+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Brigde e OSPF!

    Boa tarde galera tenho um rede que era 100% brigde estou migrando para OSPF 50% já esta em OSPF e os outros 50% continua Brigde estou na duvida de como deixar 100% Roteada.
    tenho 2 concentrador e 2 balances um em cada ponta na mesma rede, as redes são unidas por PTP, gostaria de saber se é possível distribuir rotas default pelos dois lados e deixar 50% da rede saindo por um concentrador e os outros 50% por outro e se a Internet parar em uma das pontas o outro assumir tudo é possível? desde já agradeço segue um desenho de como estou falando.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         REEDE.jpg
Visualizações:	309
Tamanho: 	1,65 MB
ID:      	60213

  2. #2

    Padrão Re: Rede Brigde e OSPF!

    Cara, acho que redistribuir rotas conectadas em ambos, mas não tenho certeza, @Arthur Bernardes pode te ajudar nisso, ele é fera, abraço.

  3. #3

    Padrão Re: Rede Brigde e OSPF!

    em todos pops roteados? seria isso? @FabianoMartins2 @Arthur Bernardes?

  4. #4

    Padrão Re: Rede Brigde e OSPF!

    Citação Postado originalmente por claudinhohw Ver Post
    em todos pops roteados? seria isso? @FabianoMartins2 @Arthur Bernardes?
    Sim, mas não tenho certeza se Redistribuir Rotas Conectadas seria a melhor opção no seu caso.

    Logo logo o Arthur dá um help pra nós.

  5. #5

    Padrão Re: Rede Brigde e OSPF!

    ok obrigado.

  6. #6

    Padrão Re: Rede Brigde e OSPF!

    eu tenho dois pontos de internet @Arthur Bernardes como ficaria, gostaria que ficasse da seguinte forma eu decidir quem vai pra um link PontoA e quem vai pro link PontoB ambos ficam em locais diferentes, e gostaria se um ficasse off o outro assumisse como ficaria?

  7. #7

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Brigde e OSPF!

    Ola, Independente de ter dois pontos de internet e lugares diferente, você tem um concentrador, onde seus clientes se autenticam não é?

    Aí nesse concentrador você cria marcações e rotas para qual ponto ele vai sair.

    Seria mais o menos isso?

  8. #8

    Padrão Re: Rede Brigde e OSPF!

    certo @berghetti e quando o link dessa rota cair?

  9. #9

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Brigde e OSPF!

    Você cria as rotas com marcações, e cria as rotas padrão.

    Mas o cenário é como eu imaginei? Você tem um concentrador e de pois você envia para os links?

  10. #10

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Brigde e OSPF!

    Agora eu li seu post denovo vi que você tem 2 concentradores.

    Se você quiser que determinando cliente ( ou grupo ) de um concecntrador, saia para o link do outro concentrador, é só fazer a rota ( os concentradores se enxergam né?)

  11. #11

    Padrão Re: Rede Brigde e OSPF!

    minha rede amanhã eu concluo 100% OSPF só que tenho internet nas duas pontas em um ponto tenho um balance da OI e um concentrador em cada torre tem seu concentrador 4 torres e os ptp do outro lado tenho um GVT tudo interligado por ptp. queria saber uma forma de fazer uma parte sair pela oi e outra parte sair pela GVT e se a OI ou a GVT cair o outro assume tudo. tipo definir cliente A vai pela GVT cliente B OI etc... e se cair um todo vão pro outro. entendeu?

  12. #12

    Padrão Re: Rede Brigde e OSPF!

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    Agora eu li seu post denovo vi que você tem 2 concentradores.

    Se você quiser que determinando cliente ( ou grupo ) de um concecntrador, saia para o link do outro concentrador, é só fazer a rota ( os concentradores se enxergam né?)
    sim todos se enxergam esta tudo com roteamento OSPF!

  13. #13

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Certo, então os seus clientes chegam na torre, e autenticam (por pppoe exemplo) na torre mesmo, e sua "torre" conhece dois caminho para sair para a internet, caminho A e B.


    Então você vai marcar as conexões de um e/ou grupo de cliente(s) e criar uma rota para sair pelo link A usando as marcações.
    e vai marcar as conexões de outro e/ou grupo de cliente(s), e criar uma rota para sair pelo link B usando as marcações.


    feito as devidas marcações voce cria as rotas defautl para o link A com distância 2 e para o link B com distância 3, assim se algum dos links cair, o trafego dos clientes desse link, saira pela rota default do link ativo.


    Bom, ao meu ver é isso, procede?

  14. #14

    Padrão Re: Rede Brigde e OSPF!

    Séria mais ou menos isso @berghetti, então claudio sobre o link operar em redundância vc vai ter que estudar métrica pra saber por onde o tráfego vai passar, etc... Tenho até umas apostilas boa. Não é difícil não OSPF porém vc tem que saber o que está fazendo pois vira uma loucura, cara aparentemente sua rede é fisicamente ligada em série eu particularmente não faria redundância. Já em anel obrigatoriamente entre aspas ficaria show lógico se a geografia ajudar. Desde já agradeço.

  15. #15

    Padrão Re: Rede Brigde e OSPF!

    blz @berghetti obrigado pela dica tbm imagino essa forma, @wld.net1 obrigado tbm pelas informações você pode disponibilizar este material?

  16. #16

    Padrão Re: Rede Brigde e OSPF!

    Envio as apostilas sim.

  17. #17

    Padrão Re: Rede Brigde e OSPF!

    @wld.net1 se quiser pode mandar no meu email.