+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik controle de banda por local.

    Precisso de controle de banda por local e não por cliente individual no caso.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mota.png
Visualizações:	267
Tamanho: 	37,5 KB
ID:      	59531

    exemplo. mondo 10 megas para uma casa e indiferente se vai plugar 10 ou 20 máquinas la so se usa os 10 megas que espipulei.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik controle de banda por local.

    Você usa PPPoE na sua rede?
    Ou tem clientes com IP fixo? Ou vc roda um DHCP com os roteadores dos clientes em bridge?
    Voce usa RouterOS (algum equito mikrotik)?

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik controle de banda por local.

    Eu tenho DHCP ligado sem PPOE no caso esta sem nenhum tipo de restrição de velocidade.

    Os roteadores do clientes estão em modo Bridge.



    RESUMINDO dhcp COM ROTEADORES EM bRIDGE

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik controle de banda por local.

    sim mikrotik 5.20

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik controle de banda por local.

    sim mikrotik 5.20
    ara explicar melhor.
    Uso Mikrotik 5.20, a autenticação é feita pela senha normal da rede WPA2, os Ips distribuidos por DHCP.

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik controle de banda por local.

    Então @motacwb

    Uma forma seria adicionar uma regra no mangle, para o MAC do roteador do cliente, e marcar os pacotes que vem daquele MAC (todo o trafego dos clientes conectados naquele roteador em bridge vão vir pelo mesmo MAC, o MAC do roteador) com uma marca específica para aquele roteador (cliente), tipo:

    Código :
    /ip firewall mangle add chain=prerouting src-mac-address=XX:XX:XX:XX:XX:XX action=mark-packet new-packet-mark=mark_NOMEdoCLIENTE

    A partir daqui, todos os pacotes daquele clientes vão ser marcados, e você pode usar essa marca la no queue. É só adicionar um item no simple queue e colocar esse packet-mark la, com limite de 10Mbps.

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik controle de banda por local.

    Se você colocar o roteador do cliente em modo Router, e deixar a porta WAN dele para pegar IP do seu mikrotik mesmo, você só precisa adicionar um item estatico nos leases do DHCP com o MAC do roteador dele, e no rate colocar a velocidade que quer. Assim, sempre que o roteador dele fizer uma requisição ao DHCP, uma regra será adiciona automaticamente nos queues para aquele roteador, controlando a velocidade pelo IP que ele pegar.

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik controle de banda por local.

    Então mas o Mikrotik não identifica o IP do roteador que esta na casa do cliente, configurado em Router. para pegar ip do servidor DHCP do Mikrotik, mas aparecem os IPS e MACS conectados ao mesmo roteador.

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik controle de banda por local.

    Solucionei a parte de Ip e MAC como posso fazer o controle de banda sem usar Hotspot ?

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik controle de banda por local.

    Buenas @motacwb

    Nos leases do DHCP vai aparecer o MAC do dispositivo que fez a requisição ao DHCP, mas olha no ARP do seu mikrotik o MAC para o mesmo IP que o teu serviço de DHCP deu para aquele cliente... vai ser o MAC do roteador, e não do dispositivo conectado nele. Todo o trafego vem com o MAC do roteador, e você pode trabalhar com esse MAC da forma que quiser para fazer qualquer controle que deseja, inclusive das formas que citei anteriormente.

    Não precisa usar hotspot.

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik controle de banda por local.

    Então veja só, fiz um controle de banda por MAC e IP direcionados para o Ip que o Roteador que fica na casa do cliente, porem os aparelhos que se conectaram a este mesmo roteador não entraram nas restrições que apliquei de velocidade de internet "os apaelhos pegaram ip do DHCP do MIKROTIK", fiz um teste para ver se os problemas não esta relacionado por ser um roteador, fiz uma regra de Upload e Download para minha máquina conectada nesta mesma rede e funcioneou legal, mas o que queria mesmo era limitar a banda no roteador e consequentemente os aparelhos conectados a ele teriam essa regra automaticamente usando apenas a banda estipulado para o roteador.

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik controle de banda por local.

    Esse tipo de configuração que desejo fazer não resolveria com PPPOE ? Nunca fiz essa configuração mas resolveria ?

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik controle de banda por local.

    Que complicação é essa hein.
    Pppoe resolve , qualquer coisa faço o servidor pra vc.

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik controle de banda por local.

    Bom dia amigo @motacwb,

    Novamente indico que você faça de uma das formas que coloquei no inicio. Não faça controle nenhum por IP pois justamente você quer fazer um controle geral sobre VARIOS IPs dinamicos. Faça APENAS pelo MAC, com a regra de mangle e queue que eu indiquei no promeiro post.

    A minha segunda alternativa, seria passar o wifi do cliente para modo roteado, e simplesmente adicionar um item estatico nos leases com o MAC (SOMENTE o MAC, mais nada) do DHCP Server, e colocar o rate limit desejado. Assim, quando aquele roteador for ligado, ele vai pegar um IP automatico, e uma regra será adicionada automaticamente no queue para o IP específico que aquele cliente pegou com o rate limit que vc especificou no item estatico dos leases, e como todos os dispositivos conectados estarão trafegando através do roteador wifi como gateway, todos vão estar limitados pela mesma velocidade.

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik controle de banda por local.

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    Bom dia amigo @motacwb,

    Novamente indico que você faça de uma das formas que coloquei no inicio. Não faça controle nenhum por IP pois justamente você quer fazer um controle geral sobre VARIOS IPs dinamicos. Faça APENAS pelo MAC, com a regra de mangle e queue que eu indiquei no promeiro post.

    A minha segunda alternativa, seria passar o wifi do cliente para modo roteado, e simplesmente adicionar um item estatico nos leases com o MAC (SOMENTE o MAC, mais nada) do DHCP Server, e colocar o rate limit desejado. Assim, quando aquele roteador for ligado, ele vai pegar um IP automatico, e uma regra será adicionada automaticamente no queue para o IP específico que aquele cliente pegou com o rate limit que vc especificou no item estatico dos leases, e como todos os dispositivos conectados estarão trafegando através do roteador wifi como gateway, todos vão estar limitados pela mesma velocidade.
    Boa tarde @inquiery

    Cara meu muito obrigado pelas explicações que me passou foram de grande ajuda. Usei a ultima configuração de fixar somente o MAC do roteador no DHCP server, nos roteadores fiz uma nova configuração de IP "DHCP Server Enable" resumindo:

    O Mikrotik distribui em. 192.168.2.2 / 192.168.2.254 para os roteadores na rede com limite de banda fixado.
    Os roteadores fazem um novo DHCP em, 172.168.10.2 / 172.168.10.254 para os aparelhos que estão no cliente

    Estava pensando eu poderia ate limitar esses ips do cliente para ate no máximo 10 ips exempos: 172.168.10.2 á 172.168.10.11

    Meu muito Obrigado.