+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Problema com tabela arp Freebsd

    Boa tarde

    Utilizo um servidor freebsd 10 com controle de clientes por MAC, e sempre que vamos adicionar alguem utilizamos nmap para poder verificar o mac no qual o cliente foi configurado com o respectivo ip para colocar na tabela arp e o mesmo poder utilizar nossa rede. Ultimamente ocorrre o seguinte, como monitoramos esses ips, seguido da o sinal de ficar fora do monitoramento, mas quando rodamos o comando nmap o ip começa a ping novamente, sem precisar dar algum comando arp no sistema. Alguem ja enfrentou este tipo de problema em que toda vez ter de utilizar o nmap para o ip ping novamente?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Problema com tabela arp Freebsd

    Não entendi por que de usar o nmap para obter o MAC do cliente conectado, um simples ARP -n IP-DO-CLIENTE já mostraria o MAC na tabela ARP.

    Deve haver algum problema na distribuição de seus endereços, vc segmenta a sua rede em VLAN's? Pode ocorrer inconsistências na tabela ARP caso algum IP fique inativo por mais de 20 minutos, tempo que os registros por padrão ficam persistidos na tabela ARP do sistema, ou se vc trocar um equipamento, trocando assim o MAC, e mantendo o IP, caso não faça nada, até que a entrada anterior saia da tabela, o FreeBSD continuará tentando se comunicar com o MAC antigo, neste caso um arp -a -d efetuaria a limpeza da tabela e ao tentar pingar esse IP, o nomo MAC seria incluído na tabela.