Página 3 de 15 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Isso é pessimo quanto menos melhor, eu tbm prefiro assim. Sei exatamente oque esperar, é achar um canal setar e esquecer.

  2. #42

    Padrão

    Teoricamente é um aparelho muito confiavel, ainda não dá pra dizer com absoluta certeza porque pouca gente usa. Seria interessante alguém que tem uma rede grande, com repetidoras e ponto a ponto, postar a sua experiência aqui no Under para a geral.

    O que temos até o momento são cases isolados, pequenas experiências. Eu estou aguardando apenas o aval de algum pioneiro para começar a trocar a minha rede.

  3. #43

    Padrão

    Algo que me fez pensar foi essa questão da distância dos ponto a ponto definida em aproximadamente 20km, como exemplificou na prática o Jonas.

    Será que não somos nós que queremos o mesmo resultado das aplicações em 5.8 "tradicional", com 40, 60 até 100km de interligação? O fato de a Cambium ter aplicado nos equipamentos uma tecnologia diferente do 802.11 implicaria também em projetos especialmente desenvolvidos para essa tecnologia, com parâmetros próprios, usos diferenciados? Do tipo uso certo para o cenário certo.

    Nós estamos tão acostumados a fazer cálculos de cabeça, do tipo 30dbi de antena + AP em 20dbm + torre de 30m = enlace de 50km, que sugestionamos que tudo em redes wireless segue a mesma lógica. É natural, faz parte da nossa rotina profissional, porque aprendemos dessa forma a partir das tecnologias que estiveram ao nosso alcance.

    Pode ser até um devaneio meu, mas não deve ser a toa que a própria Cambium não desenvolveu uma antena de ponto a ponto maior que a de 25dbi. É de se pensar.

  4. #44

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Algo que me fez pensar foi essa questão da distância dos ponto a ponto definida em aproximadamente 20km, como exemplificou na prática o Jonas.

    Será que não somos nós que queremos o mesmo resultado das aplicações em 5.8 "tradicional", com 40, 60 até 100km de interligação? O fato de a Cambium ter aplicado nos equipamentos uma tecnologia diferente do 802.11 implicaria também em projetos especialmente desenvolvidos para essa tecnologia, com parâmetros próprios, usos diferenciados? Do tipo uso certo para o cenário certo.

    Nós estamos tão acostumados a fazer cálculos de cabeça, do tipo 30dbi de antena + AP em 20dbm + torre de 30m = enlace de 50km, que sugestionamos que tudo em redes wireless segue a mesma lógica. É natural, faz parte da nossa rotina profissional, porque aprendemos dessa forma a partir das tecnologias que estiveram ao nosso alcance.

    Pode ser até um devaneio meu, mas não deve ser a toa que a própria Cambium não desenvolveu uma antena de ponto a ponto maior que a de 25dbi. É de se pensar.
    Jadir, sua visão está correta. Até Abril antes do lançamento da versão 2.4.1 (lançou inclusive na semana que o Jonas comprou um par) não existia essa diferenciação. O pessoal estava comprando o equipamento apenas para testar em PTP e tendo uma experiência de uso semelhante a UBNT e MK ou seja, péssima. Então a Cambium de forma meio que sutil, separou o jogo do tipo:

    "Olha, até 24km no máximo você usa o ePMP com ePTP. Latencia baixa, taxas altas eu te garanto"
    "Acima de 24km você compra a linha PTP. Latência ainda mais baixa e taxas ainda mais altas...mas você vai pagar bem mais".

    São equipamentos com caracteristicas e usos completamente distintos. Seu pensamento está corretíssimo.

  5. #45

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Jadir, sua visão está correta. Até Abril antes do lançamento da versão 2.4.1 (lançou inclusive na semana que o Jonas comprou um par) não existia essa diferenciação. O pessoal estava comprando o equipamento apenas para testar em PTP e tendo uma experiência de uso semelhante a UBNT e MK ou seja, péssima. Então a Cambium de forma meio que sutil, separou o jogo do tipo:

    "Olha, até 24km no máximo você usa o ePMP com ePTP. Latencia baixa, taxas altas eu te garanto"
    "Acima de 24km você compra a linha PTP. Latência ainda mais baixa e taxas ainda mais altas...mas você vai pagar bem mais".

    São equipamentos com caracteristicas e usos completamente distintos. Seu pensamento está corretíssimo.
    Exato...
    Bem melhor assim, honestidade acima de tudo...isso faz isso e aquilo faz aquilo e não uma purpurinagem que não faz merd@ nenhuma direito

  6. #46

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Zucchi o que te levou a trocar os equipamentos quais fatores foram decisivos nesta mudança ? pelo que vc postou sobre a academia do condominio parece que o enlace com as rbs estavam bons.

  7. #47

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por AlexTrevisol Ver Post
    Zucchi o que te levou a trocar os equipamentos quais fatores foram decisivos nesta mudança ? pelo que vc postou sobre a academia do condomínio parece que o enlace com as rbs estavam bons.
    Olá @AlexTrevisol

    Primeiramente boa pergunta!

    O enlace estava bom sim, porém, a medida que fui agregando mais clientes os problemas de desempenho começaram. Em determinados períodos do dia, sem relação com nada aparente comecei a ter quedas de conexão um problema causado e conhecido do NV2 quando ativo. Isso começou a gerar reclamações.

    Esses problemas se tornaram cada vez mais frequentes. Postei um tópico aqui no under e fiz tudo o que o pessoal deu de sugestões e nada. Depois postei no fórum da mikrotik e não tive nenhuma resposta. Um outro usuário tinha o mesmo problema sem solução.

    Por fim, tentei desabilitar o NV2, mas em algumas unidades o NV2 não desabilitou nem a pau. Eu simplesmente não conseguia conectar determinados clientes e o pessoal reclamando... e o telefone tocando e aquele vuco-vuco...

    Fazer este tipo de teste com cliente na ponta ou de dentro da casa dele é o mesmo que querer arrumar avião em voo e ai essa foi a gota. Desliguei a rede toda por 1 dia, disse que ia dar um desconto pelo tempo parado (e dei) e comecei a trocar tudo para Cambium em uma paulada só.

    Eu instalei o ePMP bem abaixo de onde estava instalado a SXT, creio que este tenha sido o problema. Mesmo ele "mal" instalado, ainda assim consigo entregar banda com qualidade superior. Até agora não fui lá arrumar justamente para testar. Venho agregando mais clientes e o desempenho da minha rede não cai nem pensar.

    Foi a paz. Nunca mais meu telefone tocou com report de problema.

  8. #48

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Olá @AlexTrevisol

    Primeiramente boa pergunta!

    O enlace estava bom sim, porém, a medida que fui agregando mais clientes os problemas de desempenho começaram. Em determinados períodos do dia, sem relação com nada aparente comecei a ter quedas de conexão um problema causado e conhecido do NV2 quando ativo. Isso começou a gerar reclamações.

    Esses problemas se tornaram cada vez mais frequentes. Postei um tópico aqui no under e fiz tudo o que o pessoal deu de sugestões e nada. Depois postei no fórum da mikrotik e não tive nenhuma resposta. Um outro usuário tinha o mesmo problema sem solução.

    Por fim, tentei desabilitar o NV2, mas em algumas unidades o NV2 não desabilitou nem a pau. Eu simplesmente não conseguia conectar determinados clientes e o pessoal reclamando... e o telefone tocando e aquele vuco-vuco...

    Fazer este tipo de teste com cliente na ponta ou de dentro da casa dele é o mesmo que querer arrumar avião em voo e ai essa foi a gota. Desliguei a rede toda por 1 dia, disse que ia dar um desconto pelo tempo parado (e dei) e comecei a trocar tudo para Cambium em uma paulada só.

    Eu instalei o ePMP bem abaixo de onde estava instalado a SXT, creio que este tenha sido o problema. Mesmo ele "mal" instalado, ainda assim consigo entregar banda com qualidade superior. Até agora não fui lá arrumar justamente para testar. Venho agregando mais clientes e o desempenho da minha rede não cai nem pensar.

    Foi a paz. Nunca mais meu telefone tocou com report de problema.
    Zucchi Rico.[emoji2]

  9. #49

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    @Zucchi me explica uma coisa. Você diz q ele não utiliza 802.11, então e um sistema proprietário como o NV2 e airnax? Esse equipamento pode ser comprado com o BNDES?

  10. #50

    Padrão

    @Zucchi me explica uma coisa. Você diz q ele não utiliza 802.11, então e um sistema proprietário como o NV2 e airnax? Esse equipamento pode ser comprado com o BNDES?

  11. #51

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Carlosaps Ver Post
    Zucchi Rico.[emoji2]
    Hheauheuahuehauea eu contei a pinga, deixa eu contar o tombo agora:

    Fechei 2 setores com clientes, pedi desculpas, perdi dinheiro. Peguei todos os SXT e UBNT da vida e vendi tudo. Ai comprei Cambium. Atendo poucos clientes com muita qualidade e zero reclamação. Agora que estou respirando vou voltar em um dos bairros... e creio que até o fim do ano outro.

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    @Zucchi me explica uma coisa. Você diz q ele não utiliza 802.11, então e um sistema proprietário como o NV2 e airnax? Esse equipamento pode ser comprado com o BNDES?
    O NV2 e o Airmax são os protocolos proprietários de sincronização para tentar resolver ou mitigar os problemas do 802.11 o que claramente não conseguiram visto os problemas batendo na nossa porta ai a quase 1 década...

    O ePMP é um protocolo proprietário que recentemente (Março/Abril) adicionou a compatibilidade do modo "WIFI" para permitir a migração de redes concorrentes. Ele é todo com algoritmos proprietários desenhado para o mercado de operadoras/provedores.

    Infelizmente não é possivel fazer a compra dele via BNDES

  12. #52

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Estou muito tentado a investir nessa solução, mas uma coisa e certa, não vale a pena investir para usuários de baixa renda pelo alto custo, que são nossos principais clientes. Estou pensando seriamente em comprar um setor pra uns 30 clientes para Planos a parir de 5Mbps e ver no q vai dar.

  13. #53

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Po @Zucchi , que relato mais realista. E exatamente isso que acontece e quando eu reclamo de instabilidade com mikrotik tem gente que nao acredita.
    As vezes ate comentam de forma sutil que precisa entender de canalizacao, frequencia , energia, etc. mas o que vejo e que trocando por outro igual resolve por um tempo. Me parece problema com qualidade de componentes.

    Nao duvido que alguns tenham redes estaveis com radios mikrotik ou ubnt. Mas esta nao e a realidade de muitos. E como voce ja disse em outro topico, so trocou o equipamento. Se fosse na estrutura de energia ou cabos ou canalizacao, o problema se repetiria no cambium.

    E para voces vwerem como o tema e de interesse de muitos, e so olhar no pe da pagina a quantidade de usuarios que ja acessou o topico.
    Pode ter a certeza que os relatos de quem esta usando vai surtir um grande efeito no futuro proximo

  14. #54

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Estou muito tentado a investir nessa solução, mas uma coisa e certa, não vale a pena investir para usuários de baixa renda pelo alto custo, que são nossos principais clientes. Estou pensando seriamente em comprar um setor pra uns 30 clientes para Planos a parir de 5Mbps e ver no q vai dar.
    Então... depende um pouco do ponto de vista.

    Se o seu ticket for baixo vai demorar meses para que você realmente tenha aquele retorno (ROI) mas em compensação você não vai ter mais nenhum custo com aquele cliente ao longo dos anos. Nem de reclamação nem de manutenção. É instalar e esquecer. Rede de Telecom se paga ao longo prazo até pq é um serviço ad-eternum ou seja, seu cliente não vai cancelar NUNCA. É igual energia e agua... não tem como o cara cancelar e viver sem. Ele pode até chorar no preço, reduzir o plano, pedir desconto... mas é um serviço que ele não fica sem mais. Acaba compensando pela paz e por você nunca mais ter que pisar lá.

    Estou acompanhando a leitura do tópico sobre o WOW e estou de boca aberta. 1 bilhão de tentativas e o pessoal insistindo e insistindo e querendo que o negócio funcione quando ele NÃO FOI FEITO para o que está sendo usado. Não adianta insistir, brigar, bater cabeça, reclamar... não tem solução. Mas a galera insiste pq custa 180 reais.

    Não estou aqui falando mal da Intelbras de forma alguma. Faço N projetos com as câmeras deles e pago muito pau mas essa parceria com a Ligowave foi um tiro no pé. Muito suporte e pouco retorno. O mesmo falo de UBNT. Pago pau para as câmeras deles, para a linha EdgeMax, Router, Air Fiber (sim...) e para as BaseStation. Mas a linha Airmax sai correndo. A linha AC, sai correndo. Já na Mikrotik eu tenho ODIO hahaha. CCR que trava, 2.000 versões software por ano, resolve um pau aparece outro... ahhh para mim não dá mais não. É muito tempo gasto (que no fim é dinheiro) para arrumar um negócio que não tem concerto. É o que normalmente falamos @1929 "é brincar de telecom". Imagine se uma operadora tem tempo de ficar resolvendo esse tipo de pepino. Se fosse assim eles teriam 130.000 funcionários para cuidar de milhões de clientes rs!

  15. #55

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Hoje eu vou escrever, to inspirado.

    Há quem diga ser utopia uma rede estável com Ubiquiti ou Mikrotik, ou seja lá qual for a marca. Eu tenho uma rede 100% NanoStation, e não tenho do que reclamar. Absolutamente NADA. Tenho estabilidade de conexão, latência controlada e tráfego condizente à realidade do equipamento.

    Óbvio, não dá pra explorar o equipamento em uma realidade diferente do que ele foi projetado. Esses rádios são simples, limitados, pra uso doméstico. A Ubiquiti é muito boa em marketing, e fez parecer que os produtos são pau pra toda obra, no mesmo patamar de Motorola, Radwin e outros, e não é. Mikrotik a mesma coisa.

    Meus projetos de ampliação e atualização de infra-esturutra são pautados pela escalabilidade, não por uma necessidade imediata. Velocidade de tráfego mais alta, maior quantidade de usuários por setor instalado, menor influência de interferências externas, menor suscetibilidade a defeitos. Se existir uma solução assim eu vou apostar nela sim. Quem não quer algo melhor para a empresa e para os clientes?

    Sem perder o fio do assunto, um ponto sobre estratégia de negócios: equipamento de uso doméstico é pra cliente de renda mais baixa, com um nível de exigência mais baixo. O contrário também é válido, equipamento de alto nível é destinado a um mercado mais exigente, e que paga por isso. Eu prefiro 10 clientes pagando 59,90 mensal do que 30 clientes que paguem 29,90/mês. Então, a escolha da infra-estrutura é determinada pelo público alvo que você quer atingir. Senão acontece esse loop eterno de troca de equipamento, de marca, de tempo, de dinheiro...

    Agora, sobre a Cambium, continuo afirmando o que escrevi antes: na teoria é uma solução maravilhosa, desenvolvida para redes de telecomunicações aplicadas, de alto nível. O uso prático é sempre mais exigente, e na maioria das vezes desmente o fabricante. Eu compreendo perfeitamente o receio dos amigos empresários em investir em uma reestruturação de infra-estrutura baseada em uma solução de custo alto. Quantos já apostaram milhares de reais e se arrependeram porque não obtiveram os resultados que os fabricantes prometeram?

    Esse segmento é injusto com o empresário, porque parecemos cobaias dos fabricantes. Particularmente, eu não invisto mais antes de comprovar que vale a pena pelas experiências dos outros. Não vale a pena arriscar tempo e dinheiro, até porque não invisto só em internet. Como disse o Felipe, não tenho disponibilidade pra brincar de telecom.

  16. #56

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    @Zucchi me esclarece uma dúvida. A função GPS é para ajudar no alinhamento AP/Cliente ? como funciona essa função ainda não entendi. Desculpe a pergunta besta.

    A configuração deles é mais fácil ? os intelbras pra ajustar bem é complicado.

  17. #57

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    @Zucchi me esclarece uma dúvida. A função GPS é para ajudar no alinhamento AP/Cliente ? como funciona essa função ainda não entendi. Desculpe a pergunta besta.

    A configuração deles é mais fácil ? os intelbras pra ajustar bem é complicado.
    @NielsonPadilha sinta-se a vontade para perguntar.

    A configuração dele é bem simples e rápida, sem segredos. Qualquer coisa posso te ajudar.

    O GPS é utilizado para sincronizar as transmissões e até mesmo as retransmissões ou seja, todos os AP's da sua rede transmitem em uma mesma fatia de tempo e recebem em uma mesma fatia de tempo. Isso faz com que ele elimine completamente a própria interferência (conhecida como auto interferência) em suma se você tiver 1 ou 20 AP's cobrindo a sua cidade toda ai, todos vão transmitir e receber no mesmo tempo, sincronizados. Quando existe o sincronismo você pode utilizar menos canais em um POP/ERB ou até mesmo na cidade toda.

    Veja o exemplo:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Frequencia.JPG
Visualizações:	367
Tamanho: 	76,1 KB
ID:      	60072

    Acompanha a imagem abaixo:

    Os APs que estão em verde no canto direito superior estão transmitindo e os que estão em azul estão recebendo, ou seja, uma bagunça.

    Logo abaixo o que está em verde são os "slots" de DOWNLOAD e em azul, "upload". Cada um transmitindo e recebendo como quer.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Interferencia1.JPG
Visualizações:	383
Tamanho: 	96,4 KB
ID:      	60073

    Agora abaixo com GPS, todos os AP's transmitem e recebem ao mesmo tempo de forma ordenada.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Interferencia2.JPG
Visualizações:	444
Tamanho: 	102,1 KB
ID:      	60074

    Deixe-me saber se consegui responder sua pergunta de forma satisfatória

  18. #58

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Zucchi a versao integrada consegue fazer 10 full em 2km?

    edit:Outra coisa quantos pps epmp suporta e qual o seu l2mtu maximo?
    Última edição por JonasMT; 06-07-2015 às 12:37.

  19. #59

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Zucchi a versão integrada consegue fazer 10 full em 2km?

    edit:Outra coisa quantos pps epmp suporta e qual o seu l2mtu maximo?
    10mbps/10mbps em 2km? Faz sim sem problemas, alias, vai fazer bem mais.

    Quanto ao MTU o máximo é 1700.
    Quanto a quantidade de PPS vou te falar a informação correta amanhã pois só tenho aqui a informação da linha PTP650

  20. #60

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    10mbps/10mbps em 2km? Faz sim sem problemas, alias, vai fazer bem mais.

    Quanto ao MTU o máximo é 1700.
    Quanto a quantidade de PPS vou te falar a informação correta amanhã pois só tenho aqui a informação da linha PTP650
    Otimo!

    Fico no aguardo sobre os pps