+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tunnel Eoip com muita latencia

    Bom dia meus amigos.

    Atualmente tenho meus clientes com IP estático, minha rede esta metade em bridge e a outra metade roteada com OSPF ativo.
    Para melhor controlar o acesso a meus clientes criei um tunnel EoIP em cada torre, assim tenho linha lista ARP centralizada.

    O problema que esses cliente estão com muita latência, se eu retirar o tunnel a latência do cliente cai pela matade. Se um cliente esta com 60ms de latência, ao retirar o tunnel ela cai para 30 ou menos.

    O que sera que estou fazendo de errado, as configurações do Tunnel são Simples:

    No Servidor: Crio um tunnel no meu servidor Mikrotik apontando para o ip da placa na torre;
    Adiciono um ip para o Tunnel;
    Placa na Torre: Crio um tunnel na placa da torre apontando para o servidor;
    Crio uma bridge e adiciono o tunnel e a interface de acesso aos clientes;


    Obrigado e desde já agradeço a ajuda de vocês?

  2. #2

    Padrão Re: Tunnel Eoip com muita latencia

    Você usa loopback nesse cenário?
    Faz o EoIP em cima da loopback?
    Já testou com VLAN ou VPLS para comparar os resultados?

    Att.

  3. #3

    Padrão Re: Tunnel Eoip com muita latencia

    Bom dia,

    Sim, o EoIP esta em cima do ip de LoopBack.
    Sobre VLAN ou VPLS eu não testei.

    No momento estou estudando como realizar esse mesmo processo com VLAN, mais todos os exemplos que eu vi na internet sugerem uma rede em bridge, e a ligação de routerboard por uma VLAN. Pergunto posso fazer VLAN em uma rede roteada?

    Att
    Dioni

  4. #4

    Padrão Re: Tunnel Eoip com muita latencia

    Pode, mas em cada ponto de roteamento você terá que fazer 2 VLANs, uma em cada "sentido" do trafego.
    E adiciona as 2 em uma bridge..

  5. #5

    Padrão Re: Tunnel Eoip com muita latencia

    Bom dia,

    Realizei o teste com o VLAN e o ping ficou ate melhor, concluímos que o problema esta com o Tunnel EoIP mesmo.
    Mais infelizmente não vejo como utilizar VLAN na minha rede, tenho torres que passam por outras 8 torres ate chegar no meu servidor, e pelo que eu entendi tenho que criar 2 VLANs e uma bridge em cada torre, o trabalho de criar isso não me preocupa e sim a manutenção que isso vai chegar depois.

    Ou existe uma outra forma de trabalhar com VLANs + rede roteada?

  6. #6

    Padrão Re: Tunnel Eoip com muita latencia

    Boa Tarde,

    Realizei o teste com VPLS, e observei que o ping esta bem perecido com Tunnel EoIP. Com VLAN obtive um ping muito baixo, mais a implementação e manutenção dela em uma rede roteada não e tao viável, com Tunnel EoIP e VPLS o meu ping praticamente dobra, sera que estou fazendo alguma coisa de errado?

    Uma informação importante que acabei não mencionando: Minha rede esta metade roteada e a outra metade não esta roteada, sera que isso pode estar atrapalhando?

    Att
    Dioni

  7. #7

    Padrão Re: Tunnel Eoip com muita latencia

    Você tem redundância nesse caminho?
    A VLAN faz o caminho em cima das interfaces.. não levando em conta a loopback por exemplo.
    Como você tem OSPF e Loopback, quando fecha o EoIP ou VPLS pela loopback quem controla as rotas do tráfego é o OSPF.. será que o tráfego pelo túnel não está trafegando por uma rota maior.. ou de backup?
    Como está o MTU no caminho todo?

  8. #8

    Padrão Re: Tunnel Eoip com muita latencia

    Boa Boite,

    Sim tenho pontos em que criei o chamado anel, mais em outros pontos da rede tem apenas um caminho e o problema de ping alto permanece. Hoje os tunneis não estão habilitados, e o ospf continua controlando as rotas com ping baixo.

    Sobre o MTU não sei te responder como vejo esta opção?

  9. #9

    Padrão Re: Tunnel Eoip com muita latencia

    Cada interface de rede tem um MTU e L2MTU.
    Cada túnel consome uma certa quantia de MTU para subir o túnel.
    Sugiro que de uma olhada:
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...n_RouterBoards

  10. #10

    Padrão Re: Tunnel Eoip com muita latencia

    Por que EOIP? Ta com PTP DE Fibra ai? cara vai trazer teu trafego e levar de volta, nao tem radio que aguenta esse proessamento

  11. #11

    Padrão Re: Tunnel Eoip com muita latencia

    Citação Postado originalmente por abalsanelli Ver Post
    Por que EOIP? Ta com PTP DE Fibra ai? cara vai trazer teu trafego e levar de volta, nao tem radio que aguenta esse proessamento
    Não é isso que ele está fazendo.
    Só está concentrando os clientes no DataCenter, o que você disse não procede.

  12. #12

    Padrão Re: Tunnel Eoip com muita latencia

    Bom dia,

    Olha acredito que terei que ativar os Tunneis novamente e quando ativo tentar resolver esse problema.
    Como estou trabalhando com IP estático, não ter esses clientes centralizados e como perder o controle da rede, hoje esta difícil de bloquear os inadimplentes.

    O tunnel começa na rede em bridge ate alcançar a rede roteada, poderia ser esse o problema?

  13. #13
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Tunnel Eoip com muita latencia

    Estranho o mpls vpls ter o mesmo rendimento do EOIP
    quantos clientes vc tem ??? tenho clientes que tem quase mil conexões e usa EOIP com rede mista um pouco bridge e outra OSPF e a latência não sobe muito não, EOIP em relação ao mpls com vpls tem um processamento maior um pouco

  14. #14

    Padrão Re: Tunnel Eoip com muita latencia

    Tenho cliente com 3 mil usuarios em cima de vpls, e o incremento de latência e bem pequeno. O fato de ter uma parte da rede em bridge pode ser o motivo do problema. Um detalhe, esta pingando para o cliente de onde? Do concentrador?

  15. #15

    Padrão Re: Tunnel Eoip com muita latencia

    uso vpls aqui e nao muda nada o ping, o problema certamente é bios

  16. #16