+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para rede sem fio 2.4 ghz !

    Eu estou querendo distribuir sinal Wifi 2.4 com antenas externas , tenho um link de fibra 50Mb .

    A Dúvida é :
    Ubiquiti Airmax Basestation Am-2g15-120 15dbi -120º 2.4ghz + Rocket M2
    ou
    Antena Omni Ubiquiti Amo-2g10 10dbi 2.4ghz + Rocket M2

    Para distribuir sinal para celulares e dispositivos móveis em Geral !

    Gostaria de alcançar no minimo 1km de distância, com qualidade de sinal, a antena ficaria no centro da cidade em cima de um sobrado de 10mtrs.


    Alguem pode me ajudar !

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda para rede sen fio 2.4 ghz !

    Pra 1km creio que as duas antenas atendem,porem pra dispositivos moveis se conectarem fica mais complicado pois as antenas deles são de baixo ganho.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda para rede sen fio 2.4 ghz !

    Certo , então na verdade não existe antena que de pra fazer isse tipo de conexão ?
    Se eu colocar uma antena na casa da pessoa da certo mais para celular não vai ficar legal !

  4. #4

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda para rede sem fio 2.4 ghz !

    Exatamente!

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda para rede sen fio 2.4 ghz !

    Obrigado !
    Bem acho que não compensa gastar dinheiro com isso então !

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda para rede sem fio 2.4 ghz !

    Para atender celulares e tablets o ideal ainda é 2.4ghz porque 99% deles são em 2.4.

    Para atender 1km você vai precisar espalhar diversos pontos na área porque os dispositivos móveis não tem alcance de retorno para a base. Podem até conectar em algumas centenas de metros mas nunca 1km porém vai deixar toda a rede muito lenta pela perda de pacotes.
    Faça um cálculo de no máximo 100metros em área aberta e muito menos que isso dentro de residências.
    Fazendo um cálculo por baixo vai precisar no mínimo de 10 pontos de acesso. Imagina em cada ponto 3 painéis de 120º e você já terá uma noção do custo disso só em antenas.
    E ainda assim levando em consideração que estamos falando em uma direção. Se vai querer fazer 1km em toda a volta multiplica isso por sei lá quantos pontos mais.
    Acrescenta os rádios e o investimento fica inviável para qualquer um obter retorno.

    A única maneira de fazer algo mais funcional numa situação dessas seria transformar cada clientes fixo em uma repetidora de sinal para atender as proximidades do cliente. E configurar toda a rede com mikrotik em mesh num só canal, um só SSID e prever várias saídas para a internet na área da rede, para evitar gargalos. O mesh do mikrotik permite configurar cada ponto destes nos clientes como "escravo". Ou então como 'portal" ou "gateway" .
    Em cada cliente configurado como gateway você faz um link em 5.8 para sua central.
    Assim você teria dezenas e dezenas de nós na rede, sendo cada nó um ponto de acesso.

    A Meraki tem uma rede em mesh em São Francisco na Califórnia que algum tempo atrás já tinha mais de 25 mil usuários.