+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão neet com IP privado.

    Bom dia.
    Pessoal de uns dias praca andei tendo problema de acesso no meu link da neet, quando tentava acessar sozinho OK funciona que e uma beleza mas quando compartilho aí o negócio pega depois de bastante pesquisa vi que a neet não está mais me entregando um IP público mas sim um IP 100.66.x.x, aí vem minha pegunta segunda a anatel ela e obrigado ou não a me entrega o IP público. Fico desdes de já grato com a atenção de todos.

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: neet com IP privado.

    Se é obrigatório ou não, desconheço mas acredito que façam isso por questão de segurança. Dependendo do roteador você precisa configurar como IP estático ou ligar para seu provedor para informar o MAC ou como proceder a configuração se for o caso. Todos os meus dispositivos estão configurados como rede privada, inclusive os celulares.

  3. #3

    Padrão Re: neet com IP privado.

    Quando você compartilha a "neet" o desempenho caí? Este compartilhamento é com vários usuários ou basta um?

    E este bloco de IP 100.xxx.xxx.xxx pelo que eu saiba não é privado, mas público.

  4. #4

    Padrão Re: neet com IP privado.

    100.66 é publico
    100.64/10 é privado

  5. #5

    Padrão Re: neet com IP privado.

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    100.66 é publico
    100.64/10 é privado
    100.64.0.0/10 = 100.64.0.0-100.127.255.255
    Ou seja, é tudo privado, destinado a CGNAT.

  6. #6

    Padrão Re: neet com IP privado.

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    100.64.0.0/10 = 100.64.0.0-100.127.255.255
    Ou seja, é tudo privado, destinado a CGNAT.
    Novidade para mim que 100.64 é privado... vivendo e aprendendo...

    Agora este IP se pertence a CGNAT é porque é público.
    IP público é vendido pelo CGI.br em blocos...
    Já o ip privado é aquele que usamos só para nossas redes internas e precisa fazer nat para sair para a internet. O ip privado nunca sai para a internet senão seria uma confusão danada.

  7. #7

    Padrão Re: neet com IP privado.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Novidade para mim que 100.64 é privado... vivendo e aprendendo...

    Agora este IP se pertence a CGNAT é porque é público.
    IP público é vendido pelo CGI.br em blocos...
    Já o ip privado é aquele que usamos só para nossas redes internas e precisa fazer nat para sair para a internet. O ip privado nunca sai para a internet senão seria uma confusão danada.
    A RFC6598 diz que os endereços da faixa 100.64.0.0/10 são destinados a serem usados pelos provedores de serviços para numerar as interfaces que conectam os equipamentos CGN (roteadores) ao CPE do cliente.

    Lembro de um post recente aqui no fórum ou no Facebook onde o indivíduo notou que não conseguia mais acessar sua RB pelo DDNS porque ela estava recebendo um endereço de CGNAT na interface da conexão ADSL (ou sei lá o que), enquanto que ao verificar em um site como o meuip.com.br, aparecia um endereço público, algo começando por 186.

    Essa faixa é privada. As operadoras só não usam o 10.0.0.0/8 logo porque poderia conflitar com redes dos clientes.

  8. #8

    Padrão Re: neet com IP privado.

    Acho que eu ainda não consegui entender bem toda esta sistemática de distribuição de IPs

  9. #9

    Padrão Re: neet com IP privado.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Acho que eu ainda não consegui entender bem toda esta sistemática de distribuição de IPs
    É uma faixa de IP privado qualquer, não precisa de distribuição. Na RFC6598 fala que esses endereços podem ser usados da mesma forma que os outros, da RFC1918 (192.168.0.0/16, 172.16.0.0/12 e 10.0.0.0/8) normalmente, a diferença é apenas que o 100.64.0.0/10 é destinado aos provedores, para não haver conflitos com outras redes já existentes.

  10. #10
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: neet com IP privado.

    O bloco pode ser público, mas é privado dentro da minha rede(casa e comércio). O que eu queria era que fosse em PPoE, mas os celulares não conseguem se conectar e por um outro roteador acho que é besteira por que é na média 8 usuários no máximo 15.

  11. #11

    Padrão Re: neet com IP privado.

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    O bloco pode ser público, mas é privado dentro da minha rede(casa e comércio). O que eu queria era que fosse em PPoE, mas os celulares não conseguem se conectar e por um outro roteador acho que é besteira por que é na média 8 usuários no máximo 15.
    Então Nilton, o que diferencia o público do privado é que no primeiro não precisa fazer mascaramento..
    Realmente em poucos usuários isso é irrelevante.
    Mas num grande número de usuários creio que o IP público faz grande diferença já que não precisa converter os endereços para o roteamento privado interno.

    Eu só me surpreendi com este ip 100. ser privado... pois sempre pensava que era só o 10. 127. 192 e o 172
    Vivendo e aprendendo.