+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Homologação de Equipamentos por Declaração de Conformidade - Anatel

    Olá a todos..

    Estive hoje gastando boas e mais boas horas do meu dia lendo este documento do site da Anatel

    http://www.anatel.gov.br/Portal/veri...ath=326454.pdf

    nele ensina passo a passo detalhadamente o processo de solicitação de homologação de produtos por Declaração de Conformidade.. seja pessoa física ou jurídica, no caso de ser pessoa física, somente para uso próprio..

    Não parece ser tão difícil fazer o pedido de homologação de um radio por exemplo...

    Existe até uma declaração de conformidade da própria UBNT,
    http://dl.ubnt.com/compliance/NBE-M5-16_DoC.pdf

    No meu caso, NanoBeam M5 16, o qual ainda não esta homologado no Brasil, está tirando meu sono só de ter que pensar em comprar outros rádios já homologados, tirar os atuais em uso, e instalar os novos e passar todo o processo de "configura e testa"... pra mim se eu conseguisse homologar a NBE-M5-16 pra uso próprio, eu preferiria pagar R$ 200,00 no pedido do que gastar mais 1000,00 em rádios novos fora o trabalho de instalar tudo, sem contar que os atuais iriam ficar empatados aqui em casa...

    Agora a pergunta de 1 milhão de dólares.... Se é simples assim, mesmo sendo demorado, porque ninguém ainda tem uma NBE-M5-16 homologada?

    Alguem aqui ja tentou pedir homologação de algum rádio antes não homologado pela Anatel e teve algum resultado?

    Agradeço a opinião dos que puderem ler o documento e entender do que estou falando...

    a propósito, não estou falando de Licença SCM nem de Limitado Privado, não distorçam as coisas, não faço uso Comercial e nem empresarial, sou apenas usuário domestico, e não estou vendendo nada pra ninguém e nem ganhando dinheiro usando o objeto em questão.

  2. #2

    Padrão Re: Homologação de Equipamentos por Declaração de Conformidade - Anatel

    O problema são os testes de laboratório que devem ser feitos aqui no Brasil. Infelizmente não aceitam os testes feitos em outros países.

    É muito fácil gastar R$20.000,00 ou R$30.000,00 nesses testes.

    As taxas de homologação em si não são caras..

    Abraços
    Fabricio

  3. #3

    Padrão Re: Homologação de Equipamentos por Declaração de Conformidade - Anatel

    Por isso chama Declaração de Conformidade, você assina um termo dizendo que o produto encontra-se em conformidade com as normas brasileiras..

    Ainda deixa expressamente que a Homologação para uso próprio pode ser feita sem ensaio somente com a declaração de conformidade preenchida porem não da o direito a prestação de serviços ou comercialização...

    Neste caso, não é necessário ensaio.
    Ref: Pgs 6 e 7 e principalmente Pg 14 do documento PDF

  4. #4

    Padrão Re: Homologação de Equipamentos por Declaração de Conformidade - Anatel

    Não tinha visto o PDF.

    Mas se você pode fazer essa declaração para uso próprio é bacana.

    Tenho um conhecido cheio de RBs na rede dele. Poderia homologar tudo.

    Vou estudar melhor!
    Fabricio

  5. #5

    Padrão Re: Homologação de Equipamentos por Declaração de Conformidade - Anatel

    Alguem mais interessado em tentar homologar algum equipamento para uso proprio ou dar alguma sugestão que ajude nessa empreita?

  6. #6

    Padrão Re: Homologação de Equipamentos por Declaração de Conformidade - Anatel

    Eu tenho interesse de homologar para uso no meu provedor. É possível isso?

    Att,

  7. #7

    Padrão Re: Homologação de Equipamentos por Declaração de Conformidade - Anatel

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Eu tenho interesse de homologar para uso no meu provedor. É possível isso?

    Att,
    Para prestação de serviços ou para comercialização acho que seria necessário fazer ensaio em laboratório, o que encareceria em muito o procedimento.

    Acho que se voce homologar dizendo que eh pra uso próprio e colocar no seu provedor que caracteriza "prestação de serviços" e depois baixar uma fiscalização lá, vai dar encrenca pra você,

    A opçao de homologar desta forma seria apenas pra usuários residenciais mesmo, ou ate corporativos mais que usem para fins próprios, como por exemplo interligar filiais ou uso interno

  8. #8

    Padrão Re: Homologação de Equipamentos por Declaração de Conformidade - Anatel

    Vou dar uma olhada sobre isso. Acho que o provedor usar em seu backbone pode ser caracterizado como uso próprio. Agora, nos clientes, seja vendido ou não, já é bem mais complicado..

  9. #9

    Padrão Re: Homologação de Equipamentos por Declaração de Conformidade - Anatel

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Vou dar uma olhada sobre isso. Acho que o provedor usar em seu backbone pode ser caracterizado como uso próprio. Agora, nos clientes, seja vendido ou não, já é bem mais complicado..
    Pelo menos alguém se interessou né.. de muitos que viram o tópico e não opinaram..

    Eu ja solicitei a alteração do meu cadastro na Anatel pra poder solicitar homologação, mais como foi na quarta de tarde e tivemos feriado em SP e MG, pode ser que fique pra segunda.. vamos ver..

    Se você fizer alguma tentativa e tiver resposta, me avisa, eu vou tentar com a NanoBeam pra ver... qualquer coisa posto aqui.

  10. #10

    Padrão Re: Homologação de Equipamentos por Declaração de Conformidade - Anatel

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Vou dar uma olhada sobre isso. Acho que o provedor usar em seu backbone pode ser caracterizado como uso próprio. Agora, nos clientes, seja vendido ou não, já é bem mais complicado..
    O Kleber já falou sobre isso aqui no forum.
    Não pesquisei a fundo, mas achei um topico onde ele fala o seguinte:
    https://under-linux.org/showthread.p...638#post474638

    "No site da FCC, o Maia passou o caminho das pedras... Segundo ele, disse que já tentaram fazer isso que eu fiz, ANATEL barrou por afirmar que uso próprio em uma rede de telecomunicações de interesse coletivo é para fins comerciais, ou seja, descaracteriza o uso próprio, mas se isso for verdade, essa norma tá mal elaborada... mas vou estudar bem as lacunas para ver se conseguimos algo positivo."

  11. #11

    Padrão Re: Homologação de Equipamentos por Declaração de Conformidade - Anatel

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    O Kleber já falou sobre isso aqui no forum.
    Não pesquisei a fundo, mas achei um topico onde ele fala o seguinte:
    https://under-linux.org/showthread.p...638#post474638

    "No site da FCC, o Maia passou o caminho das pedras... Segundo ele, disse que já tentaram fazer isso que eu fiz, ANATEL barrou por afirmar que uso próprio em uma rede de telecomunicações de interesse coletivo é para fins comerciais, ou seja, descaracteriza o uso próprio, mas se isso for verdade, essa norma tá mal elaborada... mas vou estudar bem as lacunas para ver se conseguimos algo positivo."
    Está exatamente correto. Para uso em um provedor, mesmo que seja para trazer o link, é de interesse comercial sim pois sem o equipamento homologado você não teria como trazer o link e consequentemente não teria o que vender.

    Ou se for pra retransmitir, qual seja o uso em uma empresa que comercializa internet, não é para uso proprio, é uso coletivo.

    Uso próprio é o meu, trago o link de outro local para uso na minha casa, uso particular.