Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Bom dia! Tenho dúvidas quanto a instalação do Mac Mini (80w), em horário de pico (18:00 às 22:00 hs), ele fica energizado, ou seja, se passa a mão bem de leve e sente ele com uma nuvem estática, não dá choque nem pequeno e é no tato dos dedos, quando desligo ele, diminui, quando tiro o cabo HDMI do monitor um LCD Samsung 32" (110W), diminui muito, ou chega a zero. Pesquisei na internet e dos comentários todos os filtros de linhas e estabilizadores não prestam e, o que serve é o nobreak, pois bem, comprei um APC 600VA(300W) e acabei de instalar e não sinto mais este tipo de energização, porém se o mesmo APC é um estabilizador, e que tenha um sistema de controle de linearização da rede elétrica, o estabilizador dele não serve para nada! Esta dúvida que gostaria de saber dos universitários ou, de quem tenha vivência com coisas do tipo. Liguei a impressora HP F4480 (22,8W), o Mac Mini (2014) o monitor Samsung LCD 32" (380W), o teclado, o mouse com fio, o hd externo 1T, só, mas se eu vier a ligar meu Xbox 360 (119W)e tv Samsung Plasma 55" (380W) e se eu ligar todos juntos, vai o nobreak para o vinagre, or no!!! Alguém pode dizer se tá tudo certo isto, ou tá tudo errado, já que se liga na Apple não sabem informar e, que li que estes equipamentos americanos eles possuem interno o seu próprio sistema de segurança, assim pode ser dispensado até o nobreak!!! Ontem, tudo desligados, mas todos na tomada passei os dedos na lateral esquerda do Mac Mini senti uma leve estática, e ele não tem aterramento, que estranho, como podem no Brasil agora se a tomada de tres pinos, para que se ninguém usa o terra, isto é uma grande piada, ou é sacanagem de mercado, para o povo gastar em novidades idiotas. kkkkkkk

  2. #2

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Medi com uma ponteira de teste a tomada de tres pinos, dois pinos do centro e da direita mostra 110 V, os dois laterias 110 V, já o da esquerda e do centro nada! Quer dizer que o do centro ele tem 110 V com uma fase e com a outra nada, penso que deveria ser fase neutra para o pino da esquerda e para com o da direita, será que tá errada a rede elétrica de meu prédio!!!!! Minhas tomadas para o Mac são de dois pinos, assim só entra 110 V, se eu colocar uma tomada com tres pinos, com esta medição aqui, creio que vai me dar problemas nos meus equipamentos. Alguém que entende disto, grato.

  3. #3

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    da uma olhada nisso. http://eriberto.pro.br/blog/?p=142

  4. #4

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Sim, obrigado, mas o terminal central com o terminal do lado direito dá que o central é fase, ou seja não é terra, mas ligado com o terminal do lado esquerdo não dá nada, assim, tá muito estranha esta toda geringonça, li o portal ai cara, mas continuo vendo que o negócio tá tudo meio bagunçado. Se pode mandar um desenho da tomada, me falando qual é o terra, e quais sãos dos de fases, que ligando quanto de voltagem dá cada um, aqui dá 110 V, mas vejo que como o chuverio é 220 V, deve ter treta na rede do meu prédio, por que querem economizar na rede elétrica, vai que um dia querem 220 V. kkkkkkk

  5. #5

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Anexo 60625

    no seu caso sua tomada e 110v se vc usar o multiteste, tem que ser igual a figura 1
    ja no caso do chuveiro, seria a figura 2 eles usam 2 fases pra alcançar 220v
    conseguiu entender??
    qualquer duvida pergunte
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tomadas-padrao-2.jpg
Visualizações:	239
Tamanho: 	36,1 KB
ID:      	60635  
    Última edição por lcesargc; 15-08-2015 às 21:25. Razão: imagens nao aparecem

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    No breaks de 600 VA não aguenta 300 W, descobri isso na sexta feira antes dos dia dos pais, por que a fonte do meu PC estava com problema(solda fria) e medi no multimetro caindo para 90 volts, liguei na rede melhorou pouco. mas todos são aterrados e quando recebo fontes chaveadas para conserto que não tem aterramento oriento para que conecte todos os cabos primeiramente para depois ligar na tomada, essa carga estática é a principal queima dos novos aparelhos. Aqui em casa e no comércio nunca se queimou uma fonte sequer, nem mesmo de celular, bateria pifa antes ou por que cai no chão.

  7. #7

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Citação Postado originalmente por lcesargc Ver Post
    Anexo 60625

    no seu caso sua tomada e 110v se vc usar o multiteste, tem que ser igual a figura 1
    ja no caso do chuveiro, seria a figura 2 eles usam 2 fases pra alcançar 220v
    conseguiu entender??
    qualquer duvida pergunte
    Este último anexo não abriu

  8. #8

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    A figura 1 do blog do Eriberto

    Veja a seguir um exemplo de vista da tomada apresentada na norma (tomada fêmea): http://www.eriberto.pro.br/blog/wp-c...mada_femea.pngPolarização da tomada

  9. #9

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Ligo o pino central que é o terra e o pino da direita, ai vai dar 110 V. Mas, o meu plug é o novo com tres pinos, tenho então que pegar um alicate e decepar o pino da esquerda do plug novo, e assim a tomada fêmea o pino da esquerda some, volta as antigas, em suma esta tomada nova de tres furos foi uma invenção errada.

  10. #10

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    O pino do meio sempre deverá ser terra.

  11. #11

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Citação Postado originalmente por TreiscBr Ver Post
    A figura 1 do blog do Eriberto

    Veja a seguir um exemplo de vista da tomada apresentada na norma (tomada fêmea): http://www.eriberto.pro.br/blog/wp-c...mada_femea.pngPolarização da tomada
    No blog tem só uma figura . Por isso imagino que o anexo é outro que não o mesmo do blog.

    Eu só queria ver a outra opção para 220V do chuveiro.

    Agora, cortar o pino?

  12. #12

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Sim

  13. #13

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    normalmente usa-se 2 fases para dar o 220v, pois entre fase e neutro e 110v, aqui en santa catarina nossa rede e 220v entre fase e neutro, ja entre fases e 380v.

  14. #14

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Sim, agora com vistas as figuras, entendi. Beleza, obrigado Icesargc.

  15. #15

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Eu queria ver o último anexo postado, mas não está entrando.

  16. #16

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Citação Postado originalmente por TreiscBr Ver Post
    Ligo o pino central que é o terra e o pino da direita, ai vai dar 110 V. Mas, o meu plug é o novo com tres pinos, tenho então que pegar um alicate e decepar o pino da esquerda do plug novo, e assim a tomada fêmea o pino da esquerda some, volta as antigas, em suma esta tomada nova de tres furos foi uma invenção errada.
    Se fizer isso (cortar um dos pinos laterais do plug) ele vai deixar de funcionar nas outras tomadas sem terra (99,999% das tomadas no brasil não tem aterramento no pino central).

    Sobre a tensão medida na carcaça metalica dos aparelhos (Cabo HDMI tem a parte metalica do plug ligado na carcaça metalica da TV, que é ligava até o receptor de TV a cabo, que é ligado pela malha do cabo coaxil até a antena externa, e a TV pode ser ligada pela malha de um cabo VGA ou DVI num desktop e etc, o GND/malha dos equipamentos é interconectado e o problema pode ser bem distante quando você tem tensão na carcaça), essa carcaça é unida ao pino central na maioria dos aparelhos, o aterramento PASSA RETO por dentro das fontes e vai direto pra carcaça, se você descalço levar choque em carcaça é por falta dessa aterramento (As vezes ligam o aterramento em vergalhão de aço estrutural da parede, e nem sempre a estrutura metalica das construções é toda interconectada, geralmente ela fica uns 10 a 20cm isolada da terra pelo cimento das vigas, o contato dela com o terra tem muitos ohms de resistência, é um aterramento ruim).

    Enfim, medir tensão entre carcaça de aparelho e um terra externo só serve pra dizer se há problema/falta no aterramento da tomada, o aparelho em sí geralmente tem capacitores fazendo descarga de ruído pra carcaça por isso ela é recomendada.

    Filtros de linha (Reais, ou os imaginários que são só reguas), estabilizadores ou nobreaks tem o pino central da saída ligado DIRETO no pino central da entrada, eles não alteram em nada a diferença de potencia entre o chão (Se estiver descalço) ea carcaça do equipto.

    Até tem o equipamento chamado modulo isolador, ele é um transformador isolado 1:1, são 2 enrolamento gemeos num nucleo comum, tensão de entrada = tensão de saída, mas... tocando num dos fios da saída a tensão não percorre o caminho até o terra, vai só até o enrolamento do trafo, com esse tipo de equipamento não há choque. Mas... só isso que ele resolve, choque. O ruído e RFI com esse tipo de equipamento (Terra virtual) continua na rede, bom mesmo é ter um aterramento real.

    Medir tensão entre neutro e terra, ou fase e terra, com multimetro geralmente não é realista, se colocar um prego na parede e medir a tensão dele com relação a fase terá a tensão correta da fase, mas... hora que plugar em paralelo algo de alto consumo, que seja uma lampada incandescente de 40W, a tensão cai, porque a resistencia entre o prego e a terra (Passando pela parede) é enorme e pela lei de Ohm (RUI) a resistencia alta permite apenas uma baixa corrente se a tensão for alta, aumentando a corrente a tensão diminui.
    Então.... meça a tensão com algo em paralelo, uma lampada incandescente de 40W ou mais é ótima, motores geram spikes então é bom evitar, mas ventilador comum de mesa serve (Motor com escovas é melhor não usar), aí sim você verificaria se seu aterramento está eficiente.
    (É normal medir entre neutro e terra algo tipo 20 a 30V dependendo do dia, isso some se colocar uma mísera lampada de neon entre eles consumindo 0,000001W, o neutro é aterrado nalgum transformador ou poste e não necessariamente isso fica a menos de 300m de sua casa, de lá até o aterramento da sua casa pode haver diferença de potencial, já medi 30V em casos assim muitas vezes)

    Sobre a tensão ser 110V, seu sistema é bifasico simples pelo visto, 2 fases 110V em contra-fase total (180°), mas... se medir 127V você tem 3 fases 127V, uma a 120° da outra, de modo que entre 2 pontos opostos do sistema nunca há 180° portanto nunca há 254V (O dobro de 127V), há uma defasagem tá que com 2 fases 127V você consegue só 220V. Isso varia muito no país porque tem geradores/turbinas trifasicos com 3 enrolamentos a 120°, tem com 4 bobinas a 90° uma da outra (As vezes podem chamar de sistema 110/220/380/440V), esse seu sistema 110/220V pra mim que parou de ser implantado a uns 20 ou 25 anos então deve ser velho, sabe-se lá o estado dos aterramentos (Do neutro) num sistema velho assim, ou do seu prédio/construção, mas choque em carcaça de equipto é falta de aterramento, seja sistema 110/220V ou 127/220V (Ou em sistema rural de 254V, que já usei aqui na roça, é transformador com 2 enrolamentos 127V, mas pra economizar fiação eles não usam neutro + fase, usam fase + fase (Afinal com tensão dobrada a corrente é a metade, permite fiação fina, permite gastar menos nas obras, azar do morador, que não encontrará equipamento que suporte 254V (A maioria suporta até 240V, tensão no oriente médio e outras partes da ásia).

  17. #17

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    Ok, mas não há choque a energização é estática e superficial, se por a mão e descalço não tem choque.

  18. #18

    Padrão

    Bom, de qualquer forma isso é falta de aterramento, talvez em horário de pico muita gente esteja usando chuveiros ou torneiras elétricas e eles tem aquele fio verde que as vezes vai no aterramento, se o prédio ou casa não tem aterramento decente a fiação do aterramento vai ficar com DDP com relação ao solo porque a resistência do aterramento até o solo é muito grande.

    Nem toda fonte chaveada tem problemas de isolamento e dá um leve choque na carcaça, mas algumas sim, se nesse horário tem muitos equiptos desse ligados no mesmo aterramento (Ou se seu prédio/casa tem o pino central ligado no neutro, o que não é uma boa ideia) a DDP na carcaça da sua TV (Que via cabo HDMI vai pro GND do notebook) pode vir de algum vizinho e não necessariamente da sua casa.

    Eu defendo que cada casa tenha seu aterramento por isso, problemas de casas vizinhas não te afetariam.

    Teria que ver se o pino central das suas tomadas está ligado num aterramento bom, ou se está ligado no neutro. Por mais que o neutro seja aterrado, ele pode ser aterrado bem longe, e algum vizinho com equipto que joga energia demais no neutro pode criar alguma tensão com relação ao terra.

    (Alias, havendo muita corrente circulando de fase pra neutro, o neutro vai ter uma tensão bem maior que a terra por perto (Se ele estiver aterrado só a 300m, digamos), mesmo que você use alimentação fase-fase, e use o neutro como aterramento no pino central, algum vizinho pode usar fase-neutro, a idéia de vender rede eletrica fase-neutro-fase é permitir que cada escolha se quer 110/127 OU se quer 220V (Sistemas neutro-fase com fase de 220V são uma besteira sem tamanho, isso é coisa de eng. que vive no mundo da lua e não sabe que no brasil existe migração, mudança, e não dá pra deixar uma região com tensão única, tem que existir a possibilidade de troca tomada a tomada de 110/127 pra 220V e vice-versa), enfim, consumo de vizinho tem possibilidade sim de alterar a tensão no neutro, ou no aterramento se for prédio com aterramento ineficiente.

    Agora se você tem alimentação fase-fase, sem neutro, e o pino central das tomadas está desligado (Como 99,9% das casas aptos no brasil), e tem essa tensão só nuns horários específicos, aí é curioso mesmo, se a TV tem antena via satelite externa com cabo coaxial comum (Ligado na carcaça dela lá fora) poderia explicar algum DDP, mas se não tem isso então fica mais curioso ainda.

  19. #19

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    O Mac Mini esta ligado a TV Samsung LCD 32" e não está ligada a cabo coaxial (TV a cabo) e, sim outra TV Samsung Plasma 55", que uso para TV a cabo e com Xbox 360, O APC agora fica só para o Mac Mini, já a TV 32", impressora estão num estabilizador a parte, já do fio terra o Mac Mini não tem terra, e penso que o pino central das tomadas esteja aterrado, de forma como comentei o medidor de teste de voltagem acusa este pino central com o pino lateral direito a voltagem de 110 V, já ligado com o pino lateral esquerdo nada apresenta e os dois pinos laterais apresentam 110 V. Desta forma o central é o terra ou neutro e não mostra valor de 30 V nem de 20 V como deveria ser em um teste que já fiz em casa térrea, agora moro em um prédio com 38 apartamentos, assim é como tu disse ai coisa de engenheiro aloprado que acha que a rede elétrica será eterna só para 110 V.

  20. #20

    Padrão Re: Sistema de Proteção da Rede Elétrica

    já medi também entre o e neutro e a carcaça de alguns equipamentos sem o terra deu 50 volts, fontes chaveadas.
    recomendo conferir seu aterramento,ou do predio
    verifique se todas as tomadas envolvidas tem aterramento.
    bom ver o @rubem de volta,achei que tinha sumido srsr