Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Topologia barramento X árvore em rede PON

    A Rede Optica é calculada somando a potencia da OLT e sustraindo todas as atenuações , FO, Splitters, emendas e conectores. Deposi se Faz do lado contrario da ONU para a OLT, isto porque depende em qual Lambda vai trabalar cada um , a atenuação vai sofrer.

    A Capacidade final por usuario vai ser determinada pelos equipamentos OLT e ONU

    Basicamente é isso.

  2. #22

    Padrão Re: Topologia barramento X árvore em rede PON

    E quando fala em alcance, a coisa varia MUITO conforme tipo de cabo e uso de splitter, não é pouco não.

    Na maioria dos cabos a perda em 1310 e 1550nm é parecida, sempre é maior que 1310 mas não é o fim do mundo.

    Uma fibra mais antiga e comum tem atenuação perto de 1dBm por Km em 1310nm:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2_8_3_2_eng.png
Visualizações:	239
Tamanho: 	2,5 KB
ID:      	61633

    Se padronizou a escolha em 1310 e 1550nm justo porque o material da fibra tem esse pico de atenuação maior na cor lá pelos 1400nm. Se colocou RX pra um lado e TX pro outro lado desse pico. As plantas são verdes justo porque é a cor mais fácil de ser absorvida sem ser tão quente quanto IR.

    O problema é que com o uso de splitter bota luz em quase todo esse espectro, vai de 1260 até uns 1620nm (Fácil lembrar né? 1260/1620 26/62...). E... dá pra ver na tabela que a atenuação é a mesma em qualquer espectro da luz, os canais de uns 1420 a 1620nm tem atenuação bem menor, geralmente METADE, da faixa dos 1200nm!

    Veja um cabo comum:
    http://www.fibracem.com.br/fibra_adm...%20-%20R02.pdf
    0,4dBm por Km a 1550nm.
    Em 10Km são 4dBm, em 12Km 4,8dBm.
    Em 1310nm seria 7,2dBm de atenuação.

    Mas... se meter um splitter nisso, lá pelos 1260nm vai ter 1dBm por Km, atenuação total de 12dBm, mas o pior, lá pelos 1390nm terá uns 2dBm, talvez 3dBm por Km, ao todo 24 a 36dBm! Aí sim a coisa fica preocupante!
    Esse datasheet do cabo (E da maioria dos fabricantes) não dá um diagrama decente, mas na maioria é tudo muito parecido, um pico de atenuação abaixo de uns 1400nm:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2013-07-30-10_13_36-DWDM-Network-Designs-and-Engineering-Solutions-_-Introduction-to-Optical-Net.png
Visualizações:	265
Tamanho: 	31,3 KB
ID:      	61634
    O grosso modo são as cores:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         300px-Optical_wavelengths.png
Visualizações:	296
Tamanho: 	21,0 KB
ID:      	61635


    Ou seja, usando splitter você teria uns canais chegando com sinal mais legível que outros, splitter nem sempre é uma boa, a diferença é pequena mas em longa distância faz diferença.

    E dá uma olhada na diferença de perda de um splitter 1x2 comparado a um 1x32:
    http://www.fibracem.com.br/fibra_adm...20Splitter.pdf
    Um tem 3,7dBm e o outro tem 17dBm de perda!

    Ou seja, colocar splitter mata MESMO o alcance, não é pouca coisa! Mas um splitter 1x2 ou 1x4 não é o fim do mundo, atrapalha pouco.

  3. #23

    Padrão Re: Topologia barramento X árvore em rede PON

    Revivendo esse tópico, vamos la estou desenhando um projeto onde tenho um cabo principal que vai alimentando lugares estratégicos onde já possuo uma base de transmissão de Radio com painéis e tudo mais, e desse ponto sairá outra linha com um cabo contendo meno fio de fibra alimentando os splitter que atenderá os clientes, minha duvida e o seguinte segue o desenho para ilustrar

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto Backbone.png
Visualizações:	375
Tamanho: 	17,3 KB
ID:      	64866

    estou planejando dessa maneira, porque no futuro quando as redes de distribuição estiverem no limite irei colocar uma olt em cada base aumentando a capacidade da rede e utilizando a rede principal só pra uplink dos bairros , mas não sei se o meu raciocínio está correto gostaria de opiniões de pessoas experientes,

    Futuro

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto Backbone Futuro.png
Visualizações:	313
Tamanho: 	23,3 KB
ID:      	64867
    Última edição por rafaelplis; 28-08-2016 às 18:15. Razão: Correção

  4. #24

    Padrão Re: Topologia barramento X árvore em rede PON

    Citação Postado originalmente por rafaelplis Ver Post
    Revivendo esse tópico, vamos la estou desenhando um projeto onde tenho um cabo principal que vai alimentando lugares estratégicos onde já possuo uma base de transmissão de Radio com paineis e tudo mais e desse ponto sairá outra linha com um cabo contendo contendo meno fio de fibra alimentando os splitter que atenderá os clientes, minha duvida e o seguinte segue o desenho para ilustrar

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto Backbone.png
Visualizações:	375
Tamanho: 	17,3 KB
ID:      	64866

    estou planejando dessa maneira, porque no futuro quando as redes de distribuição estiverem no limite irei colocar uma olt em cada base aumentando a capacidade da rede e utilizando a rede principal só pra uplink dos bairros , mas não sei se o meu raciocínio está correto gostaria de opiniões de pessoas experientes,
    Não precisa fazer isso de ir diminuindo a capacidade do cabo de acordo com as fibras vão sendo usadas. Se fizer isso você vai ter vários pedaços pequenos de cabo de densidades diferentes, e não vai conseguir comprar (ou comprar a preço bom) em lugar algum, principalmente direto com os fabricantes.

    Se precisa de 36FO, passe 36FO no trecho principal todo logo (cabo troncal).
    Desses 36FO vai derivando os cabos menores (12FO ou menos), que adentrarão os bairros (cabos ramais).

    No final da rota do cabo terá um monte de fibras sem uso mesmo, é normal. Depois que você deriva uma fibra para um outro cabo, ela não fica iluminada dali para frente, mas você pode utilizá-la ainda, se um dia precisar, tanto para alguma interligação no intervalo entre o ponto da derivação e o fim do cabo, quanto pode fazer fusão dos trechos de fibras sem uso até ter praticamente uma inteira, que percorre todo o cabo e pode ser usada para o que quiser (só não fica legal usar para PON, porque pode ter um monte de fusões, que vão causar perda significativa de sinal, mas para PTP não tem problema).

  5. #25

    Padrão Re: Topologia barramento X árvore em rede PON

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Não precisa fazer isso de ir diminuindo a capacidade do cabo de acordo com as fibras vão sendo usadas. Se fizer isso você vai ter vários pedaços pequenos de cabo de densidades diferentes, e não vai conseguir comprar (ou comprar a preço bom) em lugar algum, principalmente direto com os fabricantes.

    Se precisa de 36FO, passe 36FO no trecho principal todo logo (cabo troncal).
    Desses 36FO vai derivando os cabos menores (12FO ou menos), que adentrarão os bairros (cabos ramais).

    No final da rota do cabo terá um monte de fibras sem uso mesmo, é normal. Depois que você deriva uma fibra para um outro cabo, ela não fica iluminada dali para frente, mas você pode utilizá-la ainda, se um dia precisar, tanto para alguma interligação no intervalo entre o ponto da derivação e o fim do cabo, quanto pode fazer fusão dos trechos de fibras sem uso até ter praticamente uma inteira, que percorre todo o cabo e pode ser usada para o que quiser (só não fica legal usar para PON, porque pode ter um monte de fusões, que vão causar perda significativa de sinal, mas para PTP não tem problema).
    Vlw [emoji106] [emoji106] [emoji106]
    cara essa dúvida estava me matando a tempo, mas outra questão é. Redundância, já li pessoas dizendo que redundância em fibra óptica e mais complexo, mas a idéia é ter uma redundância na rede, topologia em anel e tudo mais, mas ainda não fui atrás, mas se for possível irei implementar[emoji2], se puder me adiantar alguma dica sobre redundância ficarei grato

    Enviado via XT1068 usando UnderLinux App

  6. #26

    Padrão Re: Topologia barramento X árvore em rede PON

    Citação Postado originalmente por rafaelplis Ver Post
    Vlw [emoji106] [emoji106] [emoji106]
    cara essa dúvida estava me matando a tempo, mas outra questão é. Redundância, já li pessoas dizendo que redundância em fibra óptica e mais complexo, mas a idéia é ter uma redundância na rede, topologia em anel e tudo mais, mas ainda não fui atrás, mas se for possível irei implementar[emoji2], se puder me adiantar alguma dica sobre redundância ficarei grato

    Enviado via XT1068 usando UnderLinux App
    Redundância de PTP óptico é simples, mesma coisa de rádio: switches configurados com M/RSTP, EAPS, EARS, REP ou outros protocolos do tipo. Pode fazer também por roteamento (OSPF + BFD), MPLS, etc. Pode usar chave óptica também, mas não vejo necessidade se não tem aí algum tipo de WDM.

    Já redundância de rede PON é baseada em usar splitters 2xN (duas entradas, uma de cada lado do anel, e N saídas: 2, 4, 8, 16, etc.), no primeiro nível (não é no splitter da CTO!). Se não me engano precisa usar chave de proteção óptica na porta PON para fazer a convergência baseado na existência de sinal, tipo esse: http://www.asga.com.br/cmplp-chave-protecao-gpon/

    Vi falar que algumas OLTs têm algo próprio que já faz essa detecção de inexistência de sinal em uma rota e converge para outra, mas para isso fazer sentido, teria que usar o dobro de portas PON, sendo 1 para cada lado do anel e um tipo de failover entre elas, sendo que ambas compartilham a mesma configuração. Não tenho certeza se é assim que funciona nas OLTs com esse recurso (a menção que li foi sobre FiberHome).