+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de banda em roteadores usando Mikrotik

    Ola pessoal estou tendo um problema em minha rede, pois gostaria de fazer o controle de banda dos roteadores que estão ligados a minha RB450g, meu esquema de rede funciona assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Topologia de rede exemplo simplificado.jpg
Visualizações:	447
Tamanho: 	24,2 KB
ID:      	60523Tenho mais 3 switch's ligados a RB, e mais 5 roteadores ligados aos swithces, descrevi o equema mais simplificado apenas!

    Gostaria que o roteador da casa do cliente recebesse uma banda de 4 mb, para ser dividida entre os dispositivos que ele queira conectar sem passar pelo hotspot! E os roteadores que estão na area comum fizessem autenticação por hotspot! Tenho que deixar os roteadores da area comum com o DHCP desativo é? e os da casa do cliente com DCHP ativo? Teria como controlar a banda que vai para o roteador da casa do cliente invés da banda que vai para o dispositivo? Li muito sobre isso e não achei uma solução muito clara

  2. #2

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Controle de banda em roteadores usando Mikrotik

    Esses roteadores depois da RB450G estão fazendo NAT ou roteamento, criando outra rede ou estão apenas como bridge?

  3. #3

    Padrão Re: Controle de banda em roteadores usando Mikrotik

    Ola Artur,

    Vamos la, voce meio que embolou algumas coisas mais vou tentar te ajudar no possivel.


    Gostaria que o roteador da casa do cliente recebesse uma banda de 4 mb, para ser dividida entre os dispositivos que ele queira conectar sem passar pelo hotspot!
    No caso de utilizar o hotspot mesmo, voce pode criar um perfil para o Roteador e configurar ele para autenticar, de forma que ele sera o ativo que passara o MAC para o seu controlador, ficando a cargo dele entregar IP para a outra ponta ou seja os equipamentos do cliente, independente de quantos.


    E os roteadores que estão na area comum fizessem autenticação por hotspot!
    Todos iram passar pelo hotspot, mais no caso do roteador que estara configurado para autenticar o cliente nao recebera tela de login ou outras que os clientes da area comum iram visualizar.


    Tenho que deixar os roteadores da area comum com o DHCP desativo é? e os da casa do cliente com DCHP ativo?
    Na verdade com o hostpot ativo o DHCP devera estar ativo no seu concentrador e nao no seu Roteador, ja no caso do cliente com roteador como o roteador que estara recebendo o IP do hotspot ele ia receber o IP do concentrador e ira fazer o papel de DHCP para dentro da rede residencial do cliente.

    Teria como controlar a banda que vai para o roteador da casa do cliente invés da banda que vai para o dispositivo?
    Como o roteador dele que estara autenticando no hotspot voce pode criar um perfil somente para ele, assim o controle sera feito para o APARELHO e nao para os dispositivos nele ligados.