Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Ponto a Ponto para Uso doméstico

    Citação Postado originalmente por denilsoncosta Ver Post
    Não sou expert não, mas reparem só no processamento absurdo.
    Veja que está sendo feito um teste de banda... passando 100Mbps, por esse motivo está em 100%, é normal.

  2. #22

    Padrão Re: Ponto a Ponto para Uso doméstico

    ijr, desculpe-me mas eu sei que está sendo feito teste. Só quis frisar, que provavelmente não aguente os 90 de down X 30 de up da Livetim, no meu caso da NanoBeam eu estou testando e aprovando. Banda passante por mais de 30 min em teste de 80X20 aproximadamente.

  3. #23

    Padrão Re: Ponto a Ponto para Uso doméstico

    Recomendo um teste real, de ethernet a ethernet.
    Ver 100Mbps em teste de roteador vejo muito, aí na hora de trasnferir algo no mundo real cai pra 70Mbps a velocidade de troca de dados.

    ME PARECE que a diferença é de uns 30% a menos geralmente.
    O chipset de RF gerencia a conexão wifi, o chipset principal só gera os pacotes de dados genéricos pra troca (Por isso a CPU vai a 100%), numa conexão real tem TCP e UDP, tem pacote nos 2 sentidos, e todo pacote tem resposta, sempre vai ter algo tipo TX/RX 70M/1M, afinal esses 70M precisam resposta quando saem de algo plugado numa ethernet, e vão pra outra coisa plugado em outra ethernet.

    Tá cheio de CPE com chipset porcaria (O mesmo de roteador de mesa de R$ 65) que na hora de receber dado pela ethernet e enviar pro chipset wifi cria um gargalo, em teste real acho que ví 80Mbps (half) em SXT Lite5, NS Loco M5, e Wom5000, não mais que isso.

    (E o teste no firmware chega fácil em 180 a 190Mbps, mas na vida real não existe pacote apenas de 1500B, vai ter alguns de 1450B, alguns de 1200B, alguns de 600B, alguns TCP, alguns UDP, fora 200 conexões simultaneas de 1Kbps de P2P porcamente configurado, tudo coisa que exige processamento das CPE's pra passar, nesse processamento se perde throughput)

  4. #24

    Padrão Re: Ponto a Ponto para Uso doméstico

    Você pode usar duas SXT ou entao duas PowerBeam M5 300....
    Se precisar, tenho as configurações de ambas para um PTP.

  5. #25

    Padrão

    Vamos lá.. falei que iria postar umas fotos.. AÍ ESTÃO

    PRIMEIRA FOTO.. MINHA CASA DIREÇÃO CONTRARIA A CASA DO MEU IRMAO

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Visao 1.jpg
Visualizações:	204
Tamanho: 	510,9 KB
ID:      	59591

    SEGUNDA FOTO.. MINHA CASA VISTA NA DIREÇÃO DA CASA DO MEU IRMAO

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Visao 2.jpg
Visualizações:	164
Tamanho: 	508,3 KB
ID:      	59592

    TERCEIRA FOTO.. CASA DO MEU IRMÃO EM DIREÇÃO A MINHA CASA

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Visao 3.jpg
Visualizações:	146
Tamanho: 	603,1 KB
ID:      	59593

    QUARTA FOTO.. VISAO DE SATELITE

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TRAJETO.jpg
Visualizações:	140
Tamanho: 	411,3 KB
ID:      	59594

    Nao ficou claro de tudo mais deu pra ter uma noção do cenário.

    Eu queria tirar uma foto da sacada da casa do meu irmão, de lá da pra ver nitidamente a ponta do meu poste "padrão" em casa, julgando que vou colocar a nano acima do padrão... a visada será 99% livre

  6. #26

    Padrão

    Equipamento Comprado hoje.

    2 NanoBeam M5 16DdBi...

    Cabo Cat 5 blindado + conectores blindados...

    Brincadeirinha ficou em 1 barão facil.. com tripé.. barra de cano....arame para manter a sustentação ja que uma delas vai a 6 metros.... vou instalar amanha

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20150613_172332.jpg
Visualizações:	136
Tamanho: 	1,47 MB
ID:      	59666 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20150613_172402.jpg
Visualizações:	107
Tamanho: 	1,25 MB
ID:      	59667

    Vou tentar dar uma configurada agora para deixar +/- no esquema na hora de apontar amanha... se alguem quiser dar uma sugestão de configuração.. canal.. essas coisas.. será bem vindo..

    E mais uma vez obrigado a galera aqui do fórum pela ajuda

  7. #27

    Padrão Re: Ponto a Ponto para Uso doméstico

    Depois que estiver pronto, vai rir igual criança do resultado! Abraços.

  8. #28

    Padrão

    Pronto.. tudo instalado e +/- configurado pois não sou pro nisso ainda..

    Vamos as screens de como está a bagaça aki..

    AP

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP1.JPG
Visualizações:	138
Tamanho: 	79,9 KB
ID:      	59687

    configuração do wireless do AP

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP2.JPG
Visualizações:	154
Tamanho: 	77,7 KB
ID:      	59688


    Station

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         STATION1.JPG
Visualizações:	139
Tamanho: 	96,7 KB
ID:      	59689

    Tela de configuração da Station

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         STATION2.JPG
Visualizações:	123
Tamanho: 	76,7 KB
ID:      	59690


    Eae aos que são entendidos do assunto, o que me dizem preciso mudar alguma configuração?

  9. #29

    Padrão Re: Ponto a Ponto para Uso doméstico

    Pra mim está tudo automatico, no default, não tem configuração feita propriamente. Está no maior datarate possível, no canal mais largo possível, e não passa banda suficiente?

    Sem desmarcar a caixa "auto adjust to EIRP limit" o radio está operando de modo a ter 27dBm EIRP, acho potencia alta pra essa distancia.

    E precisa mesmo ocupar 40MHz de largura? Recomendo ocupar o mínimo possível, 20MHz.

    Recomendo usar algum canal de 5725 a 5850MHz, nessa faixa o limite legal de potencia é maior.

    Testa o datarate module em ALTERNATIVE;

    Testa desmarcar a caixa "automatic" do lado do Max TX Rate e teste o tx rate MCS14.

    O teste realista é trafegar dados, de PC a PC pela rede é uma boa, gerenciador de cópia tipo o SuperCopier, HyperCopier, TeraCopy, exibem a velocidade de transferência de modo bem realista.

    Pra ver delay dá um ping, ping -t 192.168.1.1 é o basico, mas bom mesmo seria
    ping -t 192.168.1.1 -l 1450
    Assim verá o delay real com pacotes de navegação e downloads, que são pacotes de 1450 bytes ou mais de tamanho (-l de large, tamanho).
    Delay aceitável acho que seria menos de 8ms nesse caso, mas rede boa mesmo daria 2 ou 3ms com trafego rodando do lado.

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Pra mim está tudo automatico, no default, não tem configuração feita propriamente. Está no maior datarate possível, no canal mais largo possível, e não passa banda suficiente? Sem desmarcar a caixa "auto adjust to EIRP limit" o radio está operando de modo a ter 27dBm EIRP, acho potencia alta pra essa distancia. E precisa mesmo ocupar 40MHz de largura? Recomendo ocupar o mínimo possível, 20MHz. Recomendo usar algum canal de 5725 a 5850MHz, nessa faixa o limite legal de potencia é maior. Testa o datarate module em ALTERNATIVE; Testa desmarcar a caixa "automatic" do lado do Max TX Rate e teste o tx rate MCS14. O teste realista é trafegar dados, de PC a PC pela rede é uma boa, gerenciador de cópia tipo o SuperCopier, HyperCopier, TeraCopy, exibem a velocidade de transferência de modo bem realista. Pra ver delay dá um ping, ping -t 192.168.1.1 é o basico, mas bom mesmo seria ping -t 192.168.1.1 -l 1450 Assim verá o delay real com pacotes de navegação e downloads, que são pacotes de 1450 bytes ou mais de tamanho (-l de large, tamanho). Delay aceitável acho que seria menos de 8ms nesse caso, mas rede boa mesmo daria 2 ou 3ms com trafego rodando do lado.
    Desculpa por ter usado o termo "Configurado", eu quis dizer que fiz o básico para que se conectassem.

    Alterei para 20MHZ, deixei em 5830MHZ, pois é o maximo que aparece.. não me aparece 5725 nem 5850..

    Coloquei o MCS em 14 tirei o automatic e o Data Rate em alternative... o EIRP nao consigo desmarcar, porque a caixa fica desabilitada para mudança..

    Segue como ficou:

    AP

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NVAP1.JPG
Visualizações:	149
Tamanho: 	77,5 KB
ID:      	59693 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NVAP2.JPG
Visualizações:	134
Tamanho: 	76,7 KB
ID:      	59694

    STATION

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NVSTA1.JPG
Visualizações:	131
Tamanho: 	97,1 KB
ID:      	59695 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NVSTA2.JPG
Visualizações:	105
Tamanho: 	77,1 KB
ID:      	59696

    Testei o Ping em 1450 e ficou em 2MS, porem nao tenho trafego ainda rodando pq o link de 90MB ainda não esta funcionando, por isso o AP esta com a LAN Desconectada. Acho que amanha devem vir terminar a instalação do link.

    Será que vai dar pro gasto nos 90MB da Livetim?

    Uso o BrazilFW com QOS, DHCP e Squid, isso ja deve melhorar em muito a banda passante pois o BFW fica antes da Station, logo ele vai dar uma boa limitada na banda da ST para o AP, porém sempre haverá o horário que libero o server c/ QOS off..

    Mais uma vez desculpa a ignorancia em alguns aspectos, justamente por isso estou pedindo opiniões para melhorar a configuração e obter desempenho sem poluir e prejudicar outros.

  11. #31

    Padrão Re: Ponto a Ponto para Uso doméstico

    Com 20MHz assim deve passar uns 60Mbps. Se conseguir mesmo isso, teste 40MHz pra ver se passa 80 a 99Mbps (Limite da porta ethernet, de 100M, que passa 100Mbps só em laboratório, na prática ela fica nuns 95 a 98Mbps).

    Eu prefiro começar com datarate baixo e canal estreito, se conseguir trafego real de cerca de metade do datarate nominal (Nesse caso é 130M, então deve conseguir uns 65Mbps (55 a 65Mbps) pra considerar um ótimo link) aí sim passo pra canal mais largo (30MHz nuns equipamentos, nesse aí deve ter só 40MHz).