+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Acha que sua torre é segura? Que tal Baixar altura de torres, Precisa dessa altura mesmo?

    No mês de março conclui com muito trabalho a descida de 4 metros de minha torre principal que tinha 28 mt, é trabalhoso e mais chato que subir mais vale a pena, depois disso me sinto mais tranquilo pra fazer manutenção nesta torre que é a mais alta que tenho, tenho outra de 20mt e uma de 11mt e me atende muito bem.

    Vi uns videos e não é querendo espalhar panico não, mas deixo a pergunta: será que vc nao exagerou na hora de fazer sua torre, que tal gastar mais em segurança e tentar baixar um pouco ela.

    Cabos de aço grosso nao é tudo, em uma torre acima de 25 mt vc corre grande risco de quebra no meio e pode ser fatal, lembrando que geralmente elas podem quebrar justamente quando tem mais peso, no momento que for fazer uma manutenção, fique atento e se puder gaste mais um tempinho e tente aumentar a segurança, mas se for mexer muito cuidado, procure revisar tudo antes de subir e se possivel coloque mais cabos de aço durante a manutenção.

    Cabo de aço não é tudo e tem que ser bem dimensionado, tambem nao pode puxar muito (esticar muito) porque senao ele representa peso puxando a torre para baixo.



    veja que mesmo bem amarrada ela pode quebrar e neste momento pode ser o melhor cabo de aço do mundo, ele nao vai servir pra nada (quando a torre quebra e como ela estivesse sem nenhum cabo de aço e vai direto pro chao).



    segue um desenho que tento explicar melhor:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         baixar torres.png
Visualizações:	938
Tamanho: 	23,5 KB
ID:      	59801

    Lembrando que os videos são antigos e apenas para mostrar como acontece.

  2. #2

    Padrão Re: Acha que sua torre é segura? Que tal Baixar altura de torres, Precisa dessa altura mesmo?

    Concordo com você, fui prestar consultoria em uma cidade do interior totalmente plana, sem prédios e arvores altas, e o cara tinha uma torre de mais de 30 metros, sendo que uma de 18 já atenderia toda cidade. As vezes ha um exagero nos projetos para atender uma determinada área.

  3. #3

    Padrão Re: Acha que sua torre é segura? Que tal Baixar altura de torres, Precisa dessa altura mesmo?

    Eu acho que o problema nem é tanto a "altura" sim projetos feitos nas cocha, as minhas sao todas com ART da torre e fundaçao e mesmo assim sempre jogo a mais pra garantir. Na imagem a torre a baixo 40mts tubolar galvazinada a fogo feita por um user aqui no forum que me fugio o nome, sao 40mts para 2x parabomas de 90cm topo, deu vento que derubo arvore com raiz e ele fico la perfeita com 2x dish de 34 uma ao lado da outra no topo, ja teve umas torre de 30mts com apenas painel e um nanobeam que caio nesse mesmo vendaval! Motivo? Serviço porco + economia burra!
    Mudamos para uma de 63mts para 2x 1.2mts mais um vez com projeto e art tbm de um aqui no forum que apos ele ser banido nao sei o nick novo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WP_20150616_16_30_37_Pro.jpg
Visualizações:	345
Tamanho: 	2,03 MB
ID:      	59808

  4. #4

    Padrão Re: Acha que sua torre é segura? Que tal Baixar altura de torres, Precisa dessa altura mesmo?

    O problema é que o pessoal quer pegar uns pedaços de ferro e sair soldando e amontoando achando que sabe fazer torre.
    Tem que ter projeto, ART e principalmente um excelente profissional para fabricar.
    Senão cai mesmo...

  5. #5

    Padrão Re: Acha que sua torre é segura? Que tal Baixar altura de torres, Precisa dessa altura mesmo?

    Ah mas eu tenho muito problema com torre baixa em PTP.

    Pessoalzinho acha que é só ter visada, coloca torre de 20m porque já dá pra ver luz da cidade, aí você faz o calculo e em 30Km só a zona de fresnel tem 20m, por conta de relevo e cia precisaria torre de 30m, o cliente insiste, depois fica com 80% de CCQ (Independe do rate, independente do modo), e pra ter banda decente tem que usar a desgraça dos 40MHz (Ou AC em 80MHz. Enquanto com zona de fresnel perfeita passaria todo o necessario usando só 20MHz).

    Em PtMP idem, um mastro de 6m sobre a empresa já garante visada, mas e a zona de fresnel? Com zona de fresnel totalmente comprometida depois do 20° cliente de 2Mbps a rede vira um lixo, começam as desculpinhas tipo "Se usasse Airmax isso não aconteceria".

    Agora... quando fala "cabo de aço", não está falando em cabo multifios tipo um 6x25 de 5/16", cujo lance de 30m pesa sozinho uns 20Kg? Aquilo por mais que se estique sempre tem barriga, pessoal estica o troço até ficar reto, puxa a torre pra baixo com toda a força aí qualquer dançada no vento faz ela dobrar como papel. Com cordoalha 7 fios (Que tem acho que 10% desse peso, portanto não fica curvada) a resistencia a tração é suficiente (Acho que 600Kg, um torre atingida por vento não excede esse torque) e não fica puxando a torre pra baixo.
    (Imagina 3 lances de 34m pesando 20Kg cada, mais abaixo mais 3 pesando dessa vez uns 17Kg cada, ou naquele sistema anti-torção de cruzar os cabos de modo que ao invez de um estaio a cada 5 a 8m se usa um conj. de estaios a cada 3m, s[ó de cabo de aço pendurado passa fácil de 200Kg, enquanto com cordoalha 7 fios seriam uns 40Kg)

    Só ví torre dobrando assim com cabo de aço bem esticado (Torquimetro ninguém usa, a referencia é visual, não ter barriga, daí que surge o erro. Com cordoalha a barriga some fácil, antes de exceder o torque correto), ou com antena grande e longe do anti-torção (Ou pior, torre de 30m sem anti-torção, com parabolica de 1,5m, claro que o vento vai fazer ela girar praticamente uns 30° pra cada lado), coisa tipo anti-torção a 25m e parabolica 2,4m a 32m, dobra acima do anti-torção.

  6. #6

    Padrão Re: Acha que sua torre é segura? Que tal Baixar altura de torres, Precisa dessa altura mesmo?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Ah mas eu tenho muito problema com torre baixa em PTP.

    Pessoalzinho acha que é só ter visada, coloca torre de 20m porque já dá pra ver luz da cidade, aí você faz o calculo e em 30Km só a zona de fresnel tem 20m, por conta de relevo e cia precisaria torre de 30m, o cliente insiste, depois fica com 80% de CCQ (Independe do rate, independente do modo), e pra ter banda decente tem que usar a desgraça dos 40MHz (Ou AC em 80MHz. Enquanto com zona de fresnel perfeita passaria todo o necessario usando só 20MHz).

    Em PtMP idem, um mastro de 6m sobre a empresa já garante visada, mas e a zona de fresnel? Com zona de fresnel totalmente comprometida depois do 20° cliente de 2Mbps a rede vira um lixo, começam as desculpinhas tipo "Se usasse Airmax isso não aconteceria".

    Agora... quando fala "cabo de aço", não está falando em cabo multifios tipo um 6x25 de 5/16", cujo lance de 30m pesa sozinho uns 20Kg? Aquilo por mais que se estique sempre tem barriga, pessoal estica o troço até ficar reto, puxa a torre pra baixo com toda a força aí qualquer dançada no vento faz ela dobrar como papel. Com cordoalha 7 fios (Que tem acho que 10% desse peso, portanto não fica curvada) a resistencia a tração é suficiente (Acho que 600Kg, um torre atingida por vento não excede esse torque) e não fica puxando a torre pra baixo.
    (Imagina 3 lances de 34m pesando 20Kg cada, mais abaixo mais 3 pesando dessa vez uns 17Kg cada, ou naquele sistema anti-torção de cruzar os cabos de modo que ao invez de um estaio a cada 5 a 8m se usa um conj. de estaios a cada 3m, s[ó de cabo de aço pendurado passa fácil de 200Kg, enquanto com cordoalha 7 fios seriam uns 40Kg)

    Só ví torre dobrando assim com cabo de aço bem esticado (Torquimetro ninguém usa, a referencia é visual, não ter barriga, daí que surge o erro. Com cordoalha a barriga some fácil, antes de exceder o torque correto), ou com antena grande e longe do anti-torção (Ou pior, torre de 30m sem anti-torção, com parabolica de 1,5m, claro que o vento vai fazer ela girar praticamente uns 30° pra cada lado), coisa tipo anti-torção a 25m e parabolica 2,4m a 32m, dobra acima do anti-torção.
    Disse tudo Rubem. Temos que levar várias coisas em consideração antes de montar uma torre. Não é só chegar e montar.

  7. #7

    Padrão Re: Acha que sua torre é segura? Que tal Baixar altura de torres, Precisa dessa altura mesmo?

    Lembrando que existem diferentes qualidades de aço, diferentes expessuras de cano ou cantoneira, existe cordoalha e cabo de aço, galvanizadas, zincadas ou somente pintadas.

    Assim como tem torre de 100 reais o metro e de 1500 reais o metro.

    Alem disso, existem diferentes espaçamentos - eu particularmente sou coloco as sapatas na distância de 50% da altura da torre, com um cabo de aço a cada 12 metros, com 1 ou 2 estabilizadores dependendo da carga.

    Não sou engenheiro, mas ouço vários, experientes e não tão experientes, e aprendi que quanto mais distantes os cabos de aço (e não cordoalha), melhor. Vejo muita torre com estais a 30% da altura, tubulares (com a mínima expessura possível do tubo), sem tampão (correndo o risco de os tubos enferrujarem por dentro e ninguém ver até cair)

  8. #8

    Padrão Re: Acha que sua torre é segura? Que tal Baixar altura de torres, Precisa dessa altura mesmo?

    Cara cabo de aço e a cada 12mts eu acho muita doideira, nao arisco nao.

    Aqui acima de 30mts uso 2 ant torçao e tudo cordoalha de 3 a 7 fio dependendo da altura da torre!

    Tenho 2 torre 30mts e 1 24mts com cabo de aço e acho uma porcaria, fica totalmente bamba até com arame liso fica melhor!

    Em todas as minhas ultimas chapa equalizadoras tornei obrigatorio.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WP_20150613_17_20_53_Pro.jpg
Visualizações:	1495
Tamanho: 	1,93 MB
ID:      	59848
    Edit: Ainda falta nessa ai fazer a amaraçao dos esticadores e cordoalha!

  9. #9

    Padrão Re: Acha que sua torre é segura? Que tal Baixar altura de torres, Precisa dessa altura mesmo?

    Ah mas eu tenho muito problema com torre baixa em PTP.

    Pessoalzinho acha que é só ter visada, coloca torre de 20m porque já dá pra ver luz da cidade, aí você faz o calculo e em 30Km só a zona de fresnel tem 20m, por conta de relevo e cia precisaria torre de 30m, o cliente insiste, depois fica com 80% de CCQ (Independe do rate, independente do modo), e pra ter banda decente tem que usar a desgraça dos 40MHz (Ou AC em 80MHz. Enquanto com zona de fresnel perfeita passaria todo o necessario usando só 20MHz).

    Em PtMP idem, um mastro de 6m sobre a empresa já garante visada, mas e a zona de fresnel? Com zona de fresnel totalmente comprometida depois do 20° cliente de 2Mbps a rede vira um lixo, começam as desculpinhas tipo "Se usasse Airmax isso não aconteceria".

    Agora... quando fala "cabo de aço", não está falando em cabo multifios tipo um 6x25 de 5/16", cujo lance de 30m pesa sozinho uns 20Kg? Aquilo por mais que se estique sempre tem barriga, pessoal estica o troço até ficar reto, puxa a torre pra baixo com toda a força aí qualquer dançada no vento faz ela dobrar como papel. Com cordoalha 7 fios (Que tem acho que 10% desse peso, portanto não fica curvada) a resistencia a tração é suficiente (Acho que 600Kg, um torre atingida por vento não excede esse torque) e não fica puxando a torre pra baixo.
    (Imagina 3 lances de 34m pesando 20Kg cada, mais abaixo mais 3 pesando dessa vez uns 17Kg cada, ou naquele sistema anti-torção de cruzar os cabos de modo que ao invez de um estaio a cada 5 a 8m se usa um conj. de estaios a cada 3m, s[ó de cabo de aço pendurado passa fácil de 200Kg, enquanto com cordoalha 7 fios seriam uns 40Kg)

    Só ví torre dobrando assim com cabo de aço bem esticado (Torquimetro ninguém usa, a referencia é visual, não ter barriga, daí que surge o erro. Com cordoalha a barriga some fácil, antes de exceder o torque correto), ou com antena grande e longe do anti-torção (Ou pior, torre de 30m sem anti-torção, com parabolica de 1,5m, claro que o vento vai fazer ela girar praticamente uns 30° pra cada lado), coisa tipo anti-torção a 25m e parabolica 2,4m a 32m, dobra acima do anti-torção.
    Concordo com vc Rubem, mas a ideia é que tem uma galera muito grande fazendo torre "a torta e a direita" sem noção de nada e não adianta falar pra eles usar material y ou cabo x que eles vao por conta propria, então resolvi mostrar nestes videos o que acontece mesmo com a torre bem amarrada, a questão é o projeto que não existe, a preocupação com a vida dele mesmo e com a do proximo não existe.

    questão é vida e não zona de fresnel, vencer a zona de fresnel e arriscar a segurança não é a melhor opção, se possivel colocar as torres em predios e morros, assim evita risco de vida, principalmente para o tecnico ou o proprio dono do provedor.

  10. #10

    Padrão Re: Acha que sua torre é segura? Que tal Baixar altura de torres, Precisa dessa altura mesmo?

    Pois é, também acho isso: Até arame liso fica melhor que cabo de aço com meia centena de fios finos, tipo 6x41.

    O cabo de aço multifios fica com barriga pra baixo, ele puxa pra baixo como se o estaio tivesse a uns 1/8 da altura da torre.
    Algo assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estaio.gif
Visualizações:	593
Tamanho: 	3,6 KB
ID:      	59850
    Aqui está uns 30°C na sombra, os estaios devem chegar fácil nos 60°C, e madrugada bate um ventinho de uns 20°C nessa época do ano, estaio de cabo de aço multifios estica e solta muito conforme o ano.

    Nas fazendas não falta espaço pra estaio, nem pra colocar a torre longe de tudo (Se cair não acerta nada além de pasto) e geralmente tem arame liso aos montes mesmo, tem muuuuuita torre aqui com arame liso a 10 anos ou mais, e são bem firmes.

    (É comum torcer a torre por falta de anti-torção, ou arrancar a base dos estaios, mas arrebentar estaio nunca ouvi falar. E na verdade o papel dele é meio secundário, as vezes no processo de montagem ou soldagem de algo uma torre fica dias ou semanas sem alguns estaios, tipo os últimos 8m sem estaios, nem por isso sucumbem na primeira tempestade com vento forte, precisa uma mistura de vento curvado torcendo antena que tem arrasto no alto, algo do tipo)

  11. #11

    Padrão Re: Acha que sua torre é segura? Que tal Baixar altura de torres, Precisa dessa altura mesmo?

    Naqueles vídeos retratam duas situações... A primeira evidentemente com material subdimensionado.
    A torre cedeu sob seu próprio peso pois não estava ventando e o pessoal já tinha percebido o problema..

    Já o segundo vídeo na tempestade até mesmo torres dimensionadas e com projeto pode acontecer... apesar de que aquela me pareceu bem fina também... Anti-Torção ajuda muito nestas horas... mas sempre é uma preocupação.

    Em Cruz Alta no RS alguns anos atrás caiu uma torre da OI, autoportante que estava em cima de um prédio bem alto. E tinha tudo documentado, mas não livrou das consequências. Logicamente que documentada os problemas serão menores.

    Mas eu entendi o "espirito" do tópico do @Super . Torres mais baixas estão menos sujeitas a estes problemas...
    Mas nada impede de torres altas aguentarem o tranco... Aqui tem uma torre de rádio AM com 60 e poucos metros e faz muitos anos que está lá. Projeto é tudo numa altura dessas.