Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Tenho uma pequena lan house e estou pensando quando minha OmnTik chegar como vou controlar a banda dos pc's e do server da lan house, já que vou ligar a ether1 da OmniTik no modem e a ether2 no meu swicth. Já vi alguns tutoriais ensinando controlar a banda dos usuários da wlan com pppoe ou hotspot mas da rede local ainda estou por fora. Irei dividir meu link de internet pra lan house e por wireless através da OmniTik.

  2. #22

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    acompanhando

  3. #23

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Acompanhando o que?

  4. #24

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Citação Postado originalmente por DCRV2 Ver Post
    Tenho uma pequena lan house e estou pensando quando minha OmnTik chegar como vou controlar a banda dos pc's e do server da lan house, já que vou ligar a ether1 da OmniTik no modem e a ether2 no meu swicth. Já vi alguns tutoriais ensinando controlar a banda dos usuários da wlan com pppoe ou hotspot mas da rede local ainda estou por fora. Irei dividir meu link de internet pra lan house e por wireless através da OmniTik.
    Melhor separar isso, deixar a Omnitik apenas como Acess Point, e usar em baixo uma RB750 pra gerenciar as conexões. Omnitik é pra uso externo, precisa zona de fresnel limpa e isso significa 2 ou 3m acima do telhado (Acima de qualquer objeto proximo), levar 2 cabos ethernet até lá fora só trás mais risco de lan queimando em raio, melhor levar só 1 cabo, e pra esse trecho externo comprar um bom (Blindado, ou pra uso outdoor). O que você gerencia na RB750 (Ou RB750G, ou RB450G, ou RB2011, enfim, qualquer RB ethernet (Sem wifi)) sai via cabo ethernet e pode ser distribuido por cabo, por um AP 5GHz, por um AP 2,4GHz, por fibra, por uma DSLAM, enfim, separando o Acess Point do gerenciamento você pode distribuir a internet depois por diversos meios sem ter que reconfigurar nada, acho que o mais prático é um servidor PPPoE numa RB750 (Os micros da lan house podem discar pppoe também, mas lembra que num queue simples você limita todo o trafego, não apenas internet (Internet usa rede, a internet não tem um protocolo especial pra ela), se fizer configuração simples você terá limite de trafego entre os micros da lan-house, não faço idéia de que tipo de trafego de rede uma lan house tem (Odeio jogos, sou a favor de chibatadas em praça publica pra quem desperdiça tempo com futilidade desse tipo, então não sei que portas e que trafego precisa, mas tem como colocar as portas dos jogos "fora" do controle de banda).

    Pelo visto você precisa de um beaba, controle de banda com simple queue, e depois configurar a Omnitik como AP, acho que tem tudo aqui:
    https://under-linux.org/entry.php?b=2948

    Aqui também:
    http://www.michigan.com.br/downloads...20Mikrotik.htm

    Tem mais alguma coisa aqui:
    http://www.4shared.com/rar/zVCEIOe4/..._Mikroti.html?

    E se preferir vídeos (Pra mim é perda de tempo, aprendizado só existe com leitura) é só procurar no Youtube por mikrotik + o que deseja, tem vídeo de tudo que é qualidade, sotaque, jeito de configurar, configuração simples e avançada.


    (E o "acompanhando" que uns postam é pra receber novas respostas por email, não se responde isso. É falta de olhar no botão "Ferramentas de tópicos" e clicar no botão mágico "Acompanhar este tópico")

  5. #25

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Mas da pra usar somente a OmniTik? Pois comprei só ela e um switch. Se der irei arriscar! Rsrsss. Galera preciso de ajuda com o cabeamento.

  6. #26

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Que dá isso dá, PPPoE server, e Acess Point, dá sim.
    Com RB2011 como wifi já fiz em empresa, roda muito bem com poucos micros (<20), com muitos não sei como fica a capacidade.

    Nalgum dos links deve ter algo tipo "Como montar um servidor PPP". Só o que teria de diferente a fazer é colocar também a interface WLAN1 na bridge onde o servidor PPPoE estiver, e configurar a interface wireless como Acess Point, quem conectar nela vai ter que discar PPPoE (Qualquer CPE hoje disca PPPoe, configura em modo cliente (station) e na wan põe usuário e senha, leva 10 segundos pra configurar isso da casa do cliente).

  7. #27

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Nano Loco M2 tem antena mais aberta que Nano Loco M5, usar eles como AP 2,4GHz é mais lucrativo (Pra quem usa 2,4GHz).

    Fora diferença de ganho, NS M5 e NS Loco M5 tem mesmos angulos de irradiação, 45° de abertura e diagrama de irradiação quase igual.
    Se usar nos clientes também NS Loco M5, e usar datarate fixo em MCS12, o alcance chega nos 2Km. Com MCS12 pode vender 30Mbps tranquilo pros clientes (10 clientes conectados trafegando 3Mbps cada!).


    O problema não é ganho de antena, mas sim visada e zona de fresnel. Depois de 1Km o sinal cai pouco, por exemplo de 1,5 pra 3Km o sinal cai só 6dBm, e em 4,5Km cai só mais 3dBm, se tiver zona de fresnel 200% limpa nessa distancia (Quase 5Km) dá pra fazer PTP de uns 10Mbps com 2 míseros NS Loco M5!

    MUITO mais importante que ter hardware bom é instalação que respeita a zona de fresnel:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php

    Não tem equipamento caro que corrija conexão ruim por falta de zona de fresnel, mas se respeitar ela pode usar hardware barato tipo NS Loco M5 pra trafegar 30-40Mbps tranquilo.

    O que NS Loco M5 tem de ruim é etapa de RF pobre (Chipset mais barato, amplificador mais barato), duvido que mantenha CCQ em 100% com mais de 12-14 clientes simultaneos com 1Mbps cada. Mas convenhamos que pra algo tão barato tá bom demais, dia que tiver 14 simultaneos (Provavelmente 25 pagantes por CPE) vai ter dinheiro pra algo mais caro.

    NS M5 como AP acho uma péssima idéia, porque eles custam o preço dos SXT SA5, que é um SXT com antena de 90°, é planejado desde o começo (Com licença Level4, inclusive) pra ser AP (Enquanto NS M5 é uma CPE pra cliente, por isso tem antena tão fechada).

    SXT SA5 tá R$ 500, pra fechar 360° precisa 4 (Enquanto NS M5 precisaria 8, afinal a antena do NS M5 é só 45°. Ou seja, NS M5 como AP é uma opção péssima péssima péssima, questão de custo. Ns LOCO M5 ao menos é barato)

    NS Loco M5 tá R$ 220-250, pra fechar 360° precisa 8 na teoria, mas se for aceitar "furos" de ganho baixo tipo 2-3dBi (Onde o alcance ficaria reduzido pra uns 600m com também NS Loco M5 nos clientes) poderia usar só 4 deles, mas eu colocaria 6.
    Rubem muito obrigado.
    Eu estava em um tremendo debate interno sobre a implementação de novos setores. Começar com painel+rocket/rb912 ou deixar um nano loco para começar, captar clientes e depois sim partir para setorização?
    Depois que comecei a trabalhar com MCS0 nos clientes os meus ccqs estão em 97~100. Baixei o MCS dos APs para 13 e agora irei baixar para 12. Não percebi queda de troughput e agora o CCQ do rocket aumentou. Tomei um susto inicial, pois os indices do airmax caem com a redução do MCS (ah Meu Deus, a qualidade do meu airmax caiu, e agora? hahahah).
    Eu só não entedi pq eu não posso lhe adicionar um estrela de bom garoto.
    E meu Deus, onde é que eu acho nano loco M5 por 220-250?

  8. #28

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Sobre o NS Loco M5 a R$ 220-250, eu paguei esse preço a uns meses no ML, olhei agora e realmente só tem de uns R$ 270 pra cima (Com nota. Sem nota eu classifico como contrabando, não é pra gente honesta).

    Sobre a qualidade do Airmax, nunca entendi como aquilo varia, as vezes parece que depende de qualidade de sinal, as vezes parece que depende da capacidade de processamento do AP (Um PTP com NS Loco dá viabilidade total, mas se colocar 2 NS Loco como cliente de outro NS Loco como AP parece que a qualidade do Airmax cai, é muito esquisito).

  9. #29

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Eu diria que SXT SA5 é intermediário.
    O chipset é o mesmo do cartão SR71, é mais moderno que um Rocket M5.
    Mas a antena é bem básica, são elementos patch, por isso os 90° nominais (E são 90° só com -6dBi da potencia, ou seja, tem 14dBi só nuns 40-50° frontais, cai pra uns 8dBi em 90° (Menos 6dBi), lá por 120° cai pra uns 3dBi).

    Antena patch comum assim é pra coisa pouca, 30-40 conexões, mas em compensação é barata.

    Não entendi bem as antenas Titanium AC da UBNT pra AC, pra precisar mais rádios (Opção da antena ter feixe estreito) dá a entender que AC exige mais hardware pra prestar, na linha M5 era 90° ou 120°, mas pra AC tem opção 45° e 60°, 6 ou 8 radios por torre.

    Gostei da opção dos Titanium de lateral com dobradiça, começa com 120°, mas se a torre encher você diminui pra 90° ou mesmo 60°. Se continuar na progressão de 50 clientes por Rocket AC pra ter qualidade altíssima, isso dá 300 simultâneos por torre sem um monte de setoriais no mesmo rumo. Gostei da opção, mas... por ela existir, e pelas Airmax AC não-titanium serem 45 e 60° imagino que AC pede muito mais rádios.

    A AC sector comum de 45 e 60° teria que ser bem mais barata pra compensar, já que a Titanium permite uso de 60 a 120° conforme ajuste.

    Pra area de alta densidade, com muito cliente por torre, mais antenas é melhor, teria o problema da falta de canais vazios, mas parece que o foco das AC sector comuns é isolamento lateral. O isolamento das Titanium 60-120° não é tão bom no datasheet quando as Sector AC 45-60°. As 45-60° isolar 30dBm onde as 120° isolam sói 15dBm, sendo 2 setoriais seria 30 e 60dBm de isolamento ao todo, onde uma 120° recebe -60dBm da vizinha (Sinal alto), a 45-60° receberia -90dBm (Sinal ilegível de tão baixo, nem incomoda).

    Com sector AC 45-60º não deve prestar fazer reaproveitamento de canal na mesma torre (As 2 setoriais de costas no mesmo canal, teria 60dBm de isolamento das antenas, se estiverem 1m afastadas isso dá mais 40dBm, são 100dBm de isolamento, um sinal de 35dBm EIRP vira -65dBm na outra, ainda é alto demais), mas poderia usar mais tranquilo um canal adjacente, o filtro passa-faixa atenua uns 30dBm fora do canal, -65dBm do canal vizinho vira -95dBm no conversor analogico-digital no radio, e -95dBm não é legível pra atrapalhar em alguma coisa, poderia usar 5725MHz numa e 5745MHz na outra, em canais de 20MHz, sem medo de interferência (Quem em 120° existe, sinal da vizinha chega tipo em -50dBm, com filtro passa-faixa de 25dBm vira -75dBm, ainda é legível pro conversor identificar e gastar processamento com os dados da antena vizinha que nem está no mesmo canal).

    Talvez a UBNT foque no uso de canal de 80MHz mesmo, com potência tipo 27dBm EIRP, e afastamento de 2m das setoriais, o sinal da antena de trás chegaria em -80dBm, bem abaixo da sensibilidade de digamos MCS8 ou MCS9 em AC.


    SXT SA5 e SA5 AC são de custo mais baixo, sem preocupação com isolamento e tal. Sector AC e Titanium são pra outros usos, pra ambiente sem muito canal disponível e pra taxa de ocupação grande, mas o custo aumenta demais.

  10. #30

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    O problema é o custo com uma de 20dbi se compra 2x 17dbi 90° ou 4 se comparadas ao custo de uma 45° AC hehe