Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Quem quer participar de um projeto de protetor anti-surto barato para cpe clientes

    acompanhando

  2. #22

    Padrão Re: Quem quer participar de um projeto de protetor anti-surto barato para cpe clientes

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu estou montando aqui pra tirar fotos com essas placas mesmo, comprei delas de 5x5cm por uns R$ 2,9 ou 3,90, provavelmente cinectec.com.br , blucolor.com.br , alvapoio.com.br , milcomp.com.br , soldafria.com.br , depois vejo onde tem a venda, as minhas são de 2010 provavelmente.

    (Dá muito trabalho corroer com percloreto ou métodos similares, de qualquer forma precisa um monte de jumper (Esse de Greatek tem meia duzia de jumpers, porque tem trilha que precisa se cruzar) então acho mais simples usar essas placas, se fosse um circuito mais completo a estória seria diferente, mas nesse caso são ligações simples)
    Eu acho que o que se pode fazer tambem e soldar direto na placa o cabinho rj 45 ja com conector que nem do da greatek, o da greatek vem um conector tipo aqueles de drive de cd de computador mais pra economizar ja e melhor soldar direto na placa. E a outra ponta que e o problema não achei por ai muito barato o conector femea rj 45 barato, ai eu digo e se soldar outro cabinho rj tambem desse lado que tem o rj 45 e usar um conector rj 45 keystone eles chegam a custar em media 2.50 reais o problema e que ele não e envolvido com uma carcaça metalica que nem o da greatek.

  3. #23

    Padrão Re: Quem quer participar de um projeto de protetor anti-surto barato para cpe clientes

    acabei achando o conector rj 45 com carcaça de metal o que e melhor pro terra ta em media 1,50 cada.http://produto.mercadolivre.com.br/M...kit-20-pcs-_JM

  4. #24
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Quem quer participar de um projeto de protetor anti-surto barato para cpe clientes

    A maioria das fontes CPE são muito ruins, e aqui na zona rural para telefonia rural via celular utilizo fontes de transformadores comuns porém reguladas e para energia elétrica se a distribuidora for na configuração Fase mais Neutro, aterro o neutro no penúltimo poste da chegada de energia e aterro a torre e/ou mastro onde fica a CPE; Se a rede for Fase mais Fase(normalmente 230 volts) não pode aterrar a rede a menos que leve o neutro junto(cabo bi-flex).
    No dia da instalação, a rede precisa aguentar pelo menos o ferro elétrico( queda maxima de 10 volts para 127 volts e até 30 volts para 230 volts). Já presenciei algumas instalações até urbanas aonde a queda era superior a isso onde não poderia ser nem metade disso.
    Alguns me contradizeram por conta disso, inclusive nesta página e redes sociais e continuo afirmando: Não adianta gasta 1, 2, 5, 10, 100 ou milhares de Reais se você possui uma rede interna inadequada, e os aparelhos mais antigos eram projetados para sofrerem variação de até 30%, hoje na média é 5%; Estabilizador não resolve muita coisa, a menos que o problema seja da concessionária.

  5. #25

    Padrão Re: Quem quer participar de um projeto de protetor anti-surto barato para cpe clientes

    Desculpem a demora, muito trabalho no mês e quando fui tirar meus protetores pra tirar foto eu acabei fazendo besteiro num desktop e pifei a placa-mãe dele, fiquei sem acesso aos emails logados e não deu tempo de sair recuperando senha.

    Bom, o que fiz nesse tempo noutro micro foi umas plaquinhas pra imprimir e corroer, por enquanto aqui vai os projetos, fiz usando o software ExpressPCB porque ele é gratis e não precisa nenhum firula instalada (Nem java, nem dotnet, nenhum sdk):
    http://www.expresspcb.com/

    Os projetos, todos arquivos *.pcb, depois mando pdf com os componentes pra entender o processo de montagem, estão no surge.prot.zip anexo.
    Anexo 60634

    Arrumei a placa-mãe mas as portas USB não funcionam então vou ter que pegar as fotos da maquina fotografica noutro lugar e mando depois, mas o que tenho é coisa simples tipo só centelhador, varistores e diodos pra 10/100M com POE.

    Uma solução bem BARATA que encontrei foi o uso de placas com ilhas perfuradas, tipo:
    http://eletronicos.mercadolivre.com....hada-perfurada
    Você corta um pedaço pequeno tipo 3x3cm e já cabe um jack RJ45 e os componentes necessários, não vejo vantagem em usar 2 jacks RJ45 pois um cabo de 1,8m pode induzir alguma coisa, prefiro usar um rabicho de uns 10-15cm com um plug RJ45 (Plug é macho, jack é femea) pra plugar direto na CPE ou outro equipto.

    Como na maioria dos projetos os componentes vão paralelos aos pinos, não vejo necessidade total de uma placa no "meio" do caminho, ela pode estar "do lado", e como se faz isso? Com duplicadores, tipo esses:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-imediata-_JM
    Isso é um DUPLICADOR, não é um divisor, divisores não servem pra isso, divisores são aqueles pra "transformar 1 cabo de 8 fios em 2 cabos 10/100" , não confundir. O duplicador duplica pino a pino, o jack de um lado tem os pinos 1 a 8 ligados nos 2 jacks do outro lado, ou seja, você faz o sinal passar reto de um jack ao outro, mas pluga PARALELO ao terceiro jack um circuito com varistores, centelhadores e diodos, mando foto amanhã.

    Esses projetos de placas que mandei eu não montei, imprimi umas placas mas não achei meu percloreto de ferro, as trilhas são finas então a dificuldade deles é meio chata pra quem nunca fez isso, acho bem mais fácil os projetos com placas de ilhas perfuradas, tenho usado elas a alguns anos (Por isso talvez eu até joguei percloreto de ferro fora, mas a muito tempo eu já tinha feito placa pra fonte POE com trilhas similares, que dá isso dá, só é meio chato ficar retocando (Eu ao menos só tenho impressora de 600dpi, em papel machê a definição quando passa pra placa não é boa, nunca consegui uma placa tão bonita).