+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    Bom dia a todos !

    Tenho um pequeno provedor, uso antena omni da ubiquit 5.8ghz, com rocket m5, até 25 clientes estava bom, mas agora com 35 clientes tá dando umas travadas.

    Vou colocar na torre agora 04 painel setorial, e conto com a opinião e ajuda de todos para me indicar o produto correto, pois o investimento em 04 setorial + 4 rocket vai ser uma grana boa, e não quero começar errando portanto qual produto vcs me indicam a comprar ?

    Estou olhando:

    1) Setorial 5.8 ghz 20dbi 90 graus airmax ubiquit r$ 630,00 + rocket m5 5.8 ghz airmax r$ 410,00 total r$ 1.040,00

    2) Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz 17 dbi - Rocket M5 com MultiShield r$ 1.157,00

    Conto com a ajuda de todos

    obrigado, e sucesso a todos

  2. #2

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    Eu particularmente prefiro a basestation da ubiquiti, devido ao diagrama de irradiação apresentado da antena xwave
    http://www.computech.com.br/loja/dow...ta%20Sheet.pdf
    Como você pode ver, ela passa a informação de que irradia mais pelas laterais e costa do que pela própria frente, uso as basestations aqui e não tenho problema algum, apesar de que a angulação vertical desta seja melhor.

  3. #3

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    Usaria a base da ubnt,pois o custo da computech não se justifica.
    Mas os rádios eu usaria rb912.

  4. #4

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    Ubnt sem pensar 2x se quer economizar mesmo, pega as 17dbi 90° nao existe melhor custo beneficio!

  5. #5

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    Cara se você vai atender clientes próximos ate 2km recomendo que você use basestation da ubnt 17dbi 90° pois a abertura vertical dela e 8° e da 20dbi é somente 4° ou seja a de 20dbi é para clientes mais distantes, se você usa radios ubnt nos clientes use Rocket M5 com Airmax ativo, em um ponto multi ponto o uso do TDMA (Airmax) é primordial, pois sem ele quando você põem muitos clientes conectados no AP começa os problemas de latência alta, lentidão, etc. O TDMA (Airmax) evita que os rádios dos clientes "conversem" com o Ap ao mesmo tempo, ocorrendo colisão de pacotes, ele basicamente divide um tempo de transmissão para cada station, pra você ter noção eu tinha um Ap com 30 clientes conectados, a latência subia pra 60 70ms, pppoe caia, ficava lento, ativei o Airmax e pronto, ping em 2 3ms e paro as quedas, então lembre disso, pmpt sempre use TDMA.

  6. #6

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    Nunca usei da Computech, mas as base de 20 da ubnt com rb 912 é um casamento perfeito.

  7. #7

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    Agradeço a todos pelas dicas ! peço aos colegas do under que continuem a postar suas opiniões, é muito importante para mim as dicas de cada um.

    * Suporte Clinitec, quando vc diz: 20 dbi para clientes mais distantes: o que seria mais distante ? 3 km ? Quanto a distância dos meus clientes, sim eu tenho clientes de 300 mts a 2.6 km da torre, com a omni da ubiquit, o sinal tá chegando bem no meu cliente mais distante 2.6 km, ou seja se eu montar o painel de 17 dbi 90 graus da ubiquit, o sinal vai chegar bem neste meu cliente que está a 2.6 km da torre ?

    Quanto ao air max, vou fazer uns testes, a minha omni da ubiquit está com um rocket m5, vou ativar o airmax pra ver se melhora, quanto a configuração do airmax no rocket tem como vc me enviar um print pra mim ? e se possivel também me envia um print do airmax ativo de antena de cliente.

    obrigado

  8. #8

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    saindo fora da sua duvida comprei aki pra testa 2 paineis QRT5-RB911G-5HPnD pra testar como AP, comprei 2 pq se não prestasse usaria para PTP que são indicados e vou falar uma coisa, surpreendeu muito tenho Clientes a 1 Km Conectado a 180º no painel com sinal de -54 exelente, achei que nao ia da certo pelo Angulo de Abertura ser pouco e ser indicado Para PTP.

  9. #9

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    manda umas fotos do equipamento instalado, estou vendo uns videos aqui... valeu !

  10. #10

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    Uso 20dbi para interior ate 6km, dentro da cidade clientes no max 2 a 3km uso 17dbi pois a abertura dela e bem maior e o sinal não passa por cima dos assinantes, quanto o airmax nos clientes voce deixa em none, porque se vc por outra opcao a cpe do cliente ter mais tempo para transmitir do que outras cpes causando instabilidade no ap

  11. #11

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    uso computech e tem me atendido muito bem clientes de 50 metros a 3,5km, nunca tive problemas, aqui caiu raio na torre e queimou minhas nanostation m5 mas as da computech não danificou. recomendo. inclusive tenho 3 setoriais aqui novas na caixa, esperando os rockets para fazer a instalação.

  12. #12

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    Boa tarde a todos !

    RODRIGoQUATI: Os paineis computech são estes ?
    Antena Xwave 5817SH + Multishield VALOR R$ 644,00 ?

    http://www.computechloja.com.br/depa...is-Xwave-5-GHz

    Obrigado pela dica

  13. #13

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?


  14. #14

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    Bom dia!

    Usa a APC 5M 90 da Intelbrás, rádio e antena integrada. 18 dbi, ângulo de 90°, elevação de 4°. Sem perda em dbm pela antena ser integrada. R$ 8xx,00 em S. Paulo (capital).
    2 anos de garantia, troca no balcão se apresentar problema de fábrica.
    A melhor relação custo benefício se você trabalhar sem o TDMA.

    Abraço.

    Daniel

  15. #15

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    Fuja de intelbras, vai no minimo de ubnt 17dbi 90°!

    Se tiver bala na agulha parta logo para basestation de 45º 22dbi

  16. #16

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    obrigado pela dica RODRIGOQUATI... VALEU !

  17. #17

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    Obrigado JonasMT, vc ativa o airmax nas suas antenas ?

  18. #18

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    Boa noite ! suporteclinitec, agradeço sua ajuda, esta semana foi dificil para mim, devido a problemas de lentidão na rede, e após vários testes mudei no rocket m5 em channel width de 20 mhz para 40 mhz, e o mcs de 11 para 1, aparentemente ficou bom, visitei alguns clientes, e nos testes de velocidade bateu,youtube rodou bem, e nesta madrugada vou seguir sua recomendação e ativar o airmax para ver no que vai dar, posto os resultados apos os testes, segue abaixo um link que postei as telas de configuração do rocket e no cliente tela de configuração de uma nano m5.

    https://under-linux.org/showthread.php?t=152015&page=5

    * obs vá para a última página, lá estão os prints.

  19. #19

    Padrão Re: Painel setorial Ubiquit Versus Painel Setorial Computech qual é o melhor ?

    Aqui uso painel da Computech e nada do que reclamar, tenho clientes ate 5km de boa. uso com rocket m5 e não utilizo airmax. Recomendo 110%.