+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Caindo

    Amigos estou com baita problemão que já rodei tudo aqui e não consigo solucionar.
    Tenho uma rede hoje com 46 switches espalhados nas ruas, todos alimentados via cabo de rede com corrente DC 160v.
    Nunca tive problemas com relação a energia, mas recentemente adicionai mais 5 switches totalizando os 46 que falei. Começou os problemas, ping alto, perca absurda de pacotes,fica impossível a navegação.
    Adicionei outra fonte DC 160v para dividir a carga 20 para um lado 26 para o outro e continua na mesma, ja troquei switch, fonte, cabo, conector, e tudo vem a dizer que é na energia. Quando começa a cair eu vou na central e desligo a fonte que alimenta a rede e volta ao normal por algumas horas, depois volta a cair denovo. Já não mais o que possa ser. Alguem pode me ajudar, já faz um bom tempo que está ocorrendo isso.

  2. #2

    Padrão Re: Rede Caindo

    Tira os últimos switchs que você colocou e testa a estabilidade da rede.

    Tem uns switchs que assim que liga na rede, gera uns trafego louco sem noção no protocolo ARP e/ou simplesmente sem explicação derruba a comunicação.

  3. #3

    Padrão Re: Rede Caindo

    Mas como eu disse tem hora que funciona o dia todo sem dar o perrengue e de repente começa a cair.

    desligar os últimos switch ou trocar?

    E outra, na central onde está o Servidor, tenho um pc pra fazer as confgurações, mas central a conexao fica normal, ping <1 ms, o switch que conecta esse pc não está ligado na mesma energia que os da rua.

    Tenho um no-break que liga uma das fontes DC, o Servidor, e o switch que conecta o pc. A outra fonte DC que é mais recente é ligada em 220v.

  4. #4

    Padrão Re: Rede Caindo

    Depende também, só vi switchs normais dar esses problemas até hoje. Gerenciáveis, não sei se da esse tipo de problema. Mas tipo, se você atende cliente por cabo, e o cliente tem um roteador e/ou switch na casa dele, e lá ele fizer um loop (conectar as 2 pontas do mesmo cabo no switch/roteador), tem grande possibilidade de derrubar a rede mesmo, ou pelo menos uma parte dela.

  5. #5

    Padrão Re: Rede Caindo

    Eu faria o que foi sugerido... retira estes 5 últimos SW, fazendo com que a rede volte a situação estável que estava. Daí coloca um SW e vai observando... Se passar, adiciona outro. Assim, se for problema com um SW dos novos você poderá identificar o causador.

    Sei que você vai dizer que não dá para retirar para não deixar os clientes sem net,
    Então talvez uma outra opção. Compra um SW novo, de boa qualidade e troca em um dos 5 que se desconfia.... Caso o problema continue, retira este novo e recoloca o que estava. Daí vai no outro entre os 5 e faz a mesma coisa....
    Se for um só que está derrubando a rede, você demora mas vai encontrar ele.

    Agora, se for na casa de cliente fazendo loop a coisa fica mais feia...para encontrar.

    Por isso o ideal é segmentar a rede...

  6. #6

    Padrão Re: Rede Caindo

    Já tive problemas parecido com esse,no meu caso era um lance de cabo até o outro ponto com problemas,fio de dados em curto com outros até msm descapado passando fuga pra outros

  7. #7

    Padrão Re: Rede Caindo

    Bem amigos já fazem umas 12 horas que a rede não cai, fiz uns testes com o ultimo cliente do último switch dos 5 citados e normal. Venho percebendo que ela cai mais na parte da tarde por volta das 16:00 em diante. Ai vou desligo a fonte e ligo de volta, e volta a normalidade.

  8. #8

    Padrão Re: Rede Caindo

    tem algum gerenciável? caso tenha verifique os ips, pode ser que seja conflito de ip.

  9. #9

    Padrão Re: Rede Caindo

    Nao nenhum gerenciável. Só o MK.

  10. #10

    Padrão Re: Rede Caindo

    pode ser também que tenha entrado água em algum cabo e oxidou a ponteira ou até mesmo por dentro do cabo, aqui já me aconteceu isso.

  11. #11

    Padrão Re: Rede Caindo

    Mas como falei, só ocorre mais de tarde para noite, passa o dia todo ok, estou aguardando a tarde para ver se cai novamente. A rede é tem dois lados e pelo que eu percebo só um deles cai, o outro fica normal. Nao tenho certeza. Ja troquei alguns cabos, switches. Vou ver a tarde se cai, e se cair ver se cai os dois lados.

  12. #12

    Padrão Re: Rede Caindo

    Meça onde puder a tensão nos horário, aqui o único horário onde a tensão AC baixa pra digamos 110 ou 108VAC (Sendo que normalmente fica nuns 120 a 130VAC) é quando muita gente chega em casa e usa chuveiro elétrico lá pelas 18 até as 19h.

    Se você tem uma queda de tensão de digamos 20V em X metros, você não tem 160VDC nessa distancia mas sim 140VDC. Mas... 160VDC sai da retificação de 115VAC, se a tensão AC for inferior a 115V você terá menos de 160VDC, essas "fontes" de 160VDC são só retificadores (Toda fonte de notebook, de celular, de tv, monitor, tem uma ponte retificadora na entrada, mesma coisa), se você usa nobreak ou estabilizador saiba que essas desgraças permitem baixa tensão IGUAL, não é raro medir 105V saindo de nobreak ou estabilizador, se for esse o caso você multiplica 105 pra 1,41 e terá 148VDC, com a queda de tensão de digamos (Suposição) 20V na sua rede, nalgumas fontes no final chegam só 128VDC, e... fonte chaveada geralmente precisa um pouco mais de 120VDC pra operar, se num momento há um pouco de consumo a mais e a queda de tensão passa de 20 pra 22V, e há picos de menos de 105V, você terá menos de 120VDC numas fontes, elas vão mandar ripple aos montes e isso vai travar o switch ou roteador.

    Enfim, 20 switch imagino que seja rede que tenha seguencia de uns 1,5Km, se for fiação fina a queda de tensão com 20 switch (Com fonte e tudo alguns consomem uns 6W, isso dá 120W ao todo, 1A de corrente lá no final!)) será até maior que 40V em teoria.

    Seu problema tem todo o cheiro de ser baixa tensão em fonte, mas medir de dia não ajuda, tem que medir nos horários de pico, onde tem muita gente consumindo nos switches, e muita gente consumindo eletricidade, é bem fácil coincidir tensão mais baixa na rede AC com maior uso de trafego passando na rede (E maior trafego significa mais consumo, que significa maior queda de tensão).

    E siwtch não precisa ter tensão abaixo do limite pra travar, quando a tensão chega perto do limiar começa a ter ripple, aí ele trava sem ser por falta de tensão, mas sim pela qualidade. Tem fonte chaveada de 100-240V, outras de 90-240V, outras de 85-265V, geralmente são a mesma coisa, mas se olhar bem o CI de chaveamento de cada fonte você define com precisão que tensão aquela fonte tolera, se ela precisa 120VDC, ou se precisa 140VDC (Por isso acho bobeira usar 160VDC, use a rede 127VAC e retifique ela, terá 180VDC, são 20V a mais, qualquer tensão maior permite alcance maior em fiação longa, detalhe bobo mas esse é só mais um dos mil problemas que estabilizadores e nobreak CAUSAM ao terem saída de 115V (Sendo que no brasil a tensão de rede é 127V).

  13. #13

    Padrão Re: Rede Caindo

    Amigos consegui solucionar o problema, e eu creio que ele vai ser uma surpresa para muitos, se não for para todos.

    O que estava derrubando a rede toda eram dois roteadores da mesma marca, modelo e comprados no mesmo dia.

    Eis o FDP: http://www.oiw.com.br/Produto/67/OIW-2441APGN.html

    Anexo 60348
    Fui rastreando de cabo em cabo, poste em poste e eram esses dois. Não me pergunte o porque, retirei os dois e normalizou, e isso já tem umas duas semanas e nada da rede cair.

  14. #14

    Padrão Re: Rede Caindo

    Desses temos muitos funcionando normalmente.