+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Erro no Mikrotik: data from unknown device XX:XX:XX:XX:XX:XX, sent deauth. Nanostation M5

    Olá,
    estou aqui para pedir a ajuda de vocês. Tenho duas Nanostation M5 em minha rede com esse problema.
    Uso Mikrotik com MAC cadastrado na Acess list e essas duas nanos mesmo cadastradas na minha RB não conectam.
    Aparece o erro no log "data from unknown device XX:XX:XX:XX:XX:XX, sent deauth.
    Esses equipamentos funcionavam em uma outra rede e agora apareceu esse problema. Pesquisando na net, só falam que pode ser ataque, mas no meu caso, esse equipamento é meu e eu quero que ele conecte, porém, nem sequer aparece no Registration.
    Alguém pode me dar uma força?
    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Erro no Mikrotik: data from unknown device XX:XX:XX:XX:XX:XX, sent deauth. Nanostation M5

    Buenas @ynsanyty

    Ja tentou atualizar o firmware dos nanos?
    O sinal dos nanos (tx e rx) estão bom? ccq ta bom?
    Ja tentou pegar esse nano e testar em bancada conectando a outro dispositivo?

  3. #3

    Padrão Re: Erro no Mikrotik: data from unknown device XX:XX:XX:XX:XX:XX, sent deauth. Nanostation M5

    Olá inquiery,
    o firmware já foi atualizado e em relação ao sinal, não tem como eu te falar, visto que o Mikrotik está ignorando o MAC do equipamento. As nanos estavam funcionando, inclusive uma delas foi tirada de um local há pouco tempo. O estranho aqui é o mikrotik rejeitar o MAC mesmo ele setado na Acess list.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ynsanyty Ver Post
    Olá inquiery,
    o firmware já foi atualizado e em relação ao sinal, não tem como eu te falar, visto que o Mikrotik está ignorando o MAC do equipamento. As nanos estavam funcionando, inclusive uma delas foi tirada de um local há pouco tempo. O estranho aqui é o mikrotik rejeitar o MAC mesmo ele setado na Acess list.
    Ele não está "rejeitando" o MAC ynsanyty. A mensagem de "data from unknown device, sent deauth" é exatamente isso que a mensagem fala, o mikrotik recebeu dados de um dispositivo desconhecido. A rede formada pela wireless, reconhece todos os dispositivos que estão registrados, os que não estão, não fazem parte da rede.

    É como se você tivesse 10 computadores conectados numa rede local, por cabo, num switch. E você conhecesse o MAC de todos eles, e de repente aparece dados rolando na rede de um MAC que não é de nenhum desses computadores que fazem parte da rede. A única diferença aqui, é que um switch normal armazenaria o MAC daquele PC novo para fazer a troca de dados para aquele dispositivo. Agora, falando em wifi, o dispositivo tem que passar pelo processo escolhido de autenticação, para registrar na rede, e só a partir dai ele passa a ser um dispositivo conhecido;

    A maioria das vezes quando aparece muito "data from unkown device, sent deauth", é problema do próprio radio ao qual a mensagem se refere. Isso quer dizer que ele caiu da registration table, por qualquer problema que seja, só que ele simplesmente "não sabe que caiu", e continua enviando dados, ignorando até mesmo as mensagens de "deauth" que o AP (mikrotik) envia quando isso acontece. Claro que esse problema pode vir a ser causado por outros problemas da rede wireles, como por exemplo, um dispositivo que não consegue trafegar bem. Mas em alguns casos, depois de um tempo, o próprio cliente percebe que "caiu", ou ele recebe com sucesso o "deauth" e aceita a mensagem, e ela para de aparecer no logo, mas o dispositivo torna então a tentar registrar-se novamente.

  5. #5

    Padrão Re: Erro no Mikrotik: data from unknown device XX:XX:XX:XX:XX:XX, sent deauth. Nanostation M5

    Entendi inquiery. Eu usei a expressão de rejeição pelo fato de estar cadastrado e não aparecer no registration. Em relação a rede que ele tenta conectar, está tudo ok. Hj coloquei clientes nessa mesma interface e todos possuem sinal entre -50 e -65. Pelo jeito vou ter que testar as nanos em bancada e ver o que está ocorrendo. Muito obrigado

  6. #6

    Padrão Re: Erro no Mikrotik: data from unknown device XX:XX:XX:XX:XX:XX, sent deauth. Nanostation M5

    Bom dia, o erro do dispositivo desconhecido continua o mesmo. O engraçado é que o endereço MAC está cadastrado no meu equipamento, que é um groove A-52HPn. Porém, apesar do MAC cadastrado na acess list, o nanostation loco não conecta de jeito nenhum.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         unknown device.jpg
Visualizações:	241
Tamanho: 	121,0 KB
ID:      	59557

  7. #7

    Padrão Re: Erro no Mikrotik: data from unknown device XX:XX:XX:XX:XX:XX, sent deauth. Nanostation M5

    Bom dia @ynsanyty

    Como ja afirmei anteriormente, a Access List não tem relação nenhuma com esse problema. Estar na Access List é só uma forma de tu informar ao RouterOS quais os dispositivos que estão AUTORIZADOS a registrar. Por outro lado, dispositivos CONHECIDOS para a rede são somente os que estão REGISTRADOS (que estão na registration table). Se o AP (que é o seu Groove) recebe dados de um dispositivo que não está no registration table, ele aparece essa mensagem ai.

    Muitas vezes o problema é no próprio radio cliente (no caso, o seu Nano).

    É o exemplo que ja expliquei. O Nano registra no AP, depois de um tempo por qualquer motivo que seja (por exemplo os "extesive data loss" por problema na wifi) o AP tira ele da registration table, mas o cliente (a Nano), não sabe que o AP fez isso, e continua enviando dados para o AP, o que ocasiona essas mensagens no log, pois o Nano acha que está registrado ainda e envia dados, mas o AP ja tirou ele da registration table por qualquer motivo que seja e ele NÃO É MAIS um dispositivo conhecido.

    Usa o AirView da propria Nano para dar uma olhada no cliente a disponibilidade do canal la no local que o Nano está instalado. Por nada lá, aquele canal em específico está "esgotado", ou pode ser problema no próprio Nano mesmo.

    Eu ja tive problemas aqui que não eram relativos a equipamentos, e sim a "locais". Tem regiões, pequenas as vezes, que o problema é complicadíssido. E tipo, 100 metros pro lado já é tranquilo.

  8. #8

    Padrão Re: Erro no Mikrotik: data from unknown device XX:XX:XX:XX:XX:XX, sent deauth. Nanostation M5

    Sim inquiery, vc já me disse isso. O problema é o seguinte: Eu peguei essa mesma nano e levei em uma outra interface mikrotik e o nano conectou normalmente. O problema não é no nanostation, então, só se esse groove estiver com problema.

    Eu tenho várias interfaces com Groove A-52HPn...
    Nessa interface, todos os nanostations loco que testei apareceu essa mensagem "
    data from unknown device", então, hoje eu peguei uma nanostation loco que estava em um outro local da minha rede funcionando e tentei conectar nesse bendito groove que está com o problema e apareceu a mesma mensagem de erro. Será possível somente esse groove não aceitar nenhum nanostation? Tenho diversas CPE's conectadas nele normalmente (OVERTEK 5.8, PRO ELETRONIC, INTELBRAS WOM5000) e com o sinal entre -50 a -65. Somente os nanos que dão a mensagem data from unknown device sent deauth.
    Acho que vou trocá-lo ainda hoje pra ver se resolverá.