+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Rede multiponto com basestation 5ghz + rocket m5 e nanobeams como antenas receptoras

    Olá pessoal estou montando uma rede na minha cidade e pesquisei um pouco e decidi utilizar a basestation 5ghz com a rocket m5 acoplada.
    Quero uma rede multiponto, então terei várias nanobeam espalhadas pela cidade redebendo o sinal dessa basestation.
    Gostaria de saber se isso é viável ou se estou fazendo isso errado já que é minha primeira vez projetando uma rede sem fios
    a nível de uma cidade.
    Se souberem de alguma combinação melhor de equipamentos por favor me avisem.
    Obrigado
    Última edição por ajsalmeida; 15-05-2015 às 17:53. Razão: correção

  2. #2

    Padrão Re: Rede multiponto com basestation 5ghz + rocket m5 e nanobeams como antenas receptoras

    É um bom conjunto, setorial de dupla-polarização com Rocket.

    Mas... cliente mais proximo da torre tipo até 1Km não precisa ser obrigado a comprar Nanobeam, existe um equipto muito mais barato e mais adequado pra distancia pequena: Nanostation Loco M5.

    Quem conecta em Rocket com dupla-polarização, usando protocolo Airmax ou não, é: Nanostation Loco M5, Nanostation M5, NanoBridge M5, e NanoBeam M5.

    Se deixar tudo no default, tudo no automático, o alcance seria coisa ridícula tipo:
    NS Loco M5: 1Km
    Ns M5: 2,5Km
    NanoBridge/NanoBeam: 6Km

    Mas se usar um TX Rate mais conservador, tipo MCS12, com canal de 20MHz, poderia entregar 40Mbps por setorial (Digamos 25 clientes conectados com planos de 1-3Mbps), o alcance passa pra 2, 3 e 10Km.

    Mas... sempre tem respeitar a zona de fresnel:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php

    NanoBeam se usa também em PTP's na casa dos 10Km, passa uns 50Mbps nesses casos, só pra ter noção de como é absurdo colocar um equipto desse a apenas 500m de torre.

    (Só é bom evitar Airgrid M5 nos clientes, afinal ele só tem 1 polarização. Te recomendo ficar em NS loco pra distancia pequena, e depois já partir pra NanoBridge ou NanoBeam, porque o NS M5 é meio caro pro alcance)

  3. #3

    Padrão Re: Rede multiponto com basestation 5ghz + rocket m5 e nanobeams como antenas receptoras

    Muito Obrigado. Me ajudou muito. Já que alguns clientes da rede vão ficar mais perto da antena eu posso mesmo usar a nano loco. E para os que ficam mais distantes posso usar a beam. Valeu mesmo