafego mesmo. Veja como está o TX e RX da interface wireless no outro lado desse PTP, ela deve exibir no TX o que essa exibe no RX, e vice-versa.

    Ou o CCQ está em 100%? Se está muito abaixo disso é normal perder pacote, precisa configurar pra ter CCQ de 100% (Geralmente reduzir max tx rate, não deixando no automatico) Se já está com CCQ de 100% então esse trafego espúrio pode ser malware gerando trafego de rede a toa. Mas, acredito que sejam perdas de pacotes por não ter CCQ em 100%.

  3. #3

    Padrão Re: Rocket M5 tx da wlan diferente do rx da lan

    muito obrigado pela ajuda, porem mesmo o ccq estando em 97% vc acha que a perda de pacote é tao grande ao fato de dar mais ou menos 1mega de diferença entre as interfaces, pois a rocket em modo bride ela nao teria que simplesmente o que receber numa interface jogar na outra?

    jorge

  4. #4

    Padrão Re: Rocket M5 tx da wlan diferente do rx da lan

    Sim, bridge devia repassar tudo, bridge WDS repassa até cabeçalho layer 2 (PPPoE, MAC, etc).
    Mas pode ter trafego direcionado pra esse Rocket, um DDoS rumo ao IP desse Rocket ou malware fazendo requisição pro IP dele.

    (Ultimamente eu estava com a praxe de colocar o equipto em faixa de IP diferente dos clientes pra evitar esses riscos, comecei a testar isso quando surgiu o malware específico pra UBNT, o Skynet)

    E não tem como reduzir o datarate em 1 MCS pra fazer o CCQ ficar em 100% e tirar a duvida? (Teria que fazer isso nos 2 lados do PTP) Um CCQ de 97% as vezes dá 10-20Mbps a menos que um CCQ de 100%, não sei o quanto disso é PERDA de pacotes mesmo, ou só queda de desempenho por ter que repetir um percentual minúsculo de pacotes perdidos (Mas pacote perdido sempre tem).

    Se puder dá um ping -l 1450 rumo a esse Rocket e ao outro lado desse PTP, se tiver delay rumo ao outro lado maior que 20ms (Em 2Km isso é muito) pode se preocupar porque esse PTP não está bom, mais um motivo pra rever configuração e conseguir CCQ de 100% (Se a banda passante é isso, 1-5Mbps, pode até usar MCS8 que dará mais throughput que isso PRA TESTE, mas duvido que precise algo menor que MCS12 em 2Km).

    Alias, pode verificar ping comum (ping -t 192.168.1.1) numa janela ao lado do ping com 1400 bytes (ping -t 192.168.1.1 -l 1400), se a diferença for grande (Um a 2ms, outro a 10-30ms) tem problema na zona de fresnel, perda de pacotes grandes devido ao uso de um datarate maior que o sinal permite (Com qualidade, isto é, 100% de CCQ).

  5. #5

    Padrão Re: Rocket M5 tx da wlan diferente do rx da lan

    muito obrigado pela dica