Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Dúvida sobre criação de redes.

    Iaee pessoal blz?? Então eu estou querendo manda Internet para casa da minha vó um tio e uns amigos pensei em usar um bullet m2 e já tenho 3 cpe Tplink 2,4 GHz e uma Nanostation m2 a distância não passa de 800 mts cada gostaria de saber se um bullet desse uma antena omnidirecinal 15 dbi daria conta de isso tudo.?? Aa a Internet aqui é de 25 mb e tô pensando em não militar a velocidade ou seja deixar passa toda a velocidade e seria no máximo 10 clientes... Peço a ajuda de vcs por favor e agradeço desde já .. Valeu

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    Omnidirecional é a pior opção possível, pega reflexo de todo lado, evite gastar dinheiro com elas.

    São 2 casas, isso? (Tio, e avó) Estão no mesmo "rumo"?

    Seria só fazer uma ligação ponto-a-ponto (PTP) entre sua casa e a casa 1, e outro entre sua casa e a casa 2. Precisa ter VISADA.
    Os "amigos" deixa que se virem de outro jeito :P

    Tendo visada perfeitamente limpa, 2 CPE TPLink 5210g funcionam num PTP até uns 5 ou 6Km, distancia não é problema.

    Além da visada, precisa uma area livre ao redor da linha de visada (Imagino um laser vermelho de uma CPE até a outra, essa linha seria a linha de visada), é a zona de fresnel:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php

    Em 800m (0.8Km) a zona de fresnel é de 5m, as CPE's precisam ter a linha de visada passando 5m acima de tudo, fios de luz, arvores, etc. Se tiver essas condições, passa uns 20-22Mbps com a CPE TPLink 5210g (O limite é o padrão 802.11g, de 54M, mas 54M é datarate nominal, o throughput na prática é menos da metade do datarate nominal, na verdade acho que mal chegar em 20Mbps com essas CPE's).

    O Bullet M2 é caro e exige antena externa cara, não acho que valha a pena.

    Se configurar o Nanostation M2 (É o M2 ou o Loco M2? São produtos 90% diferentes) como Acess Point, pode conectar as 2 CPE TPlink (Configuradas em modo cliente). O Nanostation M2 tem antena com angulo de abertura nominal de 60°, mas na prática pode conectar gente nela num angulo tipo uns 120° na frente dela (120° é 1/3 de um círculo), fora do "centro" da antena só poderá conectar até uns 400m, talvez 500m (Desde que com visada, e zona de fresnel bem grande, esquece conexão sem visada).

    Mas pra ter alcance e estabilidade, seja com algo péssimo tipo antena omni, ou com CPE como acess point, o jeito é usar datarate nominal baixo, tipo 24M ou 36M, que darão capacidade real de trafego nuns 10 a 12Mbps. Tanto trafego nenhum provedor via radio vende com equipto barato, se contente com isso porque 25Mbps é trafego pra PTP, não pra PtMP (Ponto-a-Multi-Ponto) com equipto barato.

    Se quiser mesmo usar omni, não use algo que polui tanto o espectro tipo 15dBi, use algo discreto tipo 9dBi, essa diferença de 6dBm no sinal não faz diferença com instalações decentes. Instalações porcas sem visada nenhuma sempre terão sinal baixo, uma antena de maior ganho faz o sinal ficar 6dBm maior, mas a capacidade de trafego sem visada sobe de digamos 2Mbps pra 3Mbps, melhor gastar com instalações bem feitas (Sem obstaculos na frente, nem na zona de fresnel, tubo de aço de 1", de 4m, está uns R$ 20 ou 30) do que com uma omni de ganho alto. Sinal alto não garante velocidade boa, velocidade só vem com visada perfeita.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    Então entendi mais ou menos é o seguinte atualmente eu tenho essa Nanostation loco m2 e é ela que está como ap e mais três cpe Tplink como cliente as três tem visada limpa limpa mesma a mais ou menos uns 200 a 500 mts e oq tá acontecendo é que tem horas que a velocidade chega a 10 mbs para eles e tem hora que nem 1 mb chega tem alguma configuração que eu possa fazê para melhora isso??? E muito obrigado pela ajuda...

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    O Max TX Rate no setup do Nanostation está com a opção "Automatic" marcado? Se sim, desmarque e use um datarate modesto que aceita sinal baixo tipo 24M.

    O problema de datarate (TX rate) automatico é que as vezes o radio tenta usar 54M, que exige sinal muito alto pra ter qualidade. Hora que dá uma poluição na vizinhança (Bom seria usar 2,4GHz só dentro de casa, pra uso outdoor seria bom CPE de 5GHz) a qualidade da conexão cai demais mas o radio não é inteligente o suficiente pra diminuir o datarate (TX Rate).

    Monitora com ping, de uma CPE rumo ao Nanostation,
    ping -t 192.168.1.1
    e
    ping -t 192.168.1.1 -l 1400

    E monitora no setup dos roteadores principalmente o nível de sinal.
    Um sinal em digamos -70dBm é muito baixo, tem que erguer as CPE's ou aumentar a potencia no setup pra que o sinal fique nuns -60dBm ou mais ("Mais" de -60 é -55, -50... lembra que tem um - na frente do numero, valores negativos confundem, -60 é maior e melhor que -70, são 10 a mais).

    Sinal de -70dBm conecta? Conecta, mas teria que usar um datarate bem baixo tipo 12M, mas o throughput REAL com datarate nominal (Só nome) de 12M não passa mais que uns 6Mbps, se quer passar mais dados use datarate de 18M ou 24M.

    Se todos tiverem sinal bom tipo -55dBm a -65dBm, use Max TX Rate em 36M.

    Que é perfeitamente possível ter sinal excelente tipo -50dBm em 500m com 2 CPE's baratas é, só que precisa uma zona de fresnel limpa de uns 5m (Pra cada lado a partir da linha de visada).

    Trocar antena setorial por omni sem melhorar a zona de fresnel provavelmente só iria piorar a qualidade da conexão.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2015-06-14-22-10-50.png
Visualizações:	140
Tamanho: 	181,8 KB
ID:      	59691 então as configurações estão assim eu mudei na onde tem Max tx rate do jeito que vc falo e as outras cpe não conectou se tiver como vc me manda as configurações certas e completas dele seria muito útil.... Desde já agradeço muito valeu....

  6. #6

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    (Se for pergunta precisa colocar vírgula e um "?" no final, senão não sei se é afirmação ou pergunta)

    A caixa "automatic" ao lado do Max TX Rate está marcada, por isso tem TX pra cliente sendo feito a 2M, outro a 18M, e outro a 36M, nunca ví rede com qualidade usando essa salada de datarates diferentes.

    Testa deixar o TX somente em 18M se seus clientes tem equipto B/G. Pra isso tem que desmarcar a caixa automatic (Com ela marcada o radio vai testar todos os datarates, e vai usar um alto onde o sinal é baixo).

    Não adianta setar potencia em 23dBm se o datarate está automatico, pode ver no datasheet que só tem 23dBm de potencia em 24M pra baixo (A função do datasheet é ser lido: https://dl.ubnt.com/datasheets/nanos...nsm_ds_web.pdf ), hora que vai pra datarate tipo 48M a potencia de emissão cai pra 19dBm.

    Nos clientes também tem que configurar um datarate baixo na emissão, não lembro como chama a opção no setup dos TPLink mas tem datarate no nome, use 12M nos clientes (E 18M no Acess Point, que é esse Nanostation Loco M2).

    Com esse monte de "automatic" marcado a configuração muda toda hora, por isso as vezes um sinal diminui, ou um throughput cai. Com configuração manual e fixa (Nada automatico) o throughput e sinal que tiver hoje vai ter amanhã e sempre.

    (Coloca também um canal fixo. Em "Frequency" você seta o canal, recomendo algum entre 1 e 11 (Entre 2412MHz e 2462MHz))

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    Então cara as opções são essa qual delas devo usar,? E o Nanostation deve estar em bridget,? Ou router funciona,?Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2015-06-15-21-26-45.png
Visualizações:	90
Tamanho: 	130,2 KB
ID:      	59720 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2015-06-15-21-26-53.png
Visualizações:	104
Tamanho: 	126,5 KB
ID:      	59721

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    Em modo bridge ou router (Na aba lan) a configuração de wireless é indiferente. Lan é uma coisa, wireless é outra.

    Na aba wireless é bom usar o modo Acess Point, não bridge. Na aba lan tanto faz se usa bridge ou router.

    Não tem como acessar o setup por um browser completo? Tá faltando datarates aí.

    Se está em IEE802.11 mode em B/G/N devia ter datarates de 1M a 54M, e esses MCS0 a MCS15.

    MCS0 a MCS15 são datarates de 802.11n, mas as CPE's TPLink são antiquadas demais e só suportam 802.11B e G. Não pode usar nenhum MCS nesse caso.

    Veja se tem então como mudar na aba Wireless, a opção IEE802.11 mode pra somente G, aí sim em Max Tx Rate precisa aparecer datarates de 6M a 54M (Recomendo 18 ou 24M pra teste).

    Se a opção IEE802.11 mode é inalterável mesmo via desktop (linux ou windows), e mesmo via desktop não aparece nenhum datarate de 6M a 54M (Sem MCS no nome), vai ter que deixar o "automatic" marcado e continuar com rede ruim, são produtos de eras diferentes (Nanostation Loco M2 é 802.11n, de 2009, e o TPLink são 802.11B/G, padrão antiquado de 2002), teria que fazem downgrade no firmware do Nanostation pra aparecer a opção liberada pra alterar o modo, mas sei lá em que versões do firmware isso é bloqueado, nos meus é sempre possível alterar o modo.

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    Qual seria as cpe mais atuais,? Se vc puder me fala quais equipamentos se encaixariam bem nesse modo que eu estou querendo usar..

  11. #11

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    Intelbras Wog212 tem versão recente B/G/N.
    Nanostation Loco M2 é B/G/N.
    TP-Link CPE210 é B/G/N.
    Oiwtech CPE2415CPEN é B/G/N.

    Melhor organizar por preço no ML e ver se as que gostar do preço são apenas B/G (Velharias pré-2009) ou se são B/G/N. Se esse detalhe ultra-basico não estiver na descrição, é porque é velharia horrível (Ou vendedor burro) e o produto é apenas B/G.

    Pra passar até uns 15Mbps (Ao todo, dividido por todos os clientes) pode usar modo 802.11G sem problemas, não precisa migrar urgentemente pra 802.11N.

    Se não está podendo mudar pro modo IEE802.11 somente G no setup do seu Nanostation Loco M2, acho mais fácil trocar o firmware dele (Em www.ubnt.com tem firmwares pra download) do que gastar tanto trocando todas as CPE's das estações. Isso é uma limitação do software, não do hardware.

  12. #12

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    Então eu atualizei ele a alguns dias atrás e ainda sim continuou assim pensei na firmware dd-wrt será que seria uma alternativa viável,?

  13. #13

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    entao dei uma olhada qui nessas cpes que vc mandou e tipo queira saber se ela realmente vão dar o resultado esperado e se as tplink vão conectar tranquilamente e ter navegação,? e eu sei que ja to enchendo kkk mais caso eu compre qualquer uma delas vc me ajudaria nas configurações,?

  14. #14

  15. #15

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    As CPE's e roteadores seguem os padrões da IEEE, o padrão mais recente é o 802.11n, todas as CPE's citadas (E mais uma centenas de roteadores) aceitam esse padrão, qualquer uma conecta em qualquer uma.

    No seu caso o problema não está sendo "não conectar", mas sim alguma variação no sinal criando instabilidade, ou poluição no espectro (2,4GHz não devia ser usado pra isso, melhor usar CPE 5GHz, e deixa 2,4GHz pra AP's internos dentro de casa), se vai trocar alguma coisa recomendo partir pra 5GHz.

    (Sobre o DD-WRT/Open-WRT, não sei como rodam nesses equitos, nunca tinha visto isso de modo IEEE não ser alterável (Testou tanto em modo Acess Point WDS como Acess Point pra ser se não fica alterável?), e uso Ubiquiti desde 2009)

  16. #16

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    Entendi o ruim é que trocar tudo por 5GHz vai ficar muito caro e no momento não disponibilizo dessa grana infelizmente por eqto tenho que resolver esse caso será mesmo que não teria jeito

  17. #17

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    Eu testaria colocar uma das CPE's TP-Link como Acess Point então, na sua casa, fixa em modo somente G, e fixa no datarate de 18M.

    Assim o Nanostation operando no modo station (Cliente) vai se obrigar a trocar dados nesse datarate mais baixo, que tem sensibilidade maior (E portanto sofre menos com ruído ou sinal baixo).

    É gratis essa opção, só leva uns minutos pra tirar um e colocar o outro em cada local.

    (Antes de comprar algo é bom esgotar as possibilidades com o hardware que tem, consumismo existe por preguiça de configurar as coisas pra otimizar e extrair o máximo dos equiptos)

  18. #18

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    Então eu olhei as configurações da tp link não achei a opção do datarate e tbm qdo eu coloquei ela como ap era muito ruim pior que a nano agora.. Já falei com o pessoal que vou ter mudar os aparelhos estou esperando o aval deles...

  19. #19

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    Se for o TP-Link TL-WA5210G, configurado como AP tem como limitar o TX rate ou datarate, eu mesmo usei ele como AP em 12M ou 18M em muitas empresas (Uso indoor, em areas grandes prefiro colocar CPE).

    Algumas configurações nesses firmwares simplórios (UBNT, TP-Link, Intelbras, etc) as vezes tem que salvar e reiniciar, pra só então o setup exibir novos sub-menos (Conforme o modo de operação, ou modo ieee, tem algumas opções liberadas e outras não).

    Com datarate automatico todo AP terá desempenho ruim se o sinal presente não for suficiente pro maior datarate do modo, colocar em 802.11n mas deixar o datarate em automatico também duvido que resolva, melhor resolver primeiro esses firmwares travados que está tendo, não sei se as versões mais recentes não tem mais modos antigos (No caso do Nanostation), eu nunca atualizo software (Bug de fábrica são tão perigosos quanto bugs criados por atualizações) então realmente não faço idéia de qual versão do firmware te daria a opção de um datarate fixo em 802.11G (Mas provavelmente uma mais antiga).

  20. #20

    Padrão Re: Dúvida sobre criação de redes.

    Vc tem a versão antiga do nanostation loco m2,? Se tiver será que dá pra fazer downgrade,?