Página 4 de 15 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    10mbps/10mbps em 2km? Faz sim sem problemas, alias, vai fazer bem mais.

    Quanto ao MTU o máximo é 1700.
    Quanto a quantidade de PPS vou te falar a informação correta amanhã pois só tenho aqui a informação da linha PTP650
    Top d+ Zucchi. Mas não da trabalho configurar pra conseguir boa performance?

  2. #62

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Carlosaps Ver Post
    Top d+ Zucchi. Mas não da trabalho configurar pra conseguir boa performance?
    Carlos, considero o ePMP (e até mesmo a linha PTP usado por N operadoras no mundo) muito fácil de configurar. É tirar da caixa, atualizar a firmware, subir na torre, rodar analisador de espectro, escolher a frequência e alinhar. Só. Ele mesmo ajusta a potencia e a modulação. Rápido e fácil.

    Claro que ele tem mais opções como MIR, QoS e etc. Pode-se fazer individualmente nos rádios ou usar o CNS/Wireless Manager (free) e gerenciar toda a rede por lá mas em resumo, você pode tirar 1 ou 1000 ePMP, fazer a instalação fisica, acessar todos eles e fazer as modificações. Considero o deploy de uma rede ePMP muito rápida.

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @Zucchi, fiquei interessado em saber mais sobre como a Cambium trata o MTU de seus equipamentos.

    A MikroTik trata dois tipos de MTU, o de Layer 2 e o de Layer 3 (o tão falado L2MTU).

    Como a Cambium trata?
    Agora você me pegou mesmo, sem dó nem piedade

    Permita-me pesquisar a respeito com a equipe da Cambium e te responder.

  3. #63

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    @Zucchi onde posso comprar a antena setorial original da cambium para usar com epmp com gps para ap?

  4. #64

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    10mbps/10mbps em 2km? Faz sim sem problemas, alias, vai fazer bem mais.

    Quanto ao MTU o máximo é 1700.
    Quanto a quantidade de PPS vou te falar a informação correta amanhã pois só tenho aqui a informação da linha PTP650
    Mais ela faz isso somente usando a integrada? ou precisa de alguma antena?

    Digo isso porque o provedor aqui na cidade que ta usando esse equipamento poem esse tipo de antena(essa é parecida) neles http://intlimg.demandmedia.com/DM-Re...630&crop_min=1

    Por que seria ? Obrigado

  5. #65

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Em célula de 2km até 88 clientes com 25mb de down por 5 de up.
    @Zucchi a linha Cambium é a solução para quem ainda não quer investir em fibra?

  6. #66

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Zucchi a versao integrada consegue fazer 10 full em 2km?

    edit:Outra coisa quantos pps epmp suporta
    Jonas, referente ao PPS é o seguinte:

    Se forem utilizados um par de ePMP com GPS ou Gigabit - 30k PPS
    Se forem utilizados um par de ePMP Integrado/Conectorizado (com porta Fast) - 17k PPS

    (para efeitos de comparação a linha PTP650 faz 900.000 PPS)

    Citação Postado originalmente por alexcom Ver Post
    @Zucchi a linha Cambium é a solução para quem ainda não quer investir em fibra?
    Alex, na minha opinião sim pois considero o seguinte:

    Rede em FIBRA é para seguir a estratégia da VIVO em SP por exemplo. Vender no MÍNIMO 50mbps. Vejo o pessoal passando fibra e vendendo 2, 5, 10mbps e tirando o fato de ter uma rede pronta para crescimento futuro, considero o custo de fazer o negócio legalmente (pagando o poste, com projeto e etc) muito alto para bandas muito baixas. Quantos X anos não vai demorar para que o provedor ofereça planos maiores a preços acessíveis?

    Ok, a Fibra é uma paz mas o custo é mais alto. O ePMP também é uma PAZ e com planos de até 25mbps vai redondo. Tem que avaliar sua região. Em 80% do Brasil não é viável uma rede de fibra AINDA. Quem passa fora deste cenário é quem tem muita grana e que está pensando em longuíssimo prazo.

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Mais ela faz isso somente usando a integrada? ou precisa de alguma antena?

    Digo isso porque o provedor aqui na cidade que ta usando esse equipamento poem esse tipo de antena(essa é parecida) neles http://intlimg.demandmedia.com/DM-Re...630&crop_min=1

    Por que seria ? Obrigado
    Nielson, no caso do ePMP o Integrado tem antena de 13 dbi. Você pode adicionar o Dish de 6dbi, logo, o sistema tem um ganho total de 19dbi.
    Anexo 60115

    Nos 2km citados para PTP ela faz sim. Eu tinha um PTP com 2 integrados aqui a 2km (tem o print em algum tópico aqui do fórum) fazendo 70/70mbps.

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    @Zucchi onde posso comprar a antena setorial original da cambium para usar com epmp com gps para ap?
    Nilson, nós temos elas aqui mas ainda não colocamos no site pois é o dobro do valor de uma BS da UBNT por exemplo. (as as BS da UBNT são divinas). 60, 90 ou 120º vc quer?


    Pessoal, aproveitando o topico vou fazer uma propaganda aqui:

    Semana passada fiz a certificação da linha ePMP. Foi a primeira turma do novo curso de ePMP da Cambium no Brasil.

    http://community.cambiumnetworks.com...p/41949#U41949 (sou o primeiro do lado esquerdo de camisa rosa )

    O instrutor é o Thiago Tossi da Deal4B http://www.deal4b.com.br/ . Ele ministra o treinamento da linha ePMP, PTP, Redes, IPV6, etc. O cara é um show a parte. A primeira turma estava lotada e tinha gente do Brasil inteiro. Minas, MT, Pará, Sul, etc.

    A sala de aula é muito bem equipada, o prédio é proximo a hoteis e/ou fácil de estacionar/entrar e sair ou seja, é bem tranquilo. Vale os 2 dias de curso (bem intenso inclusive).

  7. #67

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Bonita a camisa hem @Zucchi

    Sobre a fibra, eu to achando uma baita modinha. Quem mais lucra sãos os fornecedores de equipamento, e nós somos as cobaias de teste. Além disso, se todo mundo resolver largar o wireless e partir para cabeamento vai faltar poste no Brasil.

    Qual será a nova geração das "interferências" que uma empresa vai causar na outra? Quebra de cabos? Sabotagem em ferragem pra derrubar a rede alheia? Provedor sempre dá um jeito pra ferrar o outro, ao invés de se unir.

    Brincadeiras a parte, o wireless como alternativa as conexões cabeadas ainda tem muito o que crescer. Ainda vão surgir muitas Cambium da vida dando novo gás para as redes sem fio.

  8. #68

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Concordo com vc @Jadir, E não é brincadeiras a parte viu! aqui eu decidi investir em um provedor 100% wifi justamente porque os cortes de cabos aqui é muito alto, vejo os provedores de cabo aqui na região se matando, um cortando cabo do outro, é uma violência! kkkkkk, rsrs e tambem vejo aqui alguns lançando fibra pra oferecer 5mbps ao cliente, rsrs, sinceramente viu! E o pior é que vive caindo a conexão. Recebo algumas ligações toda semana de clientes cotando preço querendo sair do provedor de fulano, rsrs e quando vejo o cara tem uma fibra na rua passando e não tem a devida qualidade pra manter seu cliente.
    Eu não acredito no fim das redes WiFi, pelo contrario acho que em alguns cenários é e sempre será mais viável usar rádios. Uma rede wireless bem dimensionada atende fácil uma grande quantidade de clientes, se optar por pequenos POPs, para fugir da interferencia, esse provedor vai longe!

  9. #69

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    acho que 90 seria o ideal devido ele suporta mais clientes em até 2 km. quais você recomenda de 90? e de 120 qual você recomenda ?

  10. #70
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Movido pro novo fórum Analises Técnicas. Muito Obrigado pela ótima Analise

  11. #71

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    @Zucchi, você não sofre aí com dificuldade para manter o SNR dentro de limites aceitáveis? Imagino que uma antena de 13dBi em um cenário com espectro totalmente poluído não conseguirá manter uma conexão estável sem uma potência absurda no AP.

    Há alguma informação da Cambium sobre planos para lançar ePMPs integrados com maiores ganhos (16dBi e 22dBi, por exemplo)?

  12. #72

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Bonita a camisa hem @Zucchi

    Sobre a fibra, eu to achando uma baita modinha. Quem mais lucra sãos os fornecedores de equipamento, e nós somos as cobaias de teste. Além disso, se todo mundo resolver largar o wireless e partir para cabeamento vai faltar poste no Brasil.

    Qual será a nova geração das "interferências" que uma empresa vai causar na outra? Quebra de cabos? Sabotagem em ferragem pra derrubar a rede alheia? Provedor sempre dá um jeito pra ferrar o outro, ao invés de se unir.

    Brincadeiras a parte, o wireless como alternativa as conexões cabeadas ainda tem muito o que crescer. Ainda vão surgir muitas Cambium da vida dando novo gás para as redes sem fio.
    Aiiiii que tudo, você reparou ?! (aheauheuahuuehaea).

    Brincadeiras a parte em SP, Campinas, RJ e algumas cidades já falta poste. Tem ruas de São Paulo que estão uma verdadeira vergonha. As fachadas dos prédios são só cabos, voltas e mais voltas na frente dos postes. Um absurdo!

    OBS: Em algumas cidades do interior o que você falou de sabotar o cabeamento é amplamente utilizado o que é acima do lamentável,

  13. #73

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    acho que 90 seria o ideal devido ele suporta mais clientes em até 2 km. quais você recomenda de 90? e de 120 qual você recomenda ?
    Recomendo utilizar 45º, 60º ou 90º.

    120 em casos esporádicos e com poucos clientes - como o atendimento de uma região de chácaras ou rural. Já a OMNI NUNCA.
    Acho tão ruim antena omni que não vendo no site de jeito nenhum. Ela é prejudicial a qualquer empresário rs!

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    @Zucchi, você não sofre aí com dificuldade para manter o SNR dentro de limites aceitáveis? Imagino que uma antena de 13dBi em um cenário com espectro totalmente poluído não conseguirá manter uma conexão estável sem uma potência absurda no AP.

    Há alguma informação da Cambium sobre planos para lançar ePMPs integrados com maiores ganhos (16dBi e 22dBi, por exemplo)?
    @TsouzaR, não tive problemas até o presente momento e aqui na cidade a coisa é feita, mas muito feia mesmo.

    o ePMP faz controle automático de potencia tanto dos CPE (clientes) quando do AP. Ele mesmo se ajusta dentro das regras de cada país/country code.

    Referente a planos de lançar antenas/CPE com ganho maior eles não tem pois a linha cobre.

    Exemplo: Para o caso do integrado, se você precisar de mais ganho tem de adicionar o DISH que adiciona 6dbi de ganho.

    Se você precisar ainda mais o correto é utilizar um ePMP Conectorizado (com porta FAST) + uma antena de 25dbi da própria Cambium.

  14. #74

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Fica bom sim com a Dish de 30, com uma ALGCOM de 22dbi (blindada) e até mesmo com a de 25dbi da Cambium.
    Mas qual você acha que realmente tem um desempenho melhor? Com a Algcom blindada ou a própria Cambium?

  15. #75

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Nao sou o @Zucchi mas da nem pra discutir algcom<<<<all

  16. #76

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    ATENÇÃO AMIGO.. nao querendo ensinar padre a resar missa mas tem um lance que observei....
    Posso utilizar meus Patch Panel FAG, VOLT, etc?

    Sim, pode. O ePMP trabalha com até 30V. Pode continuar utilizando seu Patch Panel VOLT, FAG, ToughSwitch, Edgemax ou qualquer outro Switch POE sem problemas.
    ATENÇÃO: A CAMBIUN USA CLASSEA (se nao me engano) QUE O POE É COM A POLARIDADE INVERTIDA EM RELAÇÃO AO UBIQUITI E MIKROTIK OU SEJA.. no par marron do cabo de rede onde ubiquiti e mikrotik é energia negativa ele usa positiva. e no par azul onde geralmente é positiva ele usa negativa.

  17. #77

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Mas qual você acha que realmente tem um desempenho melhor? Com a Algcom blindada ou a própria Cambium?
    ALGCOM realmente é indiscutivel.

    Faço apenas a observação:

    Se você tiver um ruído/interferência muito alta, diria para ir de ALGCOM de olhos fechados.

    Se você não tiver esse problema, pode ir com a Antena da Cambium pois o ganho é maior que uma de 22 (Algcom 22dbi, Cambium 25dbi).

  18. #78

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    ATENÇÃO AMIGO.. nao querendo ensinar padre a resar missa mas tem um lance que observei....


    ATENÇÃO: A CAMBIUN USA CLASSEA (se nao me engano) QUE O POE É COM A POLARIDADE INVERTIDA EM RELAÇÃO AO UBIQUITI E MIKROTIK OU SEJA.. no par marron do cabo de rede onde ubiquiti e mikrotik é energia negativa ele usa positiva. e no par azul onde geralmente é positiva ele usa negativa.
    Sim, correto. Aqui fiz vários testes tanto que, nos primeiro eu clipava diferente os ePMP que ligava nos Patchs. Depois de um tempo parei de fazer e nunca tive problemas também.

    O @JonasMT tbem não clipou diferente né?

    Clipava a ponta que ligava no Patch desta forma:

    Branco Verde - Verde - Branco Laranja - Marrom - Branco Marron- Laranja - Branco Azul - Azul

  19. #79

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    @Zuchhi sim a chamada ponta "diferente" tanto faz se vai conectada ao patch panel ou direto no radio epmp funciona igual.

    edit: Testei até 75mts de cabo telcom blindado.

  20. #80

    Padrão Re: ePMP - O Guia Definitivo

    se os epmp vem com polaridade invertida, e voces nao estao clipando mais com a ponta (diferente) quer dizer q estao injetando negativo no pino 7,8 (mesmo padrao da mikrotik) e o epmp esta funcionando normalmente como se fosse uma ubiquiti??


    esta duvida me surgiu pq cambium usa padrao IEEE 802.3at enquanto mikrotik e ubiquiti usan 802.3af