Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Inciando Provedor

    Olá Boa noite amigos!

    Estou iniciando no ramo de provedor wireless, e não entendo muito do que usar e das configurações por isso peço ajuda de vocês na seguinte situação:

    O projeto é jogar um link unificado de 30mb da Oi, para um posto aqui próximo da cidade a 3 km, com visada, e conectar uns 10 usuários num raio de 500mts circular, os clientes utilizando Airgrid M5 HP 23dbi.

    1º Solicitei 2 links de 15mb do provedor Oi, preciso unifica-los. O que posso Usar nesse caso? Uma Mikrotik? Qual modelo?

    2º Posso utilizar uma Airgrid M5hp 5.8ghz 23dbi da Ubiquiti para jogar esse link a 3km? Na ponta recebendo posso colocar uma Rocket M5 HP 5.8ghz e distribuindo com uma Omni 5.8ghz Airmax AMO-5G13?

    3º Preciso controlar a banda para cada usuário e bloquear o acesso de outras antenas não cadastradas, preciso ter uma outra mikrotik na ponta da Rocket M5, ou faria controle onde estão os links mesmo?

    Desde já agradeço a ajuda, me desculpe alguma ignorância nessa área. (ABAIXO UM DESENHO RASCUNHO DO ENLACE)

    Nome:      Projeto Ello Net (Caxias).jpg
Visitas:     545
Tamanho:  1,35 MB

  2. #2

    Padrão Re: Inciando Provedor

    para somar os dois links , voc e pode usar uma RB 1100 ahx2 ,
    Para controlar seus clientes voce vai precisar de um sistema , voce pode usar o MK-Auth, ou o sistema webmikrotik.
    O Mk-Auth voce vai precisar de um computador para instala-lo , e o webmikrotik não precisa porque ele é on line como se fosse uma pagina de internet.
    Para ter controle de velocidade dos clientes voce vai ter que ter um servidor mikrotik conversando com o sistema de gerenciamento que falei a cima .

    Vai perguntando que o povo responde .

    Abraçao e sucesso

  3. #3

    Padrão Re: Inciando Provedor

    Cassio posso ajudar em suas duvidas e em sistemas
    por favor caso se intere-se [email protected]

  4. #4

    Padrão Re: Inciando Provedor

    bom dia, vc vai atender só este posto ou pretende atender mais clientes? tem que ver isso primeiro, vc já tem algum equipamento?

    se vc responder estas perguntas primeiro a gente te dá a receita do bolo. kkk

  5. #5

    Padrão Re: Inciando Provedor

    Ok Rodrigo! A ideia inicial é atender o posto, e ainda não comprei os equipamentos...

  6. #6

    Padrão Re: Inciando Provedor

    Obrigado Emiliano! Deixa eu ver se eu entendi: Vou precisar de uma RB 1100 ahx2 para unificar os links + Mikrotik RB750 para fazer o controle de cliente e fazendo a função servidor?

    Terei uma Argrid M5 hp 5.8ghz 23dbi jogando os dois links para uma distância de 3 km com uma Rocket M5 5.8ghz recebendo e distribuindo com uma Omni 5.8ghz da Ubiquiti esses equipamentos que vc me disse ficarão na ponta que esta jogando? Isso mesmo?

    Obrigado!

  7. #7

    Padrão Re: Inciando Provedor

    tenho uma omni ubiquiti de 13 dbi e um rocket M5 com seis meses de uso, vendo tudo por 900

  8. #8

    Padrão

    Rb 1100 ahx2 aonde ta o link , ai sobe um cabo ate la em cima da torre e coloca na air grid m5
    do outro lado voce coloca a dish com a rocket m5 recebendo o sinal da airgrid , ai desce o cabo e vai pra 750
    depois sobe outro cabo que sai da 750 e vai pra omini e pronto ja começa a distribuir .

    só que voce vai precisar de um gerenciador (um sistema) pra gerar boletos e bloquear os clientes se caso precise .
    tamos ai

    clica na estrelinha la kkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. #9

    Padrão Re: Inciando Provedor

    Obrigado Leonardo! Compro direto com distribuidor autorizado, bem mais em conta! Abraços!

  10. #10

    Padrão Re: Inciando Provedor

    Não sei se é viável colocar 1 AirGrid mandando sinal e um rocket m5 com dish no posto pegando o sinal. para um PtP de 3Km com visada limpa e zona de fresnel dentro dos limites. Acredito que com um Nano Beam m5 você consiga uma boa qualidade, além de não misturar os tipos de equipamentos. Até para uma eventual queima de equipamentos, seria necessário ter os 2 para poder trocar. Possuindo equipamentos somente de um tipo fica mais fácil a manutenção, e passa tranquilamente essa velocidade. Pois com tipos diferentes de equipamentos AP e Cliente, pode até influenciar na velocidade que passa no PtP.

  11. #11

    Padrão Re: Inciando Provedor

    Ótima dica Dotto, obrigado! E o que usaria para distribuir? Ja que as duas Nano, uma jogava e a outra receberia?

  12. #12

    Padrão Re: Inciando Provedor

    Amigo se fosse eu fazia assim 02 Nanobridge 22 dBi, uma RB450G, uma antena Omnitik 5.8 e Sxt como cliente com NV2 ativado.

  13. #13

    Padrão Re: Inciando Provedor

    Ótimo Jorgilson, mas ouvi dizer que omnidirecional tem lá suas desvantagens. O que acha? Qual outra solução poderia utilizar?

  14. #14

    Padrão Re: Inciando Provedor

    Amigo se for para poucos clientes e pouca distancia não vejo desvantagem.

  15. #15

    Padrão Re: Inciando Provedor

    Agora se tu quer coisa profissa, tu coloca duas Airfiber 24HD, 04 paineis base station 90 graus com EPMP 1000 com gps, é barato e vai ficar show. kkkkkkkkkk

  16. #16

    Padrão Re: Inciando Provedor

    rb1100ahx2 para balance e autenticação, 2 nanobean para ptp, painel ubnt com rocket m5, ou ominni 5.8 e nanostation loco m5 nos clientes, nobreak tpnet no seu pop com 2 baterias de 7amperes, nobreak tpnet no local do seu autenticador com 2 baterias de 45 amperes. o que mais ????????????????

  17. #17

    Padrão Re: Inciando Provedor

    @cassiolisilva Acredito que com uma Omni atenda bem os clientes, mas também tem que analisar o desnível do terreno, se os clientes uns ficam mais pra baixo e outros mais pra cima, pois omni para clientes que ficam muito perto não fica muito bom. Porém tem a questão de quantos R$ você quer gastar. Se você pode gastar um pouco mais e um dia pretende ampliar isso, já coloca painel basestation com rocket m5. 4 painéis de 90° ou 3 de 120° e direciona bem o sinal para os clientes, e para controladora no ponto você pode utilizar uma RB 493AH (isso no teu ponto de distribuição) no prédio onde chegam os links pensando no futuro e na ampliação pode utilizar uma coisa melhor como a RB 1100AHx2. Então tudo depende do R$ que você tem para gastar, de uma ampliação futura que você queira fazer e de onde que estão esses clientes que você quer atender.

  18. #18

    Padrão Re: Inciando Provedor

    esse cara ta blefando

  19. #19

    Padrão Re: Inciando Provedor

    Obrigado Rodrigo, uma boa idéia tbm!

  20. #20

    Padrão Re: Inciando Provedor

    Haha! Bem que se tivesse essa grana seria ótimo!