+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor equipamento para PTP 15 km?

    Boa tarde! Sei que há inúmeros tópicos sobre o assunto, mas gostaria de opinião atualizada de quem usa os equipamentos. Afinal estão sempre surgindo novos lançamentos, mas preciso de rádios e antenas com eficiência comprovada.
    Seguinte: tenho um enlace de 15 km funcionando há 7 anos com Bullet M5 HP (antes MK XR5 mas deu pau) e antenas Zirok WLL 905. O enlace tá perfeito, mas não passa mais de 50 Mb e agora preciso passar pelo menos 70.
    Não quero mexer no enlace, pretendo colocar outro no mesmo local e esse ficaria como backup. Mesmo porque se eu mexer nas antenas acho que não poderão mais ser aproveitadas (o enlace fica na beira do mar).
    Pensei em colocar um par de RB912UAG com antenas Algcom 29 dbi. Seria uma solução ideal ou alguém sugere outro equipto?

  2. #2

    Padrão Re: Melhor equipamento para PTP 15 km?

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Boa tarde! Sei que há inúmeros tópicos sobre o assunto, mas gostaria de opinião atualizada de quem usa os equipamentos. Afinal estão sempre surgindo novos lançamentos, mas preciso de rádios e antenas com eficiência comprovada.
    Seguinte: tenho um enlace de 15 km funcionando há 7 anos com Bullet M5 HP (antes MK XR5 mas deu pau) e antenas Zirok WLL 905. O enlace tá perfeito, mas não passa mais de 50 Mb e agora preciso passar pelo menos 70.
    Não quero mexer no enlace, pretendo colocar outro no mesmo local e esse ficaria como backup. Mesmo porque se eu mexer nas antenas acho que não poderão mais ser aproveitadas (o enlace fica na beira do mar).
    Pensei em colocar um par de RB912UAG com antenas Algcom 29 dbi. Seria uma solução ideal ou alguém sugere outro equipto?
    Olha não vejo outra solução melhor do que você citou com Algcom + 912, pelo menos quando falamos em 5.8 com custo relativamente baixo. Agora um produto que estou namorando e assim que tiver de fazer um novo ptp que irei testar é o ptp da combium networks. Eles tem enlaces com antenas tudo completo na ordem de 2.800,00 com porta giga, e prometem mais de 200mega em 20km. Estou doido pra testar, vai ai essa dica, se optar em comprar testa e nos fala resultado. Ajudará a todos aqui e se puder mandar as informações para meu email agradeço, segue: [email protected]

  3. #3

    Padrão Re: Melhor equipamento para PTP 15 km?

    Amigo katraka desses equipamentos com menor valor, acho que essa dupla seja a melhor.

  4. #4

    Padrão Re: Melhor equipamento para PTP 15 km?

    Rb912 e algcom de 22dbi, se a visada for limpa com uma boa configuração e alinhamento deve conseguir em torno de 80 a 90 megas full

  5. #5

    Padrão Re: Melhor equipamento para PTP 15 km?

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Olha não vejo outra solução melhor do que você citou com Algcom + 912, pelo menos quando falamos em 5.8 com custo relativamente baixo. Agora um produto que estou namorando e assim que tiver de fazer um novo ptp que irei testar é o ptp da combium networks. Eles tem enlaces com antenas tudo completo na ordem de 2.800,00 com porta giga, e prometem mais de 200mega em 20km. Estou doido pra testar, vai ai essa dica, se optar em comprar testa e nos fala resultado. Ajudará a todos aqui e se puder mandar as informações para meu email agradeço, segue: [email protected]
    Pois é, amigo. Eu também tô de olho nesse kit da Cambium, estava esperando alguém tocar no assunto, rsrs.
    E como eu nem preciso mais do que 100 Mbps, tem o enlace sem porta giga que tá saindo na mesma faixa de preço que a RB + Algcom:
    http://www.connectivitatelecom.com.b...-25dbi-200mpbs
    Meu receio é que por ser novidade por aqui, ainda não temos tantos cases de sucesso comprovado. Fico meio com pé atrás, mas tô com vontade de arriscar.

  6. #6

    Padrão Re: Melhor equipamento para PTP 15 km?

    Citação Postado originalmente por diegonaster Ver Post
    Rb912 e algcom de 22dbi, se a visada for limpa com uma boa configuração e alinhamento deve conseguir em torno de 80 a 90 megas full
    Pra mim é suficiente. A visada é limpa total, mas passa por cima do mar. Por isso prefiro não arriscar e pegar logo a de 29dbi.

  7. #7

    Padrão Re: Melhor equipamento para PTP 15 km?

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Pois é, amigo. Eu também tô de olho nesse kit da Cambium, estava esperando alguém tocar no assunto, rsrs.
    E como eu nem preciso mais do que 100 Mbps, tem o enlace sem porta giga que tá saindo na mesma faixa de preço que a RB + Algcom:
    http://www.connectivitatelecom.com.b...-25dbi-200mpbs
    Meu receio é que por ser novidade por aqui, ainda não temos tantos cases de sucesso comprovado. Fico meio com pé atrás, mas tô com vontade de arriscar.
    É amigo pense bem em seu investimento pelo menos a médio prazo, pois não precisa hoje mais será que em breve não precisará? Eis a questão, olha só pra deixar bem claro, adoro esse conjunto Algcom + 912, porém se fosse hoje pelos valores serem iguais eu iriam Enlace eForce 110 HP . Se tratando da Empresa que é acho que não tem como dar errado. Boa sorte!


  8. #8

    Padrão Re: Melhor equipamento para PTP 15 km?

    @diegonaster eu estou com uma situação parecida, so a distancia que eh de 11km. Sera que essa antena de 22 dbi atende ou eh melhor comprar a de 29 dbi? Ou pode ser a de 22 em um lado e a de 29 no outro? Quero passar 100/10mb

  9. #9

    Padrão Re: Melhor equipamento para PTP 15 km?

    olha a situação, estou com uma algcom de 34 que comprei superdimecionando para fechar 30km to passando 60mb full ela vai fechar com 100mb tranquilo, so que ainda não tive tempo de fazer o alinhamento fino, a antena de 34dbi é para distancias de 35km+, o mesmo digo da de 22 dbi até 18km da de boa, a de 29 de 20km pra cima.

  10. #10

    Padrão Re: Melhor equipamento para PTP 15 km?

    Obridado @diegonaster pela ajuda. Essa antena na frequencia acima de 57... tem mais de 23 dbi, o que deve ser suficiente para 11km, ja que as nanobeam tem uma antena parecida e funcionam 20 km. As ALGCOM tem a vantagem de ser blindadas.

  11. #11

    Padrão Re: Melhor equipamento para PTP 15 km?

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Boa tarde! Sei que há inúmeros tópicos sobre o assunto, mas gostaria de opinião atualizada de quem usa os equipamentos. Afinal estão sempre surgindo novos lançamentos, mas preciso de rádios e antenas com eficiência comprovada.
    Seguinte: tenho um enlace de 15 km funcionando há 7 anos com Bullet M5 HP (antes MK XR5 mas deu pau) e antenas Zirok WLL 905. O enlace tá perfeito, mas não passa mais de 50 Mb e agora preciso passar pelo menos 70.
    Não quero mexer no enlace, pretendo colocar outro no mesmo local e esse ficaria como backup. Mesmo porque se eu mexer nas antenas acho que não poderão mais ser aproveitadas (o enlace fica na beira do mar).
    Pensei em colocar um par de RB912UAG com antenas Algcom 29 dbi. Seria uma solução ideal ou alguém sugere outro equipto?

    Vai de Algcom e RB912 mesmo amigo.
    Ótimo custo x beneficio,ainda mais por ser região de litoral pelo fato das antenas serem de alumínio.
    Precisando cotar os equipamentos pode me chamar.

  12. #12
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Melhor equipamento para PTP 15 km?

    Não adianta colocar antenas caras e rádios potentes só porque alguém diz que funciona, o que mais acontece é que um usuário fica copiando a ideia do outro, quando na verdade cada caso é um caso.
    Eu recomendo colocar um rádio mikrotik nestas mesmas antenas assim você analisa as condições e não fica gastando dinheiro atoa.
    Usar dupla polarização tem sido confundido com qualidade e ganho, isso é uma besteira! Em curtas distâncias isso funciona bem, mas quando se trata de links PTP em maiores distâncias que não tem área de fresnel suficiente para funcionar bem nas duas polarizações é besteira. Use mikrotik, não precisa ser rb 912, compre um rb que tenha um processador mais potente assim ele processa mais pacotes, note que todas as vezes que é feito o bandwich test no mikrotik ele eleva a CPU a 100%, na maioria das vezes o problema não é de sinal fraco mas dependendo do protocolos(s) usados o sistema não consegue processar todos os pacotes! Sou gerente de uma empresa que tem mais de 500 KM de raio de abrangência aqui em MT, sei bem do que estou falando, temos mais de 100 links.

    Se quiser conversar mais add no whats (65) 9694-8460

  13. #13

    Padrão Re: Melhor equipamento para PTP 15 km?

    Amigo Fernando, não se trata de "copiar a idéia do outro" e sim troca de informações sobre equipamentos que funcionaram bem ou não para cada um. É claro que cada caso é um caso, alguém já disse que transmissão wifi não é uma ciência exata e é a mais pura verdade. O que funciona bem em um local pode ser um fracasso total em outro.
    Quando preciso fazer alguma mudança de equipamentos ou ampliação da rede procuro pesquisar e me informar bem antes de tomar uma decisão. Me baseio principalmente na minha experiência anterior, mas como não tive oportunidade de testar todas as opções possíveis, não custa pedir a opinião de quem já usa e analisar com cuidado justamente pra não gastar dinheiro à toa.
    De qualquer forma mesmo que o resultado não seja satisfatório, não vai ser investimento perdido pois sempre pode ser usado em outra situação.
    Obrigado pela opinião, na verdade a opção pela dupla polarização é somente porque a maioria dos equipamentos para PTP atualmente são assim. Também não vejo muita vantagem nesse caso.