+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Enlace Frequencia 6.5ghz

    boa tarde pessoal, estou fazendo um estudo para um enlace de 70km com antena de 1,80m e frequencia de 6.5ghz, so que a 200m do ponto inicial do meu enlace tem uma industria e la tem algumas chaminés e sai fumaça ai queria saber se isso poderia atrapalhar o meu enlace?

  2. #2

    Padrão Re: Enlace Frequencia 6.5ghz

    acredito que a fumaça nao

  3. #3

    Padrão Re: Enlace Frequencia 6.5ghz

    Fumaça não, vapor sim.

    Mas depende da densidade. Fuligem com particulas sólidas grandes são a mesma coisa que vapor, tem atenuação tipo 2 ou 3dBm em um núvem rala de uns 100m em 6GHz.

    Se for vapor, complica.

    Mas a fumaça fica na visada ou na zona de fresnel?
    Lembra que em 70Km a 1ª zona de fresnel a 6,5GHz é de quase 30 metros! A linha de visada passa mesmo uns 40m acima das chaminés? Ou passa mais pro lado? Se for distancia tipo 100m das chamines tá mais tranquilo, nessa distancia a densidiade diminui do vapor diminui bastante a ponto de dar no mesmo que um chuvisco fraco, atenuação leve tipo 1 ou 2dBm.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace Frequencia 6.5ghz

    70km num lance só? Como vai lidar com a curvatura da terra nesta frequência alta? Vai conseguir levantar bem as antenas nos dois lados?
    Nós temos um enlace com 78km mas um lado está em cima de um morro com 400m acima do nível do mar e a outra ponta a 100m do nível do mar e sem nenhum obstáculo entre eles.

  5. #5
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Enlace Frequencia 6.5ghz

    a visada vai passar de 60 a 70 metros da chaminé, e nesse 1º ponto eu tenho 330m acima do nível do mar e no outro ponto de recepção vou ter 990m acima do nível do mar.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace Frequencia 6.5ghz

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    a visada vai passar de 60 a 70 metros da chaminé, e nesse 1º ponto eu tenho 330m acima do nível do mar e no outro ponto de recepção vou ter 990m acima do nível do mar.
    Sem obstáculos de montes pelo caminho, vai dar sim.

  7. #7
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Enlace Frequencia 6.5ghz

    obrigado a todos, devo começar o projeto a uns 2 meses, depois posto os resultados aqui.