+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Possível solução para internet rural com 3g/4g

    Caro amigos,preciso de idéias para montar um sistema de internet para atender a área rural aqui da minha cidade (Lembrando que sou apenas um curioso técnico em informatica)onde não seria viável levar um link da cidade para as residencias devido ao custo pesquisando na rede achei um sistema da asp telecom (http://asptelecom.blogspot.com.br) com um modem IFR7000RTR (Router) que segundo mais pesquisas me parece ser um modem 3g/4g o qual o chip vai na placa e libera internet e voz conforme plano contratado junto a operadora,um modelo parecido com o que o pessoal da ASP utiliza é este da imagem abaixo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Modem.JPG
Visualizações:	1494
Tamanho: 	16,3 KB
ID:      	59307 modem da ASP TELECOM desce antena de celular para melhorar o sinal chip interno da operadora,saida de rede rj45 para o roteador e saida para telefone fixo .


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         conexo-rural-internet-3g-e-celular-sem-fio-em-um-so-eq-22723-MLB7767061456_012015-O.jpg
Visualizações:	1115
Tamanho: 	24,0 KB
ID:      	59306Modem que tem as funções do outro acima...

    À dúvida é se tem mais equipamentos ou possibilidade de usar outra solução?
    No caso de funcionar bem realizo a venda do equipamento mais a instalação e o cliente paga o plano junto a operadora.
    Tem uma outra questão eu consigo montar um ponto de acesso wifi ligando numa outra antena externa para montar um micro provedor ,também a duvida se consigo balancear caso coloque dois ou mais modem deste para aumentar a banda deste ponto de acesso que no caso seria para uma vila rural com 30 residencias recebendo via radio da torre...

  2. #2

    Padrão Re: Possível solução para internet rural com 3g/4g

    Não sei o preço deste, mas tem um da Aquário e da Proeletronic, que é reforçador de sinal e permite que vários possam se conectar a rede da operadora com seus celulares e tablets.
    Fica em torno dos 800 reais.
    Mas a cobertura é bem pequena, coisa de 2000m²

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-ate-2000m-_JM

    Na verdade o que ele faz é ampliar a área de cobertura da operadora, função que deveria ser dela.
    Mas como em comunidades pequenas demais com algumas poucas casas eles não se interessam, então pode vários moradores se cotizarem e implantarem sua repetidora.
    Daí cada um que deseja vai utilizar seu próprio chip com seu plano seja recebendo direto no seu celular ou então colocando o chip em roteadores que permitem isso e daí fazendo sua própria rede doméstica para mais pessoas acessarem via wifi.
    Lembrando que os planos de internet pelo celular são no mínimo "maliciosos" pois tem uma franquia pequena coisa de 300 a 500 mega o que muitos usuários acabam gastando no primeiro dia.
    Até hoje não vi planos de consumo ilimitado. Não sei como fazem as empresas de ônibus intermunicipal aqui do nosso estado com relação a franquia.
    Voce sai de Porto Alegre e viaja pelo interior com internet a bordo. Não tem nem reforçador de sinal, só um roteador com chip 3G e distribui para dentro do ônibus. De vez em quando, dependendo da rota fica sem sinal depois volta.
    Talvez eles tenham alguma negociação de plano muito "especial" com operadora.

    Por isso que este modelo não é viável para provedor, mesmo sendo super hiper micro provedor. Você por exemplo colocaria um desses que citei e daí com um roteador wifi recebe o sinal pelo chip e distribui dentro de uma rede criada por você, podendo inclusive injetar este sinal numa antena omni no alto de um mastro de 12metros por exemplo. Assim você aumenta a cobertura além daqueles ridículos 2.000m². Mas daí é para atender aqueles que você deseja e não qualquer usuário da operadora. Em poucas horas você já terá gasto a franquia mensal.

    Outra coisa que reparei no desenho esquemático. Me parece que o chip vai colocado na caixa que contém a antena repetidora. Isto vai confinar o equipamento a uma única conexão.

    Já o da Aquário permite múltiplas conexões pois ele é transparente para a operadora.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Possível solução para internet rural com 3g/4g

    Tem interface dessas da Huawei 3g/4g que já vem dotado com wireless 2,4Ghz embutido, interface para telefone e PC via cabo. Sua sensibilidade é um pouco mais baixa para sinais de celular e o wi-fi dele tem uma potencia de sinal maior que muitos roteadores por aí. Para utilizar o painel precisa ter conhecimento de eletronica, pois sua fonte é de 5V x 2A, durante um tempo ele chegou a custar mais que o dobro de um novo por haver encerrado a comercialização no Brasil. Funcionou muito bem mesmo com 2G/gprs nas operadoras Claro, Oi, Vivo, Tim. Ainda tenho ele, e existe outros modelos da Huawei, TP-link, JFA etc.

  4. #4

    Padrão Re: Possível solução para internet rural com 3g/4g

    Obrigado amigo pela dica!

  5. #5

    Padrão Re: Possível solução para internet rural com 3g/4g

    Estou acompanhado o tópico muito interessante.