Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Projeto para 20mil habitantes!!

    Boa noite meus amigos, venho mais uma vez solicitar a ajuda de vcs, estamos com um projeto em andamento, para atender na faixa de 20mil habitantes
    estou precisando de uma ajudinha dos sábios com relação a estrutura física da rede, estamos querendo usar fibra, mais nao ate o cliente pq o custo atual esta um pouco elevado, queríamos usar PACPON's, alguém pode me da uma luz pq ate os pacpons tao caros xDDD

    seria basicamente FTTC, a estrutura de atendimento ao cliente q procuro a solução mais viavel.

  2. #2

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    Irei acompanhar o tópico pois tenho interesse também, no seu caso colega seu desejo é fazer uma "backbone principal" de fibra e soltar "ramais" de uma rede udp para chegar até o cliente?

  3. #3

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    Boa noite meus amigos, venho mais uma vez solicitar a ajuda de vcs, estamos com um projeto em andamento, para atender na faixa de 20mil habitantes
    estou precisando de uma ajudinha dos sábios com relação a estrutura física da rede, estamos querendo usar fibra, mais nao ate o cliente pq o custo atual esta um pouco elevado, queríamos usar PACPON's, alguém pode me da uma luz pq ate os pacpons tao caros xDDD

    seria basicamente FTTC, a estrutura de atendimento ao cliente q procuro a solução mais viavel.
    Se o problema é custos, use a solução FTTS da CCN: http://www.ccntelecom.com.br/produto...-ftts-pd-fiber
    Com ela, você pode escolher qual switch e qual ONU usar, incluindo GPON, o que torna tudo bem mais barato que comprar um equipamento PD completo.

  4. #4

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    Esse sistema da CCN não muda em nada o Volt.Ambos não tem entrada Gbic e precisam de conversores.
    Creio eu que pelo custo @brunobelas seriam hj as melhores opções.
    Vc faz todo o anel de fibra na cidade e sai cascateando em UTP.

  5. #5

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    Aproveitar para pegar embalo no topico aqui caso o autor não se importe.
    Caso o custo para o FTTC nao fosse problema, ainda assim seria melhor o FTTS da CCN?

  6. #6

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    @brunobelas, desculpa usar o tópico também para tirar algumas dúvidas.

    Eu sempre pensei em fazer assim: Usar CCN ou Volt no padrao Giga (pelo menos nos videos da volt da rede giga eles conseguem alcançar quase 1 GB de tráfego ( )).

    Eu também procurei muito um "switch" de fibra, para que possa passa fibra em toda rede, coloca um conversor de midia 10/100/1000 e joga pros switch do PD e daí para os clientes em UTP (venhamos e convenhamos, o que adianta ter uma fibra chegando em casa pra acessar 50 / 60 MB, e se você assinar 100 / 200 / 300 o preço não vai ser tão acessível assim, falo de localidades onde internet de alta velocidade é cara ainda, aqui por exemplo na empresa pago R$ 1.600 dilmas por 4MB FULL Embratel), daí o switch de "fibra" receberia a fibra do pd anterior, o switch trabalharia para melhorar o sinal (como um switch comum) e repassaria para o outro switch da frente, e assim por diante.

    Ainda tem o fato das questões de energia, enviar direto do provedor, cabo de rede ou outro cabo passando 160 vdc para alimentar x switchs em cascata, ou então alimentar o PD passivamente, todas essas questões eu analisei.

    Eu estou aguardando minha licença propria para poder da entrada no companhia de energia local aqui, mas penso em locar um sistema da ccn/volt sim, não vemos muitos comentários e a maioria é criticas, falando que é melhor fibra (concordo plenamente), mas para uma solução para que o provedor possa se capitalizar para futuramente investir em fibra acho uma solução viável.

  7. #7

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    se vc montar os aneis de fibra já é um grande passo para vc chegar com ela dentro da casa do cliente futuramente, aqui na minha cidade, o concorrente passou puro UTP, com switchs "bobos" e chegaram a ficar 4 dias em campo para descobrir onde foi que parou a rede deles, enquanto isso os clientes deles só me procurando, rsrsrsrs, gastaram seu dinheiro de maneira errada, no caso, com projeto errado, pq a rede deles ficou pior do que quando trabalhavam com rádio, abraço amigo e boa sorte, torço por vc. eu ainda tenho poucos clientes, mas quando puder, eu vou levar fibra pelo menos entre meus pops.

  8. #8

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    Citação Postado originalmente por shacaw Ver Post
    Aproveitar para pegar embalo no topico aqui caso o autor não se importe.
    Caso o custo para o FTTC nao fosse problema, ainda assim seria melhor o FTTS da CCN?
    É a mesma coisa. O que muda é que, com o sistema FTTS da CCN, você escolhe separadamente qual ONU e qual switch de 8 portas você vai usar, enquanto nas outras soluções já vêm tudo embutido no PD, e sai bem caro, cerca de R$600. Ainda tem o risco de queimar porta, e aí tem que trocar todo o PD (a Vertical Simples tem uma solução que evita isso), ao invés de simplesmente substituir o switch.

    Switch Intelbras Sf800v: R$80
    ONU GEPON: ~R$200 (Overtek)
    Caixa hermética: R$50

    Não sei quanto custa esse sistema FTTS da CCN, mas se for até uns R$250 (deve ser beeeem menos, ele é basicamente um patch panel de PoE passivo), sai mais barato que os PDs prontos de outras fabricantes.

    Citação Postado originalmente por Kleber Teodoro Ver Post
    Esse sistema da CCN não muda em nada o Volt.Ambos não tem entrada Gbic e precisam de conversores.
    Agora que me lembrei que a Volt tem a solução de rede giga, que é basicamente a mesma coisa do FTTS da CCN.
    Resta ver qual sai mais em conta.

    E não precisa de conversor, pode ser ONU também. Com conversor teria 1 fibra para cada PD, o que sai mais caro que FTTH.

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Eu também procurei muito um "switch" de fibra, para que possa passa fibra em toda rede, coloca um conversor de midia 10/100/1000 e joga pros switch do PD e daí para os clientes em UTP (venhamos e convenhamos, o que adianta ter uma fibra chegando em casa pra acessar 50 / 60 MB, e se você assinar 100 / 200 / 300 o preço não vai ser tão acessível assim, falo de localidades onde internet de alta velocidade é cara ainda, aqui por exemplo na empresa pago R$ 1.600 dilmas por 4MB FULL Embratel), daí o switch de "fibra" receberia a fibra do pd anterior, o switch trabalharia para melhorar o sinal (como um switch comum) e repassaria para o outro switch da frente, e assim por diante.
    Não sei muito bem o que você quis dizer com switch de fibra, mas há alguns com todas portas sendo SFP ou Mini-Gbic, como os CRS da MikroTik, e também alguns da Planet, HP, Cisco... esses você usaria na sua central, saindo de cada porta 1 fibra, que vai até o começo de cada ramal da rede. Mas essa não é a melhor forma. Se tiver 20 ramais vai sair com 20 fibras? Mais caro que FTTH.

    O que você pode fazer, e é o que muitos têm feito, é uma rede PON, pode ser GEPON, que chega com fibra em ONUs (e não conversores de mídia!) que ficam no começo dos ramais. Essa ONU leva o link para o primeiro switch, e dele você sai cascateando em UTP mesmo.

    Não invente de fazer isso com conversor de mídia, com 1 PTP óptico para cada ramal, porque fica bem mais caro, em todos aspectos: vai precisar de cabos ópticos com maior densidade, com 1 fibra para cada ramal (não tem como usar splitters), para cada ramal vai ter que manter 1 conversor na central e outro na rua, ou somente na central e um switch com porta Mini-Gbic na ru a (imagine o gasto com energia que uns 10 conversores devem gerar juntos), enfim.

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Ainda tem o fato das questões de energia, enviar direto do provedor, cabo de rede ou outro cabo passando 160 vdc para alimentar x switchs em cascata, ou então alimentar o PD passivamente, todas essas questões eu analisei.
    O problema de fazer qualquer cascateamento em UTP, mesmo com parte da rede em fibra, é que não vai ter como você correr de passar energia no cabo entre os switches, pois não pode deixar nenhum desligar senão a rede para dali pra frente.

    O pessoal está falando por aí que as concessionárias estão ficando rígidas, e está difícil aprovar projeto novo que envolva trafegar energia elétrica em cabo de rede. Nesse caso, a melhor forma de atender com UTP, e ao mesmo tempo aproveitar algumas vantagens de uma rede óptica, é chegar com fibra em TODOS switches ou PDs (como os da FIT Networks ou Vertical Simples). Dessa forma, não tem problema o PD ficar sem cliente ativo e desligar, os outros não dependem dele, mas sim da rede óptica, que não para.

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    Eu estou aguardando minha licença propria para poder da entrada no companhia de energia local aqui, mas penso em locar um sistema da ccn/volt sim, não vemos muitos comentários e a maioria é criticas, falando que é melhor fibra (concordo plenamente), mas para uma solução para que o provedor possa se capitalizar para futuramente investir em fibra acho uma solução viável.
    Tem alguns relatos de portas de PDs queimando por aí. Imagine ter que sair trocando a porta de cliente na rua porque a que ele estava parou com uma descarga vindo do imóvel dele pelo cabo de rede... uma hora não vai ter portas funcionando suficientes para atender os clientes daquele ponto, e aí tem que trocar. R$600 pro lixo. FTTH não tem esse problema, hehe.

    Mas um PD modular, com switch e ONU separados, como na solução da Volt ou CCN, ameniza bem esse problema. Não vi direito, mas essas soluções tiverem aterramento, uma descarga vindo da rua não vai chegar no cliente, e uma vindo do cliente não vai chegar no switch e ONU, pois vão para o chão logo antes, é uma vantagem comparado a esses PDs com tudo integrado.

  9. #9

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    Então amigos, conversei com os patroes e mudou tudo, agora eles querem solução FTTH pq não querem usar energia nos postes, com ftth consigo fazer uma rede passiva sem energia nos postes, agora me vem a duvida, qual as marcas de melhor custo beneficio?

    Já dei uma pesquisada, FiberHome, Cianet, Overtek, qual outra legal com o sistema completo, OLT, ONU/ONT divisores opticos, e CTO( aqueles que ja vem conectorizado)

    Vi em alguns equipamentos GEPON
    - Permite atender até 512 ONTs / ONUs

    Nesse caso o máximo que vou conseguir por GEPON vai ser 512 clientes ou seria por portas?

    http://www.ispshop.com.br/gepon-olt-ot-2000s.html

  10. #10

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    Então amigos, conversei com os patroes e mudou tudo, agora eles querem solução FTTH pq não querem usar energia nos postes, com ftth consigo fazer uma rede passiva sem energia nos postes, agora me vem a duvida, qual as marcas de melhor custo beneficio?

    Já dei uma pesquisada, FiberHome, Cianet, Overtek, qual outra legal com o sistema completo, OLT, ONU/ONT divisores opticos, e CTO( aqueles que ja vem conectorizado)

    Vi em alguns equipamentos GEPON
    - Permite atender até 512 ONTs / ONUs

    Nesse caso o máximo que vou conseguir por GEPON vai ser 512 clientes ou seria por portas?

    http://www.ispshop.com.br/gepon-olt-ot-2000s.html
    Patrões expertos, esses seus.
    Mas 48VDC no cabo da casa do cliente para o PD (FIT, Vertical Simples, rede giga da Volt, FTTS da CCN...) no poste não é nada (tem a chance de queimar porta e tal, como falei no outro post, mas basta fazer aterramento e escolher bem o equipamento: tenho a impressão de que todos relatos que vi ocorreram com PD da FIT; os da Vertical Simples tem uma boa proteção em todas portas). Em questão de aprovação da concessionária, nessa tensão aí é fácil.

    De qualquer forma, se quer fazer FTTH, a opção mais barata é GEPON. Se a rede não for muito grande, vai de Cianet.
    Se a rede for grande, não vale a pena usar GEPON, tem que ir de GPON logo, e a opção mais acessível (e mais usada) parece ser FiberHome ou Huawei. Há outras fabricantes, basta ver qual se enquadra melhor para atender suas necessidades dentro dos recursos financeiros que possui.

    Cada porta da OLT suporta 64 ONUs. Para a OLT suportar 512 ONUs ela tem que ter 8 portas.
    A ISP Shop não está mais comercializando essa OLT do link que postou, mas a Cianet tem uma igual (CTS2780).

  11. #11

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    Queremos ter um DC onde vai ficar todas as informações dos clientes, sera que da pra trabalhar bem com Mikoritk e algum OLT?
    Pensamos em fazer armários por área, que iria deixar mais caro o projeto, mais acredito que no funcionamento do dia-dia fica melhor
    @TsouzaR vc acha melhor ir direto de GPON, ja que o projeto é um pouco grande, pq sera para atender ate 20mil clientes, ja que vc acha que para projetos de grande porte o GEPON não é viável.

  12. #12

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    Queremos ter um DC onde vai ficar todas as informações dos clientes, sera que da pra trabalhar bem com Mikoritk e algum OLT?
    Pensamos em fazer armários por área, que iria deixar mais caro o projeto, mais acredito que no funcionamento do dia-dia fica melhor
    @TsouzaR vc acha melhor ir direto de GPON, ja que o projeto é um pouco grande, pq sera para atender ate 20mil clientes, ja que vc acha que para projetos de grande porte o GEPON não é viável.
    Dá para colocar a OLT em bridge e gerenciar toda a rede com MikroTik. É até melhor fazer assim quando se usa GEPON, pois os equipamentos para essa tecnologia não costumam ter muitos recursos de gerenciamento ou uma interface intuitiva.

    Eu também estive pensando há algum tempo em fazer assim, com armários por área. O bom é que você pode ter redundância do link que chega no armário, usando várias fibras em rotas diferentes, ou até mesmo rádio como redundância, com RSTP. Deixei um pouco pra lá essa ideia, mas vou estudá-la novamente para ver se é viável. Quando as várias áreas de atendimento não estão próximas umas das outras (há um bairro inteiro entre elas, por exemplo), essa forma de trabalhar é muito boa mesmo.

    Para 20 mil clientes, a única fabricante de GEPON que conheço que tem algo um pouco mais parrudo é a Furukawa. A OLT GEPON deles suporta até 2.048 clientes. Dizem que as OLTs da FiberHome trabalham tanto com GPON quanto GEPON. Não sei se todos modelos tem essa característica, mas se for, você pode ter 8.192 clientes com qualquer uma das tecnologias com a OLT AN5116-06B.

    O fato é que não há mais investimento por parte das fabricantes em GEPON, então dificilmente você vai encontrar OLT suportando 8.192 clientes GEPON, como as de grande porte da maioria das fabricantes suportam em GPON. O resultado disso é que vai precisar de mais OLTs para atender 20 mil clientes, enquanto que com GPON, 2 ou 3 de grande porte devem bastar.

    Mas analise bem. Pode ser que você não tenha a necessidade de ter 2,5Gbps de downstream e os 1,25Gbps do GEPON podem servir, pode ser que uma OLT de grande porte GPON saia mais caro que muitas GEPON juntas (isso aconteceu com todas marcas GPON que analisei), e pode ser que não seja o melhor para sua região de atendimento ficar preso a uma marca: com GEPON pode misturar OLTs e ONUs de várias marcas e há ONUs de até R$200 (ideal se os clientes na sua área de atendimento não quiserem gastar até R$400 com uma ONU GPON), com GPON tem que ser tudo da mesma marca, e as ONUs são bem mais caras.

    A tecnologia empregada vai depender da sua necessidade. Lembrando que GEPON não é ultrapassado, só não é tão difundido no continente americano (e europeu?) como ocorre no asiático. Aqui, ficar preso a uma marca específica é mais popular.

  13. #13

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    blz, vamos supor, usando um GEPON para 512 assinantes em uma area de 3000 casas, vamos ter que utilizar ai no minimo 6 OLT, ai fica caro demais '-'

  14. #14

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    blz, vamos supor, usando um GEPON para 512 assinantes em uma area de 3000 casas, vamos ter que utilizar ai no minimo 6 OLT, ai fica caro demais '-'
    É... Isso aí sai por uns R$120.000,00 se usar solução GEPON da Cianet.

    Eu te sugeriria os equipamentos GPON da Parks, mas eles só possuem OLT de 8 portas (512 clientes). O custo iria ser um pouco maior que fazer com Cianet.

    Para essa densidade de clientes que você quer atender, tem que ser OLT chassi de grande porte, da FiberHome (comercializado pela WDC), Huawei (Procure a Premiere Telecom), Zhone, etc. O custo tende a ser menor se você usar essas estruturas modulares, com chassi, placas de expansão, etc., quando se trata de grande densidade de clientes.

    Mas você tem que ver aí, que 20.000 habitantes não significa 20.000 assinantes (até mesmo em cidades grandes, como em capitais, duvido muito que um competidor novo vá conseguir isso tudo de clientes sem atender outras cidades também)!
    Minha cidade tem 30.000 habitantes em área urbana, mas segundo o senso do IBGE de 2010, apenas aproximadamente 2000 imóveis com acesso à Internet. Dentro do mesmo imóvel não vai existir mais de 1 assinante de acesso fixo!

    Eu não espero que eu vá tomar todos esses pouco mais de 2000 clientes dos outros provedores, então vou projetar minha rede (equipamentos, cabos, caixas, etc.) para um pouco menos que isso. Se você fez um estudo e viu que pode atender 20.000 imóveis, vá fundo então procurando as OLTs de grande porte que mencionei, caso contrário, cuidado para não gastar mais que o necessário com a rede de atendimento e faltar verba para outras coisas importantes.

  15. #15

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    Estive fazendo uma divisão de areas aqui, o primeiro bairro que contabilizamos tem aproximadamente 3500 casas, vc acha que deveríamos fazer como, retirar uns 50% de chance de assinante, tipo se temos 3500 colocamos uma margem ai de 1750 possíveis assinantes, ai ja facilita a vida, ainda vamos fazer o levantamento de acesso deles, para ver se a outras operadoras na área, ou se so tem gatonet.

    Vou entrar em contato com alguns distribuidores e ver no que da, ja que temos uma area aproximada de 3km²... logo mais vou postar alguma novidade.

  16. #16

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    Estive fazendo uma divisão de areas aqui, o primeiro bairro que contabilizamos tem aproximadamente 3500 casas, vc acha que deveríamos fazer como, retirar uns 50% de chance de assinante, tipo se temos 3500 colocamos uma margem ai de 1750 possíveis assinantes, ai ja facilita a vida, ainda vamos fazer o levantamento de acesso deles, para ver se a outras operadoras na área, ou se so tem gatonet.

    Vou entrar em contato com alguns distribuidores e ver no que da, ja que temos uma area aproximada de 3km²... logo mais vou postar alguma novidade.
    Acho bom analisar primeiro o último censo aí da cidade. Veja no site do IBGE, procure por informações sobre domicílios. O que importa ali é a quantidade de domicílios permanentes em área urbana onde há computador (independente de já ter Internet ou não). É com base nesse número que você deve projetar sua rede.

    Para você ter uma ideia, de uns 9000 domicílios, apenas pouco mais de 2000 possuem computador aqui na minha cidade, ou seja, cerca de 20% apenas. Com base nesse número, se eu demarcar uma área e houver nela 3000 domicílios, vou considerar 20% como potenciais futuros clientes, ou seja, cerca de 600 clientes que posso ter ali.

    Os dados do IBGE são seus amigos. Melhor que ficar fazendo especulação e depois ver que não corresponde à realidade.

  17. #17

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    hum... me diz ai, é possível fazer esse levantamento por bairros? aqui a cidade tem na faixa de 380mil habitantes

  18. #18

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    gostaria de migrar minha minuscula rede utp para fibra, tenho apenas 200 clientes mas o meu bairro possui numa media de 1000 casas creio, qual projeto se encaixa melhor em custo beneficio ?

  19. #19

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    Boa noite meus amigos, venho mais uma vez solicitar a ajuda de vcs, estamos com um projeto em andamento, para atender na faixa de 20mil habitantes
    estou precisando de uma ajudinha dos sábios com relação a estrutura física da rede, estamos querendo usar fibra, mais nao ate o cliente pq o custo atual esta um pouco elevado, queríamos usar PACPON's, alguém pode me da uma luz pq ate os pacpons tao caros xDDD


    seria basicamente FTTC, a estrutura de atendimento ao cliente q procuro a solução mais viavel.





    Boas


    Então tudo na vida é relativo "um fio de cabelo para muitos pode não ser grande coisa, mas num prato de sopa pode fazer grande diferença"




    Você quer um projeto a longo prazo sem dor de cabeça?
    ou
    Você quer um projeto a curto prazo e preço acessível mas com dores de cabeça a curto prazo?




    Se pesquisar bem hoje o preço do fio de cobre para DSL, VDSL, XDSL está pouco diferente da fibra 1FO para clientes.




    Estrutura de rede , Modelo de equipamentos, topologia é igual ao pensamento de cada 1, cada 1 pensa de um modo diferente...


    Então aqui vai o meu pensamento e conhecimento de gerenciamento de redes em provedores com fibra no meu dia a dia




    Tipo de Rede? FTTH (Fiber To The Home) exatamente fibrar até na casa do cliente, fusão direta na caixa de cliente nada de Fast-Connectors que dão problema a curto prazo.


    Tipo de cabo ? (Fica a seu gosto de preferência estrutura padrão Nacional de cores)


    Tipo de OLT? (Fiberhome AN5116-06B Que irá atender uma capacidade máxima de 16384 Clientes usando 16 Chassi de 16Pon Classe C+ )
    (Cada Porta PON no Chassi transmite 2.5Gbps download /64 clientes máximo = 40Mbps plano máximo de velocidade por cliente)
    (Porém a OLT tem capacidade máxima de gerenciamento de 480Gbps de tráfego o que dá uma média máxima por cliente de 30mbps caso tenha um total de 16384 clientes)


    Tipo de tecnologia (GPON, pois permite mais velocidade de download e upload 2.5Gbps/1.25Gbps por placa, apesar de já exisitir a tecnologia XGPON com velocidade 10Gbps download x 2.5Gbps upload por Porta PON mas muito caro ainda).




    Então tem que ter em conta custos, tem que efetuar um projeto mapear a região que quer fibrar para efetuar um calculo de quantos KMs de Fibra necessita, Quantas caixas derivação,clientes, licenciamento
    junto as concessionárias detentoras dos Postes a serem utilizados, quantidade de link necessário para atender 16384 clientes, sendo ele link ou transporte, se for link somente de CDN´s etc.etc.etc.


    A vantagem da fibra óptica é que não existe limite de velocidade na Fibra (mas sim existe limitacão de velocidade no hardware ou seja os equipamentos que serão conectados na Ponta (OLT/PON/ONU´s etc.etc.)




    Se precisar de um auxilio detalhado ou até mesmo um projeto detalhado para o seu provedor com uma média real de custo me envie uma mensagem privada com os seus detalhes.




    A vantagem da fibra optica até na casa do cliente está somente em serviços a longo prazo pois ela, tem alta durabilidade, não dá interferência com energia eletrica ou eletromagnêtica ao contrário do fio de cobre
    ou par metálico ao ser instalado em postes onde passa energia de alta tensão pode dar bastante interferência e depois irá perder tempo e dinheiro coçando a cabeça para achar o defeito.


    O unico problema que poderá ocorrer na fibra dependento do tipo de fibra que compre, algumas vem com alça de aço por dentro para sustentação o que em caso de descarga elétrica ela serve como condutor elétrico e irá acabar por derreter o seu cabo, porém existe empresas e fabricantes que fabricam com outros materiais reforçados que não requerem o uso de aço dentro do cabo o que ajudará bastante em caso de descarga elétrica.


    Lembrando que a durabilidade da fibra varia de 20 a 30 anos e com as novas tecnologias e novas fabricacões alguns cabos poderão até durar mais que isso.

  20. #20

    Padrão Re: Projeto para 20mil habitantes!!

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post


    (venhamos e convenhamos, o que adianta ter uma fibra chegando em casa pra acessar 50 / 60 MB, e se você assinar 100 / 200 / 300 o preço não vai ser tão acessível assim, falo de localidades onde internet





    Acho que estão esquecendo o ponto principal da fibra óptica... Hoje em dia o que dá lucro aos provedores de médio porte e operadoras são os tão famosos "CDN´s"
    isso mesmo.


    As operdoras que tem instaldo na sua infra-estrutura CDN "Netflix, Facebook, Akamai, Google GCC," Economizam 90% do trafego de link de internet ou seja os seus estimados clientes passama a consumir 90% de
    Rede fibra óptica local e apenas 10% de Link Real de internet"


    É óbvio os clientes não sabem nem entendem como funciona o que eles querem é o Netflix a bombar em HD , e o Facebook acesso rádio, sé estão pagando 100 reais mensal de consumo rede LOCAL LAN "em fibra"
    para eles tanto faz.




    E os servidores OLT de fibra optica conseguem gerenciar trafegos acima dos 400gbps , coisa que acredito que ainda não existem equipamentos de outras técnologias efetuando.




    E com isso imaginem o seguinte cenário






    1- Provedor ISP "Backyard" tem um Link de 10Gbps onde atende uma região de 10Mil clientes
    2- Provedor ISP "Backyard" conseguiu os requerimentos minimos para obter CDN Netflix,GCC,AKAMAI,FACEBOOK (onde irá economizar 90% do seu consumo de link Internet acesso)
    3- Provedor ISP "Backyard" agora irá passar a consumir 1Gbps de Link internet real + 9Gbps de Link Local REDE LAN interna para atender os mesmos 10Mil clientes
    4- Provedor ISP "Backyard" ainda não está contente e decide vender para outro ISP vizinho mais 20Gbps de Acesso ao conteúdo CDN do provedor "Backyard" a 5,00 o Mega


    5- Provedor ISP "Backyard" já saiu do Backyard e está virando Operadora usando apenas 1Gbps de LINK internet real e mais 9Gbps de link Local CDN conteúdo + 20gbps CDN conteúdo que revende para outros provedores vizinhos... com isso quero dizer que ele precisa de uma infra-estrutura em fibra óptica boa para conseguir distribuir esse link. coisa que eu não vejo ser possivel em outras redes que não seja fibra optica.




    6- Já que estamos ainda falando do provedor ISP "BackYard" ele usava 10Gbps de link antes então ainda lhe sobra 9Gbps de link internet que ele pode utilizar para expandir o seu banco de clientes ou revender para outros provedores. Então vejamos o scenário a cada 10mil novos clientes ele consome mais 1gbps de link internet real e mais 9Gbps de link Local CDN






    7- No caso teriamos 10Gbps link real já usando antes para 10mil clientes agora o mesmo ele vai atender 10Gbps link internet real para 100Mil clientes + 90Gbps de Link Local CDN saindo diretamente da sua infra-estrutura de fibra optica, tendo um tráfego de 100gbps total mais uma vez não conheco nenhuma outra infra-estrutura que consiga gerenciar todo esse trafego.




    8- Se não detalha-se muito ainda vejamos o seguite scenário o provedor Backyard ISP compra 10gbps de link a R$18 o Mega.


    Total 10240Mbps = R$184320 de link


    Ele tem a capacidade de oferecer para 100Mil clientes pacotes de 102Kbps de Link real + 15Mbps de conteúdo Local CDN por um preço simbólico de = R$60,00




    100000 Clientes 15.1 Mbps x 60,00 = 6 Milhões por mês isso usando contéudo CDN , ele so consegue obter tais resultados usando Fibra óptica na sua infra-estrutura principal.




    Por isso que existem empresas nacionais que não vou mencionar o nome que anunciam pacotes de fibra optica a 150mbps e 200mbps residencial por 190,00 mensais e 200mensais..


    Pois o cliente está pagando por 140Mbps de conteúdo local CDN, e 10mbps de link, ou 180Mbps de conteúdo local CDN e 20Mbps de link
    E ainda me colocam uma tal de Franquia de dados mensal onde o cliente paga um xxx acima do consumo de dados mensal geral por Gbps consumido... onde na realidade não está custando quase nada dos seus links pois tem CDN´s conteúdos de cache dentro das suas Redes que os seus clientes acessam. essa franquia de dados é mais um pedágio que o assinante paga para poder usar a fibra optica e a rede local da operadora


    Mas afinal o que é essa porra de CDN "CDN são servidores de contéudo de cache enormes com 100TB a 300Tb de armazenamento em HDDs que são hospedados dentro das operadoras e ISPs médios para ajudar a reduzir o trafego da rede mundial de internet, sem eles a internet mundial estaria esgotada em consumo real de link" todos os provedores podem solicitar mas tem que ter uma quantidade minima de trafego solicitado por tais empresas passando das suas AS para Ips dos servidores dessas empresas em questão para que possam montar o projeto e enviar instalar o CND dentro do seu Provedor, depois disso uma vez por noite o conteúdo é atualizado nos servidores ou mais que 1x por dia, e todos os seus clientes acessando netflix, ou facebook ou até mesmo um Video do Youtube irão ser redirecionados para o servidor CDN dentro do seu provedor ao invés de usar link de internet do seu provedor, pois todo o conteúdo ou quase todo o conteúdo já irá estar armazenado em seu servidor de cache CDN local.




    Enfim tudo isso não seria possível sem a Fibra óptica é claro, então não acredito que uma rede UTP ou outra topologia possa sustentar todo esse tráfego






    Estou apenas expondo a minha humilde opinião de leigo na matéria,