Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Duvidas RB 1100 AHX2 ou CCR 1009?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Alguns modens ADSL decentes tem internamente um centelhador, protege do pior (A queima do chipset).

    Mas é o problema desses filtrinhos de nobreak ou estabilizador, protegem o modem mas esse filtrinho vai pro lixo em caso de descarga na linha. A proteção pra isso ocorre na base do sacrifício (Alguém vai morrer pra proteger isso, se não tiver aterramento e cia).

    Pra mais de uma linha tem opções tipo: http://produto.mercadolivre.com.br/M...o-aparelho-_JM

    É caro, mas é produto fácil de reparar, tem fusivel no tamanho exato (E no reparo vai precisar de outros, acho que é fusivel de 150 ou 315mA, não é tão comum como um de 10A mas dá pra achar via web fácil), tem centelhador pra chumbo grosso, e pra coisa leve tem varistor e resistor.

    Na verdade qualquer coisa se identificando como protetor pra linha telefonica geralmente tem pelo menos varistor ou capacitor, mas bom seria ligar eles em aterramento! Uma proteção simples pode ser feita com centelhador duplo, os 2 fios da linha em cada lado do centelhador, e o terminal do meio rumo a um aterramento. Centelhador tipo esse: http://produto.mercadolivre.com.br/M...ia-ptt-355-_JM

    Ou pode colocar 2 lampadas de neon paralelo, formarão um componente de 3 terminais, e conduzirão provavelmente acima de uns 100V, a uns 20 anos era difícil conseguir centelhador então usavamos isso como proteção em linha telefonica e protegia (Tive alguns telefones estourados em raios, estourados do verbo "kabum" mesmo, o normal é chamuscar trilha ou algo bobo, mas algumas vezes acontecia de rachar placa e até carcaça plastica, aqui na roça sempre foi comum descarga pela linha porque tem quilometros de fiação sem nada tipo arvores ou prédios perto, é fiação bem exposta).

    A cia telefonica usa centelhador no lado dela, lá na central tem centelhador e outros tipos de proteção em CADA linha, mas é o caso de ethernet, pra ter risco zero precisa proteção nos 2 lados do fio esticado, e proteção aterrada é mais eficiente.

    Aqueles filtros em nobreaks e estabilizadores são isolados do circuito eletrico do aparelho, mas o terra deles é o terra da tomada de entrada, quem tem aterramento (Mesmo que seja só 1 ou 2 hastes em solo úmido, um quebra-galho rústico) na tomada desse equipto está mais protegido ao usar esse filtro, e esse filtro vai durar mais (Vai ter pra onde mandar as descargas).

    A SMS faz muita hagada, mas aqueles filtrinhos com 2 RJ11 que vem em nobreak e estabilizador não é uma delas, hagada nesse caso quem faz é o usuário que não usa eles, são completos e tem até aterramento (Ponto pra quem aterra tomada).

    DR + DPS + Aterramento + protetor de linha telefonica + protetor ethernet, até sai caro, mas sei lá se custa o preço de uma CCR pifada em raio.

    (Sinceramente pro tipo de construção daqui, custaria o preço de uma RB450G, e essas já ví varias pifadas em tempestade, geralmente pela linha telefonica mesmo, modens lixinho tipo Dlink nunca tem proteção decente então qualquer descarga na linha chega no chipset, frita ele, e vai pela porta ethernet pro equipto seguinte, já tive caso tipo queimar modem adsl, roteador wifi a frente, pular switch, queimar porta ethernet depois do switch, e queimar até saída de som em micro ligado nessa rede ethernet, na falta de aterramento a DDP fica correndo tudo que é circuito até se dissipar, com aterramento até pode ter uma queima, mas ela não passaria do modem adsl, e muito provavelmente ficaria no filtro)
    Mestre Rubem, muito obrigado. Irei providência estes protetores para minhas linhas. Infelizmente meu aterramento não existe. O terra foi ligado lá no aterramento do poste da rua. Sabe-se lá quantas conexões e emendas existem. Fora que tenho certeza que as tomadas espalhadas não respeitam a norma para tomadas aterradas. Mas como em todos estes anos nesta industria vital, queimar um equipamento (ao menos devido a um surto repentino) nunca me aconteceu....

  2. #22

    Padrão

    estou com uma ccr 1009 simplesmente apago tudo e não liga nada
    alguém sabe o que poderia ser?ou alguém já passo por isso? qual foi o procedimento pra ela volta
    grato desde já.

  3. #23

    Padrão

    A fonte da CCR1009 tem tensão? Abre e mede no multímetro se tem tensão, são só 2 pinos vindos da fonte, e multímetro é coisa básica pra quem trabalha com TI, tem a partir de R$ 15.

    Se tem tensão na fonte, e ela for 24V, veja com o dedo se não tem algum CI aquecendo demais (Nesse caso "demais" é algo que queime o dedo se deixar meio minuto em cima). Mesmo sem nenhuma lan em uso, quando tem algum CI danificado ele aquece a ponto de queimar o dedo.

    Se tem tensão e nem liga, aí teria que ver se o VRM está com as tensões de saída, aí é pra quem tem know-how mais avançado em eletrônica, se não for esse o caso (Se fosse, já teria medido se o VRM está ok) é melhor mandar pra reparo.

    Se não tem tensão vindo da fonte, ou abre e repara ela, ou compra qualquer outra fonte VENTILADA (Ou seja, de notebook não serve) de uns 18V 3,5A, ou 24V 2,5A (A corrente pode ser maior, tipo 3A ou 4A pra 24V, sem problemas. Tem industriais dessa capacidade, são abertas pra ventilação então costumam durar o mesmo que a original. Mas eu usaria industrial 24V 3,1A).