+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Projeto Torre 12m (Help)

    Bom dia à todos do fórum. Preciso erguer uma torre de 12m para fazer um ponto-a-ponto com outra antena que estará no centro da cidade à uma distância de 4,5km. (Tem um condomínio no meio que não permite a visada). Minha dúvida é a respeito da fixação da torre, pois não disponho de muito espaço para que a mesma seja estaiada. A torre ficará do lado casa, praticamente colada em uma parede de 6m de altura, pretendo fixar os 6 primeiros metros da torre na parede com algumas placas de metal (que ainda vou projetar) e os outros 6 metros seriam fixados com 2 cabos na parede da entrada de ar da casa. Sei que o correto seria um engenheiro projetar, mas se tratando de uma torre relativamente pequena "acho" que não seria necessário (vou tentar seguir os conselhos de construção à risca encontrados aqui no fórum). Colocarei a foto do projeto para que analisem. A dúvida é: essa torre está segura? O que é preciso para melhorar? Ela somente terá uma antena airgrid M5 e uma antena do ADS-B do Flight Radar 24h (parece com uma omnidirecional pequena), não pretendo por mais antenas ai, pois não sou provedor.

    Informações: Altura:12 m / Triangular / 0,40 m de largura / blocos de 2 m cada / 1 m na fundação concretada.

    Desde já agradeço a colaboração de todos.https://under-linux.org/images/icons/icon10.png
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Torre .jpg
Visualizações:	3714
Tamanho: 	1,43 MB
ID:      	60026  

  2. #2

    Padrão Re: Projeto Torre 12m (Help)

    Faz um croqui do seu terreno e manda.

  3. #3

    Padrão Re: Projeto Torre 12m (Help)

    Na minha (eu) opinião, iria de autoportante 2 bloco de 6 mtrs. Ficaria quase o mesmo preço e nao teria que travar ela em nada a nao ser no chão, outra opção seria se nesta casa fosse com laje, colocaria em cima da laje. Diminuiria o tamanho da torre, e colocaria tbm auto portante de 6 mtrs, sem precisar de estaio.

  4. #4

    Padrão Re: Projeto Torre 12m (Help)

    Uma torre de 12m você pode colocar os estaios a 6m e a 12m de altura, e pode prender eles no solo (Ou no telhado) a apenas 5m do pé da torre. Não tem nem esse espaço disponível?

    É que nem sempre as paredes são resistentes o suficiente pra apoiar no lado da casa uma estrutura dessa.

    12m dá pra fazer uma autoportante sem custo tão alto, pode ser triangular, começa em baixo com 80cm e termina em cima com 30cm, gasta pouco ferro a mais, o maior gasto é com cimento pra base, que teria que ter cerca de 1,5 x 1,5m, com uns 80cm de profundidade.
    (12m é torre bem baixa, se faz com dimensões dessas (80cm de largura, com concretagem de 150x150cm) autoportante de 18 ou 22m)

  5. #5

    Padrão Re: Projeto Torre 12m (Help)

    12 metros uma auto portante... ou 6 metros em cima da laje... simples facil... consigo te passar as medidas

  6. #6

    Padrão Re: Projeto Torre 12m (Help)

    Fecho, ja tem ate projeto, agora é so seguir as recomendações.

  7. #7

    Padrão Re: Projeto Torre 12m (Help)

    Bom dia à todos. Rubem, não tenho todo esse espaço (segue o croqui do terreno), só conseguiria fixar de 2 lados a torre. Não queria que fosse auto portante pois ocuparia o dobro do espaço na base e a estaiada é mais simples de ser construida (eu mesmo construirei).
    Só não entendi uma questão, como pode a base ter 150cm e a torre ser de 80cm? Toda a torre caberia em uma só base, rs! Você ou alguém mais teria algum projeto dessa torre? Será que posso fazer igual a estaiada e somente alongar todos os ferros da base?


    Novamente agradeço à todos.
    . Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         terreno.jpg
Visualizações:	531
Tamanho: 	911,0 KB
ID:      	60085Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Comparativo .jpg
Visualizações:	786
Tamanho: 	1,48 MB
ID:      	60086

  8. #8

    Padrão Re: Projeto Torre 12m (Help)

    "E só complementando o tópico anterior, acho que essa torre autoportante não é totalmente autoportante =). Fiz o comparativo na escala real e não me passa muita confiança."


    Acabo de ver algumas fotos da torre do maykcosta de 30m e me dei conta de que mais vale uma fundação bem feita do que a torre ter um afunilamento acentuado. Partindo desse pressuposto, a torre (na minha mente) se vê bem.
    Última edição por lortex; 06-07-2015 às 11:22. Razão: Pesquisei um pouco mais e mudei de opinião!

  9. #9

    Padrão Re: Projeto Torre 12m (Help)

    A base de concreto, ou sapata, precisa ser muito maior que a base da torre, ou o diametro inferior da torre.

    Falei em torre começando com 80cm, em base de 1,5 x 1,5m por exagero, já ví isso em torre autoportante de 18m pra antena grande (Parabolica), um engenheiro experiente deve dar valores menores com mais segurança, provavemente base de pouco mais de 1m³ de concreto.

    Exemplo de torre americana (Pra não falar que brasileiro é quem faz as coisas economizando material):
    http://www.tvantenna.com/products/tv...dmxtowers.html
    12m são 40 pés, a DMX-44 tem 44 pés, dá até 13,4m na verdade.

    A base sugerida é de 1,5 jardas cubicas de contreto, converte aqui:
    http://www.metric-conversions.org/pt...os-cubicos.htm
    Isso dá 1,13m³ de concreto.

    Ou seja, se fizer a altura da sapada em 1,2m como sugerido, seria uns 95cm de largura.

    Como eu moro em região arenosa (Boa parte do brasil) eu não economizaria nessa parte, faria uma base quadrada tipo 1,5 x 1,5, com esses 1,2m de fundura, porque quem segura a autoportante é essa base.

    http://www.tvantenna.com/products/tv...mxconcrete.jpg

    O que americano faz é coisa subdimensionada tipo isso:
    http://www.alpharubicon.com/elect/im...owerjaden8.jpg

    Eu acho exagero, concreto não é tão caro. Prefiro algo bem maior, tipo:
    http://ok1dx.cz/galery/qth2/concrete.jpg

    Mas nunca mechi com autoportante, aqui sempre tem espaço pra estaios, já subi em muitas e ajudei a desmontar, mas não tenho noção exata das dimensões, só sei que o custo não é muito alto.

    (E é serio, se pegar uma torre triangular de 35cm, sobre uma base de concreto pequena tipo 50x50cm, com uns 80cm de fundura, ela para sozinha sem estaios. Num vendaval forte deve ir pro chão, mas aqui se faz módulo de 6m (Porque ferro a venda são peças de 6m, não faz o menor sentido construir módulo de 1,5 ou 2m), coloca o primeiro e se não for pra colocar estaio nele, coloca logo o segundo (Ou seja, fica com 12m sem estaios), e só então o instalador sobe (Sobe em 12m sem estaios!) pra colocar os estaios. Função de estaio é evitar que um vento empure pro lado, mas a torre para sozinha sem estaios, 12m não precisa nada fantástico em materia de estaios mas precisa estaio pra toda direção.

    Se for pra estaiar só pra 1 lado, eu nem colocaria estaio. Olha uma com 2 modulos de 6m, modulo de 35cm de largura, sem estaio nenhum:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03747.JPG
Visualizações:	308
Tamanho: 	265,5 KB
ID:      	60088Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03748.JPG
Visualizações:	298
Tamanho: 	646,3 KB
ID:      	60089Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03749.JPG
Visualizações:	349
Tamanho: 	625,4 KB
ID:      	60090
    Não dá pra ver os estaios porque não tem estaios...

    Mas se for só 1 CPE, pode colocar um mastro em cima do telhado, coisa leve tipo NS é só usar tubo de 1", de 4m nem precisa estaio:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03745.JPG
Visualizações:	338
Tamanho: 	137,6 KB
ID:      	60091
    (E isso aí está em cima de uma casa de uns 6m também)

    Se for 6m mesmo, é bom colocar estaio:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03752.JPG
Visualizações:	284
Tamanho: 	563,7 KB
ID:      	60092

    Especialmente se for uma antena com mais arrasto, tipo uma grade:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03751.JPG
Visualizações:	343
Tamanho: 	259,4 KB
ID:      	60093


    Se tiver telhado resistente não precisa esses suportes na lateral da parede, pode colocar em cima do telhado mesmo, sem nenhum suporte especial, é só apoiar sobre um dos parafusos do telhado de amianto (Se for telha de barro (Eca!) aí vai ter que fazer um suportezinho mesmo).


    Enfim, na minha visão você está exagerando, Airgrid é uma CPE basico sem tanto arrasto. Nanobridge 25dBi sim tem arrasto mas ainda assim no interior se coloca ela nos clientes nesse tipo de estrutura simples, com 3 estaios de arame comum (Coisa pequena tipo 4m e Nanostation, uso arame fino tipo n° 16, de 1,6mm, já pra coisa mais pesada tipo grade ou disco, mesmo sendo 3m, uso arame n° 12, que tem mais de 2mm, mas um arame de 2mm já serve bem).

    E isso não acho exagero, exagero foi o que encontrei quando comprei provedor, uso de tubo de 3/4", e arame nº 20 (Menos de 0,8mm), nem por isso tinha antena de cliente caindo.

  10. #10

    Padrão Re: Projeto Torre 12m (Help)

    Muito obrigado pela resposta rubem, me esclareceu muito. A autoportante é a melhor opção pra mim, pois agora estou pensando em talvez fazer um provedor de internet na área. Só mais uma coisa, essa autoportante pode ser parafusada ou tem que ser soldada?

  11. #11

    Padrão Re: Projeto Torre 12m (Help)

    Já ví autoportante parafusada sim, toda feita com cantoneiras.

    (Até metade dos anos 90 a maioria das torres por aqui era parafusada, ia montando ela no lugar, 1 semana pra erguer torre de 30m em 3 pessoas, mais 2 dias pra pintar depois)

    Só que... isso gasta mais material. Pra soldar poderia usar tubo, ferro liso, e cantoneiras. Pra parafusar vai ter que ser só canteira, e ao invez de digamos canteira de 1" vai precisar de 1,5". E... vai ter que gabaritar muito bem tudo, pra furar no solo pra depois ir montando.

    A parte de baixo, de 6m, eu faria inteira, 1 modulo de 6m, mas as de cima se não tiver uma arara com roldana complica subir, a seguinte poderia ser de 4m já que está do lado da casa (Alguém pode subir no telhado pra ajudar a fixação), ja o último módulo (Caso de 12m, ou os últimos caso vá até 18m) aí sim faria de 2m.

    Outro jeito de montar autoportante no lugar, sem módulos prontos, é parafusando em chapas pré-fabricadas, chapas de união, que podem abraçar um tubo (Tubos diminuem a torção, se comparado com cantoneiras), ou simplesmente ir da cantoneira pras longarinas, ou mesmo interligar os modulos. As torres de alta-tensão aqui no interior (1000Km da civilização, chance zero de guincho, poucas possibilidade de um caminhão grande trazer módulo pronto) são assim, dá pra ver na esquerda o tipo de chapa de suporte:
    http://g01.s.alicdn.com/kf/HTB1He_NG...Xq6xXFXXXb.jpg

    Uma cantoneira 2" pode ir por fora de uma de 1", sendo que a de 1" é estrutural e a de 2" é que contem os furo pra junção dos módulos e pras longarinas, algo assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03762.JPG
Visualizações:	450
Tamanho: 	21,4 KB
ID:      	60101

    Mas teria que colocar na ponta do lapiz se o custo disso não seria maior que o simples uso de uma cantoneira estrutural um pouco mais grande.

    Se trabalhar sozinho, realmente isso é a melhor opção, ou o uso de modulos pequenos tipo 2m, mas se tiver ajudantes, fazendo uma arara de 7m você sobe um modulo de 6m sem tanto esforço, você faz e pinta o modulo no solo, e a montagem posterior dele leva 20 minutos.


    Pra futuro provedor, uma autoportante de 18m acho que dá pra um bom começo se for região sem tantas arvores (Aqui as arvores tem 15m de altura FÁCIL!), a base de concreto não será tão maior, talvez mais funda, 1,4m de fundura (LxC 1 x 1m), postes de concreto de 7m são enterrados em cerca de 1,2m de fundura porque tem diametro minúsculo tipo 40cm, mas dobrando a altura do poste a area enterrada não dobra, porque o diametro inferior é maior. Qualquer 10cm a mais em sapata já dá 1 tonelada a mais de contrapeso à inclinação, ou seja, a diferença entre fazer hoje uma base pra autoportante pra 12m ou pra 18m será pequena, talvez seria bom já pegar hoje um projeto de uma maior, e construir só 12m inferiores dela (Sai mais caro que a parte de cima, que é mais fina, mas... sei lá se é 15% mais cara, não é tanta diferença).

  12. #12

    Padrão Re: Projeto Torre 12m (Help)

    Mais uma vez, muito obrigado rubem. Está tudo mais claro agora. =)

  13. #13

    Padrão Re: Projeto Torre 12m (Help)

    Amigo, 12 metros regra 10% de fundação, ou seja 1,20m.

    Tem como fazer estaiar não?

    O ESSENCIAL e o que realmente vai firmar e dar segurança aos equipamentos e a quem SUBIR nas torres são os ESTAIOS!!!