+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question PPPoE em Mikrotik parou de conectar

    Boa tarde, pessoal. Sou novo no fórum, vim pedir ajuda para tentar entender o que está acontecendo com a minha configuração.

    No meu trabalho, eu utilizo uma RB que conecta via PPPoE à Oi Velox através de um modem da TP-Link. Toda a configuração estava funcionando a 3 meses sem nenhum problema até que na última sexta-feira a internet caiu (coisa que acontece com frequência aliás) e não voltou a conectar.

    LOG:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         iWE4qJKknSl4T.jpg
Visualizações:	194
Tamanho: 	141,4 KB
ID:      	59807
    "Velox" é o nome que dei para a interface PPPoE.



    Fiz os seguintes testes na tentativa de eliminar as possíveis causas (e acabei mais confuso ainda):

    • Conectando o modem diretamente ao PC, continua funcionando perfeitamente tanto no modo Bridge quanto no modo PPPoE (roteado).
    • Levei a RB para casa (eu uso outra RB em casa também), apenas coloquei a do meu trampo no lugar da minha e ela funcionou normalmente, sem mexer em nada nas configurações da RB.
    • Arrumei um outro modem e trouxe para o trabalho, e o problema persiste.

    Isso me leva a crer que seja algum problema externo com a Velox, mas vai ser muito difícil eu discutir pelo 0800, uma vez que os atendentes não sabem nada. Alguém já passou por algo parecido ou saiba exatamente o que pode estar acontecendo?

    Informação adicional: não utilizo hotspot nem compartilhamento externo, só o utilizo como roteador interno padrão.

  2. #2

    Padrão Re: PPPoE em Mikrotik parou de conectar

    Tem um outro tópico com essa discussão, recende.

    Da uma olhada.

    https://under-linux.org/showthread.php?t=180683

  3. #3

    Padrão Re: PPPoE em Mikrotik parou de conectar

    Bem vindo ao clube.

    Meu problema com a Oi e MK tem mais tempo, desde ano passado. O 0800 não ajuda, os terceirizados locais da Oi já sabem do meu problema e ajudaram o quanto puderam, emprestando modem pra testar (Huawei, ZTE, Telsec, Technicolor... fora os meus Dlink, TPLink, DSLink, Linksys, Intelbras, Xavi, Alcatel...), mas parece que isso é configuração na DSLam da operadora, algumas portas tem disso. Antigamente tinha alguém com acesso a config. da dslam e lembro que ele já resolveu isso, mas foi embora e os terceirizados locais da Oi não tem mais esse acesso, não conseguem resolver.

    Alguém aí que mecha com dslam tem idéia do que pode ser? Porque testar modem e versões do MK já fiz centenas de vezes.
    E isso parece que acontece só nas dslam mais recentemente instaladas, parece que algum sisteminha de duplicação de porta ou algo assim que atrapalha a conexão de varios roteadores quando em modo bridge.

  4. #4

    Padrão Re: PPPoE em Mikrotik parou de conectar

    Pois eu tive problema tentando fazer uma CRS125 conectar PPPoE numa ADSL da Oi. Uma RB450G conectava normal, em qualquer porta.

    Depois de muito tempo, acabei conseguindo, na sorte, fazer a CRS125 conecta, porém, só funciona na ether2. Qualquer outra ether não vai, não sei porque.

  5. #5

    Padrão Re: PPPoE em Mikrotik parou de conectar

    @eversoncsa mesmo problema da gente kkkk, aqui em minha cidade está com esse mesmo problema.

  6. #6

    Padrão Re: PPPoE em Mikrotik parou de conectar

    Qual RB vcs usam?

  7. #7

    Padrão Re: PPPoE em Mikrotik parou de conectar

    Tive/tenho disso em RB2011 com wifi, RB750, RB493AH, com RouterOS 4.17 a 5.26. A RB2011 talvez seja até mais nova que 5.26, não tenho acesso a ela.

    Primeiro ví isso com RB2011, achei que era culpa de SO recente, alguma feature recente criando problemas, mas só a título de teste coloquei uma velha RB133C (Nunca atualizada) discando e dava o mesmo problema.

    Imagino que seja problema de config. na dslam da Oi porque as dslam velhas de 2008 ou 2009 nunca deram isso, mas as dslam instaladas esse ano ou ano passado começaram com isso as vezes, problema que some ou volta independente de você mexer.

    E imagino que não seja culpa do RouterOS porque são linhas que com modem em bridge não autentica nem UBNT, nem Buffalo, nem uns Cisco, nem a distro Endian (Como firewall). As vezes uma abertura de chamado resulta em reset da porta e normaliza, mas algumas linhas não.

    Curioso é que provedor pequeno tem meia duzia de linhas (Link dedicado tá uns R$ 1 a 1,5 mil por Mbps ainda), tudo configurado igual, uma linha não autentica: Pode trocar como quiser a ordem das linhas, o defeito segue a linha. Mas... os zé-oreia terceirizados da Oi só sabem dizer que tá tudo ok porque com modem roteado conecta (Ou usando um AP vagabundo tipo TPLink o modem em bridge conecta). Você deixa essa linha parada um mes, nem usa, depois pluga no mesmo balance, mesmo modem, e funciona normal por meses e meses, então só posso acreditar em config. na DSLAM e não no MK.

  8. #8

    Padrão Re: PPPoE em Mikrotik parou de conectar

    Eu também creio que seja problema no DSLAM, mas pra falar bem a verdade, eu não conheço o protocolo pppoe a fundo não. Por nada é algum parametrozinho que a gente não ta se ligando. Tipo, talvez na hora de fechar o túnel e negociar informações de conexão, o túnel seja rejeitado caso o usuário não aceite um DNS em específico. No outro post, o rapaz falou que setou um DNS e o túnel fechou, ou seja, por mais improvável que seja, talvez seja esses detalhezinhos que a princípio não teriam razão de ser.

    Outra coisa que vai em direção ao mundo sobrenatural é o que me aconteceu com uma CRS125 como ja falei antes. Só fecha o túnel se conectar na ether2, e não é configuração no MK pq configorei ele varias vezes logo depois de reset. Ou seja, não importa que eu SAIBA que É IMPOSSÍVEL que seja isso, simplesmente É.

  9. #9

    Padrão Re: PPPoE em Mikrotik parou de conectar

    Eu testei RB133C e 493AH por essa questão de porta master e slave em CI moderno, não lembro que RB's tem vindo com ROS 6.x já pré-configurado com master-port na ether2, na duvida se o switch de rede tem alguma configurações escrota (Tipo um flow-control sem possibilidade de desabilitar) testei coisa mais velha tipo RB133C e RB493AH (Se é que dá pra chamar a RB750 de "moderna").

    Estranho muito esse erro onde tem balance, tem meia duzia de linhas iguais, configuração igual em todas as portas, modens iguais, e 1 linha tem problema (Seja DNS da operadora, do google, root-server ou o que for), você troca as linhas nos modens e o defeito segue a linha, a linha problemática não conecta na ether1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, com qualquer modem.

    Cheguei a pensar que a linha problemática não conecta porque as outras estão conectadas, mas pode desligar as outras linhas e mesmo assim a linha problemática não conecta.

    Agora não tenho nenhuma linha com esse problema (Onde atendi que tinha coloquei modem roteado e pronto), proxima vez vou guardar uns logs, mas é erro genérico tipo que a contraparte não respondeu a tentativa de conexão e cia, ou o servidor remoto não responde, erro genérico assim.

    (MTU já testei de 1472 a 1522, em linha ok qualquer coisa funciona (Até flow-control e qualquer dns), nas linhas problemáticas nada dá certo)

  10. #10

    Padrão Re: PPPoE em Mikrotik parou de conectar

    Aqui @rubem ultimamente só funciona se o modem tiver em ponte se deixar ele como roteado não funfa com o MTU 1452 outros não deu certo. Por isso também acho que pode ser problema com os DSLAN's pelo menos aqui é regional todas as cidades estão com esse problema.

  11. #11

    Padrão Re: PPPoE em Mikrotik parou de conectar

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    Aqui @rubem ultimamente só funciona se o modem tiver em ponte se deixar ele como roteado não funfa com o MTU 1452 outros não deu certo. Por isso também acho que pode ser problema com os DSLAN's pelo menos aqui é regional todas as cidades estão com esse problema.
    E se eu te falar que testei baixar só até 1454?
    Por 2...

    Eu não testei porque as outras linhas vão bem até com 1508 no MK, e com roteador comum vão bem a 1492 ou 1500 mesmo.

    Não cheguei a testar menos que 1454, mas próxima vez que topar com porta dessa (Elas vão e vem sozinhas) eu testo, valeu.