Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    @wala esta certo, unica coisa que podemos fazer é caixa blindada+setorial blindada.

    Entre a linha titanium x AC oque me diz grande mestre rubem?

    Preciso de 2 setorial no e to pendido pela ac 45°

  2. #22

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    Heheh... também já escanneei até o que o R52HN suporta, acho que 6050MHz, nessa faixa não ví nada, mas em 5180 a 5350 aqui sempre tem duzias de SSID's, tá tão poluído quando 2,4GHz (Já de 5725-5825MHz tá sempre meio vaziu).

    Eu nem me preocupo com a Anatel, é mais questão de radio operando direito mesmo, tem antena que tem melhor ganho e menos VSWR em 5,4GHz, outras em 5,8GHz (Minhas setoriais), quando o equipto está na configuração ideal pode ter varios SSID no canal que não vai perder muito throughput (Graças aos tipos diferentes de modulação), a gente tem duzias de canais e várias modulações pra usam mas por bobeira a maioria acaba tendo desempenho ruim porque ficam nos mesmos canais e nas mesmas modulações (O maior datarate, graças aos modos automaticos), aí não tem como não poluir o espectro (E fiscalização da Anatel nesse caso não ajudaria tanto, precisa é mais simancol por parte da maioria dos provedores).

    Nos EUA tem entidade que congrega vários provedores pra organizar a bagaça, a www.wispa.org , sem a pata do governo na organização, justo porque a fiscalização do orgão federal (FCC) não é muito melhor que a da Anatel. Assim como o estado as vezes precisa ir contra um cidadão pra defender os demais, uma associação desse tipo precisa não só proteger os provedores, mas ir contra os que fazem besteira. Ma sindicalismo desse tipo no brasil não funciona, só funciona se colocar o estado como vilão de tudo.

  3. #23

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    Pois é aqui tinha uma base a 4 anos operando no mesmo canal, rocket com 64 user trafego maximo 15mb tudo tranquilo a 2 semanas começo quedas, lentidao e afins. Fui ver 2 ssid no mesmo canal e conheço os "tecnico" aqui da cidade pode ter certeza que no minimo ta topado o radio, soluçao? Perder uma madruga procurando um canal novo.

    Cheguei a fixar o data rate na rocket em mcs 11 e clientes x2 mcs9 x1 mcs3, sinal dos cliente entre -55 a - 67 nao resolveu nada, tive mesmo é que trocar o canal. Ja esta a 12hr sem problema.

  4. #24

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Pois é aqui tinha uma base a 4 anos operando no mesmo canal, rocket com 64 user trafego maximo 15mb tudo tranquilo a 2 semanas começo quedas, lentidao e afins. Fui ver 2 ssid no mesmo canal e conheço os "tecnico" aqui da cidade pode ter certeza que no minimo ta topado o radio, soluçao? Perder uma madruga procurando um canal novo.

    Cheguei a fixar o data rate na rocket em mcs 11 e clientes x2 mcs9 x1 mcs3, sinal dos cliente entre -55 a - 67 nao resolveu nada, tive mesmo é que trocar o canal. Ja esta a 12hr sem problema.
    Isso acho que é daqueles anteneiros que só escaneiam SSID pra escolher qual canal usar.

    Aí o problema é que o AP com SSID está nas costas da sua setorial, por isso você nem escaneia, mas os clientes dele estão na sua frente, com malditas CPE's com antena aberta tipo 60°, com potencia alta pra caramba, as vezes nem aparece SSID no canal mas se ver uso do canal aí aparece.
    Algo assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         scat.jpg
Visualizações:	269
Tamanho: 	67,0 KB
ID:      	59209


    Num setor industrial atendia uma revenda de tratores que começou a ficar com trafego ruim, dava 5 pings de 1ms e 2 ou 3 perdidos ou com 2000ms, a copia via rede (Pro escritorio na cidade) era coisa tipo 2MB/s no medidor do windows, mas levava 10 minutos pra copiar arquivo de 10MB. A copia avançava 2%, aí empava por vários segundos, avançava mais 2% e empacava denovo. A antena escaneava só 2 ou 3 SSID, só o meu era alto, o resto estava bem longe, tipo 5180MHz e com -80dBm. O cliente falou que um vizinho tinha instalado internet via radio esses dias e que também estava ruim, fui ver as antenas e lá estava, uma antena Airgrid 27dBi praticamente apontada pra cara da outra, as 2 em mastro de uns 3m mas uma virada pra outra, não escaneava o SSID mas o sinal estava lá, não sei se estava usando o mesmo canal, mas subi de canal uns 60MHz e resolveu o problema (E deve ter resolvido a internet ruim do vizinho provavelmente...).

    Celular tem esse problema, por isso cada operadora nos leilões ganha um range de canais pra usar, e em cidades maiores com muitas torres precisam fazer o esquema de "reutilização de canal", tipo o canal 1 é usado na torre da esquerda na setorial da esquerda, usa esse mesmo canal na torre da direita na setorial apontada pra direita, e lá pra frente usa ele denovo na setorial apontada pra frente.
    Em 5GHz se houvesse algo desse tipo (Cada um com uma faixa de 80MHz pra usar) seria bem mais tranquilo, sem isso de um provedor meter 8 NS na torre, cada um com canal de 40MHz, e que se dane o resto.

  5. #25

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    Prezado @rubem

    Adquiri os BaseBox 5 e estou querendo usar um deles com uma setorial UBNT 17-90 para atender apenas clientes com Lite-5.
    Sendo assim, se possível, me fizesse um passo a passo para configurar o AP para o cenário já descrito acima (O cenário para uso desse conjunto é para cobrir uma área que começa a 850m e vai até 1600m com ângulo de abertura de 70º), setando o melhor Datarate, e tentando tirar o máximo de desempenho do conjunto.

    Nesse caso, como tudo seria Mikrotik que acha de usar NV2, Nstreme, Band: 5GHz-only-N, etc?

    O caso é que estou com problemas de excesso de clientes nesse setor que é misto e estão todos "pendurados" em um cartão R52H. Tenho urgência de migrar alguns para outro AP pois semana que vem tem mais novas instalações nesse setor.

    Como o R52H está com uso misto inclusive com alguns Lite-5, pensei em migrar esses para o novo AP e os novos clientes usar apenas Lite-5, fazendo uma célula exclusiva Mikrotik.

  6. #26

    Padrão

    Poderia fazer algo assim:
    sx1.zip

    Mas na aba MCS HT marque MCS12, MCS13 e MCS14 (Tô com preguiça de editar isso, nem abri o anexo pra ver direito o que tem).

    E te recomendo colocar em superchannel ou algo assim pra poder usar 5725 a 5850MHz, porque a MK quando seleciona "Brazil" ainda não deve permitir o uso de freq. acima de 5700 (E a resolução 506 da Anatel diz que a gente pode e DEVE usar 5725 a 5850MHz).

    Até 1600m é tranquilo, poderia usar MCS14 nessa distancia.

    Já nos SXT lite te recomendo marcar MCS10 ou MCS11, e não algo acima disso. A potencia de CADA cliente você ajusta conforme a distancia, ajuste de 1dBm a 23dBm de modo que o sinal do cliente chegando na torre fique entre digamos -55 e -65dBm.

    A torre você configura uma vez na vida e nunca meche (Só troca de canal), mas nos clientes você precisa colocar cada cliente com potencia diferente, afinal eles estão em distancias diferentes.

    (E se algo aparecer na zona de fresnel de um cliente você pode precisar aumentar a potencia em 2 ou 3dBm, em cliente você meche "toda hora" mas na torre não)

  7. #27

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    No print está marcando 54Mbps (802.11a), mas é esse o datarate real da conexão?

    Se for, acho que 15Mbps pra sinal -71 (Sempre olho o pior sinal, ele que é o gargalo) tá muito bom, porque a sensibilidade de 54M é uns -76.

    Acho que pra passar uns 20-22Mbps (Talvez 25Mbps) em 54M precisaria sinal tipo -56dBm (TX/RX).

  8. #28

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Poderia fazer algo assim:
    sx1.zip

    Mas na aba MCS HT marque MCS12, MCS13 e MCS14 (Tô com preguiça de editar isso, nem abri o anexo pra ver direito o que tem).

    E te recomendo colocar em superchannel ou algo assim pra poder usar 5725 a 5850MHz, porque a MK quando seleciona "Brazil" ainda não deve permitir o uso de freq. acima de 5700 (E a resolução 506 da Anatel diz que a gente pode e DEVE usar 5725 a 5850MHz).

    Até 1600m é tranquilo, poderia usar MCS14 nessa distancia.

    Já nos SXT lite te recomendo marcar MCS10 ou MCS11, e não algo acima disso. A potencia de CADA cliente você ajusta conforme a distancia, ajuste de 1dBm a 23dBm de modo que o sinal do cliente chegando na torre fique entre digamos -55 e -65dBm.

    A torre você configura uma vez na vida e nunca meche (Só troca de canal), mas nos clientes você precisa colocar cada cliente com potencia diferente, afinal eles estão em distancias diferentes.

    (E se algo aparecer na zona de fresnel de um cliente você pode precisar aumentar a potencia em 2 ou 3dBm, em cliente você meche "toda hora" mas na torre não)
    O Rubem, me tira uma dúvida, existe uma maneira caso eu precise trocar o canal de um AP Mikrotik(com todos clientes mikrotik) eu não precisar ir de cliente em cliente alterar o canal ?

  9. #29

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    Mas quando o cliente (station) está no canal DIGAMOS 5560MHz, e o AP está como digamos 5735MHz, não está conectando?

    Não sou de atualizar nada, uso versão velha tipo 4.x por anos e anos, e independente do canal setado no Station ele conecta em qualquer um que colocar no AP. Em versão nova tipo 6.x isso não acontece mais?

    Alias, usei 5.x a algum tempo, e não precisei colocar no station o canal exato, geralmente deixo o default mesmo.

    O problema pode ser: Com país brasil as versões comuns só vão até 5700MHz, apenas de no brasil ser permitido (E recomendável!) 5725 a 5850MHz. Aí você teria que acessar remotamente os clientes e mudar de brasil pra algo tipo no_country_set (Ou achar um país que permita NO WINBOX 5725 a 5850MHz, nas minhas versões antigas é no_country_set.

    Apesar de ser legal o uso de 5,8GHz, a Mikrotik não atualizou isso nos firmwares, tô por fora se atualizou isso nas versões 6.x.

  10. #30

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    No print está marcando 54Mbps (802.11a), mas é esse o datarate real da conexão?

    Se for, acho que 15Mbps pra sinal -71 (Sempre olho o pior sinal, ele que é o gargalo) tá muito bom, porque a sensibilidade de 54M é uns -76.

    Acho que pra passar uns 20-22Mbps (Talvez 25Mbps) em 54M precisaria sinal tipo -56dBm (TX/RX).
    Rubem, o que acha de baixar o Datarate de 54Mbs para algo de menor valor para melhorar a sensibilidade do radio? Considerando que o cliente não irá usar mais que 5Mbs de down X 500k de Up.

    A melhora de sensibilidade compensa a perca de banda, nesse caso?

  11. #31

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    Eu uso o datarate mais baixo possível pra banda necessária (O mínimo possível), pra ter margem maior, mas aqui sempre tem arvore crescendo ou construção surgindo do nada, é mais prevenção pro futuro do que estabilidade.

    O datarate de 24M passa mais de 5Mbps, acho que ví mais de 10Mbps com ele, e ele tem sensibilidade lá pelos -88dBm pra cima, dá uma margem boa.
    36M devia passar esses 15Mbps também, em condições muito boas.

    Talvez não dê 15Mbps, mas eu prezo muito o ping, dou um ping normal e do lado um ping -t 1450, pra ver se com 1450 bytes não aparece um delay enorme tipo 40ms apesar de trafegar mais dados.

    Um problema que tenho com datarate alto em A e G é aquela de o gerenciador de copia de arquivos mostrar velocidade tipo 2MB/s (16Mbps), mas o arquivo de 20MB não leva 10 segundos pra ser enviado, mas sim uns 20 segundos, aí você olha bem e ele anda 2%, empaca, anda mais 2 ou 3%, empaca de novo, a coisa roda tipo pneu quadrado. Aí eu prefiro setar um datarate mais baixo e ter velocidade perene e baixa, tipo 1MB/s (8Mbps), leva os mesmos 20 segundos mas a barra de progresso corre solta, sem engasgo, a sensação de rede "boa" é maior.

  12. #32

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    Caro @rubem,

    Notei hoje que na RB912, configurada conforme descrito acima, quando acessada tela "AP Client" através dela, no campo "P Throughput" não aparece informação alguma como pode ver na imagem a seguir.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RB912_zpswvzos60v.png
Visualizações:	214
Tamanho: 	7,0 KB
ID:      	59553

    Saberia me dizer o motivo, se é devido ao tipo de configuração feita ou algum outro?

    Grato.

  13. #33

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    Não sou de olhar tanto nessa aba, não tinha visto ela em branco ainda.
    Mas está olhando ela no lado "Acess point" do no lado "Cliente/Station"? Ela só exibe dados no cliente/estação.

    E talvez NV2 ou NStreme não exibam isso (Porque eles formam fila, não ficam trocando status toda hora)

    Quando falo em throughput é dado de troca de dados ethernet a ethernet (Passando pela rede wifi), prefiro isso porque já leva em conta capacidade de processamento do chipset e cia, esse dado da casa Pass Throughput é uma referência meia-boca igual CCQ, varia rápido e engana muito.

  14. #34

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Não sou de olhar tanto nessa aba, não tinha visto ela em branco ainda.
    Mas está olhando ela no lado "Acess point" do no lado "Cliente/Station"? Ela só exibe dados no cliente/estação.

    E talvez NV2 ou NStreme não exibam isso (Porque eles formam fila, não ficam trocando status toda hora)

    Quando falo em throughput é dado de troca de dados ethernet a ethernet (Passando pela rede wifi), prefiro isso porque já leva em conta capacidade de processamento do chipset e cia, esse dado da casa Pass Throughput é uma referência meia-boca igual CCQ, varia rápido e engana muito.
    @rubem,

    Quanto a ser dado meia-boca me lembro de você já ter comentado isso e não mais o considero com o mesmo "peso".

    Mas por aparecer em branco me deixou intrigado e curioso e resolvi entender o porque. Em todo os outros APs que tenho e que não estão configurados como NV2 os dados sempre aparecerem nessa janela e esse é meu 1º AP em NV2.

    Essa janela estou visualizando quando acesso o AP que está em NV2, vou até "Wireless Tables" > "Registration" e dou 2 clicks sobre o Cliente e abre a tela "AP Client XX:XX:XX:XX:XX:XX".

    Nos outros APs quando procedo da mesma forma a janela "P Throughput" aparece com informação.

  15. #35

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    É... sempre vejo numeros doidos no CCQ e Pass Throughput onde não tem visada limpa ou é area poluída, em casa fica sempre assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pthroughput.gif
Visualizações:	202
Tamanho: 	110,8 KB
ID:      	59587

    O CCQ aumenta mas o P Throughput ora aumenta e ora cai, e o throughput REAL fica sempre meio fixo (Nesse caso uns 400KB/s, é indoor, só pra exemplo).

    Só em PTP muito perfeito lembro de ver CCQ e P Throughput fixos e confiáveis, daqueles PTP com 200% da zona de fresnel limpa, sem ruído por perto, aí sim o CCQ é estável e varia junto com o P Throughput, e é bem alto (98-100%).

    Eu sempre lí que NV2 e NStreme não exibem muitos campo, o TDMA que a MK usa não prevê um espaço destinado pros packet probe que estimaria a banda passante, esse é dos dados que seria ora agregado e ora iria pra fila normal quando seleciona um AMPDU apenas pra prioridades 0 a 4 digamos, esse tipo de pacote tem prioridade irrelevante então devia ficar de fora disso.

  16. #36

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    @rubem, fugindo um pouco do assunto, mas nem tanto...

    Tenho vários APs com R52H com antena em polarização Horizontal. Poderia (deveria ou tanto faz) desabilitar o Chain 1 nos Lite-5? Nesses APs, pois por óbvio, não uso Vertical.

    Desabilitando diminuiria a interferência que pode estar chegando pela Vertical?

  17. #37

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    Citação Postado originalmente por gfqsw Ver Post
    @rubem, fugindo um pouco do assunto, mas nem tanto...

    Tenho vários APs com R52H com antena em polarização Horizontal. Poderia (deveria ou tanto faz) desabilitar o Chain 1 nos Lite-5? Nesses APs, pois por óbvio, não uso Vertical.

    Desabilitando diminuiria a interferência que pode estar chegando pela Vertical?
    @rubem vai falar que R52H é velharia, lixo. rsrsrsrsrsrsrsrsr

  18. #38

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    Ué... pessoal diz que meus amados Engenius EMP8603 são lixos, então R52H que usa o mesmo chipset e mesmo amplificador também são lixo :P

    Todo produto profissional é ótimo, mas... se você elogia alguma coisa tem biruta que vai em compra NOVO em pleno 2015 um troço com chipset de 2004, aí tem que chamar de lixo, pra desestimular os leigos a comprar velharias pelo mesmo preço de um cartão MIMO moderno.
    (Aí o noob quer passar 30Mbps, não consegue em 802.11a em 20MHz, conseguiria em 802.11n em 20MHz, mas o noob ao invés de migrar pra N prefere incomodar a vizinhança poluindo 40MHz, é só isso que tenho contra A, B, G, como tem pouca banda acabam incentivando o uso de canal de 40MHz (E pra 90% dos provedores seria suficiente o uso de apenas 10MHz em N). Se ficar na largura padrão, usando potencia decente, nada contra A, B ou G, só que tem estar ciente das bandas baixas, não pode sonhar com planos de 1Mbps em B, ou 5Mbps em A, cada produto com seu uso, AR5414 é de 2004, eram tempos de bandas tipo 1Mbps no máximo, pra isso ele serve perfeitamente)

    O R52H estão em 802.11a né? Bom, os SXT vão tentar usar cada polarização com packet-probe, só vão mandar pacote de dados na polarização que responder as conexões. Desde que o SXT chegue com sinal uns até uns 35dBm acima da sensibilidade a outra polarização não vai receber esses pacotes, só 1 chain da SXT vai receber respostas.

    Então na maioria dos casos "tanto faz", mas se tiver sinal algo tipo -40dBm é bom desabilitar 1 chain, porque sinal alto chega também na outra polarização (Tem omni com isolamento entre polarizações de uns 20dBm, nessas seria aceitável sinal até uns -50dBm).

  19. #39

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    @rubem vai falar que R52H é velharia, lixo. rsrsrsrsrsrsrsrsr
    Ele já disse a alguns posts atras.... kkkkkkk

  20. #40

    Padrão Re: Xwave Mini Router - 5 GHz MIMO - RB912UAG-5HPnD + BaseStation 5G17-90 fica um bom conjunto??

    Noutro post eu falei mal do R52, são diferentes.

    O problema do R52 é que não tem amplificador, o chipset é esguelado até o limite pelos usuários, enquanto o R52-350 ou R52h tem amplificador de 10 a 15dBm, o chipset fica bem mais tranquilo usando a mesma potencia tipo 18dBm.

    É o mesmo chipset veeeeeelho AR5414, mas o H ou 350 tem amplificador pra ter maior potencia. O problema nesse caso é mais o uso que o chipset, uso o R52 em casa com 12dBm e tá muito bem assim, problema seria botar o coitado pra operar no limite dele, a 18 ou 20dBm, vai aquecer bem mais.

    (E não é que o chipset foi desenvolvido em 2004. Ele foi lançado em 2004, com tecnologias de antes disso. No mundo ibm/pc quem foi lançado em 2004 foram os Pentium 4 de 3 a 3,2GHz, as memória DDR2 só entraram no mercado no fim desse ano, normal era 1GB DDR por R$ 300, HD grande nessa época era um IDE Ata133 de 200GB (Uns R$ 300 na época pagava um 80GB IDE ATA133), ou Sata150 (1,5Gbps) de 80GB em PC muito high-end. Um Pentium 4 3GHz, com DDR 400 e HD IDE hoje é tratado como lixo, como velharia, só roda XP e bla-bla-bla, então tem que tratar tudo de info e telecom desse ano do mesmo modo)