Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Inciando Provedor

    Dotto, esse local onde irá ser a distribuição, acho que nunca passará de 40 usuários, ou muito menos que isso, esta confirmado no maximo 15 usuarios a espera desse provedor, pois como disse é um Posto de Gasolina a 3km de minha cidade, e são comércios, inclusive o posto tbm será meu cliente, eles tem muita dificuldade com internet lá. Mas acredito que sejam os erros dos provedores, em utilização de equipamentos, zona de fresnel e distância.

    Apenas dois provedores via rádio chegam lá. Um que é de uma cidade a mais de 200 km daqui e que chega aqui na cidade via torre, e constantemente esta lenta, conheço bem a estrutura desorganizada deles. E um outro que não tem uma torre somente jogando pra esse posto, onde estou na vantagem de ter uma torre exclusiva pra esse local.

    Detalhe: O terreno é praticamente plano quase sem desnível.

    Não quero gastar mais do que 3 ou 4 mil inicialmente, o que pode acontecer mais tarde é de eu aumentar o link e querer fazer distribuição no local mesmo onde estão os links. Por isso acho que já poderia fazer um investimento em uma RB 1100AHX2, o que acha?

    2ª coisa, já que colocaria 2 Nano Beam, pra fazer o PTP, como distribuiria internet no posto, ou melhor que equipamento eu posso usar? Os Clientes todos usam Airgrid M5 HP 5.8ghz, e nenhum deles ficam mais do que 200 metros de onde estou pensando em colocar os equipamentos, existem clientes que ficam a menos de 100 metros do local.

  2. #22

    Padrão Re: Inciando Provedor

    Bom, se for clientes perto como falou, e já que é em cima de um posto que não fica muito alto, uma OMNI atende bem, já que se no máximo terão 40 clientes no ponto, online simultaneamente devem ficar uns 20~30. também depende dos planos comercializados para os clientes, se não passar de 4Mb acho que pode usar a OMNI tranquilamente. Já que se plano para o futuro é ampliar talvez o link, acho que pode utilizar uma RB 1100AHx2 para o gerenciamento do ponto e controle de banda. Eu não entendo afundo sobre todos os tipos de equipamentos e como fica em cada situação, estou tentando ajudar com o que eu tenho por experiência na empresa que trabalho, espero que ajude hehe.