+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Placa GA-H55M-S2HP

    Placa GA-H55M-S2HP, esta placa possui quatro slots - dois brancos e dois azuis -, já procurei, na internet, no manual e perguntei no fabricante e nada de resposta, afinal, para quê, servem, e por que são assim com cores diferentes?
    Obrigado pessoal querido

  2. #2

    Padrão Re: Placa GA-H55M-S2HP

    Tem certeza que procurou usando os termos corretos?

    Ela tem 2 slots PCI comuns: http://pt.wikipedia.org/wiki/Periphe...t_Interconnect
    PCI é padrão antiquado dos anos 80, já morreu, essa foi uma das últimas placas a usar isso.

    Ela tem 1 slot PCI-e (Que noobs chamam de PCI as vezes, mas PCI-e não tem nada a ver com PCI) x1, ou seja, com 1 via de dados:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pcie.jpg
Visualizações:	1180
Tamanho: 	52,3 KB
ID:      	59434
    Com apenas 1 lane de dados (1 via), se for PCI-e 3.0 o trafego é de se não me engano 4Gbps.

    O slot azul grande também é PCI-e, mas ele tem 16 vias, ou 16 lanes, é esse da imagem acima. São 16 vias, de uns 4Gbps em CADA via, alto trafego assim só é necessário pra coisa tipo placa de video mesmo.


    Ou você está falando dos slots pra memoria RAM? Esses sim tem 2 brancos e 2 azuis.

    Bom, desde os Pentium II a uns 15 anos existe isso, quando o chipset, ou hoje o processador, tem mais de um canal de troca de dados com a memória, isso é chamado de, adivinha, dual-channel (2 canais...). Os slots estão em pares então só tem 2 canais, cada par agrupado está em 1 canal. Ou seja, se vai colocar 2 pentes e quer usar dual-channel, você precisa colocar cada os 2 pentes nos 2 slots brancos.
    (Ou os 2 nos azuis)

    Se fossem 3 pares, seria triple-channel, pra usar cada pente em um canal (Pra que andar todo mundo na mesma pista quando uma estrada tem 3 pistas? Põe 1 veículo por pista que cada um pode ir e vir sem ter que se preocupar em colidir com o outro, aumenta a velocidade) teria que ligar os 3 pentes na mesma cor, algo assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         triple-channel-ddr3.jpg
Visualizações:	811
Tamanho: 	55,2 KB
ID:      	59436


    Como saber se seu processador tem mais de 1 canal pra ram? É só olhar a ficha técnica. Exemplo:
    http://ark.intel.com/pt-br/products/...Cache-2_60-GHz
    Tá lá:
    Tipos de memória DDR3 1333
    Nº máximo de canais de memória 2
    Largura de banda máxima da memória 21 GB/s

    Ou seja, esse proc. faz dual-channel.
    Placa-mãe barata de 2 slots geralmente não suporta isso, usam só 1 canal.

    O triple-channel que citei acho que só existe em socket high-end, tipo 1366 e 2011. Todos os proc. socket 1150 e 1155 que eu saiba tem só 2 canais.
    (Talvez um celeron single-core G4xx da vida tenha só 1 canal, tô por fora, processador lerdo demais até pra mim que sou usuário de pentium 4)

  3. #3

    Padrão Re: Placa GA-H55M-S2HP

    "Ou você está falando dos slots pra memoria RAM? Esses sim tem 2 brancos e 2 azuis"... Sim memória RAM. E nem sei como o senhor entendeu PCI, desculpe. Não consigo mudar a frequência da memória de 133 para 1600. Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Placa GA-H55M-S2HP

    Mas seu processador roda memória a 1600? Que eu lembre todas as coisas comuns tipos i3 e i5 de socket 1156 rodavam a ram a apenas 1333.

    Exemplos:
    http://ark.intel.com/pt-br/products/...Cache-3_10-GHz
    e
    http://ark.intel.com/pt-br/products/...up-to-3_70-GHz

    Tá lá no meio, Tipos de memória: DDR3 1066 / 1333

    Esse chipset H55 dessa placa é o mais básico da série (Em 2010), mas isso só diz respeito a portas sata, usb e cia, a transação com a memória é feita pelo processador sem intermédio do chipset (Até o socket 775 era pelo chipset), pra rodar ram a 1600 o processador é que tem que suportar isso, se for um Pentium ele é até pior nesse ponto, só roda a memória a 1066:
    http://ark.intel.com/pt-br/products/...Cache-2_80-GHz

    Socket 1156 é antigo, acredite. Depois dele teve o 1155, que já é defasado em 2015, hoje tem 1150, e esse sim suporta rodar a Ram a 1600 em todos os processadores (celeron, pentium, i3/i5/i7).
    (Ou, "DDR3 1600 é pra micro moderno, não pra socket 1156 de 2010")

    Um memória 1666 pode rodar sob downclock a 1333, 1066 ou mesmo 800, é isso que essa placa diz suportar, suporta pente de 1666MHz, mas quem diz a frequencia é o processador então na prática você só tem processadores comum que rodem a 1333.

    É algo tipo um carro falar em velocidade máxima de 180Km/h, e carga máxima de 500Kg, mas com esse peso todo a velocidade não será 180Km/h nunca, então não pode dar bola pra o que os noobs do marketing/jornalismo dizem.

    Porque a placa mãe diz rodar algo que não existe no comércio? Porque a velocidade da ram não depende da placa-mãe, sob overclock isso pode suportar na verdade a até uns 1800, um i7-2600K com uma bela refrigeração provavelmente suportará um overclock agressivo desse. E... quem faz os folders das placas são os cabeleleiros leigos do marketing, tem que jogar no lixo todo folder de propaganda e olhar apenas (E sempre olhar) pras especificações técnicas, a ficha técnica tá aí pra passar dados (E os malditos do marketing e design estão aí pra passar meias-verdades).


    (E o termo slot é usado pra tudo que é slot, vesa, isa, pci, pcie, mini-pci, mini-pcie, agp, amr, fpr, edi, dimm, ddr, ddr2, slot A e slot 1 pra processadores. Se não especificar "slot da ram" não tem como ninguém saber do que está falando, "slot" é tão generico como "aquele buraquinho alí", os slots tem nome justo pra facilitar a procura por dados, se googlar por 'ddr3 dual channel slot colors' deve achar muita coisa (Lembra que pt_br é idioma de gafanhoto na web, não tem muito conteúdo avançado em pt_br porque os falantes desse idioma só consomem lixo tipo futebol, novela e facebook, e não sabem ver especificações (Tipo dar nome pra slot, por exemplo :P ))

  5. #5

    Padrão

    "Mas seu processador roda memória a 1600? Que eu lembre todas as coisas comuns tipos i3 e i5 de socket 1156 rodavam a ram a apenas 1333."

    Boa pergunta... quando fui comprar estas memórias disse ao gerente da loja para qual placa ião servir estas memórias e ele consultou no computador e respondeu sim. Meu processador é i3.

    Vc tem certeza que não roda com a frequência 1600?

    Na loja eles fazem uma configuração do setup que o computador sai dos 1333, pára de reiniciar e ligar normalmente, mas pode estar forçando a placa mãe, melhor seria rodar os 1333?

    Obrigado.

  6. #6

    Padrão Re: Placa GA-H55M-S2HP

    Bem feito por acreditar em vendedor :P
    Acho que nunca ví vendedor com conhecimento técnico, a maioria só sabe brincar de Lego, encaixa e desencaixa até algo funcionar (E não falo só de informática, vendedor só sabe dados sobre venda (Preço, prazo, etc), mas dado técnico de nada não se obtém com vendedor).

    Quem tem que dizer isso não é vendedor e nem eu, é a Intel, e olha o que ela diz:

    Entre no link de todos e veja se algum diz suportar Ram a 1600.