+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão REDES FTTx - Prepara-se para o futuro.

    Olá Amigos.

    Estou começando este tópico que tem a finalidade de informar e orientar os provedores que desejam construir sua rede óptica.
    Gostaria que não realizem comentários ou discussões neste sobre outras tecnologias neste espaço.
    Se alguém não concordar com a informação poderá solicitar explicações que terei o prazer de responder ou até corrigir o que estiver mal colocado.

    Autor do Tópico: Nilson Deitz
    Formação: Engenheiro de Telecomunicações pós graduado pela Universidade de São Carlos - UFSCAR
    email: [email protected]
    skype: nilson.deitz1
    whatsapp: 18981295680


    REDES FTTx - Vamos falar de fibra!!!


    FTTx é um termo genérico para designar arquiteturas de redes de transmissão de alto desempenho, baseadas em tecnologia totalmente óptica.
    São redes passivas, também designadas por PON - Passive Optical Network.



    O que é uma rede passiva?

    É a utilização de fibra óptica para interligar de pontos distantes até 20 km sem repetidor, com alta velocidade, custo reduzido e sem utilizar energia no caminho.

    Elementos

    Os elementos principais da tecnologia sempre serão: uma rede de fibra óptica monomodo, equipamentos nas centrais e nos assinantes, e elementos de divisão passivos no meio da rede, denominado splitters.

    No provedor: Concentradores denominados OLT
    Nos Clientes: Modens ópticos denominados ONU.

    Na rede externa: Splitter ou divisor ópticos passivos (não alimentados) que permitem a divisão do sinal óptico para atender até 128 usuários por uma única fibra (fio) óptica.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images.jpg
Visualizações:	365
Tamanho: 	11,2 KB
ID:      	61797














    Última edição por nilsondeitz; 25-11-2015 às 19:47.

  2. #2
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: REDES FTTx - Prepara-se para o futuro.

    uma duvida que tenho, uma OLT só atende 128 clientes, posso ter mais de 128 divisão (spliters).

  3. #3

    Padrão Re: REDES FTTx - Prepara-se para o futuro.

    A dúvida que tenho é se eu preciso me preocupar com a potência de saída das ONUS,pois para fazer o projeto precisamos saber o quanto a OLT tem de potencia de saída e quanto chegaria no cliente.Mas a volta como ficaria?
    Fazendo um paralelo,analogia.Ex:fazer um ptp de 15km,lado A rocket m5,labo B nano loco m5,o nano irá enxergar o rocket de boa mas o rocket não irá encher o nano bem.
    Estou com esta dúvida porque ainda não vi em nenhuma onu a venda dizendo qual é a potência de saída.

  4. #4

    Padrão Re: REDES FTTx - Prepara-se para o futuro.

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    uma duvida que tenho, uma OLT só atende 128 clientes, posso ter mais de 128 divisão (spliters).
    Essa também é minha duvida,uma OLT por exemplo com duas PON eu só atendo 256 clientes então.É isso ?

  5. #5

    Padrão Re: REDES FTTx - Prepara-se para o futuro.

    Padrão é 64 clientes por porta...