+ Responder ao Tópico



  1. #261

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por lleonardo Ver Post
    Você até me desanimou com essa sua experiência. Já fui cobaia com mimosa e me lasquei, tive os problemas que todos já conhecem e pensei nos cambium, mas não tenho tempo nem dinheiro pra ser cobaia e ficar tendo esses estresses. Jonas, estou pensando em montar um pop só com cambium. Vc tem alguma experiência com a linha Epmp?
    lleonardo e JonasMT...desculpe entrar no assunto entre vocês, porém acredito que toda informação relacionada é bem vinda...

    Como já sabemos, no mundo real precisamos pagar para ver, aqui não foi diferente...então segue o feedback para os amigos!

    PROJETO PILOTO
    - POP com duas Rocket´s M5 + dois Painel da UBNT atendendo com muita dificuldade em torno de 30 clientes
    - Visada limpa, cliente mais distante 4 km, ângulo de abertura real entre clientes máximo de 90°
    - Região de muito ruído/interferência, era muito comum o cliente ficar com CCQ baixo com péssimo desempenho
    - 90% dos clientes com plano de 5 mega

    Montei uma célula de teste com Painel Cambium + ePMP2000 com GPS + Antena Smart, neste momento temos quase 30 clientes com CPE UBNT + Firmware Elevate em produção.

    Nos testes é perceptível que o desempenho melhorou muito, os clientes em que o sinal é bom é possível obter velocidades na casa dos 50 a 65 mega.

    Ficou alguns clientes com sinal muito ruim devido ao ângulo de abertura fora do painel ou antena/cpe de baixa potência/ganho no cliente, porém mesmo nestes clientes é possível obter velocidades na casa dos 5 a 10 mega sem problemas. O grande detalhe é que mesmo com alguns clientes com sinal ruim o painel não perde o desempenho para atender os outros clientes.

    Por enquanto o ponto negativo é a latência um pouco maior, porém ainda aceitável, afinal clientes que viviam reclamando agora relatam que conseguem abrir Netflix em 4k, Youtube e teste de velocidade ao mesmo tempo com ótimos resultados, experiência que antes não era possível. Acredito que o recurso de priorização de trafego via QoS deve ajudar muito priorizando trafego Multicast e VOIP.

    Por enquanto estou gostando dos resultados, um Kit ePMP2000 Cambium substituiu dois painéis da UBNT com louvor, ainda estou tentando diminuir a latência porém os relatos é que ePMP tem uma latência maior mesmo.

  2. #262

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Dúvida: posso misturar CPEs SISO e MIMO em um AP ePMP com Elevate?

    Pergunto isso pois temos muitos clientes com AirGrid aqui na rede e não é viável fazê-los comprar outro CPE, que seja MIMO, no caso de uma migração para ePMP.

    Há uns 2 anos fiz testes com pontos de acesso Ubiquiti e MikroTik e não consegui fazer funcionar essa mistura, com CPEs MIMO modulando em MCS 8 ou mais ao mesmo tempo que CPEs SISO modulavam em até MCS 7. Simplesmente ficou tudo meio doido (modulações erradas, outros CPEs não modulavam, etc.) e não funcionou para ninguém. O único jeito de manter os dois tipos de CPE juntos foi fazendo todo mundo trabalhar nas modulações SISO, ou seja, no máximo MCS 7, e é assim até hoje. Naquela época eu tinha menos conhecimento sobre isso tudo aqui, então não sei se fiz algo errado, mas a conclusão a que cheguei foi que se jogar SISO no meio, todo mundo só pode modular a no máximo MCS 7, para que funcione corretamente.

    Como seria com Cambium ePMP? Se eu colocar AirGrid no meio, vou ter que limitar todo mundo a MCS 7? Ou, devido ao Airtime Fairness, vai ser possível ter essas AirGrids operando em MCS 1-7, enquanto outros CPEs comunicam em MCS 9-15? E o quanto essa mistura pode degradar a capacidade do ponto de acesso? @Zucchi?

    TsousaR...segue um caso real, 100% Elevate exatamente como você questionou (equipamentos com variação de MCS entre 1 a 15), com 100% dos clientes UBNT convertido para Elevate...

    Como já sabemos, no mundo real precisamos pagar para ver, aqui não foi diferente...então segue o feedback para os amigos!

    PROJETO PILOTO
    - POP com duas Rocket´s M5 + dois Painel da UBNT atendendo com muita dificuldade em torno de 30 clientes
    - Visada limpa, cliente mais distante 4 km, ângulo de abertura real entre clientes máximo de 90°
    - Região de muito ruído/interferência, era muito comum o cliente ficar com CCQ baixo com péssimo desempenho
    - 90% dos clientes com plano de 5 mega

    Montei uma célula de teste com Painel Cambium + ePMP2000 com GPS + Antena Smart, neste momento temos quase 30 clientes com CPE UBNT + Firmware Elevate em produção.

    Nos testes é perceptível que o desempenho melhorou muito, os clientes em que o sinal é bom é possível obter velocidades na casa dos 50 a 65 mega.

    Ficou alguns clientes com sinal muito ruim devido ao ângulo de abertura fora do painel ou antena/cpe de baixa potência/ganho no cliente, porém mesmo nestes clientes é possível obter velocidades na casa dos 5 a 10 mega sem problemas. O grande detalhe é que mesmo com alguns clientes com sinal ruim o painel não perde o desempenho para atender os outros clientes.

    Por enquanto o ponto negativo é a latência um pouco maior, porém ainda aceitável, afinal clientes que viviam reclamando agora relatam que conseguem abrir Netflix em 4k, Youtube e teste de velocidade ao mesmo tempo com ótimos resultados, experiência que antes não era possível. Acredito que o recurso de priorização de trafego via QoS deve ajudar muito priorizando trafego Multicast e VOIP.

    Por enquanto estou gostando dos resultados, um Kit ePMP2000 Cambium substituiu dois painéis da UBNT com louvor, ainda estou tentando diminuir a latência porém os relatos é que ePMP tem uma latência maior mesmo.

  3. #263

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por EvertonMachado Ver Post
    TsousaR...segue um caso real, 100% Elevate exatamente como você questionou (equipamentos com variação de MCS entre 1 a 15), com 100% dos clientes UBNT convertido para Elevate...

    Como já sabemos, no mundo real precisamos pagar para ver, aqui não foi diferente...então segue o feedback para os amigos!

    PROJETO PILOTO
    - POP com duas Rocket´s M5 + dois Painel da UBNT atendendo com muita dificuldade em torno de 30 clientes
    - Visada limpa, cliente mais distante 4 km, ângulo de abertura real entre clientes máximo de 90°
    - Região de muito ruído/interferência, era muito comum o cliente ficar com CCQ baixo com péssimo desempenho
    - 90% dos clientes com plano de 5 mega

    Montei uma célula de teste com Painel Cambium + ePMP2000 com GPS + Antena Smart, neste momento temos quase 30 clientes com CPE UBNT + Firmware Elevate em produção.

    Nos testes é perceptível que o desempenho melhorou muito, os clientes em que o sinal é bom é possível obter velocidades na casa dos 50 a 65 mega.

    Ficou alguns clientes com sinal muito ruim devido ao ângulo de abertura fora do painel ou antena/cpe de baixa potência/ganho no cliente, porém mesmo nestes clientes é possível obter velocidades na casa dos 5 a 10 mega sem problemas. O grande detalhe é que mesmo com alguns clientes com sinal ruim o painel não perde o desempenho para atender os outros clientes.

    Por enquanto o ponto negativo é a latência um pouco maior, porém ainda aceitável, afinal clientes que viviam reclamando agora relatam que conseguem abrir Netflix em 4k, Youtube e teste de velocidade ao mesmo tempo com ótimos resultados, experiência que antes não era possível. Acredito que o recurso de priorização de trafego via QoS deve ajudar muito priorizando trafego Multicast e VOIP.

    Por enquanto estou gostando dos resultados, um Kit ePMP2000 Cambium substituiu dois painéis da UBNT com louvor, ainda estou tentando diminuir a latência porém os relatos é que ePMP tem uma latência maior mesmo.
    Everton. Você teria um print do AP pra gente ver como ficou os clientes? Se fosse possível.

    Obrigado pela atenção.

  4. #264

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Se possível um print do tráfego nesse painel. Quando vc se refere ao aumento da latência, seria quanto a quanto de tráfego no rádio?

  5. #265

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Se possível um print do tráfego nesse painel. Quando vc se refere ao aumento da latência, seria quanto a quanto de tráfego no rádio?
    Notei que o trafego no painel com exatamente os mesmos clientes aumentou, cheguei a presenciar picos de 37 mega sendo que anteriormente com UBNT era raro ver mais de 20 mega.

    Sobre o aumento da latência, ainda não é conclusivo porque com o aumento do trafego, acredito que o transporte nos PTP´s que atendem este POP pioraram/saturaram, sendo assim justificando o aumento da latência.

    O projeto é novo, esta em produção a menos de 20 dias, é claro que sempre vamos encontrar problemas afinal estamos falando de RF em 5.8ghz em área urbana de uma cidade de +-200.000 habitantes com muitos provedores, 100% dos rádios nos clientes são UBNT com Firmware Elevate, ou seja, tem tudo para dar errado porém até agora o telefone parou de tocar para reclamações.

    Escolhi um cliente para amostragem isentando sua mensalidade com o compromisso dele reportar o resultado com frequência, abri a banda dele e iniciei as avaliações/monitoramentos bem antes da troca do painel (ainda com UBNT ele sempre reclamando), não avisei quando migrei ele para Elevate/CAMBIUM, por incrível que parece o cliente percebeu e relatou a grande diferença.

    É tudo ainda muito novo, porém até então notei que a capacidade de processamento e o conjunto de tecnologias do ePMP2000 + Antena Smart, pelo menos neste caso, tem se mostrado mais positivo que UBNT.

    Antes de comprar pesquisei muito, recebi muitas informações positivas, claro que só vendo para crer, porém a informações eram confiáveis então resolvi "pagar para ver", por isto estou compartilhando com vocês.

    Anexei uma imagem mostrando o trafego com alguns picos durante os testes de velocidade com alguns clientes...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem7.jpg
Visualizações:	220
Tamanho: 	220,3 KB
ID:      	67119

  6. #266

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Everton. Você teria um print do AP pra gente ver como ficou os clientes? Se fosse possível.

    Obrigado pela atenção.
    Segue algumas imagens para vocês analisarem.

    Podem observar que muitos clientes tem baixa capacidade de Downlink porque são antenas de uma polarização o qual negociam até o MCS 7 e mesmo assim o resultado até que é bom.

    Importante salientar que os testes de velocidade foram feitos agora durante uma chuva bem forte na região do POP!

    Também observem que na coluna "Antenna Selected" mostra por qual antena o cliente escolheu para fazer o Uplink automaticamente, inclusive mostrando o ângulo/polarização quando ele fecha enlace pela Antena Smart, achei isto bem surpreendente.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem1.jpg
Visualizações:	219
Tamanho: 	352,9 KB
ID:      	67120Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem2.jpg
Visualizações:	217
Tamanho: 	299,2 KB
ID:      	67121Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem3.jpg
Visualizações:	206
Tamanho: 	187,7 KB
ID:      	67122Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem4.jpg
Visualizações:	188
Tamanho: 	183,0 KB
ID:      	67123Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem5.jpg
Visualizações:	222
Tamanho: 	182,5 KB
ID:      	67124Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem6.jpg
Visualizações:	200
Tamanho: 	188,8 KB
ID:      	67125

  7. #267

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    @EvertonMachado Parabens pelo relato e case. Mas tenho acompanhado outro provedor no face e até agora só dor de cabeça. Painel que nao aceito pppoe direto na cpe, agora passado alguns meses algumas paginas nao abrem somente nos elevate e ai vai.

    Eu mesmo agora 2 eforce apos configurar em banca a cpe cliente fica louca a lan dando on e off direto. Em 2 unidade NOVAS tiradas da caixa e esse tftp da cambium nao funciona de maneira alguma.

  8. #268

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @EvertonMachado Parabens pelo relato e case. Mas tenho acompanhado outro provedor no face e até agora só dor de cabeça. Painel que nao aceito pppoe direto na cpe, agora passado alguns meses algumas paginas nao abrem somente nos elevate e ai vai.

    Eu mesmo agora 2 eforce apos configurar em banca a cpe cliente fica louca a lan dando on e off direto. Em 2 unidade NOVAS tiradas da caixa e esse tftp da cambium nao funciona de maneira alguma.
    JonasMT ...este nosso mundinho é complicado mesmo, eu fiquei uma semana apanhando para aplicar o Firmware em um rádio até descobrir que não era compatível, suporte oficial dos fabricantes é daquele jeito, quem me deu algumas dicas foi o Zucchi.

    Gostaria de acompanhar este caso que você comentou no Facebook...se possível informe como encontra-los ou deixe o link deles aqui.

  9. #269

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Eu conheço um provedor que sofreu problemas com Cambium também, é um dos meus parceiros aqui da região.

    Hoje ele tem algumas unidades ainda trabalhando bem com o ePMP, mas os que estavam com defeito ele substituiu por Rocket Prism e os resultados estão sendo satisfatórios. Claro que o valor que foi investido em ePMP daria fácil pra cabear o bairro e ainda poder pensar lá nos 1024 clientes FTTH.

  10. #270

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Eu conheço um provedor que sofreu problemas com Cambium também, é um dos meus parceiros aqui da região.

    Hoje ele tem algumas unidades ainda trabalhando bem com o ePMP, mas os que estavam com defeito ele substituiu por Rocket Prism e os resultados estão sendo satisfatórios. Claro que o valor que foi investido em ePMP daria fácil pra cabear o bairro e ainda poder pensar lá nos 1024 clientes FTTH.
    E justamente esse case que estou falando. Tbm estou implantando rocket prism graças ao relato dele, o gps beta da ubnt ja foi lançado.

  11. #271

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Ainda não achei essa case. No face.

  12. #272

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Acredito que ele tenha apagado, pois gerou uma polêmica desgraçada isso.

    Mas quem quiser ver, só dar um pulo aqui na região de São José do Rio Preto - SP, rsrsrs.

  13. #273

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Acredito que ele tenha apagado, pois gerou uma polêmica desgraçada isso.

    Mas quem quiser ver, só dar um pulo aqui na região de São José do Rio Preto - SP, rsrsrs.
    Mais o problema foi de usar elevate​ com epmp? Ou na rede interna cambium mesmo? Sem elevate

  14. #274

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Ele usou sim CPEs da UBNT com firmware Elevate, mas o problema estava nos APs, que reiniciavam constantemente sem motivos.

  15. #275

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Ele usou sim CPEs da UBNT com firmware Elevate, mas o problema estava nos APs, que reiniciavam constantemente sem motivos.
    Puts aí é osso. Tô querendo montar pop cambium.... Mais somente cambium mesmo.

  16. #276

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Eu to usando epmp em dois pops meus e ate agora show de bola. To usando elevate tb

  17. #277

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Eu to usando epmp em dois pops meus e ate agora show de bola. To usando elevate tb
    Olá gustavo_marcon ...se possível compartilhe mais informações como quantidade de clientes, distâncias, topologia da regiao, planos, sinal/ruído, etc...para que possamos avaliar.

    Pra mim por enquanto o mais crítico é a latência alta entre 30 e 100ms em cliente sem tráfego, considero muito alta

  18. #278

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Relato muito interessante, @EvertonMachado! Obrigado por compartilhar!

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @EvertonMachado Parabens pelo relato e case. Mas tenho acompanhado outro provedor no face e até agora só dor de cabeça. Painel que nao aceito pppoe direto na cpe, agora passado alguns meses algumas paginas nao abrem somente nos elevate e ai vai
    Mais um motivo para abandonarem PPPoE, hehehehe: essa bagaça é mais suscetível a erros.

    Citação Postado originalmente por EvertonMachado Ver Post
    JonasMT ...este nosso mundinho é complicado mesmo, eu fiquei uma semana apanhando para aplicar o Firmware em um rádio até descobrir que não era compatível, suporte oficial dos fabricantes é daquele jeito, quem me deu algumas dicas foi o Zucchi.
    Qual rádio era esse, Everton? Era algum da UBNT, linha M5, que a Cambium diz suportar toda? É interessante sabermos, para evitarmos apanhar por uma semana nisso também, hehe...

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    E justamente esse case que estou falando. Tbm estou implantando rocket prism graças ao relato dele, o gps beta da ubnt ja foi lançado.
    Se não me engano, parece que tudo que essa linha da UBNT tem a oferecer contra interferência é sincronização por GPS e o filtro do AirPrism (que imagino ser receptor super-heteródino, como o da Cambium, mas tem a desvantagem de limitar a faixa de operação do rádio a algo como 5400-5900, se não me engano), enquanto a linha ePMP tem bem mais recursos que isso.

    Vou achar estranho se a linha AirMax AC conseguir resultados iguais ou superiores a ePMP com menos. Seria interessante, mas duvido... Estou cético ainda, até porque todos cases de que me lembro ter visto foram nos EUA, onde se respeita as normas da FCC (e por isso o espectro está bem mais usável), e em área rural. Inclusive, não é de hoje que vejo alguém falar que a UBNT projeta produtos dela visando o mercado dos EUA (isso deve explicar as portas Ethernet de açúcar: rede elétrica e aterramento bem feito deve ser comum por lá)...

    Citação Postado originalmente por EvertonMachado Ver Post
    Pra mim por enquanto o mais crítico é a latência alta entre 30 e 100ms em cliente sem tráfego, considero muito alta
    O @Zucchi disse que a latência fica entre 12ms e 18ms, e pelo que me lembro de algum webinar da Cambium, isso é constante, inclusive com o ponto de acesso em carga máxima.

    Você testou essa latência direto para o AP ePMP ou algum equipamento conectado a ele por cabo, ou passa por algum enlace de rádio? Talvez o problema seja em outro lugar...

  19. #279

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    [QUOTE=TsouzaR;815362]Relato muito interessante, @EvertonMachado! Obrigado por compartilhar!



    Mais um motivo para abandonarem PPPoE, hehehehe: essa bagaça é mais suscetível a erros.


    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Qual rádio era esse, Everton? Era algum da UBNT, linha M5, que a Cambium diz suportar toda? É interessante sabermos, para evitarmos apanhar por uma semana nisso também, hehe...
    O rádio que não aceitou o Firmware Elevate foi uma LiteBeam, porém é muito importante consultar no site da Cambium a lista de hardware compatível, procedimento que eu não fiz antes de tentar instalar na LiteBeam, esta lista eu peguei no site do Zucchi connectivitatelecom.com.br:
    Loco M5 XW
    Loco M5 XM
    NanoStation M5 XW
    NanoStation M5 XM
    NanoBridge M5 XM
    Rocket M5 XM
    Rocket M5 XW
    Powerbeam M5 300/400 XW
    Airgrid M5HP XW
    Airgrid M5 XM
    NanoBeam M5 XW


    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Se não me engano, parece que tudo que essa linha da UBNT tem a oferecer contra interferência é sincronização por GPS e o filtro do AirPrism (que imagino ser receptor super-heteródino, como o da Cambium, mas tem a desvantagem de limitar a faixa de operação do rádio a algo como 5400-5900, se não me engano), enquanto a linha ePMP tem bem mais recursos que isso.

    Vou achar estranho se a linha AirMax AC conseguir resultados iguais ou superiores a ePMP com menos. Seria interessante, mas duvido... Estou cético ainda, até porque todos cases de que me lembro ter visto foram nos EUA, onde se respeita as normas da FCC (e por isso o espectro está bem mais usável), e em área rural. Inclusive, não é de hoje que vejo alguém falar que a UBNT projeta produtos dela visando o mercado dos EUA (isso deve explicar as portas Ethernet de açúcar: rede elétrica e aterramento bem feito deve ser comum por lá)...
    Sobre Rocket AC com ou sem Airrprism, eu tenho os dois modelos. Sem Airprism tem uma lista de canais maior dando margem para "escapar" da poluição, com Airprism se não encontrar um canal livre (menos poluído) não terá bons resultados , é física! No geral o Rocket AC para PTP eu considero ótimo, desde que aplicado de forma correta com antena adequada, radome shield e um bom alinhamento, desempenho é ótimo.


    O @Zucchi disse que a latência fica entre 12ms e 18ms, e pelo que me lembro de algum webinar da Cambium, isso é constante, inclusive com o ponto de acesso em carga máxima.

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Você testou essa latência direto para o AP ePMP ou algum equipamento conectado a ele por cabo, ou passa por algum enlace de rádio? Talvez o problema seja em outro lugar...
    Sobre a Latência alta nos clientes, é óbvio que a avaliação foi de forma correta. Depois de efetuar alguns ajustes consegui melhorar de 30 a 50ms para casa dos 12 a 22ms, apesar de ser um valor expressivo considero bem aceitável principalmente porque é sempre a mesma latência seja com 1 ou os atuais 30 clientes, com trafego baixo ou alto, lembrando que neste painel tem alguns clientes com sinal bem ruim, estabilidade na Cambium que UBNT não tinha com os mesmos clientes, local, CPE´s e planos.

  20. #280

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    [QUOTE=EvertonMachado;815392]
    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Relato muito interessante, @EvertonMachado! Obrigado por compartilhar!



    Mais um motivo para abandonarem PPPoE, hehehehe: essa bagaça é mais suscetível a erros.



    O rádio que não aceitou o Firmware Elevate foi uma LiteBeam, porém é muito importante consultar no site da Cambium a lista de hardware compatível, procedimento que eu não fiz antes de tentar instalar na LiteBeam, esta lista eu peguei no site do Zucchi connectivitatelecom.com.br:
    Loco M5 XW
    Loco M5 XM
    NanoStation M5 XW
    NanoStation M5 XM
    NanoBridge M5 XM
    Rocket M5 XM
    Rocket M5 XW
    Powerbeam M5 300/400 XW
    Airgrid M5HP XW
    Airgrid M5 XM
    NanoBeam M5 XW




    Sobre Rocket AC com ou sem Airrprism, eu tenho os dois modelos. Sem Airprism tem uma lista de canais maior dando margem para "escapar" da poluição, com Airprism se não encontrar um canal livre (menos poluído) não terá bons resultados , é física! No geral o Rocket AC para PTP eu considero ótimo, desde que aplicado de forma correta com antena adequada, radome shield e um bom alinhamento, desempenho é ótimo.


    O @Zucchi disse que a latência fica entre 12ms e 18ms, e pelo que me lembro de algum webinar da Cambium, isso é constante, inclusive com o ponto de acesso em carga máxima.



    Sobre a Latência alta nos clientes, é óbvio que a avaliação foi de forma correta. Depois de efetuar alguns ajustes consegui melhorar de 30 a 50ms para casa dos 12 a 22ms, apesar de ser um valor expressivo considero bem aceitável principalmente porque é sempre a mesma latência seja com 1 ou os atuais 30 clientes, com trafego baixo ou alto, lembrando que neste painel tem alguns clientes com sinal bem ruim, estabilidade na Cambium que UBNT não tinha com os mesmos clientes, local, CPE´s e planos.
    Olá amigão obrigado pelo compartilhamento. Esses ajustes que você fez foram nos aps?

    Obrigado