+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cálculo de Planos com Franquia

    Boa tarde amigos.

    Para os colegas que trabalham com planos com franquia de dados, para poder ofertar maiores velocidades a preços mais acessíveis, gostaria de perguntar, qual a lógica que utilizam para a formação dos preços e comparação com o rendimento suportado pelo link?

    Pergunto pois para vender velocidades mais baixas basta pegar o custo do link, aplicar uma proporção de rendimento estimada e em cima disso aplicar seus demais custos e verificar se o preço está compatível com o do mercado.

    Porém quando colocamos na conta a quota de franquia, não estou encontrando uma forma de incluir isto na formulá afim de dizer que impacto teria no custo um aumento ou redução do limite de tráfego num plano. E principalmente, que impacto teria um aumento da banda, em relação a velocidade de consumo de quota.

    Sei que isso é uma coisa muito variável de cada local, porém acredito que quem forma preços precisa ter uma lógica a seguir, apesar de que geralmente os preços são formados observando o que o mercado pratica.


    Não sei se consegui ser claro, qualquer coisa só perguntar.
    Obrigado desde já a quem puder contribuir.

  2. #2

    Padrão Re: Cálculo de Planos com Franquia

    Eu acho que um ponto a observar seria o consumo mensal de cada cliente, e a porcentagem que ele usa da sua rede. Você poderia, a princípio, ver um gráfico de consumo dos clientes (como os que o mk auth gera) e ver quem está utilizando mais a sua rede, e quanto eles estão consumindo. Seria uma forma de nortear essa formação de preço.

  3. #3

    Padrão Re: Cálculo de Planos com Franquia

    Cara na boa não há regras ... Você vai ofertar mais banda seu consumo irá dobrar os unicos que irão sofrer com isso são os "baixadores" que se possível deixa ele longe da sua rede, se voce der 20MB pro cara ele estoura a franquia no mesmo dia, voce tem que se basear nas pessoas que usam normalmente mas mesmo eleas se der mais banda elas vão consumir mais, pois os clientes mudaram, antigamente o cara tinha um computador e usava para ver email, facebook e ums videos de sacanagem quando a esposa saia rsrsr ... quando der mais banda vai atingir outros clientes o cara tem um roteador, cada filho tem um smatfone, uma televisão smart com netflix, tablet etc ... se der 5MB 10MB em determinados horarios ele vai consumir tudo ... voce tem que saber se o preço que vai pagar no seu link dobrando a sua banda vai dar para atender todo mundo, aqui para voce ter ideia no inicio do ano tinha 60MB eu colocava planos até 5mb, hoje eu coloco planos até 20mb tenho 300 clientes a mais mais estou com 250MB de link mais em compensação consegui um fornecedor que me vende a menos da metade do valor que pagava antes no mega, voce tera que reestruturar a sua rede para passar toda a abanda, uma coisa tambem é certa, quem usa muito continua usando muito estes voce espanta da sua rede com a franquia pois eles não gostam de ter a velocidade reduzida.