Página 7 de 9 PrimeiroPrimeiro ... 23456789 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #121
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Aqui so tive problemas TX e RX com diferença de até 12dbi, estou passei para algcom de 1.2 e agora migrando pra huawei.

    Tenho 1kit pra dish tiver interesse me chama winbox
    Interessante seu relato.....e bem estranho tambem...essa diferença.
    Nossos testes demonstraram o contrario, uma estabilidade ótima em ambiente ruidoso.
    Pode acontecer se a antena não for montada 100% correta. qualquer diferença de 1 grau ou menos gera uma diferença de sinal.

  2. #122

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Interessante seu relato.....e bem estranho tambem...essa diferença.
    Nossos testes demonstraram o contrario, uma estabilidade ótima em ambiente ruidoso.
    Pode acontecer se a antena não for montada 100% correta. qualquer diferença de 1 grau ou menos gera uma diferença de sinal.
    Estranho mesmo pq sou perfeccionista e meus suportes para dish tem todo o controle de nivel no proprio suporte. Foi voltar o kit 90º sinal igual inclussive passando 290down por 100 e pouco up.

  3. #123

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Primeiro Testes Com AFX5 Espectro muito poluído,
    Antena dish 30, Melhor Freqüência que achei,
    segunda etapa e alinhamento
    estou aberto a sugestões
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2016-04-10.png
Visualizações:	467
Tamanho: 	128,3 KB
ID:      	63458Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2016-04-10 (1).png
Visualizações:	386
Tamanho: 	115,7 KB
ID:      	63459
    Ante do AFX5 usava RB922

  4. #124
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Então, se está aberto a sugestões, eu indico:
    1- seleciona antena gain = 0
    2- seleciona 19dbm dos dois lados (com 19dbm em canal limpo consegues até 8x).
    3- seleciona 4x fixo (sem modo automatico) dos dois lados.. (FAZER ISTO EM MODO TEST PRIIMEIRO,OK)
    4- Achar um canal que as duas linhas fiquem iguais (usa 50% primeiro pra alinhar bem ele no dutty cycle).
    É isso!
    5- Usa antenas duplas e blindadas com radome!
    Roda um AIRVIEW por 15min da freq 5180 a 5940 e posta ae...podemos analisar e te ajudar a usar o melhor canal e canalização possivel.
    Abraço.

  5. #125
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Bom Dia pessoal,
    Um exemplo de espectro poluido onde o AF 5X trafegou muito bem...apesar dos problemas de falta de visada e poluição de espectro.

    Neste trecho tivemos bastante dificuldade em utilizar o máximo do equipamento, sendo necessário testar em 20mhz, 40mhz e 50mhz. Como queríamos estabilidade, e precisava pouca banda, ficou setado em 20mhz mesmo, devido a uma pequena obstrução de arvores no meio do caminho do enlace.
    Os canais altos não usamos pois serão utilizados por outros enlaces.
    Enlace> 17km
    sinal> -64
    ruido> -111dbm
    Antenas> 31db dupla com radome shield e Slant.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace 17km AF5X.jpg
Visualizações:	432
Tamanho: 	315,3 KB
ID:      	63474

    Abraço a todos.

  6. #126

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Então, se está aberto a sugestões, eu indico:
    1- seleciona antena gain = 0
    2- seleciona 19dbm dos dois lados (com 19dbm em canal limpo consegues até 8x).
    3- seleciona 4x fixo (sem modo automatico) dos dois lados.. (FAZER ISTO EM MODO TEST PRIIMEIRO,OK)
    4- Achar um canal que as duas linhas fiquem iguais (usa 50% primeiro pra alinhar bem ele no dutty cycle).
    É isso!
    5- Usa antenas duplas e blindadas com radome!
    Roda um AIRVIEW por 15min da freq 5180 a 5940 e posta ae...podemos analisar e te ajudar a usar o melhor canal e canalização possivel.
    Abraço.
    Ok, vou fazer uma analise na Madrugada pra postar AIRVIEW,
    dos requisito, fiz quase todos, um dos lados já está com Shiel +Dish 30, tenho que colocar no outro ponto, uma coisa que acontece durante o período de Pico a noite e o Nível do Sinal e tudo cai também não chega a ficar off, mas o desempenho cai muito, estava em 30 mhz ai mudei para 20 mhz e ficou na mesma coisa , sinal ruim e desempenho ruim, mas isso só no horário de pico depois volta ao normal

  7. #127
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por rafaelplis Ver Post
    Ok, vou fazer uma analise na Madrugada pra postar AIRVIEW,
    dos requisito, fiz quase todos, um dos lados já está com Shiel +Dish 30, tenho que colocar no outro ponto, uma coisa que acontece durante o período de Pico a noite e o Nível do Sinal e tudo cai também não chega a ficar off, mas o desempenho cai muito, estava em 30 mhz ai mudei para 20 mhz e ficou na mesma coisa , sinal ruim e desempenho ruim, mas isso só no horário de pico depois volta ao normal
    Então tche, não é pra acontecer isso ,ok.
    Tem algum problema ae!!
    Airfibers AF5X pelo menos nos links que usamos, não temos essa queda de performance.
    O Airview é bem importante, pois mostra os canais já utilizados. isso é fundamental para construir um ptp estável.
    Deixa rodando por uns 10min se possivel ok.
    Abraço.

  8. #128

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Então tche, não é pra acontecer isso ,ok.
    Tem algum problema ae!!
    Airfibers AF5X pelo menos nos links que usamos, não temos essa queda de performance.
    O Airview é bem importante, pois mostra os canais já utilizados. isso é fundamental para construir um ptp estável.
    Deixa rodando por uns 10min se possivel ok.
    Abraço.
    Instalei a Shield hoje, sinal diminuiu um pouco, mas nesse instante o cenario está ruim, chega perto das Nove Horas da Noite começa, e sempre nesse mesmo Horário, não consigo entender, cai o sinal cai tudo, agora as 8 horas estava 64
    65 de sinal, agora isso !!

    Isso Perto das 9 da noite

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2016-04-14 (2).png
Visualizações:	397
Tamanho: 	117,3 KB
ID:      	63509

    A leitura do Spectro em um dos lados
    Slave
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2016-04-14 (6).png
Visualizações:	328
Tamanho: 	654,4 KB
ID:      	63510



    Depois dos ponto críticos
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2016-04-14 (7).png
Visualizações:	370
Tamanho: 	119,6 KB
ID:      	63512
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2016-04-14.png
Visualizações:	214
Tamanho: 	121,6 KB
ID:      	63511  

  9. #129
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por rafaelplis Ver Post
    Instalei a Shield hoje, sinal diminuiu um pouco, mas nesse instante o cenario está ruim, chega perto das Nove Horas da Noite começa, e sempre nesse mesmo Horário, não consigo entender, cai o sinal cai tudo, agora as 8 horas estava 64
    65 de sinal, agora isso !!

    Isso Perto das 9 da noite

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2016-04-14 (2).png
Visualizações:	397
Tamanho: 	117,3 KB
ID:      	63509

    A leitura do Spectro em um dos lados
    Slave
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2016-04-14 (6).png
Visualizações:	328
Tamanho: 	654,4 KB
ID:      	63510



    Depois dos ponto críticos
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2016-04-14 (7).png
Visualizações:	370
Tamanho: 	119,6 KB
ID:      	63512

    Algumas considerações...
    Esse enlace tem 100% de visada??? não tem nada entre eles? predio, vegetação? alguma obstrução na torre?
    Tem algum outro Airfiber perto dos seus nos dois pontos??

    Muda para 20mhz e seleciona um canal entre 5410 e 5480.
    A potencia fixa em 19dbm dos dois lados;
    Faz um teste no canal mais alto que conseguires 5940 por exemplo.
    Poste os resultados.
    Baixa pra 2X e ve como fica (fixo em 2x.). depois podes ir subindo ,ok.

  10. #130

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Algumas considerações...
    Esse enlace tem 100% de visada??? não tem nada entre eles? predio, vegetação? alguma obstrução na torre?
    Tem algum outro Airfiber perto dos seus nos dois pontos??

    Muda para 20mhz e seleciona um canal entre 5410 e 5480.
    A potencia fixa em 19dbm dos dois lados;
    Faz um teste no canal mais alto que conseguires 5940 por exemplo.
    Poste os resultados.
    Baixa pra 2X e ve como fica (fixo em 2x.). depois podes ir subindo ,ok.

    Realmente, o que eu estou desconfiado e obstrução de visada, achei um ponto em uma mata no meio do caminho, mas o estranho e que só durante um período da noite, será que a obstrução causaria isso? não era pra ficar ruim o tempo todo?
    olhas imagem, Airlink e Google Earth


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2016-04-15 (3).png
Visualizações:	257
Tamanho: 	721,8 KB
ID:      	63519Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2016-04-15 (5).png
Visualizações:	254
Tamanho: 	130,7 KB
ID:      	63520

  11. #131
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Boa noite rafaelplis..
    Para que possa te dizer com certeza qual o problema, preciso logar nos rádios durante a noite.
    consegues isso? eu analiso pra vc e te passo qual é o provável problema.
    Quanto à visada, tá tranquilo. voce passa bem alto sobre as arvores.
    Pode ser feito é um re-alinhamento da vertical dos radios, até se chegar em um nível de sinal mais forte.
    segue meu e-mail: [email protected]
    posso dar uma olhada ainda hoje se precisares.
    Abraço.

  12. #132

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Boa noite rafaelplis..
    Para que possa te dizer com certeza qual o problema, preciso logar nos rádios durante a noite.
    consegues isso? eu analiso pra vc e te passo qual é o provável problema.
    Quanto à visada, tá tranquilo. voce passa bem alto sobre as arvores.
    Pode ser feito é um re-alinhamento da vertical dos radios, até se chegar em um nível de sinal mais forte.
    segue meu e-mail: [email protected]
    posso dar uma olhada ainda hoje se precisares.
    Abraço.
    Agradeço a Atenção, mas Alinhamento descartei refiz em ambos os lados, levando em consideração o meu spectro vou levar o PTP para uma outra Região mas Livre pra fazer o teste, mas minha tormenta continua.
    Habilitei o TDD hoje não surtiu muito efeito, o AF5X e excelente quando esta em condições ideais mas piso de ruido muito Alto só esta me atrapalhando e acho que tem obstrução no meio do caminho estou a procura de um binoculo pra tentar olhar o enlace e verificar realmente se e isso!!
    as torres tem 28m no Master e 22m no Slave por isso desconfio da obstrução

    Agradeço ao amigo, pela a atençã, o periodo que acontece isso e sempre a noite das 19:00 ate as 23:00 depois não ocorre, creio pelo fato de ser o horário de pico onde todos Rádios aqui estão a todo vapor
    Última edição por rafaelplis; 20-04-2016 às 21:49. Razão: Correção

  13. #133

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    o melhor programa para calcular enlaces longos, e o Radio mobile, ele bem configurado e top, da pra saber a altura da torre, configura o tipo de radio, veja um exemplo, que no earth pensei que dava, mas olha pelo radio mobileClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.png
Visualizações:	276
Tamanho: 	1,54 MB
ID:      	63859

  14. #134

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Tenho o mesmo problema com af5-x periodo da noite começa a dor de cabeça, tbm ja tinha o mesmo problema com rb912 nao visada ok, 56km algcom de 1.2 creio o mais provavel seja fading

  15. #135

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    vou dar minha pequena contribuição em relação a testes que fiz com airfibe 5x, lembrando cada cenario a coisa funciona diferente, enfim tenho um enlace de 23 km com 1 par de rb 921 ac, 2 antenas rocket dish 1 com 30dbi de ganho com radome e pigs da própria antena "originais ubnt" a outra de 34dbi com radome e pigs da própria rocket, estava pretendendo passar mais banda, lembrando que acredito que os 200megas que estava passando com as rbs para mim já é uma proeza, mas pesquisando resolvi testar a airfibe 5x, ate mesmo pela facilidade de somente trocar os equipamentos, pelo preço do par da airfibe a minha conclusão "no meu cenário" e que não compensa pelo alto custo e desempenho praticamente igual aos das rbs 921 que ja estavam lá, para especificar melhor, a largura de banda do canal e de 50 mhz, isso e relativamente melhor que as rbs que ocupam 80mhz com os mesmos 200m chegando a 210m "maximo", porem em nv2 com tudo bem configuradinho as rbs conseguem o mesmo throughput, em um ambiente poluido, com 30% do valor!

  16. #136
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por Coliseu Ver Post
    vou dar minha pequena contribuição em relação a testes que fiz com airfibe 5x, lembrando cada cenario a coisa funciona diferente, enfim tenho um enlace de 23 km com 1 par de rb 921 ac, 2 antenas rocket dish 1 com 30dbi de ganho com radome e pigs da própria antena "originais ubnt" a outra de 34dbi com radome e pigs da própria rocket, estava pretendendo passar mais banda, lembrando que acredito que os 200megas que estava passando com as rbs para mim já é uma proeza, mas pesquisando resolvi testar a airfibe 5x, ate mesmo pela facilidade de somente trocar os equipamentos, pelo preço do par da airfibe a minha conclusão "no meu cenário" e que não compensa pelo alto custo e desempenho praticamente igual aos das rbs 921 que ja estavam lá, para especificar melhor, a largura de banda do canal e de 50 mhz, isso e relativamente melhor que as rbs que ocupam 80mhz com os mesmos 200m chegando a 210m "maximo", porem em nv2 com tudo bem configuradinho as rbs conseguem o mesmo throughput, em um ambiente poluido, com 30% do valor!

    Coliseu,tudo bem?
    Então, voce configurou como os seus af5x?
    Qual a potencia usada?
    qual o dutty cycle usado?
    setou a modulação ou deixou em automático?
    Existem muitos fatores que influenciam neste rádio amigo...principalmente a potência.
    Como sei disso? tenho 40 pares na minha rede sobre minha responsabilidade direta.fora outros 20 pares de AF5 que configurei e rodam perfeitos.
    Por isso testei muito e muito antes de dizer que conheço a fundo estes rádios.
    Se quiser ajuda posso tentar melhorar isso pra vc,blz? estamos aqui pra isso!!
    Mas na teoria o AF 5X é pra dar mais banda que as 921.

  17. #137

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    isso mesmo concordo plenamente! e para dar mais banda e não somente mais banda como melhor latência e maior estabilidade ate porque e um equipamento beeem mais caro ! mas enfim na pratica isso não aconteceu 'no meu cenário".
    sobre as configurações o que posso te responder; primeiro atualizei para o ultimo firmware depois deixei passando o airview, o resutado do airview confirmou o uso do canal que eu já estava usando na rb 921 ac, mas claro não me dei por satisfeito, com muuita calma sai testando todas as larguras de banda 10 a 50, todas as modulações, poténcias, nas quais a que ficou melhor para mim foi 21dbm de potencia sinal -55, dividi tx- rx em canais diferentes para testar, duty cycle 25%, latência ate que me agradou mas não ficou muito diferente da rb "que já uso" .
    porque dei o meu parecer de "não compensa" justamente por conta do preço exageradamente caro em um equipamento que funciona "ligeiramente" melhor que um de custo beem inferior, ou seja não tem custo x beneficio, o camarada vai lá e vê um equipamento que custa em media 6k o par, ai pensa "como eu" puxa se estou tirando 200m "200m down 50m up latência media 6ms em nv2" de uma rb 921 ac, com essa "airfibe-x" no minimo depois de tudo configurado certinho vou para 300m, e ai onde muitos se enganam!
    lembrando sou muito cauteloso e alem de pesquisar muito testo tudo de todas as formas ate chegar a um parecer, porém claro, tenho minhas limitações. só relembrando de novo! isso meu cenário (extremamente poluído)

  18. #138

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste link com rb 921.jpg
Visualizações:	350
Tamanho: 	223,7 KB
ID:      	64052

  19. #139

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste link com rb 921.jpg
Visualizações:	308
Tamanho: 	220,9 KB
ID:      	64053

  20. #140
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rádio Ubiquiti Airfiber X Af-5x alguém já ta usando?

    Citação Postado originalmente por Coliseu Ver Post
    isso mesmo concordo plenamente! e para dar mais banda e não somente mais banda como melhor latência e maior estabilidade ate porque e um equipamento beeem mais caro ! mas enfim na pratica isso não aconteceu 'no meu cenário".
    sobre as configurações o que posso te responder; primeiro atualizei para o ultimo firmware depois deixei passando o airview, o resutado do airview confirmou o uso do canal que eu já estava usando na rb 921 ac, mas claro não me dei por satisfeito, com muuita calma sai testando todas as larguras de banda 10 a 50, todas as modulações, poténcias, nas quais a que ficou melhor para mim foi 21dbm de potencia sinal -55, dividi tx- rx em canais diferentes para testar, duty cycle 25%, latência ate que me agradou mas não ficou muito diferente da rb "que já uso" .
    porque dei o meu parecer de "não compensa" justamente por conta do preço exageradamente caro em um equipamento que funciona "ligeiramente" melhor que um de custo beem inferior, ou seja não tem custo x beneficio, o camarada vai lá e vê um equipamento que custa em media 6k o par, ai pensa "como eu" puxa se estou tirando 200m "200m down 50m up latência media 6ms em nv2" de uma rb 921 ac, com essa "airfibe-x" no minimo depois de tudo configurado certinho vou para 300m, e ai onde muitos se enganam!
    lembrando sou muito cauteloso e alem de pesquisar muito testo tudo de todas as formas ate chegar a um parecer, porém claro, tenho minhas limitações. só relembrando de novo! isso meu cenário (extremamente poluído)
    Blz, bacana teu relato. isso só acrescenta e traz mais informação pra todos nós.
    poderias postar um print desse airview que fizesse?
    No que puder te ajudar conta comigo,blz.
    Tenho tido bastante sucesso com os AF 5X e AF5 por aqui, mesmo em ambientes extremamente poluidos.