+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Putty desconecta por tempo de inatividade

    Bom dia.
    Meu cenário é o seguinte: tenho mais de um roteador wifi no escritório e nunca aconteceu de o programa putty me desconectar por tempo de inatividade de um servidor linux usando ssh. Tivemos que trocar um dos roteadores e caso eu me conecte por este novo roteador wifi acontece a desconexão ao putty, sendo que com os outros roteadores não acontece o problema. O novo roteador é um D-Link DIR-610, procurei por alguma configuração e não encontri nada a respeito, nem no meu notebook, deletei a rede wifi (ssid) do notebook e quando conecta novamente segue o mesmo problema, a rede foi identificada como rede corporativa.
    Outra informação é que com outro notebook conectado ao novo roteador, não acontece isso, somente o meu, então é alguma coisa no meu notebook em relação a este específico router. O que será ?

  2. #2

    Padrão Re: Putty desconecta por tempo de inatividade

    Acho o Dir-610 uma das piores coisas já produzidas.

    Testa desativar ou aumentar os tempos no firewall pra ataques DoS ou DDoS, desativar DMZ, veja se o MTU não está pequeno (Porque SSH a princípio faz um tunelamento adicionando alguns bytes no layer 2, só aumenta o tamanho do pacote, um MTU pequeno ia quebrar o pacote).

    E não é sinal baixo? (Sinal note > roteador) Sinal baixo em throughput alto (E aqui entra a má qualidade da Dlink pra mim, o firmware tem mania de insistir demais em datarate alto tipo 65M quando tem sinal pra apenas uns 13M com DECÊNCIA (0% de pacotes perdidos) gera perda de pacotes grandes, quanto maior o pacote maiores as chances de perda, e... tunelamento adiciona dados no cabeçalho, é o maior pacote possível.

    O setup dessas porcarias da Dlink acho que não informa o nível de sinal recebido (Notebook rumo ao roteador), então o jeito de verificar se é isso seria aproximar o notebook do roteador (Alguns metros sem paredes ou obstáculos) e testar se ocorre o problema. Acho importante testar isso porque antena e placa wifi de notebook as vezes são ridiculamente ruins (Especialmente coisa barata (Dlink-style) como Positivo, Philco, STI, Qbex...).

    E se não precisa de muita banda passante, fixe o datarate no roteador, se todos os notes são decentes e suportam 802.11n coloque fixo em datarate tipo 26M ou 39M, ele tolera sinais baixos tipo -75dBm, enquanto 65M exige uns 20dBm a mais de sinal pra ter 0% de perdas, e 20dBm é o que 2 paredes atenuam!