Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Boa tarde galera, sou recém formado e já peguei coisa grande, fui encarregado de desenhar, orçamentar, montar e da manutenção a rede.

    Bom tenho que montar uma rede para acesso nas praças da cidade, serão 9 pontos de acesso com a media de 1000 hosts simultâneos. Estou em duvida sobre a montagem, pensei em colocar uma RB 433 L4 ou
    Rb 493ah L 5, ou montar uma central com uma Rb 1100 L6 ou 2x rb2011 uias-rm l5 com fazendo conexões PTP nos pontos de acesso.

    de inicio será 2 megas full já vendo up para 5 megas full, mas minha intenção e controlar a banda, liberando apenas 25 a 40kbps por host e colocar uma pagina da prefeitura na pagina de loguin, com um tempo de acesso a página e depois liberar o acesso a internet, questão de 30s ou 1 min.


    Desde já agradeço a ajuda do pessoal.

  2. #2

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Ola bom dia !
    Meu caro tem q ter bastante APs para suportar os 1000 Hosts online.
    Eu já montaria assim, 1 CCR roteando e controlando a rede ( up, down e conexões por cliente ) e na parte do WIFI, iria de UNIFI outdoor, pois por ser modular, você pode ir adicionando aps de acordo com a necessidade, gerencia tudo centralizado, uma media é de 60 cliente ativos por ap, mais que isso já não tem um rendimento tao bom, porem como você vai liberar pouca banda.. tem q ir montando e analisando , nunca uma rede é igual a outra, vai variar de acordo com a velocidade dos clientes e perfil de uso dos clientes também.
    Abraços

  3. #3

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Olha, vou ser sincero, se tentar colocar 1000 hosts com um link de 2 ou 5 Mbps vai ficar horrível. Só vai servir pra ficarem reclamando. Essa banda é o que a maioria dos meus clientes tem em casa para compartilhar em 2 ou 3 hosts.

    Portanto, antes de pensar em qual equipamento usar, pense tentar em aumentar essa banda disponível. Caso não seja possível aumentar, por motivo acima da sua vontade, pode colocar qualquer equipamento, pode ser até um roteador d-link desses de 40 reais, pois vai ficar horrível mesmo.

  4. #4

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Acompanhando...

  5. #5

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Acompanhando,

    Amigo, em pesquisa e indicações, porém, nunca usei.

    Tem os equipamentos da Ruckus Wireless, prometem até 500 online, porém, valores entre 4500 a 5000 reais. Sendo que ele é dual band ou seja são 250 clientes em 2.4 e 250 em 5.8Ghz, área de até 300 metros.

    Dá uma olhada. http://www.ruckuswireless.com/produc.../zoneflex-7782

  6. #6

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Rindo litros aqui, obrigado SantiagoMG e Fcnetwork, mas assim, em reunião calculei u numero do publico, e cheguei a estourado 400 hosts simultâneos, se aplica a hr 493ha L5 pois n vai ser sempre assim, os 400 simultâneos em eventos públicos, com diversos pontos, e a banda eu to lutando para ter 10 full, = 10mbp/s dividindo man, d sim, tranquilo, já dei manutenção ao projeto do governo cidades Digitais, e lá eles estavam com 10 megas asdl com taxa de 1 mbp/s com mais de 300 pessoas, eu to com 5x mais que eles, negociando 10x, man dá sim, so é para acesso gratuito, com block de videos downloads e torrents... mas vlw muito quias AP's vocês me recomendam ?

    Planta da cidade, AMARELOS te visada ROXO ainda n sei mas acho que consigo conetar com loco m2.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Planta rede.jpg
Visualizações:	168
Tamanho: 	189,7 KB
ID:      	59401

  7. #7

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Bom dia Vaizard, sim a ruckus suporta sim, eu fiz o projeto de um Instituto Federal com aluno ainda juntamente com o pessoal de T.I. como lá e licitação, o governo pagou de boa, tudo saio por R$60.000, só a controladora custou R$30.000 os AP's custaram 1.200 reais cada, compramos vários, infelizmente eu me formei e não vi ainda mas realizamos teste com cada uma, e tava com 438 simultâneos e tava de boa, mas tem que ter a controladora, eu tenho orçamento muito curto, para usar uma aparelhagem top dessas. mas muito obrigado tenho que entregar isso esse FDS pois ele tem pressa. Vlw ai pelo apoio.

  8. #8

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Mauricio,creio que se utilizar Rocket com Omni Ubnt de 10 ou 13 dbi e uma CCR no gerenciamento de conta.
    Ou pode utilizar também o Unifi Outdoor+.
    Vai depender do que podera investir,caso tenha verba sobrando vá de Ruckus,Alvarion....
    http://powernetwork.com.br/produtos.php?i=290
    http://powernetwork.com.br/produtos.php?i=96
    http://powernetwork.com.br/produtos.php?i=200

  9. #9

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Amigo quanto vc pretende investir nesse projeto?

  10. #10

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Boa tarde galera, Vocês viram a planta da rede logo acima ? Jorgilson não me deram limite, me pediram para fazer o projeto, creio eu que R$4.000 com mão de obra, e Kleber realmente estou pensando em usar Unifi UAP mimi 2.4ghz Outdoor. Estou em muito duvida, cidade pequena, de 5.000 habitantes, logo não terá tantos acessos simultâneos, por isso limite de 500 em pico. estou com duvidar.

    Esquema:
    1-Microtik apenas uma para controlar toda a rede
    2-Roteador junto com a omini para os pontos se conectarem ao microtik
    3-Unifi UAP mimi 2.4ghz Outdoor cenectador a omini microtik
    4- loco 2 para conectar com omini do serve e passar para a Unifi outdoor.


    Correções, sugestões são bem vindas, sou recém formado.

  11. #11

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Cara , faz a estrutura entre os aps em 5.8Ghz, pode ser uma omnitik 5.8 e Sxt lite5 como cliente.
    E em cada local Uma ou mais Unifi outdoor 2.4Ghz.

  12. #12

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Até pensei viu Fcnetwork, mas e mk nivel 4 no máximo 200 clientes, poderia ser a RB 2011 uias 2hnd 128mb de 1000 mw nivel 5. mas a rb 433ha ela é novel 5 com um cartão mini pci de 600mw a 5.8ghz e uma antena ominia bidimensional e uso as roket m5 para operar em modo bridge Em resumo toda a conexão tem que passar pelo microtik, para visualizar a pagina da prefeitura e depois liberar o acesso a internet.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...8mb-1000mw-_JM
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikrotik-routerboard-rb2011uias-2hnd-in-nivel-5-128mb-1000mw-18736-MLB6957150065_092014-F.jpg
Visualizações:	73
Tamanho: 	47,5 KB
ID:      	59406

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-rb-433-ah-_JM
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikrotik-routerboard-rb433ah-licenca-nivel-5-rb-433-ah-22596-MLB20233047190_012015-O.jpg
Visualizações:	98
Tamanho: 	22,8 KB
ID:      	59407

  13. #13

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Tem um poste que o cara coloca até 250 pessoas em um só AP da Greatek de 1000 mw será que dá?

    LINK DO POSTE

    https://under-linux.org/showthread.p...226#post754226

  14. #14

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Que 433 o que.....

    Pelo menos a 1100ahx2 para gerenciar tudo, a omnitik so pra operar em bridge em 5.8 ( a distancia pela imagem eh curta entre todos os pontos certo?), mandando o sinal para as SXT, e depois as Unifis atendendo os clientes em 2.4Ghz.


    Citação Postado originalmente por Mauriciosdk Ver Post
    Até pensei viu Fcnetwork, mas e mk nivel 4 no máximo 200 clientes, poderia ser a RB 2011 uias 2hnd 128mb de 1000 mw nivel 5. mas a rb 433ha ela é novel 5 com um cartão mini pci de 600mw a 5.8ghz e uma antena ominia bidimensional e uso as roket m5 para operar em modo bridge Em resumo toda a conexão tem que passar pelo microtik, para visualizar a pagina da prefeitura e depois liberar o acesso a internet.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...8mb-1000mw-_JM
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikrotik-routerboard-rb2011uias-2hnd-in-nivel-5-128mb-1000mw-18736-MLB6957150065_092014-F.jpg
Visualizações:	73
Tamanho: 	47,5 KB
ID:      	59406

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-rb-433-ah-_JM
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikrotik-routerboard-rb433ah-licenca-nivel-5-rb-433-ah-22596-MLB20233047190_012015-O.jpg
Visualizações:	98
Tamanho: 	22,8 KB
ID:      	59407

  15. #15

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    huehuehuehuehue...

    Tudo bem parece que você pode me resolver, pode entrar em contato comigo?

    SKYPE: [email protected]
    Email: [email protected]

  16. #16

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Galera ainda to com duvida, em na quantidade de conexões simultâneas, como já falado, eu preciso de um bom AP, mas com custo baixo, a rocket m5 e boa, mas quanto simultâneos? o valor dela e alto pois usarei 8, tem que ser algo mais barato.

  17. #17

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Rocket M5 aceita 50 simultaneos sem queda de qualidade. Mas... te recomendara ele pra interligar cada ponto até sua base central.

    Se vai atender cliente final com smartphones, notebooks e tablets você precisa Acess Point 2,4GHz, seria um Rocket M2, mas se colocar uma boa antena nele o preço chega na estratosfera. Estamos falando de R$ 400 num Rocket M2, mais R$ 800 num antena de dupla-polarização de 2,4GHz, assim dá pra falar em 100 conexões de qualidade (A dupla-polarização é necessária porque disp. mobile vive girando, antena de pol. simples no AP ia perder uns pacotes).

    Separa as estruturas, você precisa na base um AP 5GHz, com uma antena boa, e em casa ponto desses uma CPE 5GHz como cliente do AP 5GHz da base. Na base uma Omnitik 5hnd pode entregar 20Mbps em 2Km, seria só colocar nas estações uma SXT Lite5, desde que tenha VISADA e zona de fresnel esse mini-PTP pode levar 20Mbps tranquilo, uma omnitik tem total capacidade pra trocar dados com 7 ou 8 SXT Lite5 a 2Km.
    (Mas lembra, precisa visada sem falta, precisa zona de fresnel limpa, equipto mais em conta tipo omnitik e SXT precisam mais do que nunca 100% da zona de fresnel livre, sem zona de fresnel livre não existe conexão wifi decente, só lixo de conexão)

    Isso seria a conexão entre server e as estações. O hardware pra gerenciar essas conexões é outra estória, já falaram que RB433 ou 493 não presta pra isso (Elas são antigas, 1000x mais pobres que uma RB2011 atual), e que pra tanto cliente seria bom RB1100. Se o problema é dinheiro, já dei a solução, omitik e SXT interligando server e estações.

    Sobre acess point 2,4GHz, não se engane com Greatek ou Intelbras de alta potencia. Alta potencia é só um amplificador de saída, eles tem um chipset pobre e velho, AR7240 pelo que lembro, em materia de poder de processamento não vão muito além de um AP de mesa tipo TP-Link 741nd (O firmware pode ser um problema, mas poder de processamento é outra estória, um firmware pra dona-de-casa (Tipo usuário de roteador de mesa TP-Link) pode limitar o poder de processamento, mas é só trocar firmware (Open-WRT tá aí pra isso) que isso se resolve).

    Como você tem pouca banda pra entregar (10M), e vai limitar severamente a velocidade por cliente (50Kbps), e vai atender gente com lixos mobile, provavelmente vai ter que usar 802.11G, datarate de 18M tá bom pra 10Mbps (Na verdade vai ficar nuns 7-8Mbps, mas serão 8 AP's em 18M), não precisa nem adianta gasta em AP moderno com suporte a AC porque tem AP moderno de R$ 200 com chipset de poder de processamento ruim. Não tenho nada mágico pra recomendar como AP 2,4GHz, mas só tenho que lembrar: AP de potencia alta não quer dizer processamento bom. E se for comprar por R$ 500 um Bullet M2 porque tem AR7240, lembra que o Intelbras Win240 tem o mesmo chipset e Ram, por 1/3 do preço, é só trocar o firmware (Viva o OpenWRT) que o poder de processamento será o mesmo.

    Pra definir roteador poderoso tem que ver chipset usado, e não as promessas do marketing ou a potencia, não adianta NADA tem 25dBm de potencia no radio se o trouxa com smartphone vai ficar 50m de distancia tentando conexão com um lixinho de smartphone que tem ridículos 10dBm de potencia. Melhor usar potencia modesta no radio, antena modesta (3-9dBi, não mais que isso, mas recomendo 6 - 7 dBi), e fazer o usuário chegar mais perto do equipamento.



    Você tem 3 pontos a definir:
    - Server na base: RB2011 (Não tão mais poderosa que RB450G); RB1100AH x2; RB1200; RB850Gx2.
    - PTP entre base e estações: omnitik + sxt lite5; rocket m5 + omni 5G10 + ns loco m5; bullet m5 + omni singlepol 12dBi + airgrid
    - AP nas estações: 2 Win240 com firmware decente e omni 5dBi outdoor; Bullet M2 com omni 7dBi; Groove A52hpn com omni 6dBi original; 3 NS Loco M2 como setoriais; AP de mesa MIMO tipo WRD4300 com 3 antenas outdoor de 5dBi.


    Opção tipo RB433AH com 2 cartões, pra ser AP e PTP, e processar alguma coisa, não é vantajosa porque sai mais caro, mas funcionar funciona.

  18. #18

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Rubem eu tava pensado eu usar loco m5 como cliente passando para os rádios, que pensei em usar unifi UAP mimo 2.4ghz 300mbps extrema com suas antenas, o que você acha? tipo pode falar comigo via skype ou algo do genero? já tenho o plano de acesso...

  19. #19

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    rubem, qual firmware vc me recomenda para os w240? e quantos simultâneos ele suporta?

  20. #20

    Padrão Re: Montagem de rede para praças publicas, media de acesso de 1000 hosts

    Não sei se ele suporta muita coisa (50 pessoas conectadas sem ficar péssimo), mas o melhor desempenho imagino que seja com OpenWRT, é o que fica bom em outros roteadores de mesa.

    É uma opção a tentar, não que eu recomende eu já tenta usado (50 pessoas num Win240).