+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb [ DÚVIDA ] Ponto à Ponto 16 KM sobre o Mar. O que usar?

    Bom dia, Amigos.

    Estou planejando um Ponto à Ponto de 16 quilômetros atravessando o Mar.

    A dúvida é:

    - Rádio comum ou Microondas?
    - Que antenas usar?
    - Consigo transmitir um mínimo de 100 Megas?

    Alguém que tenha feito algo parecido pode me falar sobre a perda de sinal em espelho d'água?

    Agradeço!

  2. #2

    Padrão Re: [ DÚVIDA ] Ponto à Ponto 16 KM sobre o Mar. O que usar?

    Frequência mais alta tipo 24GHz tem a vantagem de ter zona de fresnel menor, mas por outro lado quanto mais alta a frequencia mais atenua o sinal em caso de chuva ou vapor d'agua (Dias quentes, ou neblina/nevoeiro).

    Se quiser ficar em 5,8GHz posso falar pelos equiptos comerciais mais acessíveis:

    - Rocket M5 ou RB922, usando antenas DP de 30dBi: Teria sinal de -55dBm, que é suficiente por um fio pro uso de MCS15 em 40MHz. O problema de ficar por um fio é que o sinal com chuva ou vapor pode variar pouco mais de 5dBm, nessa variação o CCQ cairia demais.

    - Rocket M5 ou RB922 com uns 20dBm de potencia, usando antenas DP de 34dBi: Teria sinal de -45dBm, bem suficiente pra 40MHz em MCS15, mesmo com 5 ou 8dBm de queda em dias ruins ainda manteria o CCQ proximo a 100%, nessa situação passa mais de 80Mbps full com esse equipto pelo que já usei, não sei como é o desempenho de Rocket Titanium mas talvez chegue nuns 95-98Mbps full (Limite da porta ethernet 10/100), e imagino que chegue nuns 160Mbps half usando gigabit porque é isso que NanoBeam gigabit quase chega (80M full, 150M half), com rocket comum não ví mais que 75-80Mbps full (No medidor mentiroso de roteador), se vai operar como provedor normal precisa provavelmente uns 100Mbps half, isso ele dá conta, o limite é a porta 10/100M. Com o incomodo do espelho d'agua em uns 300% da zona de fresnel pode reduzir isso em 15%, eu imagino. Na pior das hipóteses vai ter que usar um datarate de menos pontos tipo MCS12, e ficar limitado nuns 90Mbps half-duplex (Em 40MHz).


    Agora o problema dos 5,8GHz: A zona de fresnel em 16Km é de 15m. Ou seja, a linha de visada precisaria estar 8m acima da agua. Mas... pra ter 100% de CCQ fixo e estável é bom levar em conta 300% (Trezentos) da zona de fresnel, ou seja, linha de visada uns 25m acima da agua, levando em conta ondas de 5m ou barcos poderiamos falar em torres a 30m acima do nível do mar, já que a curva da terra é 12cm por Km e 16Km dá 2m então.



    Se partir pra radio licenciado pense seriamente em 6GHz, menor a frequencia então menor a atenuação em chuva/nevoeiro, a zona de fresnel pode ser um problema, exige igual torre de quase 30m, mas não vejo isso como um sério problema, em terra o mínimo de torre que usamos em distancia grande é 30m mesmo (Mas só se usa pintura comum, não sei como é o custo de torre a prova de maresia).

    Mas isso é a teoria, agua doce aqui do interior não tem onda, nem nevoeiro, nem barco, sei lá se tem muito vapor em dia quente, me baseio mais por passar sobre mato, mato molhado detona com o CCQ quando está nuns 100% da zona de fresnel, mas se a gente vai e sobe as antenas uns 10m esses incomodo some, geralmente porque o angulo de antena tipo 30 ou 34dBi é bem fechado tipo 4º, ele não capta com alto ganho o reflexo que bate no mato/agua, quanto mais alta a torre menos sinal vai bater no chão e refletir, e no outro lado ainda menos sinal vai chegar, o efeito multi-path é minimizado, a partir de certa altura (Em 16Km eu diria que nuns 45m usando antena de 4° de abertura) o efeito desaparece por completo, por isso se aponta as antenas 1° pra cima pra ajudar, o ganho pode cair 1dBi, mas o sinal que chega por reflexo na agua/solo cai 15-20dBm, se ele ficar abaixo da sensibilidade do radio (-76dBm em MCS15) o incomodo dele é zero no CCQ, aí o único incomodo passa a ser atenuação em chuva/nevoeiro, que nessa distancia deve chegar a 8dBm em dias terríveis (Por isso sinal de -56dBm, que dá 20dB de margem acima da sensibilidade de -76dBm, é uma péssima idéia, 20dB de margem é o MÍNIMO, ou seja, mesmo sob chuva/nevoeira devia ter isso, que significa pelo menos 28dB de margem em dias normais, e -76 + 28 = -48dBm, arredonda pra -45dBm como sua meta por precaução, que dá pra conseguir isso em 16Km com equipto comercial dá, e pra evitar multi-patch é só subir as torres o suficiente. Se não der pra subir torre vai ter que usar frequencia maior com zona de fresnel menos, e antena com radome que feche o angulo pra uns 1,5 a 2°, só assim pra evitar multi-path (Reflexo), e imagino que antena licenciada custe mais caro que torre alta mesmo com tratamento ótimo anti-corrosão.

  3. #3

    Padrão Re: [ DÚVIDA ] Ponto à Ponto 16 KM sobre o Mar. O que usar?

    Show mestre @rubem!

  4. #4

    Padrão Re: [ DÚVIDA ] Ponto à Ponto 16 KM sobre o Mar. O que usar?

    explicação perfeita @rubem aqui utilizo 2 dish de 34 e 2 radios ac mikrotik passa 100 mb de boa 60km uma torre de 50 metros e na outra ponta um prédio de 60 metros

  5. #5

    Padrão Re: [ DÚVIDA ] Ponto à Ponto 16 KM sobre o Mar. O que usar?

    @rubem

    Muito obrigado pela resposta, vou pesquisar sobre as tecnologias que me passaste.

    Outra Questão:
    É possível correr mais de 20 Km de fibra sem re-alimentação elétrica pelo caminho?
    Como?

  6. #6

    Padrão Re: [ DÚVIDA ] Ponto à Ponto 16 KM sobre o Mar. O que usar?

    Citação Postado originalmente por tiagoestevao Ver Post
    @rubem

    Muito obrigado pela resposta, vou pesquisar sobre as tecnologias que me passaste.

    Outra Questão:
    É possível correr mais de 20 Km de fibra sem re-alimentação elétrica pelo caminho?
    Como?
    Sim, o equipamento de fibra que vai emitir o laser.. SFP,XFP.. tem esses dados..
    Geralmente eles são de 10Km.
    Fiz um orçamento de um SFP+ para 60Km, me enviaram um modelo de 80Km WDM 10Gb.
    R$4500,00 cada ponta, sem contar o valor do equipamento ao qual seria ligado esse SFP+.
    Com uns R$12.000 você tem uma rede de 10Gb em até 80Km.
    Caso você consiga uma fibra apagada.

    Sobre o rádio, tenta dar uma procura sobre AirFiber X.
    Att.

  7. #7

    Padrão Re: [ DÚVIDA ] Ponto à Ponto 16 KM sobre o Mar. O que usar?

    E tem conversor de fibra bem em conta pra 40Km, monomodo e multimodo, de 100Mbps, acho que abaixo de R$ 500 cada.
    são iguais esse só que pra 40Km:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...kfsd-1120b-_JM

    O preço de conversores pra banda pequena tipo 100M não é o problema, o problema é passagem de fibra.
    (Duvido que um conversor com modelo nominal de 20Km entregue que seja 10Mbps em 20Km, por isso cito os de 40Km, bota em metade dessa distancia que ainda deve passar banda excelente. Esses baratos em distancia pequena tipo 1-2Km entregam 100Mbps mesmo, sem delay preocupante (No Windows é tudo <1ms ou =1ms), os modelos de 1 ou 2Km cumprem o que prometem então eu confiaria nos que prometem 20, 30 ou 40Km)