Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Aterramento.

    Citação Postado originalmente por Rafaelbazoni Ver Post
    A nossa rede eletrica da torre que me referi no início do típico após o padrão ela corre cerca de 230 metros morro acima até chegar na torre, seria então interessante eu fazer um aterramento da rede no último poste que fica a uns 25 metros da torre aí já aterrava, colocava DPS disjuntor, seria melhor dq fazer dentro do rack né
    Vocë poderia fazer dois "terra" no poste, um no meio e outra onde recebe da concessionária, náo recomendo fazer perto da torre como ja dito, se cair um raio na torre este terra que vai estar proximo e por náo estar interligado pode receber toda a descarga elétrica.

    Obs: tudo que é metal tem que estar aterrado, por exemplo Gabinete/Rack onde fica os equipamentos, etc.. O raio causa uma descarga muito grande e a "estática" pode ficar no Rack e náo ter para onde sair e danificar equipamento.

  2. #22

    Padrão Re: Aterramento.

    a empresa que fez o meu para-raios a 6 anos atras (Raio Brasil, mesma que faz o do Cristo Redentor) colocou o aterramento do para-raios e tomadas juntos, já caiu raio na torre e nunca me queimou nada, que eu me lembre tem apenas 4 hastes no solo com cerca de 1,5mts de distancia uma da outra, uma caixa de inspeção onde esta ligado tudo junto. obs: 18 antenas, 3 servidores, 3 switchs gerenciaveis, ar condicionado, 4 nobreaks ... todas as tomadas de equipamentos com 3 pinos no padrão e inspeção anual com medição em terrometro.
    Última edição por carlinhotocabrabo; 16-08-2015 às 00:18.

  3. #23

    Padrão Re: Aterramento.

    É isso ai.

    Cada caso um caso.

    Devido ao numero pequeno de hastes (4) o solo deve ser um bom condutor.

    No exemplo que informei acima, o local tem muitas pedras, a empresa preferiu colocar mais hastes devido a condutividade, mas como tambem tenho outros locais com 2 hastes, em todos possuo Radios, Switchs ou Equipamentos de fibra.

    Obs: o ideal é contratar uma empresa para saber a condutividade, sempre.

  4. #24

    Padrão Re: Aterramento.

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    a empresa que fez o meu para-raios a 6 anos atras (Raio Brasil, mesma que faz o do Cristo Redentor) colocou o aterramento do para-raios e tomadas juntos, já caiu raio na torre e nunca me queimou nada, que eu me lembre tem apenas 4 hastes no solo com cerca de 1,5mts de distancia uma da outra, uma caixa de inspeção onde esta ligado tudo junto. obs: 18 antenas, 3 servidores, 3 switchs gerenciaveis, ar condicionado, 4 nobreaks ... todas as tomadas de equipamentos com 3 pinos no padrão e inspeção anual com medição em terrometro.


    Anexo 60633
    Fechou com o que venho dizendo. Se não houver diferença de potencial tudo ligado junto...
    E para se obter esta condição onde não há diferença de potencial só com projeto e com medição do terrometro.

    E inspeção periódica.

    Empresa especializada é outra coisa.