+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede cabeada

    Olá pessoal estou em.um dilema tenho uma rede cabeada em um bairro so que eu quero fazer uma restruturação e estou com uma dúvida assim, tenho um mikrotik 1g e uma rede de 100mb só que na linha principal gostaria de colocar shitch de 1G e nas ruas adjacentes deixar oa switch de 100mb aí vem o "X" da questão a rede principal vai continuar a 100mb ou 1 GB?

  2. #2

    Padrão Re: Rede cabeada

    especifique melhor essa situação...

  3. #3

    Padrão Re: Rede cabeada

    caro colega para você ter uma rede cabeada de 10/100/1000 vai ter que passar a força separada do cabo, pois para fazer 1GB vai precisar dos 4 pares, e vai ter que usar um cabo de cobre puro com lances de no máximo 80 a 90 metros, pois se por mais que isso diminui a capacidade de transmissão.

  4. #4
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Rede cabeada

    Concordo com agatangelos, se for o caso de usar cabos você precisa estudar um pouco de radiofrequência e entender que cada categoria de cabo usa uma frequência diferente, por isso os pares transados são mais ou menos enrolados de acordo com a sua frequência, isto serve para criar um campo eletromagnético evitando que a onda escape do fio e se dissipe e explica o fato de que se você não obedecer o padrão na hora de crimpar os cabos eles não funcionam, também não deve dobrar ou enrolar de forma errada e mesmo que um cabo cat 5e se conecte a 1000 mbps full duplex ele não foi projetado para isso e nem o cat 6 foi projetado para redes 100 mbps, desobedecer estas regras pode te dar um bom prejuízo mais tarde!

    Amigo, se deseja criar uma "espinha dorsal" na sua rede com uma taxa de throughput maior experimente usar fibra pois sua viabilidade é bem maior a longo prazo e incomoda bem menos!

  5. #5

    Padrão Re: Rede cabeada

    Bom gente ele relação ao cabo eu já estou OK a questão e do mikrotik já sai 1000 junto com 9 switch também de 1000 os demais switchs são de 100 na proporção que eu colocar o switch de 100 no de 1000 esses 9 switchs vão se enchegar como 1000 entre até o mikrotik ou todos passarão a ser de 100?

  6. #6

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede cabeada

    Equipamento 1000 x equipamento 100 = rede 100.

    Equipamento 1000 x equipamento 1000 = 1000.

    Ou seja, os switch dos backhaul será rede 1000, e os braços serão 100.

  7. #7

    Padrão Re: Rede cabeada

    Quer dizer que mesmo que eu coloque o principal de 1000mb e os demais 100mb todo a rede volta a ser de 100mb

  8. #8

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede cabeada

    Sim, a interface se limita pelo de menor velocidade.

    Agora vamos supor que você use apenas switch /1000 na rede principal, e /100 nos que vão para os clientes, aí sim a velocidade da rede principal será /1000, mas a ponta do cliente continuará /100.

    A vantagem de você fazer a rede principal /1000, é que ela vai comportar todo o tráfego de todos os clientes. E a rede principal /100 poderia virar um gargalo fácil, dependendo do tamanho da sua rede.

  9. #9

    Padrão Re: Rede cabeada

    Justamente o que eu imaginava que o gargalo venha ser um tubo de 100 e os demais tubo de meia

  10. #10

    Padrão Re: Rede cabeada

    Hoje ja tem no mercado switch autosense, a ex o mikrotik, que trata cada porta independente, pode ser uma porta 10Mb half e outra giga duplex, tem que ler a documentaçào da switich.

  11. #11

    Padrão Re: Rede cabeada

    Então se eu colocar uma rede de fibra seria mais vantajoso sendo que eu só queria justamente substituir apenas 7 switchs e cada switchs desse sai em uma rua o que vou precisar realmente?