+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida: Torre em Morro

    Pessoal, bom dia...
    Estou com um projeto para executar, onde a meta é levar internet a uma fazenda situada a 90km da cidade, estudando o relevo, consegui um ponto a 42km da cidade que daria uma repetidora ideal e deste ponto conseguiria fazer o sinal chegar na fazenda.
    Lá na fazenda já tenho uma torre de 30 metros e na cidade tenho outra da mesma medida, agora a dúvida que tenho é: Esse morro, possui uma alta concentração de rochas e minerais, o mesmo possui elevação de 360m acima do mar, na fazenda é 170 e na cidade é 160, pelo airlink.ubnt.com o link fecha perfeitamente com uma torre de 21m nesse morro, será que terei problemas quanto a composição desse solo?

  2. #2

  3. #3
    Avatar de dpetry
    Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    Cabo frio - Rio de Janeiro
    Posts
    184

    Padrão Re: Dúvida: Torre em Morro

    Creio que não terá problemas....

    Poucos conhecem, mas existe uma ferramenta muito boa chamada (Radio Mobile)

    Único problema que ela é para plataforma Ruindows.



    --
    Dpetry!

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida: Torre em Morro

    a composição do solo sim afeta porem não o susficiente para ser considerado no calculo da propagação que utilizam a maioria dos programinhas . Uma boa forma de evitar erros é calcular o enlace deixando liberada 100% da primeira zona de Fresnel.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida: Torre em Morro

    Radio mobile só para windows, eee fanboy

    chola mais

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida: Torre em Morro

    Foi o que eu pensei, mais como nunca tinha montado nada em morro com tantas rochas igual esse, tinha dúvidas! Agradeço aos que colaboraram!!

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Dúvida: Torre em Morro

    Mesmo que tenha concentração de rochas e minerais, se tiver árvores, precisa levar em conta mais 10, 20 metros para não ter problemas no futuro. Aqui muitos se estreparam, pois existe plantio de eucalipto, vegetação nativa(menos mal) em que em pouco tempo atinge 10 metros.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida: Torre em Morro

    Colega, pra você conseguir dormir sossegado mesmo, é melhor garantir. Monte sua torre com os 30mts de altura do solo do morro que você conseguirá atingir seu objetivo tranquilamente. Lhe falo por experiência própria. Montei minha primeira torre no monte com 21 mts nas mesmas condições que falou acima. Hoje me arrependo pois terei de para todos os clientes dessa torre (150~160 clientes) por causa desta falta de atenção. Fica ai outra dica... use apenas energia solar. Muito mais estabilidade no sistema.

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida: Torre em Morro

    Será alimentando por energia solar Luissergio, único método viável lá.
    E ah, quanto a vegetação, é uma área de pastagens, sem nada grande próximo, nem que venha a crescer no médio prazo, apenas alguns "cabeçudos", praga de pastagens que todo ano são eliminados.

  10. #10
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Dúvida: Torre em Morro

    Sinceramente? Quantos mbps esta querendo mandar? Tenho links de mais de 60km saindo de dentro da cidade e mandando pra fazendas e passa 20 mb full, com essa distancia em cima de um morro, é claro que não tem nada a ver, deve se preocupar mais é com a mata e não com o solo, quanto mais rocha melhor, sua torre vai ficar firminha....kkkkk 30 km da pra fechar com 2 groove e 2 oiw de 27 grade e fica belezinha...kkkkk