Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Bom dia, amigos. Venho pedir a ajuda de vocês!!!

    Temos um enlace numa distância de 47 Km.

    Equipamento utilizado em ambas as pontas:

    - Antena 34 DBI OiW Maxx Gain
    - Radio Intelbras APC 5M

    O sinal e configurações estão as imagens.

    Problema no throughput
    RX - 75Mb
    TX - 90 Mb

    O que preciso: aumentas o RX para 90 MB (Pois nosso link FULL DEDICADO GVT são 90 MB)

    Gostaria de saber dos amigos o que fazer de fato, pois já utilizei equipamentos Mikrotik e nada.
    Estou com medo de comprar o RADOME SHIELD ou então trocar por antenas ALGCOM e o problema não ser "SINAL" e sim limitação mesmo dos equipamentos.

    PORQUE O RX (75Mb) ESTÁ BEM ABAIXO DO TX (90Mb)?
    Detalhe: do lado do STATION (que consegue os 90Mb em TX tem muitas antenas perto.)

    Obs.: Tenho outro enlace nessa mesma configuração, mas numa distância de 36Km e conseguimos os 90Mb de RX e TX.
    Outro detalhe, já testamos todos os canais em BRAZIL. E tentamos mexer na potência, sendo que aumentando a potência as vezes o throughput até piora.

    Por favor, nos ajudem!!!

    Obrigado,

    Fernando.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP - IMAGEM 1.jpg
Visualizações:	368
Tamanho: 	105,4 KB
ID:      	60117   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP - IMAGEM 2.jpg
Visualizações:	307
Tamanho: 	109,2 KB
ID:      	60118  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         STATION - IMAGEM 1.jpg
Visualizações:	316
Tamanho: 	119,8 KB
ID:      	60119   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         STATION - IMAGEM 2.jpg
Visualizações:	282
Tamanho: 	104,5 KB
ID:      	60120  


  2. #2

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Pelo que postou esta muito bom, tem pouco ruido (interferencia), o que define a largura de banda é ruido x sinal, se conseguir melhorar um pouco mais sinal consegue chegar na banda que precisa, tente melhorar o alinhamento ou tente compensar com antena de ganho maior, pode colocar antena maior apenas de um lado ja que esta proximo ao que precisa.


    Anderson

  3. #3

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Bom dia, o ideal seria colocar a antena maior de qual lado? AP ou STATION?
    Lembrando que o STATION está recebendo 15Mb a menos (ou não sei se podemos considerar dessa forma o AP está "ENVIANDO" 15Mb a menos).

  4. #4

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Vc está com sinal de -58 -59, tenta baixar seu msc, está em mcs15, coloca ele em mcs12, caso não de certo ai precisa melhorar o sinal, alinhando novamente, ou melhorando as antenas para ter maior ganho... Algcom com certeza é uma boa pro seu cenário...

  5. #5

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Tenho um ponto a ponto de 36km antes desse, com o mesmo tamanho de antena e mesmo rádio (só que são 11Km a menos né) o sinal é -60 e -60. Passando os 90Mb que preciso tanto em RX e TX.

  6. #6

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Amigo, se houver disponibilidade e possibilidade use o novo Rádio Ubnt AiFiber5x.

  7. #7

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Citação Postado originalmente por dalexandre Ver Post
    Amigo, se houver disponibilidade e possibilidade use o novo Rádio Ubnt AiFiber5x.
    Já testou eles nessa distancia? de 46Km ou mais?

  8. #8

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Amigo, vc precisa melhorar um pouco o sinal, vc já está utilizando as antenas de 34 Dbi nas duas pontas do enlace não é mesmo ? Verificar o quanto de CCQ que o enlace mantém e uma coisa que vi nas imagens é o uso de CPU do APC muito alto nasa de 49%. Verifica o alinhamento do enlace pra ver se consegue ganhar ins 4 Dbm e fechar em -54, e o motivo do CPU estar ocupado pois creio que vc não passa mais devido ao uso da CPU.

    Se não houver como muda pra RB912 ou alguma da linha 9xx que vc vai ter o resultado que quer!

    Att João Fábio.

    [EDIT]

    Uma coisa que vcpode tentar também é por uma modulação um pouco menor, pra evitar que o radio fique tentando modular no máximo o tempo inteiro, isso prejudica a performance geral do enlace vc pode deixar até em 243Mbps (ou o mais próximo disso, faz muito tempo que mechi no APC então não sei as modulações de cabeça.

  9. #9

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Citação Postado originalmente por Jfabiopd Ver Post
    Amigo, vc precisa melhorar um pouco o sinal, vc já está utilizando as antenas de 34 Dbi nas duas pontas do enlace não é mesmo ? Verificar o quanto de CCQ que o enlace mantém e uma coisa que vi nas imagens é o uso de CPU do APC muito alto nasa de 49%. Verifica o alinhamento do enlace pra ver se consegue ganhar ins 4 Dbm e fechar em -54, e o motivo do CPU estar ocupado pois creio que vc não passa mais devido ao uso da CPU.

    Se não houver como muda pra RB912 ou alguma da linha 9xx que vc vai ter o resultado que quer!

    Att João Fábio.

    [EDIT]

    Uma coisa que vcpode tentar também é por uma modulação um pouco menor, pra evitar que o radio fique tentando modular no máximo o tempo inteiro, isso prejudica a performance geral do enlace vc pode deixar até em 243Mbps (ou o mais próximo disso, faz muito tempo que mechi no APC então não sei as modulações de cabeça.
    Uai, bacana suas informações. Vou subir hoje pra alinhar melhor essas antenas.
    E já posto pra vocês o resultado!

    Tomara que dê certo!!!

  10. #10

    Padrão

    Boa tarde pessoal,

    Você pode ajustar o campo comprimento da fila de TX frames de 32 para 64 (Aba avançado do Ipoll Access Point), como o seu ambiente aparentemente está bom, esta configuração não impactará em aumento na retransmissão dos dados enviados e aumentará o throughput do enlace. outro teste interessante é fazer o que os nossos amigos já comentaram, diminua uma ou duas modulações e verifique como ficará o tráfego.

    Telefone: (48) 2106-0006
    e-mail: [email protected]
    Fórum: http://forum.intelbras.com.br/
    http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico

    Atenciosamente

    Equipe Intelbras

  11. #11

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Citação Postado originalmente por Suporte Intelbras Ver Post
    Boa tarde pessoal,

    Você pode ajustar o campo comprimento da fila de TX frames de 32 para 64 (Aba avançado do Ipoll Access Point), como o seu ambiente aparentemente está bom, esta configuração não impactará em aumento na retransmissão dos dados enviados e aumentará o throughput do enlace. outro teste interessante é fazer o que os nossos amigos já comentaram, diminua uma ou duas modulações e verifique como ficará o tráfego.

    Telefone: (48) 2106-0006
    e-mail: [email protected]
    Fórum: http://forum.intelbras.com.br/
    http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico

    Atenciosamente

    Equipe Intelbras
    Boa noite, Tudo bem?

    Suporte Intelbras, agradeço as dicas.

    Mas não resolveu. Também baixei um pouco os MCS. E também não resolveu.

    Me disseram pra testar o radio PRO de vocês! Mas eu penso assim:
    Esse que já estou usando é limitado em 100Mb. Certo?
    Passar para um que é 1Gbps, sendo que o problema ainda está no DOWN. Não vai resolver o problema atual.

    O que acha?

  12. #12

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Se vc possuir um outro rádio pra testes que seja Gigabit, faça o teste mas nao vá comprar somente para testes isso faz vc desanimar com o equipamento que talvez seja para outra aplicação, mais uma vez lembro da situação do CPU com consumo alto onde eu creio que seja o seu principal problema, faça um acompanhamento do andamento da CPU destes rádios e se você perceber que anda sempre proximo desses 50% como vi nas imagens, mude para um rádio com mais CPU, se não estou enganado o CPU do APC é de 400Mhz se quiser manter com iNTELBRAS vc terá que apelar pro PTP 5-N MiMo Pro e novamente dê uma atenção ao alinhamento e comente sobre a visada deste enlace para termos uma idéia melhor de como te orientar e dar dicas!

    Att. João Fábio

  13. #13

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Na verdade esse sinal não ta nada legal, eu tenho 36km com dish de 30 e 912 com sinal de -53, da uma melhorada pq esse seu sinal tem q subir para menos de -50.

  14. #14

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    Na verdade esse sinal não ta nada legal, eu tenho 36km com dish de 30 e 912 com sinal de -53, da uma melhorada pq esse seu sinal tem q subir para menos de -50.
    Existe também a questão da visada, pois pode ser que exista alguma obstrução que esteja causando a atenuação do sinal.

  15. #15

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Atenuação de sinal vem até de falta de zona de fresnel 100% livre!

    Eu acho -58dBm um sinal ruim pra mais que 80Mbps, teria que chegar bem perto de -50dBm mesmo.
    Em 47Km a queda de sinal (Com 100% da zona de fresnel livre, com 200% sem nada tipo agua, etc) a queda de sinal é de 141dBm. Se tem radio a 22dBm e antena de 34dBi, 22 + 34 = 56dBm EIRP

    56 - 141 = -85dBm no ar, com ganho de 34dBi no outro lado tem -85 + 34 = -51dBm.

    Como seu sinal é -58dBm, OU está havendo emissão 7dBm mais baixa do lado A (Ou seja, nuns 15dBm de potencia), ou a zona de fresnel não está tão limpa e a perda no espaço livre não é de 141dBm mas sim uns 149dBm.

    Com -58dBm duvido que tenha algum radio 802.11x que passe tanta banda (Digamos 100Mbps full), mais fácil subir esses sinais (Verificando alinhamento, potencia real (O firmware respeita regulamentação legal), pigtail, ganho real da antena nos canais escolhidos (O fabricante devia informar o ganho e vswr conforme canal/frequencia, infelizmente a maioria só informa vswr).

  16. #16

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    Na verdade esse sinal não ta nada legal, eu tenho 36km com dish de 30 e 912 com sinal de -53, da uma melhorada pq esse seu sinal tem q subir para menos de -50.
    Boa noite, tudo bem? Obrigado pela dica.

    Eu tenho um enlace com 36Km e sinal de -58 (Lembrando que os radios estão com 24dbm) e está passando os 90Mb tanto pra UP quanto pra DOWN.

    Hoje alinhei o lado Station, está em -56.

    Amanhã vou tentar alinhar o lado AP e ver se consigo chegar mais proximo ao -50.

    Outra coisa... Nesse enlace os dois radios estão com 20 dbm de potencia.
    O limite são 29 dbm.

  17. #17

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Citação Postado originalmente por Jfabiopd Ver Post
    Existe também a questão da visada, pois pode ser que exista alguma obstrução que esteja causando a atenuação do sinal.
    A visa está 100%.

    Vou colocar as coordenadas aqui para os amigos darem uma olhada e me ajudar melhor.

    Lado A - AP
    Latitude: 19°38'5.00"S
    Longitude: 40°57'58.10"O
    Elevação: 918m (talvez no Google Earth mostra algumas árvores, mas foi tudo desmatado, eram eucaliptos)
    Altura da antena na torre: 15 metros.

    Lado B - STATION
    Latitude: 19°21'38.64"S
    Longitude: 41°17'51.40"O
    Elevação: 673
    Altura da antena na torre: 25 metros

  18. #18

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Citação Postado originalmente por Jfabiopd Ver Post
    Se vc possuir um outro rádio pra testes que seja Gigabit, faça o teste mas nao vá comprar somente para testes isso faz vc desanimar com o equipamento que talvez seja para outra aplicação, mais uma vez lembro da situação do CPU com consumo alto onde eu creio que seja o seu principal problema, faça um acompanhamento do andamento da CPU destes rádios e se você perceber que anda sempre proximo desses 50% como vi nas imagens, mude para um rádio com mais CPU, se não estou enganado o CPU do APC é de 400Mhz se quiser manter com iNTELBRAS vc terá que apelar pro PTP 5-N MiMo Pro e novamente dê uma atenção ao alinhamento e comente sobre a visada deste enlace para termos uma idéia melhor de como te orientar e dar dicas!

    Att. João Fábio


    O lado AP sempre está ficando em 43% o CPU
    O lado STATION sempre está ficando em 29% o CPU

  19. #19

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Quanto maior a distancia, maior deve ser a margem de sinal, em PTP de 1Km pode usar margem de só 12dBm que vai passar toda a banda possível, mas pra passar a mesma banda em 10Km precisa uns 18dBm de margem, e depois dos 25Km precisa mais de 20dBm de margem.

    Veja pelo status que datarate está em uso com esse sinal de -58dBm, e qual a margem entre esses -58dBm e a sensibilidade desse datarate, em 36Km deve ficar na casa dos 28dBm de margem.
    Em 47Km deve precisar uns 33dBm de margem pra obter o mesmo throughput.

    Porque isso? Porque quanto maior a distancia maior a abertura do sinal, mesmo 0,5° de abertura significa centenas de metros de "largura" no sinal no outro lado do PTP, tem reflexo de tudo que é lado, chega o sinal em linha reta a -58dBm, e um sinal kicka no chão a 20Km e percorre um caminho 50m mais longo, devido a esse trajeto mais longo ele chega 100ns atrasado com relação ao sinal em linha reta, o radio vai analisar ambos os sinais, vai jogar os 2 do conversor analogico-digital, se ocorrer de um sinal alto chegar na exata contrafase de um sinal baixo (Bits são alto e baixo) um atenua o outro e isso gera erro de leitura, diminui o CCQ mesmo tendo sinal bem alto.

    Enfim, não pode comparar PTP's em ambientes diferentes, nem em distancias diferentes, o efeito multipatch (Reflexo no solo geralmente) faz muita diferença no throughput real conseguível, as vezes um ajuste apontando as antenas 1º pra cima (Pro céu) ajuda muuuuuuito no throughput mesmo que crie um sinal 2dBm mais baixo, mas... o problema nessas distancias não é nível de sinal mas sim efeito multipath, antena apontada mais pra cima recebe menos reflexo do solo. Na prática o melhor jeito de lidar com efeito multipath é com sinal mais alto, se quer usar MCS15 que tem sensibilidade de -75dBm e ter CCQ de 100% vai precisar sinal na casa dos -45dBm nessa distancia (Enquanto em 30Km vai precisar só -50dBm). 90M full acho que dá pra conseguir com MCS13 a 40MHz com CCQ lá pelos 95-96%.

  20. #20

    Padrão Re: Ptp em 47 km - como melhorar? Ajudem, por favor!!!

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Quanto maior a distancia, maior deve ser a margem de sinal, em PTP de 1Km pode usar margem de só 12dBm que vai passar toda a banda possível, mas pra passar a mesma banda em 10Km precisa uns 18dBm de margem, e depois dos 25Km precisa mais de 20dBm de margem.

    Veja pelo status que datarate está em uso com esse sinal de -58dBm, e qual a margem entre esses -58dBm e a sensibilidade desse datarate, em 36Km deve ficar na casa dos 28dBm de margem.
    Em 47Km deve precisar uns 33dBm de margem pra obter o mesmo throughput.

    Porque isso? Porque quanto maior a distancia maior a abertura do sinal, mesmo 0,5° de abertura significa centenas de metros de "largura" no sinal no outro lado do PTP, tem reflexo de tudo que é lado, chega o sinal em linha reta a -58dBm, e um sinal kicka no chão a 20Km e percorre um caminho 50m mais longo, devido a esse trajeto mais longo ele chega 100ns atrasado com relação ao sinal em linha reta, o radio vai analisar ambos os sinais, vai jogar os 2 do conversor analogico-digital, se ocorrer de um sinal alto chegar na exata contrafase de um sinal baixo (Bits são alto e baixo) um atenua o outro e isso gera erro de leitura, diminui o CCQ mesmo tendo sinal bem alto.

    Enfim, não pode comparar PTP's em ambientes diferentes, nem em distancias diferentes, o efeito multipatch (Reflexo no solo geralmente) faz muita diferença no throughput real conseguível, as vezes um ajuste apontando as antenas 1º pra cima (Pro céu) ajuda muuuuuuito no throughput mesmo que crie um sinal 2dBm mais baixo, mas... o problema nessas distancias não é nível de sinal mas sim efeito multipath, antena apontada mais pra cima recebe menos reflexo do solo. Na prática o melhor jeito de lidar com efeito multipath é com sinal mais alto, se quer usar MCS15 que tem sensibilidade de -75dBm e ter CCQ de 100% vai precisar sinal na casa dos -45dBm nessa distancia (Enquanto em 30Km vai precisar só -50dBm). 90M full acho que dá pra conseguir com MCS13 a 40MHz com CCQ lá pelos 95-96%.

    Rubens, tudo bom?

    Você acredita, com sua experiência, que se eu usasse antenas de maior ganho com radome shield ajudaria a resolver o problema?

    Vi umas da Algcom de 1.20m. O que você me diz?

    Obrigado.