+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Routerboard - [RB1100AHX2] - Dúvidas

    Pessoal não sei se o tópico esta no local certo, mas caso não, podem move-lo.

    Seguinte,

    Possuo uma RB450G (4 rockets + 4 paineis) para meu gerenciamento, só que no momento esta "faltando portas" para poder fazer enlace, caso algum cliente venha a necessitar de link dedicado, essas coisas.

    Não tenho processamento alto e sempre vi a necessidade de adquirir uma nova RB, nao por causa de processamento ou outro motivo, mas sim por causa da quantidade de portas.

    Sempre vejo excelentes comentários sobre a RB1100AHX2 (sei que existem outras bem mais potentes, ex.: CCR's), só que não tenho a intenção de comprar uma Ferrari para andar a 50Km/h.

    Mas vamos direto ao ponto:

    Nas configurações dela (http://routerboard.com/RB1100AHx2) informa que ela vem com 2GB de ram, mas o RouterOS, segundo vendedores e alguns anúncios, informa que ela só "reconhece" 1,5GB. Gostaria de saber.

    Porque isso acontece? Limitação do RouterOS?

    Alguém que tenha ela, consegue rodar com os 2GB?

    Alguma atualização resolve o problema?

  2. #2

    Padrão Re: Routerboard - [RB1100AHX2] - Dúvidas

    Realmente, so reconheçe 1,5gb. Porem vc precisa de mais que isso ou era somente curiosidade?

  3. #3

    Padrão Re: Routerboard - [RB1100AHX2] - Dúvidas

    Por esse problema da Ram as CCR usam processadores Tile-GX, que roda tudo em 64 bits.

    Esse limite no RouterOS 32b já foi 1,75GB, mas faz muitos anos REDUZIU pra 1,5GB, deve ser questão de estabilidade. Em PowerPC tem aquele esquema de 36 bits de entereçamento, pro limite passar 4GB (32b) pra 64GB, mas... por muitos anos o controlador de ram nos PPC era na verdade 16 bits, DDR e DDR2.

    Eu imagino que o problema de instabilidade é porque TUDO passa por um barramento de sistema, nele cai ram, usb, ssd, rede, serial, e um layer de acceleração de segurança, talvez um endereçamento grande (Até 64GB, ou que seja 4GB) atrapalharia o desempenho, e limitando a 1,75 e hoje a 1,5GB isso se resolve.

    (Ou o problema é outro, já que RouterOS portado pra PC tem limite de 2GB, e não 3,25GB como linux x86/32 bits comuns)

    Mas enfim, com Tile-GX não tem esse limite (É 64b mesmo, tem aquele limite de 16 tera/peta/exa/sei-lá-o-que , é 2 elevado a 64).

  4. #4

    Padrão Re: Routerboard - [RB1100AHX2] - Dúvidas

    @felipeandrade55, somente curiosidade mesmo, pois vejo vendedores falar que são 2GB de RAM, que acompanham 2GB, sim, na verdade 2GB, agora os sistema só reconhece 1,5GB.

    Mestre @rubem, mais uma vez obrigado pelas informações.

  5. #5

    Padrão Re: Routerboard - [RB1100AHX2] - Dúvidas

    eu tenho uma aqui fael, ela ta fazendo balance com 10 megas de dedicado + 8 de adsl, tem 13 portas, uso 2 para balance, 4 para meus paineis, e 3 para clientes vizinhos "no cabo", com 86 clientes e 3% de uso de cpu, é um ótimo router. e ela só reconhece 1,5 gb de ram mesmo. T+. (configurações do @Arthur Bernardes ).