Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Sim, vou ver com a administradora, enfim pago condominio para que? Valeu, vou me informar, se obter retorno, por que neste pais chamado de Braziuuuuuuuuuu se sabe que é dificil ter algo certo, se pensa que vão contratar um engenheiro elétrico para efetuar medições duvido, a coisa é receber e serviços precários, enfim construção civil que sei desde 2009 é assim tudo para obter lucros sobre vendas, agora se entra dentro de um ap, tem que fazer uma reforma do teu gosto, ou seja pagou o esqueleto do prédio o adorno era a embalagem bonitinha e dentro não se consegue ver o que tem.

  2. #22

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Então entre um pino lateral e o terra tem 0V? Já que é predio, é normal aterrarem o neutro em baixo do prédio, na verdade é recomendação ou obrigatoriedade de umas cias elétricas.
    Poderia medir isso em horário de pico, pra ver se não surge pelo menos uns 10V entre o neutro e o pino central, se não surgir nunca, fica com a impressão que neutro e terra estão unidos, ou na sua caixa de entrada ou na base do prédio.

    (Mas abre pelo menos 1 tomada pra ver se tem algum fio ligado no pino central, se tiver só 2 fios na tomada nem adianta medir mais nada, não tem terra, normal de prédio residencial comum (Até uns chiques, já ví apto de R$ 700 mil sem aterramento, trabalhei uns anos com vistoria previa (Auto/RE/RD) pra seguro, coisa boba tipo extintor é mais fácil faltar em prédio chique (Porque estraga a estética) do que em prédio comum, a parte elétrica é sempre esquisita em todos)

    Tinha entendido que você tinha uma fase de 220V.

    Cada vez mais parece que é tensão que outros moradores estão jogando no terra, e ele não está dando conta do recado, 38 aptos eu imagino que seriam pelo menos 10 chuveiros ligados nesse horário, fora outras fontes chaveadas (monitor ou desktop velho as vezes joga muita coisa pro aterramento).

    Duro é que se o predio tem fiação fina pro terra, porque nos anos 70 ou 80 não tinha equipto que precisasse muito dele (GND de TV dava choque, mas ele ficava escondido, isso só foi um problema quando teve TV com saída pra fone de ouvido, eu mesmo precisei adaptar trafo de áudio em TV dos anos 80 pro dono não levar choque), o custo de trocar essa fiação por um mais grossa hoje seria gigantesco, se não está dando choque então sinceramente eu não acharia o fim do mundo caso ninguém fizesse nada, dependendo da construção a solução pode ficar cara demais (Trocar fiação ou gel em aterramento).

  3. #23

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Olha a foto que mostra que tem fiação nos tres pinos da tomada nova em prédio construído em 2012, agora é procurar descobrir ao tá o aterramento no prédio, e medir como falou em horário de pico ver quanto dá em voltagem. 220 V é só chuveiro, todas as tomadas são 110 V no ap.

    Anexo 60644

  4. #24

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Em resumo Paulo, pode ficar tranquilo que não é com o padrão novo de tomadas como você desconfiava no início.

  5. #25

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Fiz medição e veja a figura em anexo. Pino central com pino a direita 128 V, pinos laterais 128 V e pino da esquerda e central nada.

    Anexo 60656

  6. #26

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    (Esses anexos não estão abrindo pra mim, sei lá o que deu, até troquei de navegador mas não abre)

    Se tem 128V então sua rede é 127V, e NUNCA 110V, já existiu rede 110V no brasil, mas até onde EU saiba já foi tudo migrado pra 127V a décadas, por isso achei que era prédio muito velho quando falou em 110V.

    Se for tomada nova (Predio de 2012 tem que ter), então a tomada está na posição certa, enquanto alguns insitem em virar ela:
    http://uploads.meiobit.com/IEC-60906-1-socket.gif

    Mas o certo é com o terra pra cima, a tomada "não pode sorrir", o motivo é que todo plug curvado, ou equipto que vai direto na tomada e tem 3 pinos, vem curvados assim:
    https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/l...01_600x600.jpg

    Aqui outro exemplo da tomada na posição certa, terra pra cima e fase na direita:
    http://mlb-s2-p.mlstatic.com/control...9272_572-O.jpg

    Se o eletricista aí se preocupou em colocar a tomada direito (Enquanto 99% colocam virado, pra parecer um sorriso), imagino que a instalação elétrica aí seja boa, eu não me preocuparia, provavelmente é só o neutro e o terra unidos lá em baixo do prédio, e se é novo o aterramento deve estar ok, provavelmente é só excesso de consumo nuns horários fazendo surgir DDP entre o piso do apto e a fiação (Talvez unido a estática do vento sobre o prédio ou algo assim, entre 50m de terra pode haver desequalização no solo, imagina entre o aterramento e o piso dum apto depois de muito concreto e areia sem umidade, a resistência do concreto seco chega fácil em 1Kohm por metro, só não é tão ruim porque tem aço na estrutura, dá uma equalizada maior na diferença de potencial até a terra em si.
    (E se for esse o caso, quanto mais alto o apto, maior seria a sensação de estática tocando no aterramento, pois maior seria a resistencia pelo loop que eles formam (chão>concreto>pessoa-descalça>tomada>fiação>aterramento no chão)

  7. #27

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Beleza, aqui as tomadas de tres pinos não é sorrindo não, são os tres pinos para cima, e estou no terceiro andar, acima é final de prédio (predinho de tres andares sem elevador). Neste momento tô ouvindo chuveiro de vizinho a todo o vapor, passei a mão no Mac e tá energizado, com o APC só para ele, e coloquei o pé descalço no piso. kkkkkkk não dá choque não, mas é então isto intermitente em horário de pico, a corrente sendo sugada nos apartamentos deve puxar corrente pra caramba, com isto a rede fica oscilando, mesmo como o APC, penso que o APC 600VA não tá dando conta (um investimento perdido), si bem que a corrente a 128 V ele deve atenuar e sair 127 V, é isto, e se evitar de sobrelevar a voltagem, penso que o APC server enfim para alguma coisa de útil, paguei R$ 299,00 para alguma coisa deve servir. Como falei vou aterrar colar no Mac Mini um papel aluminizado e um fio de cobre e colado no piso do ap, para descarregar a estática no horário de pico, mas isto é funcional, não vai dar algum tipo de problema no Mac Mini, penso que não devido que a Apple não souberam informar como resolver esta oscilação de rede, já que o Mac Mini não tem fio terra, será que os americanos projetaram este equipamento para a terra deles e agora vendo que no Brasil existem gatos e gatos em redes elétricas, não diria que no prédio que estou tenha gato, mas tu disse que o neutro e o terra se uniram, vai entender desta união!!!!!!

  8. #28
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Não faço ligação terra usando o Neutro da rede elétrica para ninguém, prefiro usar um transformador de isolação e além disso utilizo uma lampada de 15 W entre o Neutro e o Terra e já aconteceu dela de ficar levemente acesa por problema do aparelho de cliente(s) e reclamarem que não tinha internet boa ou som da TV tá esquisito etc.

  9. #29

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    A minha tomada de tres pinos (da parede, do novo modelo no mercado), faço conexão com um plug macho de dois pinos, assim só recebo dos pinos laterais, ou seja, o central não está ativo nos meus equipamentos, além do que o Mac só tem dois pinos, e não tem terra, por isto tá tendo vibração quando estou descalço eu sou o terra. kkkkkkkkkkk

  10. #30

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Todos os meus plug são machos com dois pinos, o pino central (terra) da nova tomada fica a ver navios, ou seja um dos dois pinos laterais: um é fase e, outro é neutro. Ou, dito aqui que o neutro e o terra estão interligados no térreo do prédio!!!

  11. #31

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Só lembrando que o aterramento do neutro não é gambiarra e sim regra, cia elétrica exige isso (Talvez só em prédios, nunca ví vistoriarem isso em casas).

    Ao mesmo tempo a lei no brasil exige aterramento no pino de aterramento. Lei 11.337 fala em "toda construção".

    Só que... tem que unir os 2 lá em baixo, e não na tomada! O neutro é aterrado logo na entrada e depois segue pras tomadas. O fio terra desce SEPARADO e vai até o aterramento (A lei não fala se deve ser o mesmo ou um aterramento diferente). O para-raios pode usar o mesmo aterramento mas precisa descer SEPARADO do neutro e fio do terra da tomada.

    Mas não é perigoso usar o mesmo aterramento?
    É, mas ter 2 aterramentos um a 10m do outro se for solo de resistencia media dá na mesma que usar o mesmo aterramento. Desde que use fiação SEPARADA o caminho mais curto da eletricidade será ir até o aterramento e descarregar pra terra ao invez de subir de volta pela fiação e atravessar algum aparelho pra chegar em outro lugar. Lembrem da preguiça da eletricidade, percorrendo sempre o caminho mais curto, se ela já está no aterramento, ela é que não vai subir de volta pelo neutro, vai se dissipar pelo aterramento mesmo.

    (Se colocar a "entrada" do aterramento do neutro, do terra das tomadas, e do para-raios em pontos diferentes do aterramento (Qualquer 1m já serve) melhor ainda, mas não é obrigatório)

    Pode usar o mesmo aterramento, mas a fiação NUNCA pode ser a mesma.

    Se procurarem as normas de distribuição da cia eletrica da região provavelmente verão a obrigatoriedade de aterrar o neutro. Eu vivo numa região atendida pela Energisa, ela obriga isso:
    http://www.energisa.com.br/paginas/i...ma/NDU-001.pdf

    Em prédio pequeno, ou um condomínio com prédios pequenos, o normal é aterrar o neutro na entrada do conjunto de prédios, e não em baixo de cada prédio, por isso pode ter uma fiação mais LONGA da tomada até o aterramento, por isso pode surgir alguma sensação de tensão no pino central do aterramento, criada por algum aparelho por perto. Eu particularmente preferiria um aterramento em CADA prédio desse pro pino central da tomada, mas... sempre existe o medo de DDP entre os aterramentos (O do neutro lá na entrada, e o em baixo de cada prédio), não sei se é legal fazer isso, mas é legal é unir neutro + terra de tomada + aterramento, pode não ser tão funcional onde tem fiação longa, mas legal é (E a administradora do condomínio vai se basear nisso, lei e normas da cia elétrica).

  12. #32

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Muito bom, tô tentado clickar na estrelinha ai para te dar um ponto, e não vai, penso que ou o portal ai tá travando ou a minha internet tá uma tartaruga, hoje em dia a gente fica a deriva a internet, e todos os bichos nos perseguem e só vem cobranças. kkkkk