Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Estou na duvida de qual seria o melhor custo benéfico para montar como access point na minha humilde torre. Estou no centro da cidade e num lugar razoavelmente alto. Não tenho muito dinheiro, apenas R$ 700,00 e uma Nanobeam M5 400... Posso usar a Nanobeam como AP? Existem uns 5 concorrentes, e a maioria em 2.4Ghz. Me ajudem aí! Desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Nanobeam como ap não rola ele e muito fechado O nanostation16 como ap com certeza e bom ja usei 4 e ele abre bem mais que os seus 45 graus que falam.

    Vi alguns provedores gatos usando nanoloco pra distribuir e fiquem surpreso que rodava bem com varios clientes então se não tem muito dinheiro 4 nanolocom5 vai bem, a ominitik tambem e boa desde que não seja muito grande a area e n não colocar ela muito alto pois não da um bom desempenho pra quem esta perto.

    Se interessar tenho varios nanostationm5 16 usado pra vender e estou fazendo 200 cada e se quiser tenho 4 que funciona somente a porta 2 da lan mais funciona perfeitamente com poe e tudo e que a primeira porta queimou ai eu coloquei na segunda e fiquei usando varios meses ate trocar por sxt se interessar faço 700 nos 4 com porta secundaria funcionando a vantagem do nanoloco e 3 dbi amais

  3. #3

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Valeu wala, obrigado pela resposta! Queria saber também o alcance em km de uma Loco M5, com a mesma ou similar de marcas concorrentes como CPE, e o o que eu perderia usando Loco M5 no lugar de uma NanoStation M5? Obrigado!

  4. #4

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Nano Loco M2 tem antena mais aberta que Nano Loco M5, usar eles como AP 2,4GHz é mais lucrativo (Pra quem usa 2,4GHz).

    Fora diferença de ganho, NS M5 e NS Loco M5 tem mesmos angulos de irradiação, 45° de abertura e diagrama de irradiação quase igual.
    Se usar nos clientes também NS Loco M5, e usar datarate fixo em MCS12, o alcance chega nos 2Km. Com MCS12 pode vender 30Mbps tranquilo pros clientes (10 clientes conectados trafegando 3Mbps cada!).


    O problema não é ganho de antena, mas sim visada e zona de fresnel. Depois de 1Km o sinal cai pouco, por exemplo de 1,5 pra 3Km o sinal cai só 6dBm, e em 4,5Km cai só mais 3dBm, se tiver zona de fresnel 200% limpa nessa distancia (Quase 5Km) dá pra fazer PTP de uns 10Mbps com 2 míseros NS Loco M5!

    MUITO mais importante que ter hardware bom é instalação que respeita a zona de fresnel:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php

    Não tem equipamento caro que corrija conexão ruim por falta de zona de fresnel, mas se respeitar ela pode usar hardware barato tipo NS Loco M5 pra trafegar 30-40Mbps tranquilo.

    O que NS Loco M5 tem de ruim é etapa de RF pobre (Chipset mais barato, amplificador mais barato), duvido que mantenha CCQ em 100% com mais de 12-14 clientes simultaneos com 1Mbps cada. Mas convenhamos que pra algo tão barato tá bom demais, dia que tiver 14 simultaneos (Provavelmente 25 pagantes por CPE) vai ter dinheiro pra algo mais caro.

    NS M5 como AP acho uma péssima idéia, porque eles custam o preço dos SXT SA5, que é um SXT com antena de 90°, é planejado desde o começo (Com licença Level4, inclusive) pra ser AP (Enquanto NS M5 é uma CPE pra cliente, por isso tem antena tão fechada).

    SXT SA5 tá R$ 500, pra fechar 360° precisa 4 (Enquanto NS M5 precisaria 8, afinal a antena do NS M5 é só 45°. Ou seja, NS M5 como AP é uma opção péssima péssima péssima, questão de custo. Ns LOCO M5 ao menos é barato)

    NS Loco M5 tá R$ 220-250, pra fechar 360° precisa 8 na teoria, mas se for aceitar "furos" de ganho baixo tipo 2-3dBi (Onde o alcance ficaria reduzido pra uns 600m com também NS Loco M5 nos clientes) poderia usar só 4 deles, mas eu colocaria 6.

  5. #5

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Obrigado rubem... Me esclareceu muitas coisas! E com respeito a OMNITIK U-5HnD comparado as nanos, alguma coisa?

  6. #6

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Nano Loco M2 tem antena mais aberta que Nano Loco M5, usar eles como AP 2,4GHz é mais lucrativo (Pra quem usa 2,4GHz).

    Fora diferença de ganho, NS M5 e NS Loco M5 tem mesmos angulos de irradiação, 45° de abertura e diagrama de irradiação quase igual.
    Se usar nos clientes também NS Loco M5, e usar datarate fixo em MCS12, o alcance chega nos 2Km. Com MCS12 pode vender 30Mbps tranquilo pros clientes (10 clientes conectados trafegando 3Mbps cada!).


    O problema não é ganho de antena, mas sim visada e zona de fresnel. Depois de 1Km o sinal cai pouco, por exemplo de 1,5 pra 3Km o sinal cai só 6dBm, e em 4,5Km cai só mais 3dBm, se tiver zona de fresnel 200% limpa nessa distancia (Quase 5Km) dá pra fazer PTP de uns 10Mbps com 2 míseros NS Loco M5!

    MUITO mais importante que ter hardware bom é instalação que respeita a zona de fresnel:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php

    Não tem equipamento caro que corrija conexão ruim por falta de zona de fresnel, mas se respeitar ela pode usar hardware barato tipo NS Loco M5 pra trafegar 30-40Mbps tranquilo.

    O que NS Loco M5 tem de ruim é etapa de RF pobre (Chipset mais barato, amplificador mais barato), duvido que mantenha CCQ em 100% com mais de 12-14 clientes simultaneos com 1Mbps cada. Mas convenhamos que pra algo tão barato tá bom demais, dia que tiver 14 simultaneos (Provavelmente 25 pagantes por CPE) vai ter dinheiro pra algo mais caro.

    NS M5 como AP acho uma péssima idéia, porque eles custam o preço dos SXT SA5, que é um SXT com antena de 90°, é planejado desde o começo (Com licença Level4, inclusive) pra ser AP (Enquanto NS M5 é uma CPE pra cliente, por isso tem antena tão fechada).

    SXT SA5 tá R$ 500, pra fechar 360° precisa 4 (Enquanto NS M5 precisaria 8, afinal a antena do NS M5 é só 45°. Ou seja, NS M5 como AP é uma opção péssima péssima péssima, questão de custo. Ns LOCO M5 ao menos é barato)

    NS Loco M5 tá R$ 220-250, pra fechar 360° precisa 8 na teoria, mas se for aceitar "furos" de ganho baixo tipo 2-3dBi (Onde o alcance ficaria reduzido pra uns 600m com também NS Loco M5 nos clientes) poderia usar só 4 deles, mas eu colocaria 6.
    Ruben, único detalhe que, dependendo do usuário, venha a pesar na escolha entre NS M5 e SXT SA5 talvez seja a falta de homologação da segunda. Mas tecnicamente a escolha do SXT SA5 é a mais acertada entre as duas.

  7. #7

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    gfqsw e sobre a OMNITIK U-5HnD, estou querendo montar um provedor simples, mas eficaz e de boa qualidade? Me ajuda aê tô com muita dúvida ainda, aqui na minha cidade tem alguns altos e baixos.

  8. #8

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Opa, eu adoro Omnitik! Acho uma relação custo-beneficio fantástica.

    O problema é que pelo poder de processamento normal ele não dá conta de mais de uns 25-30 clientes de 1Mbps (Ou 20-25 de 2Mbps, e uns 20 de 3Mbps provavelmente, depende do CCQ da maioria)

    Se quer crescer tem que ir colocando algo setorial com o tempo, até cobrir 360° e poder tirar o omnitik.

    Sobre isso da cidade ter altos e baixos, pra resolver isso não tem antena nenhuma, sem visada ESQUECE! um cliente sem visada (Ou sem uma parcela boa da zona de fresnel) piora a qualidade geral da rede, 1 maçã podre estraga o cesto todo.

    Omnitik tem antena de quase 8dBi, se colocar o radio em 22dBm você tem quase 30dBm EIRP, em 1,5Km o sinal cai uns 111dBm, 30 - 111 = -81dBm no ar, se usar no cliente uma CPE barata tipo NS loco M5 ela tem ganho de 13dBi, -81 + 13 = -68dBm de sinal, suficiente pra usar o datarate MCS12 (78M nominal, 35Mbps em PTMP).

    Se deixar no default como usuário leigo faz, mal vai conectar em 1Km, porque no automatico o software burro insiste em usar MCS15, que tem potencia baixa (Acho que 18dBm) e sensibilidade ruim.

    Ou seja, um AP de R$ 450, com CPE de R$ 250 nos clientes, e você atende 1,5Km (E pode vender plano de 3Mbps pra ele). Se cliente distante quiser coloca NanoBridge neles, aí conecta a 3Km fácil. Isso é um custo pra lá de baixo. Pra vender isso de banda em 2,4GHz a uns anos precisávamos investir R$ 1800 a 2500.

    O problema não é o ganho da antena do AP, o problema é tentar vencer zona de fresnel parcial com antena de ganho maior, isso não dá resultado bom, e não tem como prever se você vai instalar todos os clientes direito (Todos com zona de fresnel limpa), mas que o Omnitik atende 30 clientes isso atende, e que atende 1,5Km com CPE barata atende.
    (Mas evite Airgrid, aproveite a banda que o uso de dupla-polarização permite, Airgrid só tem 1 polarização, guarde ele pra quando usar setorial ou mais AP's (Tipo NS Loco M5 como AP, afinal teria uns 6 radios, enquanto omnitik é só 1 radio, fácil detonar a rede dele com 1 cliente ruim)

    Sempre recomendo MCS12 porque ele permite você entregar uns 30-35Mbps em PtMP, com 20-30 clientes de 1-3Mbps não vai ter todo esse trafego agregado, duvido que tenha mais de 10Mbps na realidade! Então não vejo motivo pra usar modo automatico que insiste em usar MCS14 ou MCS15, datarate alto só limita o alcance, porque a potencia é menor (Vide datasheet, 17dBm em MCS15, e 22dBm em MCS12), e a sensibilidade é pior (-76dBm em MCS15, que significa precisar sinal 20dBm MAIS ALTO que os -86dBm de MCS12).

    Seja Omnitik, SXT SA5, NS Loco M5, NS M5, usando MCS12 terá um alcance otimizado, mas ainda permitindo vender muita banda pros clientes. De Omnitik pra NS M5 o ganho da antena muda 8dBi, ou seja, com NS M5 terá sinal 8dBm mais alto que usando Omnitik, mas isso faz pouca diferença, onde o sinal chega em digamos -70dBm é porque não respeitou a zona de fresnel, um sinal de -62dBm em zona de fresnel obstruído é tão ruim quando um sinal de -70dBm com zona de fresnel limpa, nenhum equipamento wifi subsitui uma visada limpa (Uma instalação boa, com CPE alta, sem obstaculos).

  9. #9

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Excelente mestre Rubem!! Acho que vou com essa OmniTik 5.8 depois se Deus me abençoar vou aumentando e colocando novos APs tipo Loco M5, NS M5. Só mais uma questão... Depois se eu colocar novos APs posso gerenciar com essa própria OmniTik ou eu teria que comprar outra RouterBoard? E como seria o cabeamento? Sou novo na área de redes!!!

  10. #10

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Uma antena melhor que a ominitik tambem e a da propria ubnt a omini de 13 dbi ela e melhor que a ominitik e vc pode colocar um rocket nela ou uma basebox5, claro que vai sair mais caro que a ominitik mais pra começar e uma boa tambem, pois tera 5.5 dbi a mais em relação a ominitik.
    E quanto a usar sxt 90 pra distribuir com certeza e melhor que nanostation mais nanostation tirei varios de clientes e usei como ap pois estava sem setorial e se sairão bem elas acabam tendo uma abertura grande que sinceramente nunca precisei mais que 4 pra distribuir 360 na pratica ela parece abrir mais que os seus ditos 45 graus. E como station acho uma grande besteira a nanoloco e a nanostation elas abrem muito e poluem muito por isso a nanobem 16 ta o mesmo preço de nanoloco em alguns distribuidores e em outros um pouco mais caro e ja vem com protetor antisurto essa e a melhor escolha para clientes com dupla polarização em locais ate 3km.

  11. #11

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Citação Postado originalmente por DCRV2 Ver Post
    gfqsw e sobre a OMNITIK U-5HnD, estou querendo montar um provedor simples, mas eficaz e de boa qualidade? Me ajuda aê tô com muita dúvida ainda, aqui na minha cidade tem alguns altos e baixos.
    Sugestões técnicas tem gente muito mais balizada que eu para dar, mas minha sugestão é que se vai tirar SCM então já comece com tudo homologado e com Nota Fiscal para não ter de ficar trocando depois ou perder o sono em pensar que hora ou outra pode tomar multa ou lacração por conta disso.

    Ouça o Ruben, é um dos melhores daqui do fórum.

  12. #12

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Eu só não cito muito as omni da Ubiquiti pelo preço. Preço baixo só se encontra em importrabando ou produto sem nota, isso é o mais barato:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...et-m5-mimo-_JM
    Como a Anatel quer ver homologação E nota você precisa comprar os produtos que ficariam R$ 1,3 a 1,5 mil.

    Eu não sei se a longo prazo esse investimento compensa, porque de qualquer forma você não vai poder colocar digamos 60 clientes com qualidade nisso, vai ficar limitados nos 40 dos Rocket, acima dos 40 você vai precisar gastar mais R$ 1,5 mil por setorial futura.
    (Enquanto SXT SA5 está R$ 500-600 cada).

    Eu só me decepciono com as fiscalizações da Anatel, só sabem verificar a parte burocrática (Papelada legal), você mostra NFE e homologação de uma SXT Lite5 e diz que é das SA5 e tá tudo certo, pelo nível de uns fiscais acho que pode mostrar nota e homologação de CPE 2,4GHz e apontar pra setorial 5GHz que vão achar que tá tudo certo.

    Pela questão de "compensar a longo prazo" também não gosto de citar setoriais polarização simples da Oiw, Betel/Wirelink, ou outras marcas mais em conta (R$ 400-500 por setorial), porque em polarização simples você fica preso num trafego baixo por setorial, tipo 15Mbps, e as Airgrid (Feitas pra setorial pol. simples) não estão mais muito baratas (Cheguei a pagar menos de R$ 200, hoje está R$ 300), se vender planos tipo 1Mbps realmente serve, mas se uma hora aparece fibra na porta e você precisa pular pra 5Mbps aí você dá um tiro no pé e se obriga a colocar setorial dupla-pol., e dá um tiro no pé do cliente obrigando ele a trocar Airgrid por Nanobeam ou algo mais caro.
    Por esse risco de talvez ter que trocar (Conforme crescimento dos clientes ou de link) eu prefiro sugerir algo bem escalável tipo SXT SA5, ou começar com algo bem barato que na pior das hipóteses pode ser usado como switch e/ou gerenciador na rede, um Omnitik.

    Opção tem muita (Citei setorial DP da Computech? Caras pro meu gosto), o problema é que a conta no papel teria que prever o futuro, especialmente numero de clientes e link. Concentrar tudo numa torre só acho inviável em area urbana por conta de falta de visada, Omnitik com é barata permite o uso de micro-repetições, cada uma pra 20-30 clientes (Talvez 50 pagantes!), eu sinceramente hoje vejo mais futuro nisso do que em usar grandes setoriais numa torre mais alta, micro-repetições espalhadas permitem que o cliente compre CPE barata tipo NS Loco, a única parte chata é locação de telhado pra essas repetições (Micro-setorização), aqui no interior é só dar internet de graça pro dono e pronto, custo zero (Com nobreak + omnitik + ptp tipo NS/SXT/NB o gasto de eletricidade é mínimo, o dono do local nem se importa).

    NS Loco como AP pra mim só não é uma opção muito ruim porque elas são baratas e elas podem virar CPE de cliente no futuro (Não espero que alguém use isso com centenas de clientes). Omni e setorial não tem outra função, se aposentar tem que vender por mixaria no ML depois.
    (Tá, Omnitik também não tem tanta função, fora servir de switch ou usar como balance ou gerenciador (É um pouco melhor que RB750 / RB750G nesse uso))

  13. #13

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Muito obrigado a todos! É o seguinte, vou comprar mesmo a Omnitik Upa-5hnd... Então fui procurar no ML e achei anúncios dizendo que ela tem 64MB de RAM e em outros dizem que ela tem 32MB de RAM... Isso procede, ou são todas de 64 ou todas de 32MB? E quais as diferenças se for realmente verdade esses anúncios?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu só não cito muito as omni da Ubiquiti pelo preço. Preço baixo só se encontra em importrabando ou produto sem nota, isso é o mais barato:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...et-m5-mimo-_JM
    Como a Anatel quer ver homologação E nota você precisa comprar os produtos que ficariam R$ 1,3 a 1,5 mil.
    ...
    ... eu sinceramente hoje vejo mais futuro nisso do que em usar grandes setoriais numa torre mais alta, micro-repetições espalhadas permitem que o cliente compre CPE barata tipo NS Loco, a única parte chata é locação de telhado pra essas repetições (Micro-setorização), aqui no interior é só dar internet de graça pro dono e pronto, custo zero (Com nobreak + omnitik + ptp tipo NS/SXT/NB o gasto de eletricidade é mínimo, o dono do local nem se importa).
    )
    Caro Rubem, montar micro células tem uma grande vantagem, mas por outro lado temos o problema de acesso aos telhados onde muitas acabam ficando. Quando é um prédio onde tem porteiro o acesso 24/7 é fácil, mas quando é residência já complica. O proprietário pode sair em um final de semana e não te avisar, com isso se a célula para na sexta-feira a noite, só teremos acesso na segunda pela manhã. Digo isso pois já aconteceu comigo e foi um transtorno imensurável. Desisti de montar células onde não tenho acesso 24/7.

    Outra questão que é pertinente a este tópico está em um outro tópico que abri e ficaria muito grato se desse sua opinião.

    Senhores,

    Estava pensando em usar um conjunto radio/antena para PTMP que consiste em:

    Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD
    http://www.computechloja.com.br/prod...a-Gigabit#aba1

    Antena OIW Basestation AirMax Sectors (AM-5G17-90)
    http://www.oiw.com.br/Produto/91/Air...-5G17-90).html


    Li comentários que antena UBNT com radio Mikritik não funcionam direito, tem fundamento isso?

    Não uso Airmax na rede e tenho clientes com Lite5, WOM5000, Airgrid e Nanoloco.

    Optei por esse conjunto devido a serem homologados e o radio usar Mikrotik o que me facilita no roteamento da rede.

    Por gentileza comentem e deixem suas sugestões.

    Grato
    https://under-linux.org/showthread.php?t=180123

  15. #15

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Citação Postado originalmente por DCRV2 Ver Post
    Muito obrigado a todos! É o seguinte, vou comprar mesmo a Omnitik Upa-5hnd... Então fui procurar no ML e achei anúncios dizendo que ela tem 64MB de RAM e em outros dizem que ela tem 32MB de RAM... Isso procede, ou são todas de 64 ou todas de 32MB? E quais as diferenças se for realmente verdade esses anúncios?
    Você procurou no site do fabricante? Creio que seria a informação mais confiável.

  16. #16

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Valeu gfqsw! Ela tem 64MB de RAM.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu só não cito muito as omni da Ubiquiti pelo preço. Preço baixo só se encontra em importrabando ou produto sem nota, isso é o mais barato:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...et-m5-mimo-_JM
    Como a Anatel quer ver homologação E nota você precisa comprar os produtos que ficariam R$ 1,3 a 1,5 mil.

    Eu não sei se a longo prazo esse investimento compensa, porque de qualquer forma você não vai poder colocar digamos 60 clientes com qualidade nisso, vai ficar limitados nos 40 dos Rocket, acima dos 40 você vai precisar gastar mais R$ 1,5 mil por setorial futura.
    (Enquanto SXT SA5 está R$ 500-600 cada).

    Eu só me decepciono com as fiscalizações da Anatel, só sabem verificar a parte burocrática (Papelada legal), você mostra NFE e homologação de uma SXT Lite5 e diz que é das SA5 e tá tudo certo, pelo nível de uns fiscais acho que pode mostrar nota e homologação de CPE 2,4GHz e apontar pra setorial 5GHz que vão achar que tá tudo certo.

    Pela questão de "compensar a longo prazo" também não gosto de citar setoriais polarização simples da Oiw, Betel/Wirelink, ou outras marcas mais em conta (R$ 400-500 por setorial), porque em polarização simples você fica preso num trafego baixo por setorial, tipo 15Mbps, e as Airgrid (Feitas pra setorial pol. simples) não estão mais muito baratas (Cheguei a pagar menos de R$ 200, hoje está R$ 300), se vender planos tipo 1Mbps realmente serve, mas se uma hora aparece fibra na porta e você precisa pular pra 5Mbps aí você dá um tiro no pé e se obriga a colocar setorial dupla-pol., e dá um tiro no pé do cliente obrigando ele a trocar Airgrid por Nanobeam ou algo mais caro.
    Por esse risco de talvez ter que trocar (Conforme crescimento dos clientes ou de link) eu prefiro sugerir algo bem escalável tipo SXT SA5, ou começar com algo bem barato que na pior das hipóteses pode ser usado como switch e/ou gerenciador na rede, um Omnitik.

    Opção tem muita (Citei setorial DP da Computech? Caras pro meu gosto), o problema é que a conta no papel teria que prever o futuro, especialmente numero de clientes e link. Concentrar tudo numa torre só acho inviável em area urbana por conta de falta de visada, Omnitik com é barata permite o uso de micro-repetições, cada uma pra 20-30 clientes (Talvez 50 pagantes!), eu sinceramente hoje vejo mais futuro nisso do que em usar grandes setoriais numa torre mais alta, micro-repetições espalhadas permitem que o cliente compre CPE barata tipo NS Loco, a única parte chata é locação de telhado pra essas repetições (Micro-setorização), aqui no interior é só dar internet de graça pro dono e pronto, custo zero (Com nobreak + omnitik + ptp tipo NS/SXT/NB o gasto de eletricidade é mínimo, o dono do local nem se importa).

    NS Loco como AP pra mim só não é uma opção muito ruim porque elas são baratas e elas podem virar CPE de cliente no futuro (Não espero que alguém use isso com centenas de clientes). Omni e setorial não tem outra função, se aposentar tem que vender por mixaria no ML depois.
    (Tá, Omnitik também não tem tanta função, fora servir de switch ou usar como balance ou gerenciador (É um pouco melhor que RB750 / RB750G nesse uso))
    Pois é, disse tudo mais em area pequena uma omni da conta por ter demanda pequena de cliente, colocar em telhado nem sempre e uma boa mesmo como dizem os proprietario pode sair, mais pra min sempre deu certo sempre coloco uma omni pequena de 2,4ghz com um bullet ou ate um ap router so pra poder acessar da rua caso de algum problema que seja solucionado desse jeito o bom da omnitik upa e que ja alimenta uma sxt ou nanobridge pra ponto a ponto sem precisar de fonte extra agora as omni da ubnt e uma pena serem cara mais tudo que e bom e caro mais sempre tento usar ela em vez de uma ominitik nem se for uma de 10 dbi pois elas são muito boas.

  18. #18

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Vcs esperts poderiam me dar um start da configuração da OmniTIK UPA-5HnD como AP, pode ser só um basicão mesmo. De agradeço!

  19. #19

    Padrão

    @DCRV2
    Na omnitik pode usar esse básico da parte de wifi do SXT no anexo, cria uma bridge e configura porta antes, esse anexo tem só a parte de wifi.

    (Mas marque só MCS12 se for usar apenas NS Loco M5 e NanoBridge nos clientes. MCS3 é pra siso, mcs12 é pra mimo)
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: zip sx1.zip (301,4 KB, 117 visualizações)

  20. #20

    Padrão Re: NANOSTATION M5 vs NANOSTATION LOCO M5 ou OMNITIK U-5HnD

    Obrigado Rubem.